Tudo sobre cortar madeira

Contente
  1. Acessórios necessários
  2. Como cortar madeira corretamente?
  3. Engenharia segura
  4. Possíveis problemas

Cortar lenha é um processo que parecerá difícil para iniciantes. Mas não há segredos especiais nesse assunto, basta preparar o terreno, saber qual a melhor ferramenta para trabalhar e dominar a técnica de colheita de lenha. No artigo, vamos lhe dizer como picar corretamente, quais ferramentas você precisa para isso e quais problemas podem surgir no processo.

Acessórios necessários

O corte da lenha começa com a preparação do local para o trabalho. Escolha uma área com espaço suficiente para as toras se espalharem. Deve ser um local seguro, longe (ou cercado) de animais e outras pessoas. Deve haver espaço livre acima da cabeça para que haja espaço suficiente para o machado girar livremente.

É melhor cortar madeira em solo compactado ou em uma superfície de concreto. Por conveniência, um dispositivo especial é preparado na forma de um cânhamo largo ou um tronco estável até o joelho, a fim de colocar nós para o corte.

A recolha da lenha divide-se em “derrubada” e “divisão”. Para o primeiro processo, um machado afiado comum também é adequado, com o qual você pode remover nós ou cortar uma pequena árvore. Mas para dividir, pegue um cutelo de marreta. Esta ferramenta tem uma lâmina cega e divide os troncos.

Com essa marreta, até tocos impressionantes podem ser quebrados, mas para isso é necessário aplicar força suficiente. Hoje, há modificações leves de tal ferramenta que pode rachar madeira, por exemplo, cutelos "orelhudos".

Eles são mais fáceis de balançar, mas o golpe não sai tão poderoso.

Residentes de verão experientes, via de regra, possuem todos os tipos de ferramentas, e dependendo da espessura da lenha, uma ou outra ferramenta é utilizada. Amostras grandes e ramificadas são processadas com uma ferramenta mais pesada.

Ao escolher um cutelo, a regra básica é que ele seja confortável de segurar e “encoste” com segurança na mão. Para quebrar blocos grossos e volumosos, é melhor pegar uma ferramenta com cabo longo, e um cabo de meio metro de comprimento é adequado para dividir tocos pequenos.

Um proprietário experiente verifica a integridade e estabilidade do cabo antes de dividir.

Para garantir a confiabilidade da fixação de tal cabo, uma cunha de aço é cravada na extremidade da madeira. Tudo deve ser verificado cuidadosamente antes de iniciar o trabalho.

Como cortar madeira corretamente?

Cortar lenha é mais fácil quando tudo é preparado de antemão. Lembre-se de que os troncos secos ou congelados se partem com bastante facilidade e rapidez, e você terá que mexer na madeira recém-cortada. É melhor secar um corte com serra fresco antes de colocá-los em operação.

Selecione o tamanho da alça para facilitar o manuseio com a machadinha. Coloque a tora em uma posição estável, tente colocar o machado entre as fendas. Mas primeiro, tome a posição correta: coloque os pés separados na largura dos ombros e fique no meio do convés (de modo que, após o golpe, o cutelo toque o centro do cânhamo).

No processo, ambas as mãos estão envolvidas: com a esquerda eles seguram a dobra do cabo e com a direita agarram o cabo do machado quase na ponta. Levantando a arma, os braços são esticados e um pouco agachados. Um golpe na fenda é aplicado com aceleração, movendo a mão direita ligeiramente para a frente.

Nem sempre é possível dividir o log imediatamente. Neste caso, sacudindo para cima e para baixo, retire a marreta. O segundo golpe cai no mesmo lugar que o primeiro. A machadinha é levantada bem acima da cabeça e com força é abaixada bruscamente.

A ação é repetida até que a madeira se divida em duas. Use a técnica de três golpes para dividir blocos de madeira resistentes:

  • mire no centro pela primeira vez;
  • no segundo, acerte o lugar mais distante;
  • com o terceiro golpe, "arremate" um coto forte na parte mais próxima.

Os tocos volumosos são fendidos da seguinte forma: pequenos troncos começam a “arrancar” das bordas, deslocando-se gradualmente para a parte central da madeira. Às vezes, um machado cravado em um toco é usado como cunha, atingindo-o com uma marreta.

Se o machado estiver preso em um pequeno tronco, ele é levantado, virado e atingido com a coronha no convés - isso geralmente é fácil para o artesão lidar com isso. Para iniciantes, é melhor não arriscar e extrair o machado usando os métodos descritos acima.

Ao cortar lenha, não há necessidade de pressa; cada ação deve ser deliberada. Se não da primeira vez, então a partir da segunda ou terceira vez começará a vir a experiência de como fazer da maneira correta e melhor. Com o tempo, em um nível intuitivo, você começará a entender com que força precisa acertar o cânhamo para parti-lo.

Você também pode cortar madeira de forma mecanizada. Para fazer isso, você precisa de um aparelho que funcione com eletricidade. Essa unidade pode ser comprada ou montada por conta própria - para os artesãos, é tão fácil quanto descascar peras. Facilita o processo de divisão, não exige muita diligência e esforço do lenhador, mas o cumprimento das regras de segurança é uma condição importante em qualquer caso.

Engenharia segura

Cortar lenha pode ser uma atividade divertida e até de jogo, mas não se esqueça da observância das precauções de segurança. Em primeiro lugar, são necessárias precauções para não prejudicar outras pessoas ou animais - durante o corte da lenha, lascas voam o tempo todo.

Peça a outras pessoas que saiam do local onde você planeja trabalhar. Se você planeja esfaquear em um celeiro ou sob um dossel, a altura do teto deve corresponder ao seu movimento para cima (braços estendidos + comprimento do machado).

Não negligencie o equipamento de proteção individual: trabalhar com luvas (você pode usar luvas antiderrapantes duráveis); óculos de proteção para os olhos, roupas justas e sapatos resistentes com sola estável - tudo isso protege contra calosidades, outras lesões indesejáveis ​​no corpo e protege a visão.

Para ter certeza de que o cabo está bem preso, molhe a ponta na água no dia anterior, para que um pouco da madeira também fique molhada (você pode fazer esse "banho" por vários dias). A alça inchada na parte inferior fixará firmemente a folha de metal.

Este método é usado apenas para cabos de madeira. Para plástico ou metal, tal procedimento é inútil - antes do trabalho, neste caso, examine cuidadosamente o instrumento. Se um defeito for encontrado, a situação é corrigida manualmente ou a estrutura é substituída.

Possíveis problemas

É melhor preparar as toras com antecedência, especialmente se você tiver que cortar tocos grandes. Recomenda-se secar primeiro a madeira fresca, caso contrário terá de mexer mais tempo: a madeira crua não é tão maleável como a seca ou ligeiramente congelada.

Para não se cansar rapidamente e não perder a força, não corte com golpes largos, é melhor baixar o machado bruscamente, usando o peso da arma. Você não precisa dividir o nó com um cutelo, ele pode ficar preso com força ou voar. É melhor usar um machado afiado para remover os nós.

Não é recomendado cortar lenha perto de janelas, carros e outros obstáculos que possam "sofrer" com lascas ou a própria madeira.

Os pedaços de madeira podem voar para longe do cutelo, então deve haver espaço livre pelo menos dentro de um raio de três metros a partir do ponto de divisão.

Lenhadores inexperientes podem ser guiados por longas distâncias. Os iniciantes precisam seguir outra regra para a segurança pessoal: espalhar estritamente os pés na largura dos ombros. Nesta posição, se o machado saltar das mãos, não machucará as pernas.

O machado pode ficar preso na tora - este é outro problema que o lenhador pode enfrentar. Em tal situação, você precisará de uma cunha de divisão que, ao golpear, é inserida ao lado do instrumento preso. Normalmente esta técnica "salva" o implemento, mas às vezes é preciso levar uma serra para recuperá-lo.

Se a lenha for cortada em um dispositivo mecânico, não é necessário trabalhar com luvas: a parte afiada pode "agarrá-las" acidentalmente. Para evitar acidentes, é melhor usar luvas que se ajustem confortavelmente aos dedos. O mesmo se aplica à roupa: não deve ser "totalmente aberta", mas presa.

Quando você começar a cortar toras, não se apresse em preparar muita lenha de uma vez. Um registro quantitativo, neste caso, é inadequado, você pode ter dores musculares e calosidades nas mãos - você precisa se acostumar com o processo aos poucos.

A propósito, a lenha picada não é recomendada para ser imediatamente dobrada em uma pilha de lenha. Eles devem ter tempo para secar (mesmo que não estejam úmidos ao se partir). Em um dia de sol forte, eles são deixados diretamente ao ar livre, se o tempo piorar, é melhor cobri-lo com uma lona.

E para que um aguaceiro inesperado não apanha de surpresa, é melhor deixar imediatamente a madeira cortada debaixo de uma cobertura durante vários dias e depois colocá-la numa pilha de lenha - para que possam repousar durante um período bastante longo sem perda de qualidade.

Se foi cortada lenha completamente nova ou se não foi possível secá-la, é melhor usar esses galhos somente depois de um ano., caso contrário, eles se acenderão mal e arderão mais do que queimarão, e será difícil atingir a temperatura desejada.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário