O que é uma cunha de rachadura de madeira?

Contente
  1. Variedades
  2. Como usar?
  3. Como fazer isso sozinho?

Uma cunha para cortar madeira é escolhida por pessoas que, devido à sua idade, são entediantes demais para usar uma força significativa para dividir uma tora em pequenos pedaços. As cunhas industriais são convenientes, mas apresentam desvantagens: alto custo e possível economia para o fabricante na qualidade do aço.

Variedades

Em comparação com machados simples, os cutelos têm um comprimento de cabo maior - cerca de 70-80 cm. Isso se deve à necessidade de criar uma grande amplitude de movimentos de divisão para que grandes toras possam ser cortadas em pequenos segmentos sem dobrar a lâmina do machado em uma onda.

O análogo mais simples de um machado é um cortador de madeira, feito para proteger uma pessoa de ferimentos acidentais: Antigamente, escorregões de machado podiam privar uma pessoa de seus dedos, ou mesmo de toda a mão. O comprimento do cabo para a divisão de calços com nós em casos especiais chega a 90-95, e não 50 cm, como em um machado simples.

O divisor de madeira para molas consiste em uma parte fixa, que é uma base em forma de T de canal com escoras de reforço. Uma tora é colocada sob a cunha e a pessoa pressiona a alça, movendo-a para baixo. O agente de ponderação ajuda a dividir o log em duas partes. A mola retorna a cunha à sua posição original.

O divisor de "cenoura" ou cone de madeira é organizado da seguinte maneira. A parte de trabalho tem 20 cm de comprimento e 5-6 cm de largura na parte larga e tem um ângulo cônico de aproximadamente 30 graus. A falha deste desenho é a impossibilidade de florir a casca devido à frouxidão desta.

Os divisores de madeira inerciais não precisam de uma marreta. Na verdade, são várias lâminas poderosas fixadas em uma base. O topo do porta-lâmina é feito em forma de bigorna, que é batido com um martelo, e como resultado o calço é dissolvido em uma pequena lenha.

Um divisor de madeira forjada é feito na forma de uma cunha cruciforme ou plana. Mas se tudo está claro com o primeiro (é uma lâmina chata comum que divide o calço em dois), então com o cruciforme, tudo é um pouco mais complicado. Não é fácil forjar tal produto, na maioria das vezes é feito em um ambiente industrial. A cunha cruciforme quebra o núcleo ao longo do núcleo, dividindo a madeira em quatro.

Como usar?

Um divisor de madeira manual é usado na maioria dos casos da seguinte maneira. Um pedaço de madeira é inserido nele e a própria cunha é ativada. O ajuste do dispositivo para as dimensões dos calços picados é feito colocando a mola no nível desejado. Quanto menor a distância de deslocamento livre da mola, mais curtos os caroços podem ser divididos sem medo de danificar a ponta da cunha.

Um divisor elétrico de madeira funciona de maneira semelhante: antes de ligá-lo, é necessário colocar um pedaço de madeira com antecedência. O motor acionará o acionamento, cuja força cinética é transmitida por meio de uma engrenagem (redutor) ou transmissão mecânica.

Em acionamentos hidráulicos, a força é transmitida pressionando o pedal, que conduz a força mecânica do pé através do líquido (na maioria das vezes é óleo, que é 99,9% incompressível em condições normais). Ele circula em um sistema composto por um ou dois vasos com saídas de óleo. A vantagem da hidráulica é que 95% da força é transmitida pela perna humana.

Ao trabalhar com um cutelo convencional sem mecânica ou hidráulica, fique longe da tora a ser picada. Para cortar toras grandes, você precisa de uma ferramenta enorme - até 4 kg. Na prática, um agente de pesagem é soldado a cutelos caseiros com massa insuficiente.

Cortar com um cutelo com um composto de pesagem sem guias anulares é duplamente perigoso.

Como fazer isso sozinho?

Para fazer o cutelo mais simples com suas próprias mãos, faça o seguinte (esta ferramenta é feita de uma estrutura de aço com um diâmetro de 25 cm):

  1. orifícios para fixação são feitos em base de aço fixada em seu interior;
  2. um anel de ferro com diâmetro de 25 cm é instalado na parte superior;
  3. uma lâmina apontada para cima é fixada entre os suportes e soldada à base.
  4. um calço é instalado no anel, preso à lâmina;
  5. em seguida, eles atingiram o cutelo de cima com uma marreta.

Para fazer um divisor de toras com mola, siga os seguintes passos.

  • De acordo com o desenho, uma placa com um tubo soldado a ela é soldada na parte inferior da base em T, soldada a partir de um tubo profissional, no local de fixação dos espaçadores. O ângulo entre a base e a placa é reto.
  • A parte móvel do divisor de madeira é montada da seguinte maneira. Uma barra de aço móvel é fixada no topo da base com uma dobradiça. Um tubo ramificado está localizado em uma das extremidades dessa viga. Ambas as conexões devem estar no mesmo eixo.
  • Uma mola automática é colocada entre os bicos, mantida na posição correta por esses bicos. Do outro lado da travessa, uma cunha de aço pontiaguda é soldada, apontada para baixo, assim como uma alça apontada horizontalmente.
  • Um apêndice é soldado sobre a cunha, por exemplo, um fragmento ou um pedaço de um trilho ou um haltere. Depois de concluir a fabricação de um divisor de madeira com mola, eles o testam na prática.

Para a fabricação de um cone elétrico, as seguintes instruções são seguidas.

  • O elemento cônico é roscado com uma profundidade de ranhura de 2 mm e um espaçamento de rosca de 7 mm. Um vazio bem recuado é cortado dentro do elemento em forma de cone.
  • Na parte da peça onde não há rosca, são feitos até três furos. Uma rosca de parafuso é cortada neles com uma torneira. Em seguida, os rolamentos são colocados nos suportes do cardan e soldados. O cardan é instalado no rolamento de esferas de um dos suportes. Uma luva é montada nele, que protege o cardan da entrada de partículas sólidas estranhas.
  • Um segundo suporte com rolamento é empurrado no cardan até encostar na bucha. Um cone é inserido em uma das pontas do cardan. É fixada através dos orifícios ranhurados com parafusos. A outra ponta do cardan é fixada com firmeza na polia, que é fixada por meio de uma porca. Os suportes dos mancais são fixados em uma estrutura, sob a qual é acoplado um motor elétrico, conectado ao divisor de madeira por meio de correias.

O dispositivo está pronto. No trabalho, para diminuir a velocidade do rachador de madeira, é utilizada uma engrenagem redutora.

O cabo dos cutelos manuais é feito de madeira de tamanho médio (em termos de dureza). O carvalho e outros tipos de madeira particularmente densos não podem ser usados: eles não amortecem as vibrações, depois do trabalho a mão fica excessivamente cansada. Na confecção de cutelos, as lâminas são afiadas a um máximo de 60 graus: o suficiente para cortar os tipos de madeira mais duros. O afiamento arredondado é projetado para madeira crua e úmida, direto - para madeira completamente seca.

Para uma visão geral do divisor de madeira Zigzag EL 452 F, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário