Caixas de engrenagens do divisor de madeira: características e sutilezas de escolha
Os divisores de madeira são dispositivos muito úteis nas condições do dia a dia. Eles não devem ser subestimados como a comodidade e a segurança do preparo da lenha dependem diretamente de tais dispositivos. Muita atenção deve ser dada ao redutor do divisor de madeira, que é um elemento importante do sistema.
Como escolher?
Escolher o redutor correto significa garantir a confiabilidade geral do sistema e sua operação a longo prazo. Se você cometer o menor erro, terá que gastar dinheiro no momento mais importante para consertar ou substituir alguma peça. Na pior das hipóteses, você terá que alterar os elementos interconectados com a peça quebrada. Portanto, é muito importante usar a ajuda de designers e engenheiros profissionais.
Eles prestam atenção a uma variedade de fatores:
- colocação da caixa de engrenagens no espaço;
- seu modo de operação;
- nível de carga geral;
- a temperatura à qual o dispositivo se aquece;
- o tipo de tarefas realizadas e o grau de sua responsabilidade.
Existem muitos tipos de redutores. Se você escolher o elemento certo, a engrenagem helicoidal funcionará por pelo menos 7 anos. A vida útil dos sistemas cilíndricos pode ser 1,5-2 vezes mais longa.
No entanto, nem sempre é possível obter conselhos de engenheiros na prática. Nesse caso, você pode ser ajudado pelas recomendações mais simples, que serão discutidas a seguir.
Sobre tipos de sistemas e não só
Ao preparar a montagem de um divisor de toras mecânico ou hidráulico, você precisa começar preparando os diagramas cinemáticos. Eles mostrarão quais tipos de redutores valem a pena usar.
- Em cilíndrico aparato horizontal os eixos dos eixos de entrada e saída estão localizados em um plano comum, mas em linhas paralelas.
- Semelhante em estrutura e caixas de engrenagens verticais - apenas a orientação do plano principal é diferente.
- Tenho caixas de engrenagens sem-fim com um passo, os eixos dos eixos se cruzam em ângulos retos. As caixas de engrenagens sem-fim de dois estágios são projetadas com eixos de eixo paralelos em mente. Eles são deliberadamente colocados em planos horizontais diferentes.
- Também de um tipo especial são caixas de engrenagens helicoidais cônicas... Entre os dois eixos, a saída é de maior importância. É sua orientação no espaço que exerce uma influência decisiva. Em dispositivos do tipo sem-fim, um tipo de caixa de engrenagens pode ser instalado para todas as orientações do eixo de saída no espaço. As versões cilíndrica e cônica quase sempre permitem que os eixos de saída sejam colocados estritamente horizontalmente. As exceções são raras, na maioria das vezes são alcançadas por truques de design.
Com as mesmas dimensões e peso, os mecanismos cilíndricos são 50-100% mais eficientes do que suas contrapartes sem-fim. Eles duram muito mais tempo. É por isso que (por razões de eficiência econômica) a escolha é bastante óbvia.
Outras nuances
É de grande importância relação de engrenagem do redutor... É determinado a partir de informações sobre o número de voltas do motor elétrico e sobre os parâmetros necessários de torção dos eixos de saída. O indicador estabelecido como resultado do cálculo é arredondado para o valor típico mais próximo. É importante observar que o eixo do motor e, portanto, o eixo da engrenagem de saída, não deve girar mais rápido do que 1.500 vezes por minuto. Dentro desses limites, os parâmetros do motor são selecionados de acordo com os requisitos gerais do dispositivo.
O número necessário de etapas é definido de acordo com tabelas especiais. O indicador inicial para a determinação é apenas a relação de transmissão.Se o GOST na caixa de câmbio indicar que será usado "esporadicamente", significa que:
- a carga máxima será de 2 horas a cada 24 horas (não mais);
- 3 ou 4 interruptores são feitos por hora (não mais);
- os movimentos mecânicos são executados sem impactos no próprio mecanismo.
As chamadas cargas cantilever nos eixos também são determinadas. Devem corresponder ao nível especificado nos documentos de acompanhamento dos redutores, ou até ser inferior. É necessário levar em consideração o nível médio de trabalho ao longo de uma hora (em minutos) e o torque. Uma vez que em designs feitos por você mesmo, todas essas nuances são difíceis de prever, não é recomendado fazer caixas de câmbio do eixo traseiro e unidades auxiliares semelhantes... A qualidade de seu trabalho acaba sendo insatisfatória em comparação mesmo com os dispositivos "médios" de fábrica.
O motoredutor é preferível se a compactação do acionamento estiver em primeiro lugar. Mais de 95% das estruturas deste tipo são projetadas para posicionamento arbitrário do eixo de saída. Nas instruções de montagem passo a passo, nota-se também que não há necessidade de utilizar acoplamentos, unindo o motor e o redutor. Mas você precisa entender que esses dispositivos são caros. Além disso, a cada vez, um pedido individual deve ser enviado com os parâmetros exigidos.
Com a automontagem de um análogo que requer o uso de acoplamentos, você pode facilmente reduzir os custos em 10% ou até 20%.
Modelos
- Ao montar o divisor de madeira, uma caixa de engrenagens de estágio único é freqüentemente usada. RFN-80A... Sua característica é a colocação do "worm" no topo. Os desenvolvedores presumiram que seu produto seria usado em dispositivos industriais de baixo desempenho. A hélice está orientada para a direita. Não há ventilador dentro da caixa inquebrável de ferro fundido, a eficiência varia de 72 a 87%.
- Modificação Ch-100 funciona com sucesso sob carga constante e variável, monótona e reversa. O design garante que os eixos possam ser torcidos em qualquer direção.
- Para parafuso, o divisor de madeira pode ser usado redutor de engrenagem de redução... Este tipo de elemento é altamente confiável. A razão é simples - as peças de metal denteadas são extremamente conectadas umas às outras. Vai ser necessário um esforço quase extremo para quebrar esse obstáculo.
Uma visão geral de um divisor de madeira caseiro com uma caixa de engrenagens está esperando por você no vídeo abaixo.
O divisor de madeira é uma coisa boa. Eu tenho o mesmo - cortei 80 cubos de bétula e nada quebrou.
O comentário foi enviado com sucesso.