Divisor de madeira hidráulico: características e dicas para escolher

Contente
  1. Características e propósito
  2. Especificações
  3. Projeto e princípio de operação
  4. Visualizações
  5. Avaliação das melhores modelos
  6. Como escolher?

Os divisores de madeira hidráulicos são auxiliares indispensáveis ​​no processo de colheita de madeira. Eles permitem que você manuseie grandes volumes de madeira com rapidez e eficiência. O aparelho é muito popular tanto entre a população quanto no meio profissional, devido à disponibilidade para o consumidor, facilidade de uso e manutenção.

Características e propósito

O divisor de toras hidráulico é um separador mecânico usado para dividir toras de qualquer espessura e teor de umidade. A ferramenta permite mecanizar trabalhos manuais pesados ​​e proporciona a redução máxima nos custos de mão de obra. O principal objetivo do rachador de madeira é dividir o calço em várias partes, não sendo necessário um refinamento adicional com um machado: as toras são obtidas no formato e tamanho desejados e podem ser enviadas imediatamente para a fornalha.

Um grande número de análises positivas e uma alta demanda por divisores de madeira são explicados pelas seguintes vantagens óbvias desta ferramenta:

  • ao trabalhar na unidade, a pessoa não precisa se abaixar e esticar as costas, o que permite o uso do rachador de madeira para todas as categorias da população, inclusive mulheres e idosos;
  • as unidades têm uma produtividade muito elevada e conseguem lidar com tanto volume de madeira em 2 a 3 horas, que demoravam pelo menos uma semana a processar com machado;
  • o dispositivo raramente quebra e é altamente sustentável, o que é explicado por seu design simples e a ausência de componentes e conjuntos complexos;
  • trabalhar com um rachador de madeira é totalmente seguro - para isso basta ler o manual de instruções e seguir as recomendações aí fornecidas;
  • uma ampla variedade de modelos e a disponibilidade de amostras de baixo custo simplificam muito a escolha e tornam o cortador de madeira ainda mais acessível;
  • trabalhar com o dispositivo não requer certas habilidades técnicas e grandes esforços físicos, o que o distingue favoravelmente de um machado, quando se trabalha com o qual é necessária uma boa destreza.

Junto com as vantagens óbvias, o divisor de madeira hidráulico ainda tem pontos fracos. As desvantagens incluem as grandes dimensões dos modelos profissionais e seu alto consumo de energia. Além disso, algumas amostras domésticas são difíceis de lidar com madeira durável e muito rígida, o que muitas vezes leva à necessidade de usar um cutelo tradicional.

Especificações

Os principais parâmetros técnicos do divisor de madeira hidráulico são o tipo de acionamento, a mobilidade, a pressão sobre a madeira e, possivelmente, o diâmetro e o comprimento permitidos das peças de trabalho. Vale a pena se familiarizar com eles com mais detalhes.

  • A pressão do pistão no registro é em média 100-200 bar, o que em potência equivalente corresponde a 50-60 kN. Este valor não é o mesmo para todos os modelos e varia dependendo de sua capacidade.
  • De acordo com suas características móveis, as máquinas são divididas em portáteis e fixas. Além disso, alguns desenhos industriais são feitos na forma de um reboque para um carro ou trator, e os modelos domésticos são equipados com rodas largas e confortáveis.
  • O tipo de acionamento é um dos principais parâmetros técnicos e afeta a funcionalidade do modelo e suas condições de operação. Existem dois tipos de acionamentos: elétricos e a gasolina (diesel).Esta última é considerada mais potente em comparação com a versão elétrica e é mais frequentemente instalada em modelos industriais. Os dispositivos com motor elétrico são utilizados em garagens ou chalés de verão e caracterizam-se pela ausência de emissões nocivas para o meio ambiente e pela capacidade de trabalhar em ambientes internos. Essas unidades operam com uma fonte de energia de 220 e 380 V.
  • O diâmetro máximo permitido da peça de trabalho normalmente é indicado na documentação que o acompanha. São 350 mm para os modelos domésticos e até 500 mm para os profissionais.
  • O comprimento da divisão também varia dependendo do modelo. Em dispositivos elétricos de baixa potência, não ultrapassa 52 cm. Os projetos industriais são frequentemente equipados com um regulador de comprimento e são capazes de dividir em mais de 1 metro de comprimento.

Importante! O custo dos divisores de madeira também varia - começa em 10.000 rublos para modelos de uso privado e vai até 500.000 para desenhos industriais.

Projeto e princípio de operação

O divisor de madeira hidráulico consiste em uma estrutura, um batente, um cilindro hidráulico, uma lâmina de trabalho, uma bomba, um distribuidor de pressão de fluido, um tanque de óleo e um motor. O motor dá partida na bomba hidráulica, o que faz com que o pistão se mova. A faca desempenha o papel de cutelo e, sob a influência da pressão, divide a peça de trabalho. O calço é colocado em uma estrutura de metal entre a faca e o pistão.

Uma característica distintiva dos dispositivos hidráulicos de dispositivos mecânicos convencionais é um aumento suave na força, se houver falta dele, o cilindro para de se mover e não força o motor a trabalhar em altas velocidades. Em modelos mecânicos, não ocorre um aumento suave na força. Se o calço não quebrar, o motor ainda funcionará com potência total, o que leva ao superaquecimento do motor e aumenta o risco de desgaste prematuro. Em modelos hidráulicos, se o cortador não conseguir dividir a madeira, o pistão para e o motor desacelera e não superaquece.

Visualizações

A classificação dos divisores hidráulicos de madeira é baseada em vários critérios. O primeiro deles é o acessório funcional do instrumento. De acordo com este critério, dois tipos de dispositivos são diferenciados.

  • Profissional. Eles são representados por modelos dimensionais complexos que, além de dividir os logs, têm uma série de funções úteis. Essas unidades são capazes de alimentar, podar e até mesmo descarregar lenha, o que as torna versáteis na produção madeireira e permitem a substituição de várias máquinas altamente especializadas de uma só vez. Os dispositivos são equipados com um potente motor a gasolina ou diesel, e o sistema hidráulico geralmente é alimentado pelo eixo de tomada de força do trator. Os modelos profissionais têm uma velocidade de corte muito alta e são capazes de lidar facilmente com madeira velha e úmida. Devido a isso, eles são usados ​​para colheita e corte transversal mecânico de madeira em grandes pontos de corte.
  • Doméstico. Esses divisores de madeira destinam-se a uso privado e não podem lidar com grandes volumes de madeira. Esses dispositivos geralmente são equipados com um motor elétrico não muito potente. A vantagem dos modelos eletro-hidráulicos é a alta mobilidade, pequenas dimensões e baixo peso. As desvantagens incluem um recurso motor não muito grande e restrições no tamanho das peças de trabalho.

O próximo critério para distinguir os divisores de madeira é a maneira como as toras são colocadas. Com base nisso, existem três categorias de dispositivos.

  • Horizontal os modelos são projetados para serem colocados e divididos horizontalmente. Esses dispositivos representam a categoria de dispositivos mais numerosa e estão amplamente disponíveis para venda. A operação dessas unidades pode ser realizada de duas maneiras. No primeiro caso, a lâmina é fixada imóvel na base, enquanto o pistão empurra a peça de trabalho com força contra a faca. Na segunda versão, a tora é estacionária e o acionamento hidráulico move a faca de maneira não menos poderosa para ela.
  • Vertical os dispositivos possuem um mecanismo absolutamente idêntico aos dispositivos horizontais e diferem deles apenas em sua localização no espaço. O calço é instalado em uma calha especial na posição vertical, após a qual também se divide verticalmente. Nesse caso, o movimento da faca ocorre de baixo para cima. Os dispositivos verticais têm um tamanho bastante compacto e são muito convenientes para armazenamento.
  • Misturado os modelos incluem ambas as formas de colocar calços. Eles são classificados como equipamentos profissionais. Esses dispositivos são caracterizados por alto desempenho e são usados ​​em grandes empresas madeireiras.

Avaliação das melhores modelos

O mercado moderno de equipamentos para marcenaria oferece um grande número de amostras importadas e russas de divisores hidráulicos de madeira. Abaixo está uma visão geral dos modelos mais populares.

  • Modelo a gasolina doméstica "Gorynych 6T" é caracterizado por alta produtividade e um curso rápido do pistão de trabalho, em que cada um dos ciclos dura no máximo 2,5 segundos. O dispositivo é projetado para volumes industriais de registro e pertence à categoria de equipamento profissional. Em uma hora, um rachador de madeira é capaz de partir até 50 blanks, que, com tamanho médio de 20x20x40 cm, correspondem a seis metros cúbicos de madeira por hora. A unidade está perfeitamente adaptada às condições climáticas russas e pode ser operada em temperaturas de -30 a +30 graus. A lâmina da faca é feita de aço de alta resistência e pode trabalhar por muito tempo sem ser afiada. Todas as partes da unidade são revestidas com um composto anticorrosivo, o que torna o dispositivo resistente à ferrugem e deterioração. O custo desse equipamento é de 120 mil rublos. Além dos modelos com motor a gasolina, também são produzidos aparelhos elétricos de uso doméstico com a marca Gorynych.
  • Em segundo lugar está o modelo de fabricação chinesa. Campeão LSV6000... O aparelho está equipado com motor eléctrico e funciona com alimentação de 220 V. O kit inclui um acessório adicional para lâmina para partir a madeira em 4 peças, o que reduz significativamente o tempo de preparação da lenha. O dispositivo é projetado para o assentamento vertical de toras e destina-se ao uso em massa. A potência do motor é de 2,7 kW e a força aplicada é equivalente a 6 toneladas. A unidade é capaz de trabalhar com protuberâncias com diâmetro de até 300 mm e comprimento de até 1000 mm. O produto é totalmente seguro, muito fácil de usar e pesa 97 kg. O preço do Champion LSV6000 de diferentes fornecedores é ligeiramente diferente, mas em média é de cerca de 38 mil rublos.
  • A terceira linha da classificação de popularidade é ocupada por um dispositivo dinamarquês. Texas 520 H vale 20 mil rublos. O modelo está equipado com motor elétrico de 1,5 kW, tem tamanho modesto e pesa apenas 46 kg. O tamanho máximo permitido de calços é de 25x25x50 cm, e o esforço máximo é equivalente a 5 toneladas. O dispositivo foi projetado para carregamento horizontal, é absolutamente seguro de usar e tem uma longa vida útil.
  • O modelo também não tem menos demanda. Lancman SL10produzido pela empresa eslovena Gomark. O dispositivo é caracterizado por alta resistência e durabilidade. É capaz de funcionar com gasolina e eletricidade. Além disso, os dispositivos podem ser conectados ao eixo da tomada de força de tratores e são usados ​​para fins industriais. A potência do motor é de 4 kW, o que corresponde a 6,5 ​​cv. com. A força máxima equivale a um peso de 10 toneladas, e o peso do aparelho chega a 275 kg. O aparelho possui toras do tipo horizontal e pode trabalhar com peças de até 65 cm de diâmetro e até meio metro de comprimento. Este modelo custa 222.400 rublos.

Como escolher?

Antes de começar a comprar um divisor de madeira hidráulico, você precisa decidir sobre a finalidade e a funcionalidade do modelo.Assim, se um produto é adquirido para uma casa particular e vai ser utilizado no preparo de lenha para uma, no máximo duas famílias, então é melhor optar por um modelo horizontal simples com motor elétrico, ou até mesmo fazer você mesmo o aparelho na sua totalidade. Dispositivos caseiros são frequentemente equipados com bombas hidráulicas Linde despretensiosas e um motor elétrico é instalado nelas. Se a unidade for necessária para atividades profissionais em escala industrial, a melhor opção seria um dispositivo sério com uma potência de pelo menos 2,5 kW. Para processar grandes volumes de madeira, um modelo a gasolina ou diesel de 4 kW com um conjunto de opções, tração em duas velocidades e a capacidade de conexão ao eixo de tomada de força do trator é uma boa escolha.

      Entre as funções adicionais, a presença de um regulador de altura da área de trabalho e controle de duas alavancas é bem-vinda. Neste caso, é desejável que ambas as alavancas estejam localizadas a uma distância razoavelmente segura das facas de trabalho. Também é necessário escolher um modelo a gasolina no caso em que o preparo da lenha será feito no campo, onde o acesso a fonte de energia elétrica é difícil ou limitado. E se o dispositivo for comprado para trabalhos sazonais irregulares com pequenos volumes de madeira, então uma unidade com toras verticais é mais adequada para esses fins. Esse dispositivo é fácil de transportar e ocupa pouco espaço de armazenamento.

      Para uma visão geral do divisor de toras hidráulico AL-KO KHS 5200, consulte o vídeo a seguir.

      sem comentários

      O comentário foi enviado com sucesso.

      Cozinha

      Quarto

      Mobiliário