Que tipos de lenha existem e quais são melhores para escolher?
É útil para os residentes de casas particulares saberem o que é lenha. Vale a pena entender o que é melhor escolher: lascado ou serrado e por quê. É aconselhável saber com antecedência tudo sobre o calor específico de combustão e outros parâmetros do pinheiro e do abeto, outras lenha.
Um tópico à parte é o preparo da lenha para o fogão e a defumação, em redes e sacos.
Especificações
Escolher lenha picada não é tão fácil quanto pode parecer. Eles têm várias propriedades importantes a serem levadas em consideração. Uma propriedade muito importante é o tamanho dos logs. Em primeiro lugar, esse é o comprimento deles. Amostras muito longas podem simplesmente não caber na lareira ou ser inconvenientes para armazenar. No entanto, mesmo os muito curtos dificilmente agradam as pessoas.
Verdade, no entanto, a lenha geralmente não é comprada por causa de seu tamanho (esta é apenas uma característica auxiliar). É muito mais importante prestar atenção ao calor específico de combustão da madeira. É definido como a liberação total de calor quando 1 kg de uma substância é queimado. Este indicador é medido em megajoules por quilograma (MJ por 1 kg). Para a lenha de bétula seca ou aspen da melhor qualidade, é 15 MJ, que corresponde aproximadamente à lenha e duas vezes mais ruim que a antracita de boa qualidade.
A proporção de cinzas em qualquer tipo de madeira é quase a mesma. É apenas cerca de 1%. Essa pequena gradação pode ser completamente negligenciada, a menos que estejamos falando sobre algum tipo de pesquisa especializada em laboratório. Mas quando a madeira queima, a umidade também evapora. Quanto mais é, menor é o valor calorífico real da madeira e pior é a sua adequação como combustível.
Em casos difíceis, não é possível acender lenha. É por isso que a madeira recém-cortada não é adequada para aquecimento. Após secagem prolongada ao ar livre, a umidade pode ser reduzida para 12%. A umidade também afeta a densidade da madeira. Mas a própria densidade pode diferir até mesmo dentro da mesma rocha (em matéria seca).
É por isso que os spreads ou informações médias geralmente são fornecidos em tabelas.
Visualizações
A lenha é diferente. Vamos ver como eles podem diferir um do outro.
Por método de aquisição
Em residências, é comum encontrar lenha cortada com machado. Esse combustível é bastante conveniente e confortável. O volume é calculado em metros cúbicos. Em grandes empresas, a lenha serrada também é frequentemente colhida. Em alguns casos, a compra acaba sendo mais lucrativa.
A madeira prensada é mais comumente conhecida como briquetes de combustível. Em termos de propriedades, estão mais próximos do carvão.
O combustível briquetado é gerado principalmente a partir de resíduos de madeira.
Nós estamos falando sobre:
- serragem;
- Poeira de madeira;
- aparas de madeira;
- galhos;
- sai;
- palha que sobra após a colheita;
- cascas de nozes;
- turfa.
A queima de briquetes não causa impactos negativos acentuados. Nesse caso, nenhuma substância tóxica é liberada. A compactação dos resíduos é realizada após a triagem e sempre em estado aquecido. Esta abordagem minimiza o teor de umidade. É mais fácil armazenar madeira euro do que madeira normal, além disso, são compactas.
Eles queimam uniformemente e muito bem. Não há fogo fumegante. A proporção de cinzas é muito menor do que o normal. As desvantagens do eurodrive são:
- início de combustão muito longo, associado apenas à compactação;
- o aparecimento de odores estranhos (dependendo das matérias-primas utilizadas);
- depois de quebrar a integridade do pacote, a lenha prensada pode facilmente ficar úmida;
- os briquetes podem facilmente quebrar mesmo com o estresse mecânico fraco;
- o sabor específico de toras de torresmo.
Como já foi dito, a lenha crua não pode ser usada categoricamente. No entanto, o material de madeira seca é feito de várias maneiras. Em primeiro lugar, é obtido por secagem atmosférica ou em câmara. A secagem permite obter um teor de umidade uniforme em todo o volume. O teor total de água também é menor, o que, junto com o aumento da dissipação de calor, elimina pragas e reduz o risco de apodrecimento.
Muitos fabricantes (e fornecedores) vendem lenha seca em câmara a um preço mais alto.
A madeira seca ao ar é visivelmente mais leve do que a madeira maciça crua. É mais fácil transportar. Mas você precisa entender que a diferença de umidade entre a câmara e a secagem atmosférica não é tão significativa em muitos casos. Essa diferença se justifica principalmente onde uma alta temperatura de combustão é crítica, ou seja, em fornos industriais especiais. Além disso, uma solução semelhante é praticada para economizar tempo. Mas se você comprar combustível para sua casa, você pode levá-lo com segurança seco ao ar.
Embalando
Tradicionalmente, os logs são enviados em massa, mas isso nem sempre é justificado. Existem outras opções de envio. O empacotamento líquido envolve a classificação manual da madeira e a seleção dos melhores espécimes, que são uniformes e têm uma boa aparência. Existem algumas ofertas com o envio de contêineres líquidos. A lenha também pode ser enviada em maços.
O método manual significa apertar os feixes com uma fita de propileno. Em vez disso, uma corda ou fio grosso feito de materiais sintéticos pode ser usado. Os elementos de bloqueio em metal ou plástico permitem evitar o derramamento. Alças especiais são fornecidas para facilitar o transporte. A embalagem em pacotes pode ser feita usando linhas mecanizadas especiais. Pequenas quantidades de lenha também podem ser transportadas em sacos.
Espécies de madeira para a preparação de lenha
Para fins de colheita, você pode usar vários tipos comuns de madeira.
Coníferas
Essa madeira tem seus prós e contras. Ela é capaz de estourar, o que cria um sabor extraordinário em lareiras e fogões. Faíscas brilhantes também contribuem para esse efeito. Muito calor é liberado. É verdade que a madeira de coníferas queima rapidamente e as faíscas que escapam podem causar um incêndio.
Em parte, essas desvantagens são compensadas por um aroma agradável de pinho. A lenha de abeto não emite tanto calor quanto a lenha de pinheiro, e isso também deve ser levado em consideração. Além disso, a madeira de coníferas queima com a liberação de grandes volumes de fuligem e fuligem, que se depositarão nas paredes de fogões, lareiras, canos e chaminés.
O larício raramente é usado. Não só é caro, mas também pode emitir quantidades significativas de monóxido de carbono.
Caduca
Entre as lenha utilizada no dia a dia, a lenha de carvalho é considerada a mais quente, sendo particularmente durável e densa. No entanto, o velho carvalho queima muito mais fraco e não emite tanto calor quanto gostaríamos. Não leva esse primeiro lugar entre outras opções. Portanto, a madeira de bétula está em primeiro lugar na realidade. É fácil de acender, mas vai queimar por muito tempo, dando uma chama uniforme e graciosa.
As faíscas dificilmente se destacam. O aroma da madeira de bétula queimando é muito agradável. É usado até em saunas devido ao seu efeito curativo. Mas a bétula contém muito alcatrão, que já é prejudicial à saúde. No entanto, praticidade e baixo custo justificam plenamente a popularidade de tal árvore.
A lenha de amieiro acende rapidamente e fornece um calor considerável. Quase não emitem fumaça e podem ser queimados por muito tempo. O perfume de amieiro é popular com muitas pessoas. As próprias toras são lindas. Mas o custo de um amieiro prejudica muito suas perspectivas.
A madeira frutífera é geralmente considerada elite, incluindo aquelas obtidas da macieira. Você pode encontrá-los à venda apenas periodicamente.Em termos de valor calórico, a macieira fica atrás apenas do carvalho jovem.
Um tempo de gravação mais longo significa que menos logs são adicionados. Eles não vão fumar, além disso, eles vão queimar uniformemente.
A lenha tília também pertence ao grupo de elite. Nem todos os fornecedores estão dispostos a vender esse material de madeira. É muito difícil iluminar uma tília. Não queima por muito tempo. No entanto, esses problemas são compensados por:
- aroma atraente;
- bela queima;
- falta de crepitação e faíscas.
O choupo raramente é usado. Tem apenas uma vantagem - um preço acessível. A lenha de choupo queima instantaneamente. Eles são adequados para um acionamento rápido, mas não mais. A lenha de cereja de pássaro ou de freixo da montanha é necessária principalmente para cozinhar. Eles são usados no aquecimento apenas quando não há mais nada. Ou usado como resíduo de arbustos derrubados.
Aspen é freqüentemente usado para aquecimento. Permite limpar a fuligem das chaminés e evitar a acumulação excessiva de fuligem. A madeira de Aspen apodrece um pouco e, quando seca, não racha. Eles podem ser usados para acender os gravetos principais. Junto com a mesma bétula, o álamo fornece boa produção de calor.
Qual é melhor escolher?
Para aquecimento em uma casa particular com fogão, você precisa se concentrar na lenha com:
- aumento da inflamabilidade;
- aumento da transferência de calor;
- baixa formação de cinzas;
- produção de fumaça baixa a moderada.
No entanto, na realidade, só podemos falar sobre um certo equilíbrio dessas propriedades. Esses parâmetros são determinados não apenas por um tipo de lenha (cujas propriedades são descritas acima), mas também por seu estado real. Em qualquer caso, o combustível deve estar o mais seco possível.
A umidade não pode exceder 25% e, idealmente, deve ser no máximo 15%. Somente nesta variante a formação de excesso de fuligem e nuvens de fumaça espessa é excluída, e a transferência de calor efetiva é garantida.
Os óleos essenciais da madeira de coníferas a tornam mais preferível para banhos e saunas. Para fumagem e churrasqueira, a lenha de árvores frutíferas e arbustos frutíferos é mais rentável. E para uma lareira decorativa, é melhor escolher aquelas pedras que estalam. É verdade que faíscas podem causar incêndio, mas basta lembrar sobre elas. Toras pré-cortadas são mais caras do que toras não cortadas, mas economizam tempo e esforço, então essa é uma questão de prioridades.
Uma árvore de torresmo não serve para churrasco. A ingestão de carvão dificilmente agradará a ninguém. Portanto, todas as coníferas são categoricamente inaceitáveis. Recomenda-se a escolha da queima homogênea da massa seca. Às vezes, experimentos são realizados com a seleção de madeira para um tipo específico de carne cozida. Naturalmente, o combustível deve ser amigo do ambiente, sem tratamento com quaisquer substâncias estranhas.
Como preparar?
Vários ramos para o fogo podem ser obtidos com um machado normal. Mas se a lenha é cozida para o fogão por muito tempo, você precisa ser mais responsável. Em alguns casos, uma ferramenta especial ajuda - um dispositivo de fábrica ou feito à mão para rachar lenha. Divisores mecânicos de madeira são adequados para pequenos volumes.
Modelos com mola são melhores no sentido de que permitem que você gaste menos energia. Um aparelho vertical inercial também pode ser feito. Também é permitido cortar troncos com motosserra. Ao mesmo tempo, as medidas de segurança padrão são observadas.
Independentemente das ferramentas utilizadas, a lenha autopreparada normalmente seca ao ar por cerca de um ano.
A contratação pode ser realizada em qualquer época do ano. Mas é melhor fazer isso no final do outono e nos primeiros dias de inverno. É inaceitável cortar ou serrar madeira com tempo chuvoso. Quando as árvores e arbustos perdem as folhas, a quantidade de umidade neles é mínima. A vantagem do abate de inverno é uma divisão mais fácil.
A quantidade necessária de preparação para o inverno
Quanto maior a dissipação de calor, menos madeira é necessária. As espécies mais lucrativas são o carvalho, a faia e a bétula. O cálculo da demanda de calor leva em consideração não só a área, mas também a altura das instalações. A eficiência da tecnologia de aquecimento também é levada em consideração. Os fornos são menos eficientes do que as caldeiras de pirólise.
Quanto mais ao norte da área, mais longa será a estação de aquecimento. No sul da Rússia, dura 3 ou 4 meses. Na latitude de Vologda ou em algum lugar em Krasnoyarsk, a casa terá que ser aquecida por 6 a 7 meses. Normalmente, você precisa planejar o fluxo com uma margem para o início do outono e uma longa primavera. É melhor deixar um suprimento de madeira para a próxima estação do que sofrer com o frio.
Normalmente, 1 m3 de lenha é gasto para cada 10 quadrados. Além da reserva (cerca de 20%) para várias surpresas e para o banho, nada mais é necessário. Ao combinar lenha com carvão, pode-se esperar que 5 metros cúbicos sejam suficientes para uma moradia de 50 metros no inverno. Outro cubo 0,5-0,75 deve ser alocado para o banho.
Novamente, esses são apenas números iniciais e é melhor fazer alguma reserva.
Como armazenar?
Um lugar no campo para lenha é feito na forma de uma pilha de lenha sob uma cobertura. Colocá-los no chão dificilmente vale a pena. As pilhas de madeira temporárias são mantidas em placas de madeira ou contraplacado. Equipamento permanente sobre uma base de tijolos e outros materiais. Será muito mais fácil preencher a superfície com cimento.
Onde eles moram permanentemente, é necessário armazenar lenha em uma tora de madeira. O telhado nele deve ser equipado. Caso contrário, mesmo envolvendo a pilha de lenha com várias camadas de polietileno não protegerá da água (especialmente porque será inconveniente usá-la). Um dossel bem executado permite decorar o território. Ao empilhar lenha, é imprescindível manter os espaços entre as fileiras para que o ar possa passar.
Raças diferentes precisam ser armazenadas separadamente. Cada um deles deve ser de livre acesso. Uma opção mais culta é usar gavetas ou estantes especiais. Eles geralmente são alojados em quartos separados.
As paredes devem ser impregnadas com compostos refratários e as instalações devem ser ventiladas.
O comentário foi enviado com sucesso.