Características das cabras para serrar madeira e sua seleção

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades
  3. Dicas de Seleção
  4. Nuances de uso

As cabras para serrar lenha são designs populares feitos de materiais diferentes. Apesar da simplicidade do design, esses produtos são classificados como equipamentos de máquinas-ferramenta. A produção e o uso de máquinas são regidos por certas regras. Vale a pena considerar com mais detalhes as principais características dos produtos e suas variedades.

descrição geral

Anteriormente, as cabras eram feitas exclusivamente de postes cruciformes de madeira. Neste caso, os elementos estruturais foram colocados de forma que a distância entre eles fosse igual ao comprimento da fornalha dupla do forno. Produtos semelhantes ainda são encontrados hoje, no entanto, as cabras modernas mudaram ligeiramente seu design e aparência. Agora é muito mais conveniente trabalhar nessas "máquinas".

O mercado moderno de equipamentos para serrar lenha é representado por uma grande seleção de cabras montadas com diferentes materiais. Recentemente, os produtos de metal dotados de dentes, que fornecem fixação adicional à árvore, estão ganhando popularidade.

Variedades

A variedade de toras para serrar madeira é surpreendente, mas todos os equipamentos podem ser classificados de acordo com diferentes parâmetros. Em primeiro lugar, os produtos são divididos por material. Os fabricantes produzem máquinas-ferramentas montadas a partir de várias matérias-primas.

  • Barra de madeira. Essas estruturas podem ser montadas com bastante facilidade e rapidez. A única desvantagem é a baixa resistência à alta umidade. Se você planeja armazenar as cabras dentro de casa, isso deve ser levado em consideração.

  • Pilares de madeira. Eles são compactos em tamanho e costumam ser usados ​​para cercas. Esses projetos são considerados a opção mais barata, que ao mesmo tempo permanece confiável.

  • Perfis de aço. As estruturas mais fortes e duráveis ​​que podem suportar qualquer impacto. As cabras de aço durarão várias décadas, o que recuperará seu custo.

A maioria das cabras é feita para cortar madeira redonda. Essas instalações são capazes de suportar cargas pesadas. A próxima opção de classificação é a divisão do equipamento por propósito. Existem três grupos principais aqui, as características de cada um dos quais vale a pena estudar.

Para serrar à mão

É um aparelho simples para serrar madeira, no qual praticamente nada pode ser melhorado. É importante notar que anteriormente duas pessoas serraram madeira com uma serra de duas mãos equipada com dentes grandes. Os chamados operadores controlavam completamente o processo de serrar o material de madeira, fixando sua posição com a mão livre. Se necessário, a pessoa pode aplicar pressão na tora para evitar que a lâmina da serra seja comprimida. Hoje, esses designs não são usados ​​há muito tempo. Eles foram substituídos por opções modernizadas, cujas características distintivas são:

  • a terceira cruz para a conveniência de corte;

  • a possibilidade de realização do processo por um único operador;

  • fixação segura da tora sem a necessidade de mãos.

Além do mais, os cavaletes não são feitos apenas de madeira - o dispositivo é montado em aço laminado, resultando em um produto durável e durável. Em alguns modelos desse tipo, os fabricantes usaram batentes especiais, o que simplificou o procedimento de corte e acelerou o tempo necessário para o trabalho necessário.

Para trabalhar com motosserras

Opção para processar grandes volumes de logs.Nesse caso, o uso de equipamentos portáteis será inviável, por isso, dá-se preferência aos caprinos, que permitem o uso de gasolina e motosserras. Essa abordagem acelera significativamente o processo de obtenção de lenha e reduz os custos físicos.

É interessante que as cabras para equipamentos automatizados praticamente não são semelhantes à versão anterior, apenas o nome foi mantido. Características de design.

  1. Base resistente para máxima estabilidade.

  2. Um par de braços projetados para fixar a tora com segurança.

  3. Serrar fora da estrutura.

O último item é responsável pela funcionalidade da instalação. O único inconveniente é o restante na forma de toras da fileira inferior, que não podem ser cortadas e mantêm o volume original. No entanto, ao trabalhar com um grande fluxo de madeira, esta desvantagem é considerada bastante insignificante.

Os fabricantes produzem diversos modelos de pórticos para trabalhar com serras movidas a eletricidade ou a gasolina. As instalações variam em tamanho. Eles são selecionados com base no comprimento do forno para o qual a madeira se destina.

Dentre as principais vantagens, destacam-se a rápida desmontagem, que acelera significativamente a retirada da madeira acabada.

Recentemente, um modelo de cabra entrou no mercado, proporcionando a oportunidade de acabar com os restos de toras. O fabricante conseguiu este resultado alterando o design, ao qual foram acrescentados apoios transversais. Eles conseguiram providenciar um espaço entre a base e a pilha de lenha. A desvantagem do modelo atualizado é a difícil desmontagem. Portanto, ao escolher uma instalação, vale a pena determinar o que é mais importante - portabilidade ou funcionalidade.

De outros

Além das variações listadas, existem cabras com um design modificado e funcionalidade expandida. Particularmente populares no mercado são os modelos cujo design permite fixar a parte traseira da tora. Estas máquinas são adequadas tanto para serrar manualmente como para trabalhar com serras movidas a eletricidade ou a gasolina.

As cabras industriais estão em segundo lugar. Sua característica é o design mais simplificado, podendo ser facilmente montado e desmontado. Se necessário, você mesmo pode fazer uma instalação semelhante. Para fazer isso, primeiro você precisará remover as dimensões das toras para o forno, a fim de determinar as dimensões ideais das cabras.

Os fabricantes produzem cavaletes dobráveis ​​e não dobráveis, bem como equipamentos pequenos e grandes. Se houver necessidade de serrar lenha, deve-se abordar com cuidado a compra de uma instalação para consertá-la.

Dicas de Seleção

Escolher o equipamento certo para cortar lenha não é tão fácil quanto pode parecer à primeira vista. Ao comprar cabras, os seguintes critérios devem ser considerados.

  1. Crescimento do operador. É importante que seja confortável para ele cortar material de madeira. Se a configuração for muito alta ou, ao contrário, muito baixa, a carga nas costas e nos braços aumentará e o processo ficará mais lento.

  2. As dimensões das cabras. O equipamento deve ser selecionado com base no tamanho do forno. Portanto, vale a pena fazer as medições primeiro.

  3. A resistência e as dimensões da madeira a ser processada. Os parâmetros o ajudarão a escolher o modelo ideal no qual será possível fixar com segurança a placa de madeira para o posterior recebimento da lenha.

  4. Material. Recentemente, a preferência é dada às cabras metálicas de madeira redonda, porém, quando se trabalha com pequenos volumes, pode-se optar por instalações de madeira.

Além disso, você deve prestar atenção ao custo e ao fabricante da máquina de serrar lenha. Antes de comprar, é melhor estudar cuidadosamente as avaliações e as principais características dos modelos que você gosta.

Se desejar, você também pode montar a máquina sozinho. Então, a melhor altura será de 0,9-1,1 m. Essas dimensões evitarão uma carga forte nas costas e nos braços. O processo de arquivamento será rápido e fácil.

Nuances de uso

O corte de madeira com uma serra exigirá o uso de um suporte confiável onde o produto possa ser fixado. Nesse caso, a preferência é dada às cabras, nas quais o material preparado é instalado, fixado e, em seguida, procede-se à serragem.

Antes de começar a usar cabras para serrar lenha, há algumas diretrizes a serem consideradas.

  1. Antes de iniciar o trabalho, verifique a confiabilidade da estrutura. Se até mesmo deformações sutis ou irregularidades forem encontradas em juntas aparafusadas ou outras, é recomendado iniciar imediatamente o reparo das cabras, a fim de reduzir o risco de falha do produto.

  2. Cavaletes de madeira e metal requerem manuseio e proteção regulares. Portanto, estruturas de aço devem ser revestidas com tinta pelo menos uma vez, e estruturas de madeira com impregnações especiais. Se não houver proteção, o metal enferrujará rapidamente e se tornará inutilizável, e a árvore apodrecerá.

  3. A serrar lenha deve ser efectuada com roupa de trabalho fechada, óculos, luvas e máscaras para que a serradura não penetre nas vias respiratórias, olhos ou pele.

  4. O corte de madeira com uma serra de duas mãos padrão exigirá suporte adicional no cavalete. A melhor opção seria fazer um suporte de madeira, que ajudará a fixar tanto a estrutura quanto a própria peça.

  5. Ao usar uma motosserra ou outra opção de ferramenta elétrica, é recomendável fornecer uma superfície firme e resistente no cavalete.

As cabras para serrar madeira têm características próprias. O mercado para esses produtos é representado por uma ampla gama de modelos, que variam em tamanho e são adequados para uso com serras manuais e elétricas ou a gasolina. O bom funcionamento do equipamento e a consideração das recomendações na escolha das cabras irão agilizar e simplificar o corte da lenha.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário