Fazendo uma cabra para cortar lenha com as próprias mãos
O que fazer se não for possível comprar cabras para serrar madeira? Tente fazer equipamentos com suas próprias mãos. É muito fácil seguir as instruções e preparar com antecedência tudo o que é necessário para a montagem.
Como fazer uma estrutura de madeira?
Os cavaletes para serrar madeira têm um projeto simples de fabricar que simplificará o procedimento de corte de blocos grandes em pedaços pequenos. Além disso, equipamentos caseiros também ajudam a serrar pranchas de aço e pranchas de madeira. Você mesmo pode montar as cabras usando um desenho simples. Antes de começar a trabalhar, você precisa preparar a base.
- Bloco de madeira. Com sua ajuda, será possível montar rapidamente o projeto necessário do futuro dispositivo. O único aspecto negativo é a baixa resistência à alta umidade. Se você planeja armazenar as cabras em um cômodo úmido, deverá tratar a madeira com compostos especiais.
- Pilares de madeira. As vantagens incluem facilidade de montagem e baixo custo devido ao diâmetro reduzido do material. Menos - as cabras não são particularmente confiáveis.
- Perfil de aço. Uma excelente opção para a montagem de uma estrutura confiável e durável que pode servir por mais de uma dezena de anos. Contras - o preço alto e a necessidade de soldagem.
E também para montar você mesmo a cabra, você pode usar sucata. Com a sua ajuda, acabará por fazer uma estrutura bastante simples, se seguir as recomendações dos desenhos e diagramas.
Antes de montar, é importante não apenas preparar um desenho, mas também levar em consideração uma série de nuances.
- Crescimento do operador. A altura da estrutura vai depender de quem vai trabalhar na máquina. É importante que, ao cortar as toras, a pessoa não se curve muito e, ao contrário, não tente ficar na ponta dos pés.
- Dimensões da ferramenta. Serrar toras deve ser confortável, para que os cavaletes se encaixem perfeitamente sob a serra.
- A força e as dimensões da madeira. Os cavaletes devem ser capazes de suportar as barras e não deformar sob sua carga.
A melhor solução seria montar a máquina acima de um, mas abaixo de 1,1 metros. Esta é a melhor opção, em que não haverá uma carga forte nas costas e nos braços. O resto das dimensões deve ser selecionado com base no tamanho das toras, serras e uma série de outras nuances que podem afetar o processo de corte de uma tora.
Para trabalhar com uma serra de duas mãos
O uso de cavalete padrão no trabalho com serra bimanual é impossível, devido ao alto risco de situações perigosas. Um dos mais comuns é o tombamento do equipamento, que ocorre devido ao forte movimento da máquina de um lado para o outro devido às forças de cisalhamento alternadas que ocorrem durante a serragem das toras. Deve-se dar preferência a esquemas mais complexos, por meio dos quais será possível montar uma estrutura mais estável e durável. Em primeiro lugar, você precisa levar em consideração uma série de nuances.
- A largura das pernas de apoio deve ser aumentada. Isso se deve à necessidade de garantir a estabilidade da estrutura.
- Deve ser fornecida uma cinta adicional das travessas da cabra. Isso pode ser feito usando uma mesa de madeira. Esta solução aumentará a resistência da estrutura várias vezes.
- As proporções e dimensões da máquina devem ser escolhidas de forma que seja conveniente trabalhar nela.O operador não deve estar sob forte estresse e a serra não deve balançar.
A conformidade com as recomendações permitirá que você construa um equipamento confiável e robusto que pode lidar com a tarefa em mãos.
Para serrar com motosserra
Principalmente, motosserras comuns são usadas em casas para cortar toras. Com a ajuda deles, é possível obter peças de pequeno porte, de modo que as cabras de pequeno porte são adequadas para organizar um trabalho eficaz. A montagem de um design descomplicado será uma excelente solução para trabalhar com uma motosserra manual. Em primeiro lugar, você deve cuidar dos materiais. Aqui está o que você precisa.
- Uma viga com seção de 10x10 cm e comprimento de até 1,2 m para a base da estrutura. Isso será suficiente para organizar a serragem de lenha de tamanho médio.
- Barras com seção transversal de 5x5 cm e até 1 m de comprimento para confecção de pernas. Basicamente, serão necessárias 4 peças, mas é melhor preparar uma barra para estoque.
- Barra com secção de 5x5 cm e comprimento de 36 cm para a confecção de "chifres". Você precisará de 2 peças.
Se você quiser uma estrutura mais durável, deve preparar também uma barra de 1 polegada para reforçar as pernas da cabra. Em média, serão necessários até 4 peças desses suportes, mas se necessário, serão suficientes 2. E também será necessário adquirir fixadores para montar a estrutura da máquina e garantir sua estabilidade e desempenho. Uma boa solução seriam os parafusos autorroscantes usuais para trabalhar madeira. A largura dos fixadores não deve ser inferior a 45 mm e o comprimento deve ser de até 100 mm. O número total de fixadores é de até 40 peças. Por fim, impregnações, tintas e vernizes especiais ajudam a proteger a madeira do envelhecimento prematuro e do apodrecimento.
Você não precisa comprar tudo do zero. Se houver materiais de tarefas anteriores deixados no local, eles podem ser facilmente colocados em funcionamento montando uma serra de lenha igualmente confiável. Assim, quando todos os materiais estiverem preparados, você pode começar a procurar as ferramentas necessárias. Aqui está o que a operadora precisa.
- Serrote para madeira. Será necessário nivelar as barras para aumentar a estabilidade da estrutura.
- Canto de construção. Isso ajudará a tornar a superfície mais lisa para que a estrutura não role depois.
- Um simples lápis de ardósia. Necessário para fazer marcas para uma montagem confiável da máquina.
- Chave de fenda ou chave de fenda Phillips. Ferramentas para apertar parafusos autoatarraxantes.
- Martelo. Será necessário martelar pregos na estrutura durante a instalação da cinta.
- Roleta. Útil para medições para atingir alta precisão de montagem.
- Pincel. É necessário aplicar uma camada protetora aos elementos da cabra.
E você também precisará de um cinzel.
Após a seleção dos acessórios e ferramentas, bem como a seleção do desenho ideal, pode-se começar a montar a cabra para serrar lenha.
Recomenda-se iniciar os trabalhos com processamento de madeira ou metal, para que no futuro não haja problemas na aplicação de proteção em áreas de difícil acesso. As próximas etapas da montagem da estrutura.
- A marcação é realizada em blocos de madeira, onde a serra será posteriormente cortada. Em média, uma cabra possui até 12 ranhuras para fixação das patas e chifres. A profundidade de uma ranhura deve ser de pelo menos 2,5 cm, o que é suficiente para garantir uma fixação confiável dos elementos.
- Em seguida, a estrutura é montada, atentando-se para o fato de que as ranhuras são 2-3 mm menores que as pernas. Desta forma, você pode conseguir a fixação completa das barras.
- A terceira etapa envolve a instalação de fixadores. Usando parafusos auto-roscantes, eles instalam elementos estruturais adicionais que aumentam sua resistência e estabilidade.
- Em seguida, começam a instalar amplificadores, por meio dos quais será possível aumentar a segurança do trabalho e eliminar o risco de divergência inesperada das pernas durante o processo de corte. A instalação dos reforços é um procedimento simples em que a parte inferior das pernas da cabra é cortada.O trabalho é realizado para que posteriormente possam ser instalados fechos adicionais nas pernas.
- A última etapa é o processamento adicional de madeira com compostos de proteção especiais. O processamento é feito com uma tinta, após o que a estrutura é deixada secar.
Quando a madeira está completamente seca, as cabras estão prontas para o uso.
Como fazer uma cabra de metal?
Se não houver madeira à mão, ou se você quiser fazer uma estrutura mais durável, pode montar as cabras com elementos de metal. As principais vantagens das máquinas caseiras para serrar madeira de metal são a alta resistência e durabilidade. Além disso, as estruturas metálicas são altamente resistentes às influências externas. Para montar uma máquina robusta, você precisará das seguintes peças.
- Tubo de perfil. Vai funcionar como base da estrutura. A dimensão da seção transversal do tubo deve ser de 50 mm de diâmetro. O número total de peças é 5.
- Viga de madeira com seção transversal 50x59 mm e até 100 mm de comprimento, que atuará como um amplificador que aumenta a estabilidade da estrutura.
- Serrote elétrico ou moedor. Serve como a principal ferramenta com a qual será possível realizar os trabalhos necessários.
- Um centímetro ou fita adesiva comum. São necessários para a marcação preliminar dos elementos da futura estrutura para determinar os locais de fixação das peças. E você também precisará de um lápis padrão com o qual as marcas serão aplicadas.
- Prendedores. Parafusos regulares estão bem aqui. E também a ligação dos elementos pode ser feita por soldagem, mas é necessária uma máquina de soldar.
Quando tudo estiver pronto, pode-se proceder à montagem da estrutura do pórtico. Etapas principais.
- Em primeiro lugar, você precisa fazer um esboço preciso da estrutura futura. Para fazer isso, você deve usar desenhos e diagramas prontos ou tentar desenhar cabras com suas próprias mãos. O desenho deve indicar as dimensões e quantidade de cada tipo de elemento utilizado.
- Em seguida, você precisa preparar as vigas que serão usadas como base. Para fazer isso, você precisará usar uma fita métrica e giz para determinar os locais onde as pernas da futura estrutura serão aparafusadas ou soldadas.
- A terceira etapa envolve a realização de medições para consertar os elementos estruturais restantes. Nesse caso, vale a pena prever a possibilidade de fixação aparafusada ou soldada, dependendo do método de fixação escolhido. A primeira opção é adequada para a fabricação de cabras móveis, que podem ser desmontadas se necessário.
- Quando todas as marcas forem entregues, você pode começar a montar a estrutura usando fixadores ou solda.
- A próxima etapa envolve a instalação de blocos de madeira em todo o comprimento da máquina. Tal solução evitará que o metal colida com a serra e ajudará a evitar deformação ou lascamento desta.
No final, o metal e a madeira permanecerão tratados com compostos protetores para evitar o envelhecimento prematuro da estrutura.
Recomendações
O processo de fazer cabras para serrar lenha não é difícil se você seguir as recomendações e esquemas básicos. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a tornar seu trabalho mais fácil e dar-lhe a chance de fazê-lo da maneira certa.
- É melhor começar a montagem com a preparação dos furos para os fixadores. Para isso, é necessário colocar dois suportes um em cima do outro e furar a uma distância de 70 cm da borda inferior do orifício, onde os pernos ou parafusos se encaixarão posteriormente. Então não será difícil montar cabras.
- Antes de iniciar o trabalho, os elementos de madeira e metal devem ser cuidadosamente processados. Para fazer isso, você deve usar formulações especiais que são vendidas em lojas de ferragens. O processamento de madeira e metal tem uma composição diferente, isso também deve ser levado em consideração.
- A soldagem deve ser realizada de acordo com os requisitos de segurança.Isso significa que o equipamento de proteção individual deve ser fornecido na forma de boné especial, luvas e avental.
- Para tornar a estrutura de madeira mais estável, vale alinhar as barras previamente com uma plaina ou outra ferramenta. Recomenda-se também moer a árvore para não plantar farpas durante o trabalho.
- É melhor tornar as máquinas de metal dobráveis. Costuras soldadas reduzem a resistência da estrutura e impossibilitam o transporte da cabra para outro local. Portanto, ao escolher um método de conexão, é melhor dar preferência aos parafusos.
É possível montar cabras para serrar lenha com as próprias mãos. O processo inclui várias etapas simples. Basta encontrar um diagrama com as dimensões, preparar as ferramentas necessárias e em poucas horas a estrutura estará pronta.
A seguir, veja uma aula magistral sobre como fazer uma cabra para cortar lenha com suas próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.