Tudo sobre variedades de madeira

Contente
  1. O que é variedade?
  2. Tudo sobre a variedade perfeita
  3. Outras categorias de variedades
  4. Grupos Extra, Prima, AB e BC
  5. Qual classe escolher para construção?

Saber tudo sobre os tipos de madeira é necessário para quem equipa, constrói e repara habitações. Tudo é importante: o que GOST diz sobre variedades duras, quais são as variedades em geral, quais são as características das classes e seu sortimento. Pontos não menos significativos: a diferença entre o grau 1 e 2 e 3, AB e BC, assim como o número de graus em função da qualidade do produto acabado.

O que é variedade?

Sob o nome de "sortimento", pode-se vender madeira serrada com uma determinada finalidade. Este termo pode ser aplicado a peças lascadas, redondas ou serradas. No entanto, em qualquer caso, deve haver conformidade com os padrões de GOST ou condições técnicas. O sortimento redondo é dividido em categorias decíduas e coníferas. As dimensões gerais em termos nominais são estabelecidas por padrões para um determinado grau de umidade. Podem ser definidos comprimentos mínimos, máximos e múltiplos, bem como níveis aceitáveis ​​de desvios.

A gradação do comprimento é a seguinte:

  • para madeira redonda - 10-50 cm;
  • para madeira serrada - 25 cm;
  • para estruturas de embalagem - 0,1 m;
  • para peças para outros fins até 1 m de comprimento - graduação de 5 cm.

Sempre são indicadas provisões, ou seja, acréscimos obrigatórios aos parâmetros nominais dos sortimentos. A tolerância de comprimento garante que pelo menos o valor nominal seja mantido ao processar uma árvore que está entupida e rachada no final. Para madeira redonda, o valor permitido varia de 30 a 60 mm. Seu volume é calculado sem ajuste para esta tolerância.

Os indicadores correspondentes para espécies de coníferas e caducas são fornecidos em diferentes seções do GOST 6782, aprovado em 1975.

Tudo sobre a variedade perfeita

Esta categoria inclui apenas os tipos de madeira mais valiosos e densos. Quaisquer manchas, incluindo bolsas de alcatrão, não são permitidas. Quaisquer peças de trabalho com superfície irregular não podem ser classificadas como um grau de elite. Na maior parte, eles são estreitos e curtos. Quanto maior a madeira, mais cara ela é.

No entanto, deve-se notar que nem todos os consumidores gostam de produtos totalmente limpos e livres de deformações. A certa distância, parece plástico. Até mesmo o padrão estadual permite um certo número de nós e pontos rachados. Presença menor é permitida:

  • costelas;
  • arestas;
  • nós agregados ou separados;
  • fissuras finais;
  • bolsos resinosos;
  • minguar;
  • chanfros de cortes.

Outras categorias de variedades

Considere algumas outras variedades de variedades.

1

Este tipo de madeira é muito procurado. Rachaduras e nós podem estar presentes, mas são reduzidos ao mínimo. Não deve haver sinais de decomposição, ataques de parasitas ou orifícios. A árvore de primeiro grau tem características suficientes para uso em:

  • estruturas críticas;
  • janelas;
  • portas.

2

Esta categoria de sortimento inclui madeira serrada com pequenos defeitos. Você pode deixar esses pedaços de madeira na caixa ou nos escudos.

Importante: não devem prejudicar a percepção dos produtos acabados.

Portanto, é possível determinar a conformidade com o segundo grau de madeira pela ausência de:

  • fissuras de grande profundidade;
  • nós podres;
  • sinais de podridão (mas são permitidos nós soltos com seção transversal de até 2 cm).

3

A diferença entre essas madeiras serradas na Rússia é que elas não são, para dizer o mínimo, de qualidade não muito alta. A partir deste material, pode-se fazer, por exemplo, uma caixa para embalagem durante o transporte no transporte. Além disso, pisos e paletes são produzidos em sua base. Ao mesmo tempo, apesar do nível problemático, não deve haver nós e rachaduras inter-crescidos que se estendam a uma grande profundidade. Mas pode haver buracos de minhoca individuais, áreas escuras e brancas mofadas e nós de tabaco. Devido a isso, a capacidade de carga total é muito limitada e não permite o uso de tal árvore para pelo menos algumas estruturas críticas.

4

Esta é a categoria de madeira serrada mais barata. Ela é permitida em cercas temporárias, galpões e blocos de utilidades. É perfeitamente permitido para este tipo:

  • sinais claros de aspereza;
  • minguar;
  • juntando nós;
  • danos de apodrecimento em grande escala (se apenas a madeira não rastejar nas mãos e reter um mínimo de componentes sólidos por toda parte).

Os nós não fundidos no grau 4 podem cobrir mais da metade do comprimento da placa. A cobertura de rolo de 50 por cento e mais da área é permitida. Uma fenda de até ¼ do comprimento também será comum.

Importante: você não pode simplesmente pegar qualquer prancha ou tronco ruim e declarar na quarta série. Este material possui vários outros parâmetros consagrados no GOST 2140.

Grupos Extra, Prima, AB e BC

Também existe uma gradação alternativa das características da madeira serrada. Nesta classificação, o primeiro lugar é ocupado pela variedade "Extra". Ele atende perfeitamente a todos os padrões da indústria e do governo. Na hora de comprar, você pode ter certeza que não há defeitos. A homogeneidade completa da estrutura e tom visível é garantida, densidade muito alta. Apenas a parte final do barril é utilizada para a produção do "Extra".

A definição da variedade Prima diz que ela está extremamente próxima da perfeição. A diferença com o tipo anterior diz respeito principalmente ao preço. Existem defeitos, mas são insignificantes e não têm um efeito significativo na qualidade do granel.

"Prima" é usada para fazer eletrodomésticos, painéis decorativos, enfeitar carros por dentro.

A variedade AB acabará sendo ainda mais barata que a Prima. Mas essa economia não é acidental: mesmo à primeira vista na superfície do material, você pode ver que algo está errado com ele. Existem nós, pequenas áreas rachadas e buracos resinosos. Mas a variedade BC é pior do que outras variedades, é o tipo de árvore mais barato. Rachaduras pronunciadas são freqüentemente encontradas. Existem muitos nós, áreas periodicamente mal planejadas e buracos de minhoca são encontrados.

Qual classe escolher para construção?

Tábuas e toras da mais alta e primeira categoria podem ser usadas em todos os canteiros de obras de qualquer edifício, inclusive para revestimento do telhado. Mas, dado o alto custo da madeira de elite, seria mais correto usar o primeiro grau para o telhado. O mais alto é recomendado para ser usado nas partes principais da fachada e nas estruturas de suporte de carga mais críticas. A segunda série é necessária principalmente para manipulações preparatórias. Faz boa cofragem, vedação externa ou andaime provisório. Tornos para telhados e materiais de acabamento também seriam uma boa ideia.

Uma árvore de terceira categoria é necessária para blocos de serviços públicos e edifícios temporários. Também pode ser usado para fazer passarelas, pisos para carrinhos de mão. Pode ser usado para reparar e substituir peças de madeira de ferramentas. A quarta série só pode ser usada para trabalhos preparatórios e secundários.

A única alternativa possível é o combustível para aquecimento durante a construção e reparos.

A classe "Extra" é frequentemente utilizada para a fabricação de revestimentos de acabamento. Na maioria dos casos, a madeira serrada e a madeira desta classe são obtidas a partir de pinho maciço. Portanto, eles são usados ​​onde as propriedades de alta resistência não são necessárias. A variedade Prima é amplamente utilizada para obter decks. Obviamente, as raças selecionadas são as mais resistentes às influências meteorológicas negativas. Este material também pode ser usado para trabalhos de interiores.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário