Características de escolha de um divisor de madeira para um trator

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades de sistemas
  3. Como escolher o acessório certo?

A colheita de madeira está associada principalmente a machados e motosserras. Mas outros equipamentos também podem ser usados ​​para esse fim. Por exemplo, um divisor de madeira montado em um trator MTZ.

Peculiaridades

Os divisores de madeira hidráulicos são operados com sucesso em tratores não só deste, mas também de qualquer outra marca. Esse tipo de acessório é muito mais conveniente do que ferramentas manuais.

O princípio de operação é aproximadamente o mesmo:

  • a tora é colocada na rampa exatamente oposta à faca;
  • o sistema hidráulico aciona o pistão;
  • a pressão exercida pelo pistão empurra a tora ou faca para frente;
  • como resultado, a madeira é dividida em pedaços.

Variedades de sistemas

A principal classificação é por área de uso. Algumas versões são poderosas o suficiente para que possam ser usadas na extração industrial. Outros são adequados apenas para uso doméstico. Também existe uma divisão de acordo com o método de colocação das toras.

Pode ser colocado:

  • horizontalmente;
  • verticalmente;
  • em ambos os sentidos (dependendo dos desejos do consumidor).

Muito mais importante, porém, é a divisão de acordo com o tipo de motor usado. Em condições domésticas, costuma-se usar divisores de madeira para tratores com motores a gasolina ou diesel.

Os padrões elétricos são relativamente raros. Os profissionais geralmente preferem dispositivos com tração combinada. A divisão das toras também ocorre de maneiras diferentes: em várias estruturas, um cone de rosca é usado em vez de uma faca que realiza o corte.

Como escolher o acessório certo?

O foco principal deve estar na prensa hidráulica. A força gerada por tal prensa varia de 3.000 a 8.000 kg. Obviamente, quanto maior for, maiores e mais difíceis as peças de trabalho podem ser divididas em pedaços. Mas uma prensa muito potente só pode ser acionada por um motor suficientemente sério. Também é útil considerar quais acessórios auxiliares podem ser usados.

O divisor de madeira parafuso Uralets pode trazer resultados muito bons. Segundo o fabricante, esse desenvolvimento foi criado com tecnologias inovadoras. Mesmo ao colher uma grande quantidade de lenha, relativamente pouco esforço é despendido.

Os divisores de rack, observe, são mais simples do que o parafuso, mas também mais perigosos quando usados. Devemos também levar em consideração a massa do dispositivo e o tipo de fixação.

Com relação ao nível de pressão sobre a peça, em condições domésticas, uma força de 4.000 a 6.000 kg é suficiente. Visivelmente, mais pressão é necessária apenas em grandes operações de perfilagem. O curso horizontal do cutelo é preferível ao vertical devido à sua maior praticidade e segurança. No entanto, esse dispositivo claramente ocupa mais espaço.... Vale lembrar da limitação do tamanho máximo das toras divididas, que é observada mesmo na instalação de um divisor de madeira no MTZ 80/82.

Você também pode escolher um divisor de toras montado para um minitrator. Como mostra a prática, essa combinação é muito mais eficaz do que um simples cutelo.... Um conjunto de fixadores fornecido com o divisor de madeira é preso à dobradiça. Depois de instalá-los, resta colocar o parafuso cônico no eixo da tomada de força. Este parafuso é aparafusado ... e a unidade está pronta para funcionar.

Mas se você ainda voltar à escolha de um divisor de madeira para um trator completo, vale a pena focar novamente nos modelos de cone. Não adianta comprar dispositivos industriais para o uso diário.Eles só são eficazes quando há muito trabalho a ser feito.

Para economizar o máximo possível, geralmente são adquiridas estruturas mecânicas. Eles separam as toras, previamente expostas em uma estrutura de aço.

O ritmo de trabalho é várias vezes superior ao corte com machado. Porém, em comparação com outros modelos de rachadores de madeira, esses sistemas são os menos produtivos. Os únicos aspectos positivos de seu uso são o baixo custo e a facilidade de montagem.

O aparelho de parafuso cônico (em média mais produtivo) recebeu esse nome devido à configuração específica da peça principal de trabalho.

Divisores de madeira cônica de alta qualidade têm os seguintes parâmetros:

  • a folga da cunha ao pistão é de 50 cm;
  • força de divisão - de 5.000 a 7.000 kg;
  • velocidade de torção da peça de trabalho - mínimo 400 e máximo 600 voltas por minuto;
  • limitação obrigatória do curso (permitindo aumentar a produtividade e ao mesmo tempo reduzir os custos de energia);
  • geometria de parafuso de divisão elaborada.

Obviamente, essas características também devem ser observadas em máquinas de rachar madeira automontadas. Importante: um parafuso de divisão não pode ser feito em casa - o modo de endurecimento de metal necessário pode ser implementado exclusivamente em plantas metalúrgicas.

Uma vez que os tratores têm motores potentes, podem ser usados ​​divisores de madeira aprimorados. Eles são complementados por dispositivos mecânicos de alimentação de madeira e, às vezes, por complexos de pré-serração.

Uma vez que os divisores de madeira para trator são frequentemente usados ​​em grandes extrações, vale a pena dar uma olhada mais de perto nos modelos com um comprimento de trabalho de 100 cm. Mas o diâmetro das peças a serem processadas no sistema de cone é limitado apenas pelo tamanho da cama . Em dispositivos hidráulicos, é na maioria das vezes 30 cm. É importante lembrar que o curso de retorno do pistão não deve exceder 7 ou 8 cm por segundo. E mais uma recomendação: ao selecionar um modelo acabado, você deve definitivamente conferir os comentários sobre ele.

Veja abaixo o divisor de toras do trator hidráulico.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário