Como preparar lenha?
Ao colher lenha, você deve levar em consideração uma variedade de nuances: quantidade, época de colheita, lado legal. Além disso, vale a pena se familiarizar com o preparo adequado da lenha.
Contando a quantidade de lenha para o inverno
A maior parte do nosso país está localizada em latitudes onde os invernos são rigorosos e sem aquecimento é impossível sobreviver à estação fria. Apesar da proliferação de opções de gás e eletricidade para sistemas de aquecimento, ainda existem muitas áreas onde fogões e lareiras ainda são usados no setor privado. Mesmo o uso de carvão como principal combustível torna impossível passar sem lenha.
Quem há muito tempo coleta lenha para suas próprias necessidades sabe como esse processo é trabalhoso, com muitas nuances.
Para quem não está familiarizado com tal evento, deve-se esclarecer: é necessário não só determinar a quantidade necessária de material, ferramenta, mas também redigir a documentação legalmente correta.
Ao calcular a quantidade necessária de matéria-prima, vários fatores são levados em consideração.
- Umidade da madeira. Quanto maior o teor de umidade da matéria-prima, menor será a transferência de calor. A madeira crua queima mal, emite mais fumaça e produz menos calor. A lenha torna-se realmente de alta qualidade apenas um ano após a colheita.
- Variedade de madeira. As madeiras maciças são consideradas ideais em termos de transferência de calor, queimando por mais tempo e com mais calor. Estes incluem carvalho, faia, bétula. O pinho e o álamo tremedor têm uma densidade mais baixa, então a transferência de calor é menor e a lenha queima mais rápido. Essas rochas são boas para acender carvão, mas se os fogões são a lenha, então eles escolhem variedades duras.
- O volume total da sala aquecida. Ao fazer o cálculo, leve em consideração a altura e a quadratura dos cômodos. Quanto mais altos os números, mais combustível será necessário.
- Eficiência do sistema de aquecimento. Como você sabe, é sempre diferente para designs diferentes. Portanto, uma lareira aberta tem uma eficiência menor do que um fogão russo, e seu coeficiente é significativamente inferior aos valores de um fogão holandês. A eficiência do forno sueco atinge 35–45%. Não se esqueça da perda de calor da casa - uma casa fria requer mais lenha do que um edifício isolado de acordo com os códigos de construção.
- A duração da estação de aquecimento. Se nas regiões do sul os invernos são quentes, amenos e duram apenas 3-4 meses, nas regiões do norte os fogões são aquecidos por 6-7 meses. Consequentemente, a quantidade de lenha necessária para a sala da caldeira é completamente diferente.
Você pode fazer com mais facilidade e saber quanta lenha é colhida para aquecimento pelos vizinhos em casas desse tipo para o inverno, ou consultar os antigos proprietários se a casa não for nova.
O lado legal da questão
De acordo com o Regulamento Florestal, apenas o corte para o qual foi celebrado um contrato de arrendamento florestal pode ser considerado legal. É este documento que dá direito a serrar e transportar madeira. Como regra, para tais fins, apenas o corte seletivo é permitido, o corte raso é extremamente raro: se a área de floresta estiver em estado de floresta madura ou sobrematura.
As licenças para a aquisição de lenha e a alocação da parcela são emitidas pela silvicultura. Cada local recebe um número, que também indica as árvores a serem cortadas. Comprando o lote total ou parcialmente, o madeireiro fica privado da oportunidade de escolha - a divisão e a delimitação são feitas pelas forças da silvicultura. Sem licença, é permitida a colheita de mato, que é considerada madeira queimada com diâmetro não superior a 40 mm. Mesmo a exportação não autorizada de vento ou madeira morta é considerada ilegal.
Por tais ações, o autor será punido com multa e confisco dos instrumentos. O valor da multa prevê a indenização pelos danos causados, sendo que o quebra-vento e a madeira morta serão avaliados ao custo da madeira comercial, multa por extração ilegal e acrescido do preço da ferramenta apreendida.
Assim, no final, o objeto será forçado a se desfazer de uma quantia muitas vezes superior ao preço que teria gasto na compra de lenha.
Tempo de colheita de lenha
A autocultura de lenha é realizada durante todo o ano, exceto na época em que as estradas se tornam intransitáveis. O processo consiste em várias etapas: corte de uma árvore, serragem em pedaços, remoção e posterior corte em toras. Depois disso, a lenha é colocada para a secagem e armazenamento, sendo importante garantir as condições ideais para obter uma boa qualidade.
A época ideal para o trabalho de aquisição é considerada o início do inverno ou o final do outono. O tempo chuvoso não favorece a secagem da madeira, que absorve o excesso de umidade.
Momento adequado para colher lenha:
- a queda das folhas terminou e as árvores ficaram nuas;
- o fluxo de seiva é interrompido e o teor de umidade da madeira é reduzido;
- o início da primeira geada, o que facilita o corte da lenha.
A madeira colhida na floresta precisará ser retirada, para isso você pode usar caminhões e até transportá-la em um minitrator.
Seria mais razoável estocar lenha para o próximo ano para que as toras adquirissem as qualidades ideais de combustível. Isso é especialmente verdadeiro na aldeia, onde fogões a lenha são usados com mais frequência.
Ferramentas necessárias
Serras manuais para colheita de madeira são coisa do passado devido à baixa produtividade e aos altos custos de mão de obra. Foram substituídos por ferramentas modernas com alta eficiência, eficientes e confortáveis no trabalho, garantindo a rapidez e qualidade da peça.
- Serra elétrica. É uma ferramenta do tipo corrente, acionada por um motor elétrico alimentado da rede elétrica. Na floresta, essa ferramenta é irrelevante, mas em casa é muito comum. É caracterizada por um custo inferior ao das motosserras.
- Motosserra. A ferramenta de corrente, movida por um motor de combustão interna, funciona com gasolina e é usada para derrubar árvores e serrar toras redondas. Com a ajuda de uma serra elétrica, cortam pontas com fibras de madeira muito retorcidas que não podem ser dissolvidas com um cutelo. Motosserras diferem em categorias: doméstica, semiprofissional, profissional. A serra a ser escolhida depende muito do uso pretendido. Para uma única utilização, uma serra doméstica é bastante adequada. Quem se dedica à preparação de lenha de forma profissional prefere uma ferramenta profissional ou semiprofissional.
- Cleaver. Este é um tipo de machado que tem uma lâmina em forma de V pesada e espessa, um cabo mais longo e poderoso. O cutelo corta as fibras de madeira com muito mais facilidade, é mais eficiente no trabalho com rochas resinosas e duras, bem como no processamento de calços de grande diâmetro.
- Divisor de madeira. O dispositivo para dissolução automática de madeira em toras. É subdividido em estruturas com alimentação vertical e horizontal de calços para um bico especial. Na maioria das vezes, a última ferramenta é usada por aqueles que vendem lenha picada pronta. Machados e cutelos são usados em quintais, onde as costeletas são divididas diretamente em toras.
Regras de trabalho
A autopreparação da lenha envolve a passagem por várias etapas, a inicial delas é o registro legal do evento e a obtenção de um pacote de documentos de autorização. Em seguida, trabalha-se diretamente com madeira.
- Lista. No lote selecionado, a madeira marcada é cortada, destinada à colheita. A ocupação é bastante perigosa, especialmente para companheiros inexperientes. É necessário conhecimento da sequência do processo e máxima aderência aos cuidados de segurança, uma vez que os acidentes acontecem até mesmo entre "silvicultores" experientes. Especialistas experientes, que trabalham há muito tempo nesta área, devem mostrar como cortar "chicotes" corretamente.
- Serrar. O processo envolve a limpeza do tronco de galhos e galhos, cortando o balan (chicote) em partes de um determinado comprimento. Este evento é realizado principalmente no terreno, quando blocos de madeira prontos são retirados da floresta. No final dos trabalhos de aquisição, é realizada uma limpeza obrigatória do local.
- Kolka. Normalmente, a madeira colhida é mantida por vários dias antes de começarem a cortar lenha. Isso não se aplica à bétula, que geralmente é picada o mais rápido possível. Tem a propriedade de "vaporizar" em climas quentes, após o que o seu processamento se torna muito mais difícil.
A última etapa é a organização da correta secagem e armazenamento das toras. Se o tempo estiver bom, a melhor opção seria deixar a lenha picada na pilha por um tempo. Desta forma, são mais bem ventilados e secos.
Armazenamento de lenha
As lâminas de madeira lascada são instaladas de forma que o ar circule livremente entre elas, retirando o excesso de umidade. Em tempo de chuva, é melhor cobrir a parte superior com um pano protetor à prova d'água. Em seguida, as toras são armazenadas em pilhas de lenha, local para o qual é equipado em salas especiais - galpões de lenha. Pode ser apenas um dossel. Os zelosos proprietários, cuja lenha é colhida há mais de um ano, colocam pilhas de lenha mesmo ao ar livre. Madeira bem seca não tem medo de chuva e neve. A única desvantagem desta solução: a difícil abordagem a eles no inverno.
Quem pretende colher lenha de forma profissional deve estar ciente de que, para isso, terá de se registar como empresário privado e pagar impostos sobre os rendimentos auferidos.
O comentário foi enviado com sucesso.