Lenha de carvalho

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Quanto pesa um cubo?
  3. Como escolher?
  4. Como preparar?
  5. Como usar?

A lenha de carvalho não é comumente usada, mas os consumidores devem saber mais sobre a lenha de carvalho. É necessário analisar suas vantagens e desvantagens. Das propriedades práticas, deve-se observar a temperatura de combustão da madeira picada e quanto pesa 1 metro cúbico.

Vantagens e desvantagens

A madeira de carvalho picada tem uma alta temperatura de combustão e uma significativa transferência de calor. A combustão é muito demorada. Você pode armazenar madeira de carvalho por um longo tempo. A excelente dissipação de calor se deve à considerável espessura das fibras. Quando queimam, a reação oxidativa é violenta. A combustão é irregular. A chama vai se apagar. No entanto, depois de algum tempo, ele se inflamará com vigor renovado.

A madeira jovem de carvalho não dá muito calor. Se você usar madeira muito velha, vai aparecer muita fumaça e fuligem; portanto, você terá que selecionar a madeira com muito cuidado e não será barata.

Quanto pesa um cubo?

A madeira de carvalho é muito densa. Peso de carregamento 1 m3 - 470 kg. Para a popular lenha de bétula, esse valor é de 450 kg, e para o pinheiro, apenas 360 kg. Mas, na prática, o teor de umidade do combustível e a forma como ele é empilhado são de grande importância. Em qualquer caso, devido ao tamanho menor, a lenha picada é mais densa - tanto na carroceria quanto no depósito há mais lenha do que toras redondas.

Peso 1 filhote. m de carvalho é:

  • em uma umidade de 15% - 700 kg;
  • em uma umidade de 100% - 1160 kg;
  • com um conteúdo de 40% de água - 820 kg;
  • com uma saturação de umidade de 50% - 870 kg;
  • com 80% de umidade - 1050 kg;
  • fresco (70%) - 990 kg;
  • com um teor de umidade de 60% - 930 kg;
  • se a concentração de água for 25% - 740 kg;
  • para carvalho com um teor de umidade de 30% - 760 e com um teor de umidade de 20% - 720 kg.

Como escolher?

Você não pode se limitar à recomendação geral de escolher a lenha mais seca. Sim, eles são melhores para manusear e queimar com mais eficiência. No entanto, a madeira de carvalho picada terá que ser selecionada com mais cuidado. Precisamos ver se a crosta cai com muita facilidade. Isso geralmente indica um armazenamento excessivamente longo no depósito. Um bom tronco não tem áreas de fungos. Qualquer deterioração também é inaceitável.

Quanto mais curta for a madeira, melhor. Com um comprimento de até 350 mm, é quase garantido que sequem, mesmo se o verão for relativamente úmido. Boa madeira de carvalho para aquecimento tem pelo menos 80 anos. Os carvalhos muito jovens fornecem combustível insuficiente. Será difícil acender e queimar muito lentamente. Quando queimada, essa madeira exala um cheiro azedo.

A madeira de carvalho excessivamente velha exala um cheiro desagradável a queimado. A formação excessiva de fuligem e cinzas também não será muito agradável.

Como preparar?

O ideal para dividir a madeira de carvalho é cortar as toras pelo centro. Em vez de um machado, é mais correto usar uma combinação de uma marreta e cunhas. Será preferível cortar a madeira em comprimentos menores de antemão. Tanto ao serrar quanto ao dividir, é necessário obter a borda mais uniforme. Não só é mais conveniente e permite que você coloque lenha de maneira compacta, mas também mais seguro - há menos chance de estilhaços. A altura do convés deve ser moderadamente alta. Caso contrário, as cunhas ou o cutelo podem ricochetear. Dividir no solo, concreto ou asfalto não é apenas perigoso, mas totalmente cansativo. Se possível, o corte deve ser feito em clima gelado.

Existem mais algumas recomendações:

  • use roupas confortáveis ​​e bem fechadas ao cortar e transportar lenha;
  • coloque a pilha de madeira não no chão, mas em um piso de madeira ou compensado;
  • usar métodos de empilhamento, gaiola ou de colocação circular;
  • aplique um dossel ou lona;
  • excluir a mistura (colocação em uma pilha de lenha) velha e nova, lenha de alta qualidade e mofada;
  • madeira seca em dias quentes sob toldos ou em salas bem ventiladas.

Como usar?

O alto poder calorífico possibilita o uso de madeira de carvalho para o aquecimento de fogões convencionais. Eles são amigos do ambiente. Eles podem ser usados ​​para aquecer uma sauna, e isso é até bem-vindo, porque um carvalho em chamas exala um aroma único. Ele está associado à atmosfera de uma floresta intocada. Além de uma experiência agradável, as substâncias aromáticas:

  • alivie a condição com um resfriado;
  • ajuda a combater a tosse;
  • melhorar o trabalho do sistema respiratório;
  • afetar positivamente a condição de pessoas que sofrem de hipertensão e outras doenças cardiovasculares.

Claro, tudo isso não pode substituir um tratamento completo. Mas como medida auxiliar, aplicada com cautela, funciona bem. As lareiras também podem ser alimentadas com carvalho. Esta madeira, pelo seu aroma agradável, é também adequada para churrasco.

Quanto aos fogões ou banheiras comuns, é escolhido um arranjo de meia-idade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário