Tudo sobre samovares a lenha
Os conhecedores da cultura russa colocam o samovar no mesmo nível do balalaika e do matryoshka. No entanto, se você pedir a uma pessoa moderna para preparar chá, ela se encontrará em sérias dificuldades. É por isso que decidimos nos alongar mais detalhadamente sobre as características da fornalha e da preparação do chá em um samovar na madeira.
Dispositivo
Não há informações exatas sobre o local onde apareceram os samovares a lenha, por isso não é possível dizer ao certo onde foi criado. Existe uma versão que apareceu na China - e de fato, existem dispositivos semelhantes lá. Eles são chamados de "ho-go", onde os chineses servem primeiros pratos.
De acordo com outra lenda, o samovar foi inventado na Europa e Peter I o trouxe para a Rússia. De acordo com a terceira teoria, o samovar a lenha é uma invenção primordialmente russa e foi inventado pelo ferreiro Ural Demidov.
Só se sabe com certeza que em 1778 a produção de dispositivos para aquecimento de água foi dominada pela primeira vez em Tula. A empresa foi aberta pelos irmãos Lisitsyn. Este fato é confirmado por documentos históricos, eles se tornaram o motivo da opinião generalizada de que a pátria do samovar é Tula. No entanto, isso não corresponde à realidade, uma vez que a menção a esse produto consta da relação de propriedade de Demidov, datada de 1740.
De uma forma ou de outra, mas na Rússia, o samovar recebeu a distribuição mais ampla. Em meados do século 19, cerca de 3 dezenas de fábricas de samovar foram abertas no território do país. O amor por este dispositivo original chegou aos nossos tempos - os samovares são frequentemente comprados pelos proprietários de chalés de verão e casas de campo.
O design de um samovar a lenha inclui vários elementos básicos.
- Dentro, há um tubo em forma de jarro em forma de braseiro, onde é colocado combustível. Um soprador está localizado sob o fundo deste jarro, um aro e uma tampa são fixados no topo.
- Na tampa existem empreiteiros para retirar o vapor.
- Por dentro, o produto vem equipado com pernas, na parte superior há uma tampa na qual se pode colocar um bule com folhas de chá.
- Qualquer samovar deve ter uma torneira de drenagem - pode parecer uma chave ou assumir outras formas complexas.
- O bloco principal é representado por uma parede - a água é despejada nele.
O desenho do samovar a lenha é pensado de forma que todo o calor liberado durante a combustão da lenha seja direcionado para o aquecimento da água.
Portanto, ferve com bastante rapidez e retém sua temperatura por muito tempo.
Vantagens e desvantagens
A vantagem de qualquer samovar é que esse dispositivo não apenas ferve a água, mas também a amolece. É por isso que o chá de um samovar é muito mais saboroso do que de um bule de chá. E existem duas explicações para isso.
- A água do samovar ferve um pouco mais devagar do que em uma chaleira elétrica tradicional. Como resultado, sua estrutura retém totalmente suas propriedades úteis e não é destruída.
- Um fato bem conhecido: independente do recipiente em que a água é fervida, mais cedo ou mais tarde aparecerão incrustações nas paredes e no fundo. Ao mesmo tempo, para despejar água em uma xícara de um bule, você tem que virá-la, a água é solta e parte da incrustação está nela. Não é bom para o corpo. Em um samovar, esses efeitos adversos são excluídos, todos os sais permanecem no fundo e nas paredes.
É por isso que o samovar é tão amado pelos defensores de um estilo de vida saudável e alimentação adequada.
Se falamos de produtividade, o samovar de lenha é significativamente inferior ao de carvão.O problema é que durante a combustão do carvão, uma quantidade significativa de carbono puro é liberada, o que determina o curso da combustão no bloco inferior da estrutura. Como resultado, o líquido aquece muito rapidamente e começa a subir, enquanto a água fria, ao contrário, desce.
O princípio de operação dos produtos de queima de madeira é um pouco diferente. Ao ser queimada, a madeira se decompõe em carbono e hidrogênio, essa combustão é realizada no bloco superior da embarcação. Neste caso, a água aquece muito lentamente.
As desvantagens dos samovares também incluem alto custo e baixa disponibilidade. Hoje em dia, esses dispositivos podem ser adquiridos exclusivamente em mãos ou em lojas de antiguidades. Alternativamente, você pode fazer um pedido online, mas neste caso, uma longa espera pela entrega é inevitável.
Visualizações
O samovar a lenha é apresentado em uma grande variedade de formas, cada uma delas com suas próprias características operacionais.
- Jarra - esses samovares eram procurados no início dos séculos XIX-XX. Na aparência, eles se parecem com a lata mais comum, tais dispositivos eram freqüentemente encontrados em tavernas e bancas de comércio.
- Copo - uma das opções mais comuns. Os produtos se diferenciam por seu preço acessível e durabilidade. Hoje, eles são freqüentemente encontrados em museus e coleções particulares.
- Bola - como o nome sugere, tais dispositivos tinham uma aparência esférica. Especialmente impressionantes foram esses modelos de imigrantes do Oriente, que sempre foram famosos por seu amor por essas formas ao organizar interiores. Não é por acaso que tais produtos foram enviados em grandes quantidades para a Turquia e a Pérsia.
- Ovo - estes samovares foram produzidos em duas versões: um ovo comum - neste caso, o estreitamento está visivelmente mais próximo do fundo, e Páscoa - o estreitamento está localizado no topo.
- Vaso - esses produtos foram decorados com colunas, medalhões, padrões, relevos e outros elementos decorativos. No século 19, esses utensílios adornavam as casas de representantes da grande burguesia e da nobreza.
Os samovares que queimam madeira também diferem nos materiais de fabricação.
- Cobre - a opção mais comum. O cobre é um material refratário e dúctil com maior condutividade térmica. É bem polido, gravado, cunhado e bem forjado. Esses samovares costumavam ser pintados.
- Latão - os samovares de cobre sempre foram caros, então, para reduzir o custo, passaram a ser produzidos a partir do latão. A presença de cobre nesta liga é de aproximadamente 55-60%. Esses produtos são mais duros e práticos do que os de cobre, embora sejam muito mais baratos.
- Tompak - os samovares feitos de tombak eram muito populares. Este metal também é denominado "cobre amarelo" ou "ouro falso". Ele contém estanho, zinco e chumbo. Visualmente, ele se assemelha ao ouro, mas os parâmetros operacionais são o mais próximo possível do cobre. Esses samovares foram comprados apenas pelas pessoas mais ricas e mais ricas.
- Cuproníquel - são representados por ligas à base de cobre, zinco e níquel. Este metal tem uma tonalidade prateada, então os samovares costumam imitar os prateados.
Com um pouco menos de frequência, o aço Tula e o ferro fundido eram usados na arte de samovar; modelos de bronze dourado também são raros.
Principais fabricantes
Samovares antigos são os mais procurados. Em toda a história deste ofício, apenas alguns fabricantes conseguiram para receber o título de "reis samovar" - estes são os Batashevs, Shemarins e Lomovs.
Os samovares dos Batashevs eram os mais procurados e hoje podem ser encontrados em coleções particulares e de museus. Entre eles, há até produtos feitos especificamente para membros da família real. Shemarins são artesãos famosos que vêm de servos. A empresa samovar foi aberta por cinco irmãos e, no início do século XX, sua fábrica produzia mais de uma centena de modelos.
Com o tempo, eles têm muitos concorrentes igualmente valiosos. Samovars Teile, Chernikov, Vorontsov, Kopyrzin sempre se destacaram por sua alta qualidade. Malikovs, Vanykins e Puchkovs foram considerados participantes ativos na produção de samovar.
Os produtos são de alto valor:
- mais de 100 anos;
- feito em Tula;
- Modelos poloneses dos séculos 17 a 19;
- Samovar de latão de Teile;
- Modelos Batashev;
- feito nas fábricas de Vorontsov;
- produzido pela fábrica de cartuchos na cidade de Tula.
Samovares turcos estão em alta demanda atualmente.
De acordo com as avaliações dos usuários, eles funcionam perfeitamente por muitos anos, têm uma aparência esteticamente agradável e, ao mesmo tempo, têm um preço acessível. Este fabricante oferece uma ampla gama de produtos para uso doméstico, externo e externo.
Como escolher?
O custo dos samovar para lenha é bastante alto, portanto, na hora de escolher, é muito importante focar nas seguintes características.
- Aparência. Certifique-se de que não haja lascas, rachaduras, arranhões ou amassados na superfície do produto. Certifique-se de ver o quão estável o samovar é em uma superfície horizontal. Se ele cambalear ou balançar, existe um alto risco de o dispositivo ser danificado.
- Material. Faça uma estimativa do material de que o vaso é feito. Se for baseado em ferro fino - tal produto irá queimar rapidamente, você dificilmente poderá desfrutar de tal samovar por muito tempo. Se você quiser comprar um samovar de alta qualidade feito a lenha, é melhor dar preferência aos produtos de cobre. Esses modelos não enferrujam e funcionam por muito tempo.
- Aperto. Certifique-se de que não haja problemas com a torneira. Se houver vazamentos, eles exigirão reparos adicionais. Verifique se todas as peças não estanhadas estão dispostas de forma que a água não entre em contato direto com o metal, caso contrário, você pode ser envenenado.
Os samovares são produzidos em diferentes volumes, a escolha do modelo ideal é feita levando em consideração o número de usuários:
- para uma família de 4 a 6 pessoas, um pequeno modelo de 3 litros é suficiente;
- para 6-8 pessoas, é melhor dar preferência às unidades de 5 litros;
- uma empresa de 10 a 12 usuários precisará de um dispositivo de 7 litros;
- se necessário, para beber ao mesmo tempo de 30 a 50 pessoas, use o bufê de samovar para 40-50 litros.
Como derreter?
Para acender um samovar, diferentes matérias-primas podem ser usadas como combustível.
- Carvões ardentes da churrasqueira - você pode movê-los com pinças de metal. Neste caso, o tempo de ebulição da água é significativamente acelerado.
- Lascas de madeira - é melhor usar uma macieira, cereja, pêra ou choupo para acender um samovar. Estas árvores conferem ao chá o seu aroma e sabor característicos.
- Cones - adequado para samovares cujo volume não exceda 2 litros. Esse material queima muito rapidamente e, se a capacidade do samovar for maior, os cones simplesmente não terão tempo para aquecer a água antes que ela ferva.
É estritamente proibido o uso de fluido de isqueiro ou querosene. Durante a combustão, eles liberam substâncias tóxicas que levam a reações negativas no corpo.
A sequência de ações para acender um samovar é simples.
- Antes de acender um samovar, você precisa escolher o lugar certo para isso. Deve ser colocado em uma bandeja de metal, onde carvão quente e combustível queimado serão removidos do soprador. A utilização de samovar a lenha em recinto fechado só é permitida se estiver equipada com sistema de ventilação.
- Antes de iniciar os gravetos, coloque água no samovar. Isso deve ser feito com muito cuidado para que o excesso de umidade não entre acidentalmente no compartimento do fogo. Do contrário, simplesmente não será possível afogá-lo.
- Em seguida, colocam lenha e ateiam fogo, via de regra, com o auxílio de aparas de madeira. Nesse caso, a comporta superior e o soprador devem estar o mais abertos possível - isso facilitará o fluxo de ar e garantirá uma boa ignição.
- É importante certificar-se de que a torneira de onde sai a água está bem fechada.
Como fazer chá?
Após a fervura do samovar, o compartimento de aquecimento deve ser coberto com uma tampa especial.Isso reduz o fluxo de ar e garante que o calor seja retido dentro do próprio samovar. Isso cria as condições necessárias para preparar o chá.
Em seguida, você precisa pegar um bule de cerâmica, despejar ervas aromáticas, pétalas de rosa ou remédios nele, despeje a água de um samovar e feche-o com uma tampa. Neste caso, é aconselhável utilizar não água a ferver, mas sim água quente.
Normalmente o bule é colocado no bloco superior, antes que a tampa seja removida do tubo. Durante a fervura da água no samovar, as folhas de chá também são infundidas. Quando tudo estiver pronto, você pode derramar o chá misturando as folhas de chá e água nas proporções desejadas.
Como limpar?
De vez em quando, torna-se necessário descalcificar o samovar. Para lavá-lo, use remédios populares.
- Vinagre. A forma mais comum baseia-se na utilização de uma pasta composta por vinagre, farinha e sal. A farinha e o sal são misturados em quantidades iguais e o vinagre é introduzido cuidadosamente de forma a obter uma pasta de espessura média. Esta composição é utilizada para limpar o produto e enxaguar abundantemente com água.
- Limão. Corte uma rodela de limão e limpe cuidadosamente o interior e o exterior do aparelho, escove e enxágue se necessário. O limão livra bem o samovar de verdes, depósitos de carvão e vestígios de ferrugem.
- É melhor limpar os samovares de latão com uma solução de ácido oxálico ou amônia. Para isso, o tecido é levemente umedecido com solução de limpeza, passe na superfície e enxágue com água corrente.
- A limpeza de pequenas partes de um samovar é realizada por meia hora fervendo em uma solução de carbonato de sódio, é composta à taxa de 1⁄2 st. eu. para 500 ml de água.
- Samovar feito de aço inoxidável com o tempo, ficam manchados, desbotam e perdem o brilho característico. Você pode corrigir a situação com pasta de Goi ou vinagre a 9%.
- Você pode usar Sprite ou Coca-Cola para limpar o interior da superfície. O refrigerante doce é colocado em um samovar, deixado durante a noite e, de manhã, limpo com uma escova macia e bem enxaguado.
- As cascas de batata dão um bom efeito. A propósito, esse era o método usado por nossos ancestrais antigos. Para remover as incrustações, a limpeza deve ser enxaguada, colocada em um samovar, enchido com água, fervida por meia hora e depois deixada por algumas horas.
Os detentores da cozinha tradicional russa sabem que uma bebida preparada em um samovar feito no forno a lenha tem um sabor requintado e um aroma sofisticado. Cem anos atrás, esses utensílios eram onipresentes. Hoje em dia, o samovar permite homenagear as tradições primordialmente russas de beber chá.
Nenhum outro país do mundo tinha uma atitude tão respeitosa para com o samovar como na Rússia, e nenhum outro utensílio de cozinha continha apenas sabor nacional e espiritualidade.
O comentário foi enviado com sucesso.