Divisores de madeira para rack: dispositivo e fabricação faça você mesmo

Contente
  1. Nomeação de cortadores de madeira
  2. Peculiaridades
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Como fazer um rachador de madeira
  5. Regras operacionais

Os cortadores de madeira são considerados um dispositivo bastante conveniente que facilita muito o trabalho de colheita de lenha em casas particulares e em chalés de verão. Os divisores de madeira vêm em uma variedade de designs, cremalheira e pinhão são considerados os mais simples. Vamos dar uma breve visão geral das principais características deste dispositivo.

Nomeação de cortadores de madeira

Se você é o orgulhoso proprietário de sua própria casa de campo, provavelmente sabe bem como é difícil cortar lenha, brandindo um machado pesado. No entanto, o progresso não pára, por isso, hoje em dia, o trabalho de colheita de lenha pode ser muito facilitado. Para fazer isso, use máquinas especiais chamadas "divisores de madeira".

É claro que nem todo mundo precisa dessa técnica. Se você corta lenha uma vez por mês, um cutelo comum é suficiente para você, mas há categorias de proprietários que não podem viver sem um dispositivo mecânico. Em primeiro lugar, trata-se de pessoas que vivem permanentemente em casas com aquecimento de fogões, lareiras ou caldeiras de combustível sólido. Esse equipamento é necessário em salas de caldeiras a lenha e, claro, não se esqueça dos amantes do banho russo - afinal, antes de darem um bom vapor, certamente precisarão estocar lenha para acender a lareira.

Assim, um rachador de madeira é adequado para todos os que, por uma razão ou outra, são obrigados a colher lenha periodicamente. O dispositivo será útil se os proprietários de uma casa particular forem mulheres, idosos ou homens fisicamente fracos. Um dos modelos mais populares de divisor de madeira é a cremalheira e o pinhão.

Peculiaridades

Os divisores de madeira são muito confiáveis ​​e eficientes, caracterizam-se pela alta velocidade de operação e pela simplicidade do mecanismo. O princípio de funcionamento é geralmente elementar - os calços são colocados na superfície de trabalho, após o que o empurrador é ativado por meio de uma alavanca. Ele se move ao longo dos trilhos e com esforço empurra a peça de trabalho em uma faca bastante afiada, que está localizada na extremidade da unidade.

Todas as manipulações levam alguns segundos e, como resultado, o log é dividido em várias partes.

O princípio de operação de tal divisor de madeira é baseado no uso de uma engrenagem de cremalheira e pinhão:

  • a cremalheira é móvel, acionada por uma engrenagem pressionada no eixo de uma engrenagem redutora ou polia de acionamento por correia;
  • a grade é fixada na cama, onde o calço é colocado;
  • a engrenagem é engatada com a cremalheira usando uma alavanca de controle especial;
  • todas essas peças são montadas em uma forte estrutura estacionária, enquanto um cutelo é preso a uma de suas extremidades;
  • existem guias na estrutura ao longo das quais a cremalheira se move;
  • a cremalheira retorna à sua posição original por meio de uma mola de retorno.

A estrutura pode ser acionada por um motor de absolutamente qualquer tipo - a gasolina, diesel ou elétrico, além disso, muitas vezes é acionada a partir do eixo de força de um trator agrícola ou de uma roda de carro, ou seja, de qualquer motor que produza torque. Em casa, alguns artesãos chegam a instalar um motor de máquina de lavar ou um motor de motosserra.

Vantagens e desvantagens

Existem algumas vantagens de um rachador de madeira, independentemente de se usar um modelo de produção em fábrica ou se o dispositivo for feito em condições artesanais. As vantagens incluem:

  • fácil de usar;
  • longa vida útil;
  • a capacidade de trabalhar com uma unidade de 220 e 380 V;
  • a ferramenta funciona em todas as condições meteorológicas, exceto, é claro, em uma área aberta na chuva (o motor elétrico pode queimar);
  • a eficiência do divisor de madeira permanece inalterada, independentemente do tipo de madeira;
  • grande poder de divisão;
  • provisão da ferramenta com dupla proteção, além de embreagem de segurança e relé térmico especial;
  • baixo consumo de energia - não mais do que 1,5 kW por hora (o consumo de gasolina é de apenas 500 gramas);
  • alta velocidade de trabalho - um log de cerca de 70 cm de comprimento se divide em 1-1,5 minutos;
  • desempenho comparável ao do equipamento hidráulico.

Ao mesmo tempo, o custo de tais divisores de madeira é bastante democrático e, com algum conhecimento técnico, tal dispositivo pode ser feito até em casa.

Das deficiências, só se pode notar a inconsistência com as normas de segurança europeias, mas com o uso adequado e o cumprimento de todas as normas operacionais, o risco de lesões não é maior do que na compra de unidades e importados mais caros. E certamente trabalhar com uma cremalheira inercial e um divisor de toras de pinhão é muito menos perigoso do que cortar madeira com um machado manualmente

Como fazer um rachador de madeira

Para fazer um divisor de madeira de pinhão e cremalheira faça você mesmo, é extremamente importante fazer um desenho de alta qualidade e um diagrama de layout das peças da ferramenta. É preciso decidir com antecedência sobre o material e calcular a quantidade necessária para a obra.

Para a fabricação da estrutura, uma viga em I, um tubo profissional, bem como um canal ou cantos de aço são usados. Todas essas peças são montadas em uma única estrutura para que o dispositivo fique bem firme e não oscile.

Uma parte importante do cortador de madeira é o pistão, que garante um empurrão de alta qualidade do bloco de madeira durante a operação da instalação. Para tanto, deve-se calcular a força de empuxo necessária para que não seja necessário prender as metades dos calços na saída e também não se machuque. Você pode pesquisar essa peça no mercado já pronta ou pegá-la emprestada de um macaco de um carro, trator ou outra máquina agrícola de médio porte.

Para instalações que usam um motor elétrico como acionamento, é melhor instalar uma embreagem de segurança para aumentar a segurança. É aconselhável pegar no cutelo com um cortador de quatro, neste caso a tora é imediatamente dividida em 4 partes iguais.

É melhor equipar o rachador de toras não com uma vertical, mas com uma forma horizontal de assentamento em forma de calha, para que se obtenha o movimento ideal do calço para o cutelo. Quanto ao bico, o aço-liga é tradicionalmente considerado o melhor material de corte, por isso é melhor escolher uma superfície de metal bem polida como cortador.

Regras operacionais

Antes de iniciar o trabalho, é necessário preparar as toras e o próprio rachador de madeira. A unidade é instalada em uma superfície plana e sólida e, se a ferramenta estiver equipada com rodas de transporte, elas devem ser removidas primeiro.

Certifique-se de que a unidade esteja livre de peças com defeito ou danos ao sistema hidráulico. Se você encontrar alguma violação de integridade, deve entrar em contato com a central de atendimento ou, se estiver trabalhando com uma ferramenta caseira, substitua a peça por uma nova. As toras devem ser utilizadas secas, neste caso é mais fácil e rápido parti-las. É importante que não haja pregos, parafusos ou grampos nos calços que possam danificar a barra de corte.

O registro é colocado de forma que seja segurado da forma mais segura possível pelos guias, após o que você deve pressionar o botão de partida e aguardar alguns segundos - um interruptor suave é necessário para que o motor atinja a velocidade máxima, somente após que você pode pressionar a segunda alavanca, que ativa um pistão que empurra a tora em direção ao cortador. Preste atenção especial ao fato de que o botão de partida, como a alavanca de controle, deve ser mantido pressionado durante a divisão. Se um deles for liberado, o pistão retorna imediatamente à sua posição original. Trata-se de uma espécie de sistema de proteção - se durante a operação o operador da instalação precisar consertar algo, não poderá fazer isso sem desligar todo o mecanismo.

Se você não conseguir dividir o registro, deve tentar virá-lo e manipulá-lo do outro lado. Se o calço não cortar, deixe a tora de lado, pois o motor vai superaquecer, o que pode causar sérios danos ao sistema.

Ao trabalhar com um divisor de toras de cremalheira e pinhão, independentemente do tipo e método de fabricação, você deve seguir as instruções de segurança. Lembre-se de que, se o pistão se mover muito rapidamente ou não funcionar corretamente, você poderá se ferir durante a divisão das estruturas de madeira. Se a madeira for alimentada rapidamente para a lâmina de corte, a ferramenta pode emperrar, o que leva à sua quebra.

Ao instalar uma faca móvel, você deve cuidar de sua localização correta na fase de projeto do equipamento. O local deve ser escondido da pessoa que trabalha, caso contrário não será possível evitar ferimentos. Se a peça de trabalho estiver presa, você não precisa bater nela, suas mãos durante a operação da unidade devem estar o mais longe possível do pistão e da lâmina de corte.

No próximo vídeo você verá o primeiro teste do divisor de madeira.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário