Tudo sobre a madeira mais macia
A qualidade da madeira serrada depende do tipo de madeira, que é determinada pelas principais características e diferenças. Cada raça é caracterizada por sinais externos específicos. Para determiná-los, é necessário considerar a seção transversal do tronco abatido.
Peculiaridades
A madeira macia difere da madeira dura em sua densidade mais baixa. Deve ser tratado com compostos especiais para evitar o apodrecimento e o aparecimento de pragas. Há uma forte demanda por variedades de fibra longa na indústria de construção. O material é colocado à venda na forma de tábuas, vigas, perfis, toras ou forro.
A madeira de variedades moles é colhida em grandes volumes pela silvicultura. As plantações de árvores em grande escala são estabelecidas regularmente para repor os recursos cada vez menores, visto que essas árvores têm um ciclo de maturação final de aproximadamente 60 anos.... O processamento de espécies de madeira macia não é difícil. Mas a implementação de alguns elementos complexos ainda falha.
As melhores características são demonstradas por raças de média-dureza: olmo e bétula.
A madeira mais macia do mundo é a da balsa sul-americana. Esta árvore da floresta já foi usada ativamente pelos índios para a fabricação de jangadas. Balsa cresce tão rápido que não tem nem os anéis de árvore típicos. Sua estrutura é de fibra sólida preenchida com água. A madeira seca torna-se mais dura do que o carvalho, enquanto seu peso por 1 metro cúbico. m é de apenas 120 G. Este valor é duas vezes inferior ao da casca de um sobreiro. Balsa é usado na indústria aeronáutica e naval e também é um excelente material isolante.
As plantas de folha caduca como o castanheiro, a tília e o choupo pertencem a madeiras macias com um coeficiente de até 40 MPa.
Visão geral das coníferas
Diferentes tipos de madeira diferem em cores. É influenciado por tais fatores:
- raça;
- a idade da árvore;
- taxa de crescimento;
- a quantidade do conteúdo de pigmentos coloridos.
A estrutura não difere na variedade característica das variedades duras. Basicamente, este é um tecido leve e nodoso com fibras bem adjacentes umas às outras.
A maioria das variedades de coníferas são classificadas como raças moles. Eles crescem muito rapidamente, então seu custo é menor do que o de outros materiais semelhantes. Tendo em conta que devido à sua maciez, esta madeira é fácil de processar, é compreensível que seja tão utilizada na produção de móveis. Esse tipo de madeira também é adequado como matéria-prima para a produção de folheado, papel e compensado.
É voluntariamente processado por artesãos, fazendo produtos com intrincados elementos entalhados e todos os tipos de decoração feita à mão.
Lista de territórios onde crescem árvores coníferas:
- Canadá;
- Países escandinavos;
- Reino Unido;
- regiões do norte da América e da Rússia, muitas regiões no território da ex-URSS.
Em termos de qualidade, a madeira das regiões frias do norte é um pouco superior ao material semelhante de regiões onde o clima é mais quente.
Abeto
A madeira de abeto é usada na indústria de celulose e papel, na indústria da construção e na criação de instrumentos musicais. Na medicina, o abeto é usado para fazer óleo curativo. As características da madeira de abeto são semelhantes às do abeto: leve, não resistente à decomposição.
Isso limita significativamente o escopo de sua aplicação.
Pinho siberiano (cedro)
É utilizado na área da construção, carpintaria, fabrico de lápis para papelaria, mobiliário. As propriedades físicas e mecânicas, em geral, são idênticas às do abeto e do abeto, mas o pinheiro é mais resistente à decomposição. Além disso, sua madeira é fácil de processar. O cedro é amplamente utilizado na produção de móveis, para a confecção de vários tipos de artesanato artístico. Os blanks de pinho são perfeitamente leves, mas fortes ao mesmo tempo.
Quando seca, a madeira empena ligeiramente, fica impregnada e pintada com alta qualidade.
Spruce
É usado principalmente nas indústrias de celulose, papel e construção. É o material ideal para a criação de produtos de mobiliário, instrumentos musicais. Além disso, é usado para criar taninos. Como material, o abeto é um pouco inferior ao pinho... Embora sua madeira seja homogênea na estrutura, é mais nodosa, é menos passível de processamento e é pouco impregnada com anti-sépticos.
Devido ao menor conteúdo de resina, o abeto retém bem a cola e seca mais rápido do que o pinho.
Que madeiras de lei existem?
De acordo com a estrutura, entre essas raças, distinguem-se as vasculares em anel e as dispersas. O primeiro tipo de estrutura é em madeira dura, e os tipos de vascularização difusa são tanto de fibra longa quanto de fibra longa. A lista de variedades lenhosas macias inclui amieiro, tília, bétula e álamo tremedor.
Amieiro
Existem dois tipos de árvores de amieiro: estrutura homogênea preta e cinza. A cultura da planta ganhou esse nome devido à cor da casca. O amieiro prefere solo úmido. Apenas a madeira cortada é branca no corte com serra, mas fica vermelha em contato com o ar. Quando seco, assume uma tonalidade rosa atraente incomum. O amieiro não encolhe, é muito macio, não racha e não tem medo da humidade.
A madeira compensada é feita de amieiro, produtos para torneamento e lembranças são feitas. O amieiro é utilizado em larga escala na produção de produtos de marcenaria. Perfeitamente provado ao decorar quartos de banho.
Além disso, é amplamente utilizado na produção de embalagens, para a fabricação de lembranças, é um material adequado para escultura artística.
Linden
Espécie de folha mole com madeira leve, sujeita a ligeiro encolhimento, mas praticamente não deforma nem racha, é flexível e fácil de cortar. Portanto, uma variedade de itens de mesa, pranchetas, lápis, recipientes de embalagem e muito mais são geralmente feitos de tília.
Aspen
Madeira com madeira de estrutura uniforme, praticamente não sujeita a encolhimento. Aspen pica facilmente, retém suas qualidades por muito tempo, mesmo em condições de alta umidade. A madeira de amieiro é caracterizada por uma cor branca, que posteriormente se torna cinza prateado. Em todos os lugares, o álamo tremedor é considerado o melhor material para a construção de banheiros privativos; o forro de álamo tremedor é tradicionalmente usado para revestir as paredes da sauna a vapor. Para prateleiras e bancos no banho, também é melhor dar preferência a esta espécie de árvore.
Aspen também é adequado para a produção de recipientes, aparas de embalagens, vários brinquedos, fósforos, pratos, fibra de viscose para a criação de seda artificial.
bétula
Refere-se a rochas de dureza moderada. No mundo é amplamente utilizado na produção de esquis, coronhas de rifle, tábuas de parquete, aglomerado, de fibra, celulose. Também é utilizado na construção de edifícios residenciais, na indústria moveleira e de compensados. A madeira de bétula não é recomendada para uso em locais com alta umidade. Difere em densidade uniforme, facilmente processado. Uma imitação de madeira valiosa é muitas vezes criada a partir do material, as folhas de bétula são fáceis de polir, impregnar e pintar.
Nesse caso, a raça pode apodrecer e deformar, o que obviamente restringe o escopo de aplicação da madeira de bétula.
Áreas de uso
A madeira macia é usada principalmente na construção: elementos estruturais, marcenaria, carpintaria e outros trabalhos "ocultos". Este material tem uma procura especial, portanto, muitas vezes é comercializado já na forma serrada, de acordo com os padrões exigidos: toras, em forma de tábuas, perfis e barras.
Agora, a maioria das variedades leves é adquirida de plantações legais, enquanto grandes produtores garantem o uso da madeira apenas de fornecedores certificados. Além disso, as árvores de madeira macia crescem com bastante rapidez, atingindo a altura necessária ao longo de um período de cerca de 60 anos.
A madeira de coníferas é perfeita para entalhar, fabricação de papel, brinquedos, móveis, estruturas de construção, edifícios para diversos fins, estruturas temporárias e permanentes.
Para escolher o material certo, você precisa prestar atenção à madeira de alta qualidade de alta qualidade.
A madeira dura é mais adequada para vigas inclinadas (exceto bétula) e sarrafos, divisórias internas de marcenaria e cofragem. São feitos andaimes, fixações em fossos, cercas, portas e travessas (apenas não externas), inclusive utilizadas em salas com umidade do ar não superior a 70%. Além disso, este material é adequado para a fabricação de platibandas, rodapés, tábuas de chão e degraus de escada, tábuas de madeira para a instalação de pisos e divisórias em quartos. Nesse caso, um pré-requisito é o preservativo de madeira camada por camada.
Ao escolher o material mais adequado, é importante considerar as qualidades e características de uma determinada espécie de árvore. A durabilidade da estrutura ou objeto criado a partir dela depende da forma correta de escolha da madeira.
Portanto, este assunto deve ser tratado com atenção.
O comentário foi enviado com sucesso.