Temperatura de queima da lenha
A temperatura de queima da madeira não é tão ociosa quanto pode parecer. Depende muito da temperatura máxima da chama em graus no ar e no banho, no forno doméstico. Tem características próprias no fogo e na grelha, e em todo o lado estão os seus indicadores óptimos.
Fatores de influência
Umidade da madeira
É fácil entender que quanto mais umidade houver na madeira, pior ela será queimada e mais baixa será a temperatura real de combustão. Uma parte significativa do calor é então gasta não nas necessidades úteis de quem acende o fogo, mas na evaporação do líquido, que tem uma capacidade de calor razoável. Por padrão, a água é um must-have para qualquer madeira. Mesmo a madeira serrada tecnologicamente seca (usada para construção) geralmente contém 10-15% de água, e os troncos e galhos que acabaram de ser derrubados na natureza estão várias vezes mais saturados com ela.
Não é surpreendente que, mesmo depois de secar ao ar de alta qualidade, a lenha não solte um fósforo ou isqueiro como a gasolina. Eles devem ser acesos com técnicas especiais. Basta dizer que, com 15% de umidade, a evaporação de toda essa água de 1 kg de lenha exigirá tanto calor quanto para ferver 10 litros de água comum no fogão a gás. No fogo, eles geralmente colocam o dobro de lenha recém-cortada do que seria necessária previamente, preparada e seca adequadamente. A mesma técnica pode ser usada para preparar churrasco na grelha.
No entanto, a desvantagem é um consumo excessivo de combustível significativo. Aquecer uma casa desta forma não consome apenas tempo. Será necessário limpar os canos e chaminés da fuligem acumulada com muita freqüência. Uma solução alternativa é secar você mesmo a madeira; em 1 ano, podem atingir um teor de umidade de 20%, mesmo simplesmente armazenando-os em uma pilha de lenha sob um dossel.
Algumas pessoas preferem comprar lenha que já esteja bem seca.
O tamanho
Mas a temperatura de combustão (grau de aquecimento das línguas de chama) não depende apenas da saturação com água. Toras muito grandes mantêm uma parte significativa do calor dentro e o emitem de maneira desigual. Os muito pequenos "sopram" e aquecem em questão de minutos. O aquecimento mais ou menos estável fornece apenas combustível de tamanho médio com dimensões uniformes. Este momento é especialmente importante para um banho, onde as condições de conforto dependem em grande parte da constância do aquecimento.
É necessário lembrar sobre a influência do marcador. Ao colocar lenha na lareira ou fogão, não é necessário apertá-la. Se possível, preencha mais de 1/3 do total deve ser evitado. Caso contrário, não será possível garantir tração normal e combustão ideal. Pode-se dizer com mais precisão levando em consideração:
- tipo de lareira e características de seu projeto;
- qualidade do combustível;
- espécies de madeira.
Em qualquer caso, quanto maior o tamanho da tora, mais seca deve ser a madeira. Espécimes muito grandes disparam lentamente. Sua queima também é lenta. Cortando madeira em pequenas toras, você pode:
- acelerar a evaporação da água;
- ativar o fluxo de ar para os centros de combustão;
- aumentar a liberação de gases de pirólise;
- aumentar a temperatura dentro do fogo, fogão ou lareira.
Temperatura de combustão de diferentes rochas
Mas é preciso entender que é necessário comparar diferentes tipos de madeira em termos de temperatura de combustão. A densidade das fibras, sua composição química e outras nuances afetam diretamente a intensidade da geração de calor. A temperatura máxima ao queimar madeira de carvalho é de 900 graus, 75% do calor liberado é eliminado.A bétula também queima bem quente, mas na chama da lenha a temperatura chega a 816 graus. Para lenha de pinho, esse valor é de 624 graus. O amieiro é ainda mais frio a 552˚C. Madeira Spruce emite línguas de fogo com aquecimento de até 600 graus. O tipo mais quente é a faia e o freixo (até 1044 graus). A carpa queima a uma temperatura ligeiramente mais baixa - 1020 graus. Seu valor médio é de 865 graus. Em outros casos:
- 660˚C - ao queimar tília;
- 612˚C - ao usar aspen;
- 468˚C - ao usar choupo.
A madeira de faia, larício, carpa e carvalho raramente é utilizada. A única exceção são os resíduos do processamento desse material. Em casa e nas saunas, a lenha de bétula é a melhor escolha. Eles queimam mais quentes em comparação com outros tipos comuns. A madeira de coníferas é um pouco menos popular. Mas tudo isso ainda não é suficiente para dizer qual deve ser a madeira ideal para atingir uma determinada temperatura. Assim, o abeto, o abeto e o pinheiro, embora queimem mais do que o amieiro, às vezes são injetados com resina. Esse problema também é comum para o larício, o que reduz sua popularidade em comparação com a bétula. A faia quase não produz faíscas e emite o máximo de calor para o exterior.
É a madeira de faia que é praticamente uma referência em relação às outras espécies. O aroma dela é perfeitamente percebido pelas pessoas. Não é de admirar que essa árvore seja usada para defumar carne e outros produtos. O carvalho, embora permita que você obtenha quase tanto calor quanto a faia, deixa uma quantidade significativa de cinzas para trás. Para fogões, isso ainda não é tão importante, mas em lareiras e churrasqueiras é totalmente inaceitável. Junto com a madeira de faia, a madeira de freixo pode ser usada em lareiras. Ele queima a 1040 graus. A vantagem é a ausência de faíscas de disparo. A carpa queima a 1020 graus e produz muito calor. Ele vai queimar por um longo tempo, criando uma chama visualmente agradável. A acácia também arde por muito tempo. Quando é queimado, uma temperatura de 700 graus é gerada. A secagem da madeira de acácia é fácil. Ele estala no fogo, o que muitas pessoas gostam. A temperatura de queima de amieiro, choupo e choupo não ultrapassa os 600 graus, portanto a lenha feita a partir deles é um desperdício, usado ocasionalmente.
Determinação da temperatura por cor de combustão
Mas saber até que ponto um fogo pode ser aquecido não é suficiente. Deve ser entendido que em condições específicas este indicador é significativamente diferente. Uma estimativa aproximada do grau de aquecimento ajudará na cor da chama. Onde a combustão é mais ativa, adquire uma cor branca ou amarela intensa. Subindo mais alto, o fogo tem um tom laranja, o que indica apenas menor liberação de calor.
Tons de vermelho vivo são característicos do topo da chama. Acima deles, apenas fumaça já é visível, e às vezes também vibrações de ar aquecido. Se a chama brilhar com uma luz vermelha opaca, a temperatura atinge "apenas" 500 graus. Uma cor cereja escura é típica para áreas aquecidas a 800 ° C, e zonas de fogo de mil graus também são cereja, mas já visivelmente mais brilhantes. Às vezes, flashes vermelho-laranja podem ser vistos em um incêndio ou em um fogão. Eles podem ser considerados aquecidos até 1100˚C. Uma cor laranja forte indica que a temperatura está 100 graus mais alta. O fogo branco-amarelo ocorre a 1300 graus e o branco puro a 1400 graus.
Mas isso é raro, como uma cor branca brilhante - fala de aquecimento até cerca de 1.500 graus; a lenha de bétula considerada ideal queima na cor amarela usual.
Como medir?
A cor pode dizer muito, mas não tudo. Varia de acordo com o combustível utilizado, com seu teor de umidade e até mesmo com a intensidade do movimento do ar. E, portanto, só podemos falar aproximadamente sobre a temperatura do fogo usando-o. Ele pode ser determinado com precisão apenas com a ajuda de equipamentos especializados (pirômetros). Equipamentos pirométricos profissionais funcionam sem contato direto com a chama.
A medição é baseada na intensidade dos raios infravermelhos. A medição pode ser realizada a qualquer distância, desde que haja uma linha de visão direta para o dispositivo. Portanto, em condições de fumaça forte, os pirômetros não funcionam ou fornecem leituras incorretas. Na maioria dos casos, a temperatura do fogo, de acordo com os resultados da medição, varia de 750 a 1200 graus. Não importa se a chama está acesa na lareira, no fogo ou no fogão.
A temperatura de combustão é fortemente dependente, entretanto, do projeto da lareira. É o projeto que determina a taxa de suprimento de oxigênio. Em grandes fogões de pedra, o combustível queima tão completamente quanto possível, mas o processo é prolongado e, portanto, o grau de aquecimento diminui. Fogões de sala e estruturas semelhantes feitas de uma fina folha de aço também permitem queimar madeira quase sem resíduos, mas o calor sai instantaneamente e, portanto, o fogão aquece e esfria rapidamente.
Em fornos de alta qualidade, o suprimento de oxigênio pode ser reduzido. Isso permite que a temperatura de queima da lenha seja aumentada. A transferência de calor, neste caso, diminuirá. Se a lenha queima em lareiras abertas, as propriedades da chaminé são de importância decisiva. São eles que determinam os parâmetros de tração.
Deve-se notar que sua temperatura difere marcadamente nas diferentes fases de combustão. A 120-150 graus, a árvore apenas carbonizou. Se o calor continuar a fluir, o carvão resultante se acenderá por conta própria. Então chega o momento da ignição dos gases de combustão. Eles sofrem decadência térmica e cobrem toda a área, após o que ocorre um flash.
O fogo tem então uma cor amarelo claro. A ignição principal ocorre em 450-620 graus. Em um momento como este, uma tração decente é essencial. A combustão em si é dividida em combustão latente e combustão ardente. Assim que o combustível acaba, o suprimento de oxigênio é interrompido ou a temperatura cai, a chama se apaga.
A saída para a barra de temperatura necessária para a ignição é predeterminada por:
- forma e densidade aparente de um pedaço de madeira;
- sua saturação com água - dentro e fora;
- posicionamento em relação ao fluxo de ar;
- por impulso de ar.
É curioso que a lenha redonda queima mais do que aquelas com arestas claras. Madeira aplainada inflama mais lentamente e a uma temperatura mais alta do que amostras com superfície não tratada.
Também é importante notar o custo diferente da lenha. Seria tecnicamente prático usar a mesma faia para aquecer um balneário ou em casa, mas não é lucrativo financeiramente.
O comentário foi enviado com sucesso.