Divisores de madeira "Gorynych": variedades e regras de funcionamento
O mundo moderno se distingue por um alto nível de mecanização, graças ao qual é possível economizar muito tempo livre. Agora, o trabalho árduo de cortar lenha pode ser executado por uma unidade especial - um cortador de lenha.
descrição geral
Entre o pequeno sortimento desse tipo de equipamento, a posição de liderança é ocupada pelo cortador de madeira Gorynych. Suas principais características distintivas são confiabilidade, alto desempenho e longa vida útil. A unidade potente e hidraulicamente está equipada com um motor e possui uma estação de trabalho bem equipada. O principal elemento estrutural é uma faca endurecida, que divide facilmente as toras em pedaços menores. E também na estrutura existe uma armação metálica que atende aos requisitos de resistência necessários, é nela que está montado o motor.
O uso de um divisor de madeira permite automatizar o processo de colheita da lenha e simplificá-lo ao máximo. Um usuário com tal unidade economiza tempo e esforço.
Vantagens e desvantagens
Como qualquer técnica, o divisor de madeira Gorynych tem suas vantagens e desvantagens. Entre as vantagens estão as seguintes:
- um log se divide em dois segundos;
- o desempenho da unidade pode ser aumentado ajustando a altura da faca;
- há um radiador de cobre no projeto, graças ao qual o divisor de madeira pode trabalhar sem parar em dois turnos;
- a faca é feita de aço temperado de alta qualidade;
- o fabricante pensou em um local de trabalho confortável para o operador;
- a superfície do produto é revestida com um verniz resistente às intempéries;
- todos os componentes e peças sobressalentes estão no mercado, portanto não haverá problemas com reparos;
- a unidade é patenteada e fornecida com certificado de qualidade.
A única falha de projeto significativa pode ser considerada uma grande massa.
Princípio de operação
O acionamento hidráulico aciona o divisor, que é instalado na estrutura do divisor de madeira. A força máxima permitida é de 6 toneladas, razão pela qual a madeira se divide suavemente, sem solavancos repentinos. O operador tem a capacidade de ajustar a posição do cutelo para que ele divida a tora em duas ou quatro partes.
Durante a operação da unidade, nem um único usuário encontrou uma sobrecarga, portanto, o equipamento funciona perfeitamente e sem problemas por dez horas. O peso da estrutura é de 180 kg, sendo a maior parte ocupada pelo cilindro hidráulico e pelo quadro.
tipo de direção
O divisor de madeira pode ser equipado com uma unidade dos seguintes tipos:
- 220 V elétrico;
- 380 V elétricos;
- motor de combustão interna.
Modelo "Gorynych 6T" funciona da rede. A partir das características técnicas: tensão - 380 V, potência - 4 kW. A máquina leva apenas dois segundos para dividir uma tora com 400 mm de comprimento. O tamanho máximo possível do log é 500 mm. O radiador de cobre permite que a unidade opere mesmo com chuva. A produtividade total é de 10 mil metros cúbicos. m de madeira.
Modificações
O divisor de madeira Gorynych 6 é fabricado nas seguintes versões:
- 9T;
- Lifan 9T4;
- Honda 9T.
O primeiro modelo é equipado com um ajuste de faca hidráulico e um motor elétrico. O segundo e terceiro modelos possuem unidade a gasolina e o mesmo ajuste.
O divisor de madeira a gasolina é representado pelo Honda GX 390, que apresenta muitas vantagens.Se não houver eletricidade na dacha, você simplesmente não pode prescindir desse equipamento, já que o aparelho funciona de forma autônoma, basta fazer um estoque de combustível. Uma passagem do cutelo é suficiente para dividir completamente o tronco. O sistema hidráulico é projetado para trabalhar em condições particularmente difíceis. O rachador de toras é fornecido com rodas R13 de 52 cm de diâmetro, engate e faca sobressalente. O custo do modelo é de 120 mil rublos e pode variar dependendo da unidade, que está no design e tipo de motor.
O que levar em consideração ao comprar?
Ao comprar um divisor de madeira, há vários pontos principais a serem considerados.
- Que tipo de drive está instalado na estrutura. Pode ser elétrico ou hidráulico, a potência da unidade depende do seu tipo. Os modelos mais produtivos são equipados com sistema hidráulico. Na maioria das vezes, essa técnica é usada em grande escala. Para as necessidades domésticas, um acionamento elétrico é suficiente, especialmente porque o custo de um tal divisor de madeira é menor.
- Que esforço o impulso faz, movendo o alimentador e dividindo a tora em pedaços na lâmina do cutelo, que é instalada em uma base estacionária. Se falamos de hidráulica, então o esforço aí é colossal e chega a 30 toneladas, no acionamento elétrico - não mais do que 5 toneladas.
- Tipo de motor também desempenha um papel importante na escolha de tal técnica. Se este for um modelo estacionário, então uma unidade de energia assíncrona para 220 V é mais frequentemente usada em seu projeto, fabricantes para 380 V. Raramente são usados. Se um modelo pequeno de um divisor de madeira, então um motor de combustão interna e um elétrico pode ser usado.
Importante! Ao fazer uma compra, o usuário deve levar em consideração não apenas os três indicadores, mas também o nível de carga no divisor de madeira.
Instruções de uso
Antes de começar a trabalhar em tal técnica, o operador deve primeiro preparar a unidade e, em seguida, as toras. As seguintes dicas devem ser seguidas:
- o equipamento é instalado em uma superfície plana, se houver declive então é possível apenas para o lado onde está localizada a alavanca de controle; quando o divisor de madeira é inclinado para o lado onde o cutelo está localizado, a produtividade é perdida e, às vezes, o pistão não consegue funcionar;
- ao instalar equipamentos sobre rodas para transporte, eles precisarão ser removidos ou bloqueados;
- antes de ligar, o cutelo é inspecionado quanto a defeitos, danos em peças e outros defeitos - o sistema hidráulico não deve apresentar vazamentos de óleo; é impossível usar equipamento com avaria, mesmo que seja insignificante;
- se o fio do divisor de madeira não for suficiente para se conectar à rede, pode-se usar um cabo de extensão, enquanto o comprimento do cabo não pode ultrapassar 20 metros, pois assim o aparelho perde sua performance;
- o bujão ou parafuso do jato de ar é desrosqueado quatro voltas para que o divisor seja resfriado durante a operação;
- todas as toras a serem divididas devem estar de acordo com o diâmetro máximo permitido; é aconselhável que a madeira seque bem antes do trabalho, pois neste caso é menos provável que o cortador emperre;
- não deve haver objetos de metal na árvore, como pregos, grampos, pois podem danificar o cutelo;
- o registro é colocado de forma que as guias o segurem corretamente, somente depois que o botão iniciar é pressionado; algum tempo deve passar para que o motor comece a trabalhar no número necessário de rotações; após pressionar a segunda alavanca, deve-se segurá-la, a tora começará a encostar na cunha e se partirá, assim que isso acontecer é liberada.
Uma visão geral do trabalho do cortador de madeira "Gorynych" está esperando por você no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.