Tudo sobre divisores de madeira manuais
O processo de colheita de lenha requer uma boa quantidade de trabalho: eles precisam ser serrados, picados, colocados em um depósito de lenha para secar. Muito mais esforço é despendido para cortar as toras. Os divisores de madeira são capazes de simplificar e agilizar o processo. O mercado está saturado com eles em volume suficiente, mas seu preço também é relativamente alto. Mas você pode fazer um divisor de madeira manual simples com suas próprias mãos a partir de sucata - um canto, canos e similares.
Variedades
Alguns dos cortadores de lenha mais populares são dispositivos cinéticos (manuais) para preparar lenha que não requerem o uso de capacidades técnicas especiais e funcionam com base em princípios físicos elementares. Tipos básicos neste grupo:
- mola (funciona de acordo com o método de um elemento de trabalho com peso e uma grande alavanca de força);
- rack (um rack com entalhes é usado no papel de um componente de empurrar);
- com acionamento manual (lâmina orientada para o topo com mesinha de cabeceira, sobre a qual é colocada uma tora e, com uma marreta ou outra tora, é dividida em 2 partes sem muito esforço);
- cutelo (colocado sobre um bloco de madeira com cutelo e pica por meio de um retalho interno de vareta).
Se é proprietário de um chalé ou casa localizada fora da cidade e quase sempre utiliza lenha para as suas próprias necessidades, então, claro, já resolveu os problemas associados à preparação da quantidade necessária deste combustível para o inverno. Os mini divisores de madeira manuais Kolundrov, Strela ou Greenween são capazes de simplificar ao máximo todas as suas preocupações., o que ajudará a dividir rapidamente e no nível adequado, incluindo toras úmidas e retorcidas. Além disso, tanto as mulheres quanto os idosos são perfeitamente capazes de lidar com eles. Ao escolher uma ferramenta para uso pessoal, você deve prestar atenção às solicitações pessoais quanto à quantidade de madeira colhida e escolher dispositivos não perigosos e comprovados. Vamos considerar os dispositivos acima com mais detalhes.
Greenween
O dispositivo é produzido em 2 versões - multifuncional e básica. Sua estrutura é idêntica - uma lâmina larga feita de aço durável, montada em uma estrutura. Ao longo das bordas da lâmina, placas duras são fundidas - costelas. Eles dividiram o bloco rachado em pedaços. A principal diferença entre o multiuso e a modificação básica do mini divisor de madeira é o diâmetro das toras com as quais você pode trabalhar. O espécime multifuncional é fácil de manusear com toras grossas o suficiente. É equipado com uma placa larga - um semicírculo. A extremidade livre do bloco é encostada nele.
Na modificação básica, a função de apoio lateral é desempenhada por um anel de ferro maciço. Sua dimensão interna define a espessura máxima da madeira a ser dividida. A ergonomia cuidadosamente projetada dos dispositivos torna o trabalho com eles fácil e sem esforço. Parâmetros gerais dos dispositivos: altura - 35 centímetros, diâmetro - 28 centímetros. A massa da amostra de base é 5,7 quilogramas. A versão polivalente pesa 4,8 quilos.
Seta
O dispositivo manual destina-se a cortar toras e não apenas. É uma mistura de cutelo e sucata de construção. Por isso, possui uma ampla área de utilização, não se limitando à divisão de toras. Ao usá-lo, você pode:
- pique lenha para um braseiro ou lareira;
- soltar solo denso e congelado durante o trabalho de construção;
- derrube gelo ou gelo.
"Strela" tem um design telescópico com elementos funcionais e marcantes, que são uma haste longa com um cone pontiagudo na parte inferior e uma alça na parte superior. Para rachar toras, o lado de trabalho da configuração em forma de cone é colocado em um bloco na zona de futura dissecção. A parte impactante, que é uma barra com peso, sobe e desce sobre o bloco, partindo-o. A queda e a subida da haste são realizadas por meio de uma confortável alça emborrachada. A superfície revestida de borracha evita que o dispositivo escorregue na mão.
O divisor de madeira pode ser usado para dividir toras grossas e pesadas. É bastante fácil de usar e manuseia muito bem espécies lenhosas macias. Entre suas outras vantagens:
- tamanho pequeno;
- versatilidade (pode ser usado como cutelo e pé de cabra);
- redução do trabalho físico na divisão de toras.
Entre as principais deficiências do dispositivo:
- a carga na região lombar permanece (devido à necessidade de realizar movimentos de subida e descida com as mãos, levantando e abaixando a haste de impacto;
- apesar da empunhadura de borracha, você pode obter calos;
- grande perigo de lesões - no processo de fendilhamento, a cunha pode escorregar da tora, via de regra, ao romper calços finos, além disso, existe o perigo de estilhaço ou rebote da tora;
- conceito antiestético.
Kolundrov
Uma alternativa mais segura da ordem de grandeza e a semelhança de "Strela" - um típico cortador de madeira manual Kolundrov. Além do bom desempenho, tem uma aparência agradável (no comércio há modificações com viscosidade artística e pátina, que são literalmente obras de arte). Além disso, é totalmente seguro operar. A parte inferior estável possui furos tecnológicos para fixação do dispositivo no avião, e o anel de ferro na parte superior segura as toras e lascas quebradas, evitando que voem para o lado e causem ferimentos inesperados. Facas afiadas podem quebrar em pedaços com facilidade e sem esforço, mesmo em toras úmidas e com muitos nós.
Carregado com mola
Uma das opções ótimas e econômicas, que pode se tornar um dispositivo confiável para a colheita de lenha, que se distingue por sua simplicidade de estrutura, resistência, economia e custo razoável, é um divisor de toras com mola. Este tipo de rachador de madeira é um passo evolutivo no aperfeiçoamento dos cutelos tradicionais. O funcionamento do dispositivo de mola envolve o uso de força muscular, mas em menor grau devido ao mecanismo de mola, grande alavanca e peso auxiliar.
A estrutura de tal produto caseiro inclui um tubo ou perfil de ferro (esta se tornará nossa alavanca, aumentando a resistência, com uma faca na ponta), um suporte de metal e uma junta de dobradiça entre eles. O mecanismo de retorno tipo mola pode ser feito usando um amortecedor usado.
Criação faça você mesmo
A compra de um divisor de madeira industrial nem sempre é economicamente viável, pois certos tipos desse dispositivo podem ser montados independentemente dos materiais comuns. Você pode fazer isso usando instruções e desenhos prontos. Dimensões e dimensões podem ser alteradas com base nas condições operacionais. Para fazer isso, você precisará dos seguintes materiais:
- canal;
- Perfil I;
- canto ou tubos para a cama e reforços;
- canto de metal;
- tubo quadrado;
- mola de suspensão de automóvel;
- um pedaço de tubo de diâmetro é ligeiramente menor que o diâmetro da mola;
- nó de dobradiça;
- cutelo;
- agente de ponderação (um pedaço de um canal com uma prateleira grossa ou trilho).
Para uma instalação estacionária, você pode colocar uma base de concreto instalando um rack nela. Com este projeto, a moldura não precisa ser montada. Todos os elementos do cortador de madeira, com exceção da junta da dobradiça, são conectados por soldagem elétrica.Pedaços do canal para a estrutura e a viga I para a base são cortados. O comprimento do rack é de 0,6-1 metros. A altura da base é ajustada separadamente. O suporte é conectado à cama, de forma precisa, sem desvios, observando um ângulo reto. Para estabilidade da instalação, os tubos são soldados às extremidades da cama na posição horizontal. A conjugação da moldura e da base é reforçada com espaçadores.
A plataforma da mola é um pedaço de canal com um tamanho de 40-50 centímetros. Um orifício é cortado em uma de suas bordas por meio de uma rebarbadora para alinhamento com a base. Uma guia de mola é soldada na segunda extremidade. Para calcular a zona de fixação da plataforma, é necessário subtrair o tamanho da mola da altura da cremalheira. Além disso, a plataforma precisa ser reforçada com espaçadores no canto.
Na região superior da base, é recortado um local de encaixe com profundidade de 8-10 cm para o componente externo do conjunto da dobradiça. Em seguida, um canal é preparado para um cutelo. Para tanto, um orifício retangular de tal comprimento é cortado em um lado de um canal com um tamanho de 0,5-0,7 metros a uma distância de 10-15 centímetros da extremidade para que a viga de base não interfira no movimento do canal que é colocado nele. No meio do furo, o eixo do conjunto da dobradiça é soldado. Na outra extremidade do canal, é fixado um local para o assentamento da mola.
A distância da base para os copos de mola superior e inferior deve ser igual. Um cutelo é fervido em uma borda do quadrado de ferro na parte inferior em um ângulo reto, e um dispositivo para pesar está no topo. A outra borda é conectada ao canal do cutelo de modo que o comprimento total da alavanca resultante seja de 1-1,5 metros. A instalação montada é enfiada na base de forma que os componentes externos da junta giratória entrem no local de aterrissagem na viga, fixando-os com solda elétrica. Uma mola é enroscada nas taças de pouso. Para uso prático, o cabo é fixado ao lado do cutelo.
Para tornar o dispositivo feito por ele mesmo móvel, 2 rodas são instaladas na cama do lado da base.
Para obter informações sobre como fazer um rachador de madeira com mola com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.