Tudo sobre madeiras nobres

Contente
  1. Peculiaridades
  2. A madeira mais dura do mundo
  3. Visão geral da raça
  4. Formulários

O grau de dureza da madeira depende muito do tipo específico de madeira. Muitas pessoas têm certeza de que o carvalho é o líder neste parâmetro, mas não é o caso - também existem variedades mais difíceis. Neste artigo, aprenderemos tudo sobre as rochas duras existentes e conheceremos suas características.

Peculiaridades

O grau de dureza da madeira implica sua capacidade de oferecer resistência efetiva nos momentos de penetração em corpos mais rígidos e resistentes. Esses corpos incluem pregos e outros fechos.

A dureza das diferentes espécies pode diferir dependendo da direção dos cortes da madeira. Atualmente, é comum distinguir vários tipos de dureza.

  • Fim... Este é um subtipo de dureza que pode ser determinado incorporando uma haste de metal ao material. Este último é caracterizado por uma extremidade hemisférica com diâmetro de 11,28 mm. A haste é pressionada a uma profundidade que corresponde a um raio de 5,64 mm. Isso é feito gradualmente, em 2 minutos. As dimensões da impressão são iguais a 1 centímetro quadrado. É por isso que o próprio indicador de dureza é medido em kg / m³.
  • Radial.
  • Tangencial.

O nível lateral de dureza nas coníferas na maioria dos casos é 40% menor que o final. Quanto às variedades decíduas, esse número chega a apenas 30%. O parâmetro tangencial de dureza, por exemplo, de materiais de carvalho, palma ou olmo acaba sendo mais alto do que o final em quase 5-10%. A maior parte das espécies de árvores existentes é caracterizada por uma dureza tangencial e radial aproximadamente igual.

Para fazer um produto de alta qualidade e atraente a partir de um material natural e ecológico, é muito importante determinar o grau de sua dureza com antecedência. Basicamente, para descobrir essas informações sobre a madeira, eles usam um método especial de Brinell. O significado deste método é que você precisa pressionar uma bola de metal com um diâmetro de 10 mm na base de um determinado pedaço de madeira com uma força de pelo menos 100 kg. Com base no tipo de deformação identificado e no diâmetro do aprofundamento remanescente, é fácil determinar o valor da dureza do material.

No cálculo do grau de dureza de uma árvore, não apenas o método de Brinell é usado. Muitos especialistas e artesãos experientes, que trabalham com este material ecológico, também levam em consideração como sua dureza pode mudar durante determinados trabalhos, por exemplo, dependendo do tipo de corte.

Atualmente, as madeiras nobres têm grande demanda. Não é segredo que as placas mais densas e duráveis ​​são as mais preferidas nas obras ou na fabricação de estruturas de móveis. Esses materiais têm seus próprios pontos fortes e fracos.

Vamos considerar quais são as principais vantagens da madeira dura:

  • tais materiais naturais não precisam de impregnações protetoras adicionais;
  • placas mais duráveis ​​e resistentes ao desgaste de alta qualidade são obtidas a partir deles;
  • os móveis de madeira têm uma textura única e muito bonita.

As desvantagens incluem as seguintes características.

  • Tábuas de madeira dura não são fáceis de trabalhar. Eles são bastante caprichosos no processamento, portanto nem sempre é possível lidar com eles com um arquivo simples.
  • Esses materiais são muito mais caros.
  • Não é adequado para todos os tipos de móveis ou pisos.

A madeira mais dura do mundo

Como afirmado anteriormente, muitas pessoas acreditam que o carvalho é a espécie de árvore mais difícil do mundo. Na verdade, não é esse o caso. Nesse caso, o líder é a chamada árvore de ferro. Esta variedade é caracterizada por uma resistência incomparável. De acordo com alguns critérios, o ironwood está à frente do ferro em sua densidade e confiabilidade!

Ironwood pode ser usado para fabricar peças de automóveis ou pregos. Nem todas as raças podem se orgulhar de tais habilidades. Existem vários tipos de árvores de ferro no total, e elas crescem em diferentes partes do nosso planeta.

Visão geral da raça

Existem muitas madeiras nobres. Cada um deles tem suas próprias características distintas e características externas. Vamos considerá-los em detalhes.

Acácia

A acácia é uma das espécies de árvores mais valiosas e resistentes. Possui excelente resistência à água. A acácia é muito fácil de lixar e polir. Produtos feitos de acácia seca podem manter quase qualquer forma. As diferentes partes podem ser perfeitamente fixadas umas às outras com cola ou parafusos. Acacia é uma madeira dura. É muito denso, mas ao mesmo tempo elástico. A própria estrutura da madeira é multidirecional. As fibras são direcionadas uma para a outra.

A rocha resiste bem ao atrito, por isso não é tão fácil processá-la quando está seca.

Amaranto

Uma árvore nativa da América Central. Possui madeira densa mas flexível. Tem uma tonalidade vermelho-violeta muito bonita, bem como uma textura pronunciada e atraente... A madeira é impermeável. Infelizmente, o amaranto, apesar de sua dureza, é uma raça frágil.

Segundo especialistas, é muito fácil de processar porque esse material é maleável. Hoje, apenas móveis muito caros ou acessórios raros são feitos da raça em questão, que tem um preço muito "cortante".

Afromosia

A próxima raça na lista dos mais difíceis é Afrorosia. Esta é uma variedade exótica. A árvore é muito alta e pertence à família das leguminosas. Ela cresce em florestas mistas, por exemplo, na Costa do Marfim, Camarões e Gana. Árvores muito grandes geralmente têm um único tronco forte, sem galhos.

A madeira recém-serrada da espécie considerada chama a atenção pela sua cor amarela clara na parte do coração. O alburno da Afrorosia é mais leve. Com o tempo, a cor amarela simplesmente desaparece da árvore. As fibras desta raça são retas e ligeiramente entrelaçadas. Tem uma textura fina. Afromosia é muito densa e valiosa. É considerada uma das raças mais estáveis.

Resistente ao ataque de pragas, podridões ou fungos. Pode servir como alternativa ao tique.

Bambu

O bambu também é adicionado à lista de espécies de madeira dura. Formalmente, não é uma árvore, pertence à família dos cereais. Possui um caule arbóreo, que é uma palha, cuja altura, em certos casos, chega a 40 cm de altura e 30 cm de diâmetro. O bambu tem uma cor palha dourada, diluída com riscas contrastantes de tonalidade escura. A estrutura desta rocha sólida é homogênea e muito densa. Em seu estado natural, o bambu não pode ser usado em processos de produção - não é adequado para isso. Certos produtos, por exemplo, as pranchas de parquete são feitos nas fábricas a partir de tiras individuais de bambu.

O material não está sujeito a danos mecânicos. Mesmo as condições climáticas extremas não são terríveis para ele. É verdade que, para moagem de bambu de alta qualidade, os artesãos devem selecionar com especial cuidado os materiais abrasivos adequados e usá-los corretamente. Isso requer as habilidades e experiência adequadas.

Balau

Balau (ou bangkirai) é um tipo de madeira muito forte. Cresce nos territórios do Sudeste Asiático.Tem um padrão característico, quase imperceptível. A madeira desta espécie orgulha-se de quase não apodrecer. Muitas vezes é o balau que é usado na produção de tábuas de terraço, pisos de banheiros ou móveis de jardim.

Bétula da Carélia

A lista das raças mais difíceis inclui subespécies de bétulas. A espécie Karelian pertence à família do vidoeiro. É uma das variedades de bétula caída. Na natureza, essa árvore não pode ser encontrada com tanta frequência, mas na maioria das vezes ela cresce na Carélia, Suécia, Noruega, Polônia, Bielo-Rússia. A bétula da Carélia possui uma interessante estampa amadeirada, que se forma devido a patologias do funcionamento do câmbio.

A árvore tem flores bastante indefinidas que se reúnem em inflorescências separadas. Tanto amentilhos femininos quanto masculinos crescem na mesma bétula. A madeira de vidoeiro da Carélia é uma das mais decorativas. Exteriormente, é muito semelhante ao verdadeiro mármore de madeira. A árvore é muito dura, viscosa e pesada. Praticamente não quebra. Ao mesmo tempo, a bétula da Carélia é lindamente pintada e tingida. Inicialmente tem uma tonalidade natural escura, especialmente em comparação com a bétula caída.

Bétula negra

Uma madeira muito dura caracterizada por uma paleta de cores incrivelmente delicada e agradável. Esta madeira produz um parquet verdadeiramente chique que é difícil de perder em qualquer ambiente. O maciço de bétula negra possui uma densidade impressionante.

Esta árvore poderosa cresce na Rússia, nomeadamente na subzona sul do Extremo Oriente e no território de Transbaikalia. A raça tem uma casca castanha escura ou casca de bétula castanha, que apresenta fendas significativas ao longo do seu comprimento. Principalmente a massa da madeira considerada consiste em células com paredes grossas. A bétula preta seca muito mal e pode até deformar por causa disso.

Biling

Uma árvore que pode variar em cor de amarelo dourado a laranja-escarlate. Bilinga é uma raça tropical que cresce na África equatorial... A madeira desta variedade apresenta resistência suficiente à umidade. Ela não começa a apodrecer e não "teme" ataques de pragas.

O faturamento produz móveis luxuosos e pisos de parquete igualmente luxuosos e de qualidade impecável. Os produtos desta raça são especialmente valiosos porque têm uma cor incomum surpreendente e uma textura muito agradável.

De outros

Existem outras madeiras nobres também.

  • Faia... A variedade de folha larga tem a mesma dureza do carvalho. O tronco desta árvore é liso, coberto por uma fina camada de casca cinzenta. A faia é um excelente pavimento, mobiliário, guitarras e muitos outros produtos tópicos.
  • Buxo... Este é o nome de uma árvore do tipo arbusto perene. Cresce na África Central, América Central, Eurásia. Difere na presença de uma coroa exuberante e elegante com excelente resistência e densidade. O tronco de buxo carece de núcleo, por isso é muito utilizado para fins de corte artístico.
  • Carvalho... Uma das espécies de madeira mais conhecidas e conhecidas. Quase todas as pessoas ouviram falar dela como a mais difícil. O carvalho tem um tom castanho característico misturado com bege. Uma pronunciada estrutura de madeira é familiar para ele. A árvore é conhecida por sua solidez de cor e textura bonita e nítida.
  • Hornbeam... Uma madeira maciça verdadeiramente única. Muitas vezes é usado não apenas como uma excelente madeira serrada, mas também colocado em operação em uma forma viva. É bem possível encontrar a carpa-carpa no mercado livre. Ela cresce no hemisfério norte e é especialmente comum na China. Sua estrutura é muito parecida com a de um grande arbusto, mas ao mesmo tempo cresce muito devagar.
  • Zebrano... Uma árvore interessante que chama a atenção por sua dupla cor fora do padrão. O fundo pode ser castanho-acinzentado ou castanho-amarelado. Listras escuras são imediatamente visíveis nele. A raça pertence à categoria de decorativos, muito bem polidos.Os revestimentos Zebrano são muito brilhantes e ricos. Este material é fornecido à Rússia em quantidades limitadas.
  • Iroko... Caso contrário, esta raça é chamada de solha. Apresenta uma cor castanha amarelada. Iroko não tem medo de nenhuma mudança climática. Esta árvore não pode ser danificada por pragas.

Em muitas situações, esta raça é utilizada como um substituto adequado para a teca, uma vez que também não se deteriora sob a influência da alta umidade.

  • castanha... O alburno desta raça é claro, mas o núcleo é marrom escuro. A castanha pode ser encontrada em toda a Europa. A textura desta árvore é como o carvalho com anéis muito claros e finos. No entanto, em termos de características físicas, o castanheiro é inferior às espécies arbóreas mencionadas.
  • Kekatong... Uma das raças raras. Tem uma cor interessante e atraente - veios castanho-rosados ​​- e um padrão semelhante a uma noz. Kekatong possui uma força muito elevada. A árvore é estável, não tem medo de umidade. É usado em várias áreas.
  • Kempas... Uma árvore bonita e vibrante com uma cor vermelho dourado ou laranja escuro. A madeira Kempas é caracterizada pela sua uniformidade e boa densidade. O material é pesado, muito forte. No entanto, a raça em questão não pode se orgulhar de um nível suficiente de resistência à deformação em caso de contato com a umidade.
  • Keranzhi... Outra bela árvore que pode ser laranja dourada ou vermelha. Keranzhi cresce na costa do Oceano Índico. A madeira tem uma bela textura fibrosa listrada que chama a atenção de imediato. A superfície do kerangi é brilhante, devido ao qual é freqüentemente usado para produzir revestimentos de piso ou estruturas de móveis incrivelmente bonitos.
  • Bordo... É branco. Às vezes, há árvores com um leve tom amarelado. O bordo é considerado um material requintado que parece caro e atraente. No entanto, é propenso a rachar, por isso é necessário secá-lo com especial cuidado e cuidado.

Formulários

As madeiras duras são usadas em uma ampla variedade de aplicações:

  • usado na construção naval;
  • adequado para a produção de revestimentos de piso luxuosos, padrão e mosaico;
  • muitas das raças são ideais para decoração de interiores;
  • Móveis especialmente de alta qualidade e luxuosos de todos os tipos são obtidos de raças duras;
  • vários instrumentos musicais são produzidos a partir deles;
  • a madeira dura é usada com sucesso na construção;
  • pode ser usado para fins medicinais, por exemplo, para combater a asma (estamos falando de sequóia).
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário