O que é o alburno e para que é utilizado?
O alburno é a camada externa de uma árvore. É uma camada especial separada que fornece à planta nutrientes e a quantidade necessária de líquido. Difere em um tom claro. Vale a pena considerar com mais detalhes qual é a peculiaridade do alburno e onde ele é utilizado.
O que é isso?
Antes de descobrir qual é a função do alburno, você deve estudar cuidadosamente a estrutura geral da árvore.
- Essencial... É formado no caule de uma árvore como resultado da morte das células da madeira, tem uma tonalidade predominantemente marrom escura. É fácil distinguir o kernel de outros componentes.
- Câmbio... Uma camada especial de células ativas que fornece um aumento oportuno na espessura do tronco. É pelo câmbio que se determina a idade da raça, e não pelo miolo, como muitos acreditam. Além disso, este elemento de madeira é responsável pelo crescimento dos anéis das árvores.
- A parte do bastão. Um condutor de nutrientes orgânicos produzidos pelas folhas. A partir deles, eles se movem ao longo da parte da fibra para o sistema radicular. Localizado dentro do porta-malas.
- Latido... Localizada externamente, é a pele de uma árvore - uma camada dura localizada externamente. Fornece forte proteção do barril de influências mecânicas, climáticas e outras influências naturais.
Agora você pode considerar o que é o alburno. É um elemento de madeira projetado para transferir nutrientes e fluidos da raiz para a copa. O alburno parece mais claro em comparação com a tonalidade da amêndoa, possui baixa resistência mecânica. Este último se deve à grande quantidade de água. E também o alburno é menos resistente à formação de fungos e danos causados por insetos em comparação com o mesmo kernel ou madeira madura.
Vale ressaltar que algumas árvores, em princípio, carecem de miolo, e a madeira, por exemplo, bétula e choupo, é constituída inteiramente de alburno.
É uma demanda tanto na indústria quanto na economia. Anteriormente, era colhido em grandes quantidades para embarque para a Sibéria, o que é confirmado por diversos autores.
Propriedades gerais do alburno:
- uma grande quantidade de água em comparação com outras camadas de madeira;
- indicadores baixos de densidade e força;
- instabilidade a danos mecânicos e químicos;
- suscetibilidade a ataques de insetos;
- liberação rápida de umidade em caso de secagem;
- alto nível de retração.
Vários fatores afetam o crescimento ativo da vegetação rasteira, como também é chamada esta parte da árvore. O tipo, a idade e a qualidade da madeira são fundamentais. As árvores jovens têm apenas uma camada de alburno, que aumenta de largura à medida que a árvore cresce. Em espécies maduras, a camada de alburno tem até 50% de espessura, mas em algumas árvores não ultrapassa 25%. O larício é uma dessas árvores.
Como já observado, na bétula e no álamo, o alburno ocupa todo o tronco da árvore, impedindo a formação do miolo. O carvalho também tem esse elemento, mas sua resistência é tão baixa que o alburno dessa espécie não é particularmente valioso.
O mesmo não pode ser dito sobre o núcleo. No carvalho, o núcleo é utilizado em diversos trabalhos de carpintaria na fabricação de móveis resistentes e duráveis.
O subcórtex é muito mais fraco do que o núcleo e também é biologicamente instável. No entanto, é mais fácil tratar com anti-sépticos e outras soluções que podem melhorar as propriedades iniciais do elemento.
Visualizações
Existem inúmeras espécies de árvores, mas tudo pode ser dividido em vários tipos.
- Som... Esta categoria inclui rochas com núcleo pronunciado. A presença de um grão pode ser determinada pela cor escura da madeira no momento do corte. O grupo inclui árvores conhecidas como lariço, carvalho, maçã. E também espécies de pinheiros podem ser atribuídas aqui.
- Alburno. É fácil adivinhar que essas raças não têm núcleo algum e representam um acúmulo de microorganismos vivos. A madeira interior apresenta uma tonalidade bastante clara. Bordo, pera, tília e, claro, bétula são representantes de destaque na categoria.
- Raça amadeirada madura. A diferença nessa categoria é a cor da camada de nutrientes, que pode ser confundida com a cor do grão. O material mais procurado devido à sua alta confiabilidade. O representante do grupo é uma faia recém-cortada.
O segundo e o terceiro grupos são capazes de formar um núcleo falso. No entanto, essa madeira não se distingue pela durabilidade, o que não se pode dizer, por exemplo, do pinho. É possível identificar o alburno por uma tonalidade clara não uniforme, bem como por formas difusas devido à estrutura macia da madeira, que contém líquido. Porém, mesmo levando em consideração não as características mais elevadas do alburno de bétula e outros tipos de madeira, foi possível encontrar seu uso.
Aplicativo
O principal objetivo do alburno é proteger a árvore abatida da penetração de microorganismos e outros danos. Portanto, muitos produtores mantêm a parte inferior ao cortar madeira.
Essa abordagem se deve à confiabilidade e durabilidade do alburno abatido. Ele protege o material de base de influências externas, bem como de:
- insetos;
- raios ultravioleta;
- diferença de temperatura;
- indicadores de alta umidade.
Uma característica distintiva e principal da vegetação rasteira é a sua maior absorção. Portanto, o tratamento adicional das toras com um anti-séptico aumentará a durabilidade da madeira e permitirá que você obtenha casas de toras duráveis na saída.
Quanto ao uso doméstico, o alburno oscila na dieta da maioria dos povos do norte. O rico suprimento de nutrientes e água na casca torna esse elemento de madeira realmente valioso em regiões onde é difícil conseguir comida no inverno.
O alburno é uma parte da madeira que fornece um fluxo de componentes líquidos e úteis... As características fracas da casca não tornaram o elemento árvore menos procurado. É usado ativamente na indústria e na economia.
O comentário foi enviado com sucesso.