Tudo sobre escovar madeira
A escovagem de madeira é uma tecnologia bastante original que permite dar rapidamente um aspecto envelhecido à madeira. Isso pode ser feito até mesmo em casa usando a ferramenta mais comum. Um material semelhante é ideal para decorar quartos em estilo vintage, provençal e campestre.
O que é isso?
A utilização de madeira na concepção das instalações pretende criar uma atmosfera acolhedora e calorosa na casa, para realçar a originalidade da casa e o seu ambiente especial. Todas essas tarefas são perfeitamente executadas com escovagem. Além disso, a madeira envelhecida adiciona uma solidez especial ao interior e parece sugerir uma rica história.
A escovagem é uma tecnologia de processamento mecânico de blocos de madeira, durante a qual se cria um efeito de antiguidade na superfície. A técnica envolve a estruturação da madeira usando um método de processamento bruto.
Consiste na remoção de todas as fibras macias da camada superficial do material, devido ao qual densos anéis na cabeça criam uma textura interessante.
Vamos destacar as principais vantagens da escovação.
- Melhorando o desempenho da madeira. Após o processamento, o material se torna mais durável, menos friável, resistente à umidade, mofo e bolor.
- Desempenho decorativo excepcional com base no contraste visual e na textura após a remoção das fibras macias. Esses materiais têm uma aparência harmoniosa em qualquer interior, o que o torna elegante e caro.
- Grande seleção de matérias-primas para envelhecimento posterior.
- A tonalidade da madeira tratada pode ser feita em cores diferentes. É permitido usar vários tons de uma vez. Por exemplo, a base é pintada com tons claros e os poros ficam claros ou escuros.
A única desvantagem da escovação é a complexidade do processamento. Este processo exige muito tempo e esforço do mestre. Além disso, quando uma placa escovada é usada como piso, a poeira se acumula entre as fibras, dificultando a limpeza.
O escopo de aplicação da madeira escovada é amplo, especialmente porque o material acabado pode receber qualquer visual baseado no estilo geral e esquema de cores do interior. Pode ser uma gama combinada de tonalidades, pátina, poeira e efeito de superfície mofada. Gravação de prata, imitação de lascas e rachaduras são muito populares.
Para que serve?
Para que serve escovar? É simples. A madeira estruturada é um dos materiais mais utilizados para o revestimento de qualquer tipo de interior. Graças a este revestimento, o interior adquire um encanto original e uma singularidade. No entanto, para a concretização de ideias de decoração clássica e vintage, bem como da Provença, a madeira na sua forma original não é adequada.
O uso de madeira envelhecida será apropriado aqui, ela pode ser usada para fazer cômodas, mesas, portas e caixilhos elegantes, bem como para enfrentar lareiras e fazer itens de decoração. Antigamente, para obter a textura necessária, as toras ficavam enterradas no solo por muitos anos. Durante esse tempo, sob a influência da umidade e dos microrganismos, as fibras moles das camadas superiores apodreceram ligeiramente, após o que os blanks foram submetidos à limpeza e trituração.
Como resultado, uma textura em relevo de anéis anuais apareceu na superfície. No entanto, os padrões originais na superfície da madeira em condições naturais são formados muito lentamente e o processo de envelhecimento do material é retardado por muitos anos. Além disso, sob a influência da precipitação, vento, radiação ultravioleta e flutuações de temperatura, o material torna-se menos denso e durável, estando facilmente sujeito à degradação, deformação e destruição.
Por isso, hoje em dia recorrem com frequência à escovagem, ou seja, ao envelhecimento artificial da madeira. Além disso, o interesse por esta técnica é demonstrado não só pelos amantes dos produtos vintage, mas também pelos adeptos do estilo ecológico no interior.
Como escolher um material?
Deve-se ter em mente que nem todo tipo de madeira pode ser escovado - isso se deve à diferença na estrutura das fibras. Os tipos de madeira macios, assim como as de dureza média, estão bem expostos ao envelhecimento, uma vez que a textura dos anéis anuais é mais pronunciada neles. Esses incluem:
- Carvalho;
- wenge;
- cinza;
- porca;
- Pinho;
- lariço;
- Bétula;
- cedro;
- acácia;
- Árvore de maçã;
- aspen;
- amieiro;
- acácia.
Após o processamento, essas pranchas apresentam um relevo distinto, o padrão assume um aspecto expressivo. A estrutura dos sulcos é visível na superfície, aparecem contrastes de cores. Além disso, quanto mais macia a rocha, mais texturizada será a superfície. Na maioria das vezes, a configuração do tipo ou a madeira não cortada é submetida ao processamento. Certos tipos de madeira não são adequados para envelhecimento artificial:
- teca;
- faia;
- bordo;
- pera;
- Cereja;
- Linden.
As fibras dessas árvores são mal expressas. A tecnologia também será ineficaz para as árvores tropicais - devido às peculiaridades do clima, elas não possuem anéis anuais. O envelhecimento leve pode ser realizado em forro ou contraplacado. A escovagem não altera o desempenho do material, ele permanece tão denso. Mas, ao mesmo tempo, a superfície se torna o mais expressiva possível.
Ferramentas necessárias
Um local e equipamentos mínimos devem ser preparados para a estruturação.
- Conjunto de pincéis com cerdas de várias espessuras e graus de dureza. Eles são necessários para trabalhar madeira primária em bruto e remoção de fibras macias.
- Esmeril. Para lixamento áspero, lixa de grão grosso é usada, para acabamento de polimento fino, lixa de grão fino é adequada.
- Corantes decorativos. Na maioria das vezes, as peças de trabalho estão cobertas com manchas, impregnações de tingimento, cera e óleos.
- Verniz. Adequado para a fixação de camadas coloridas.
Com a ajuda de tal conjunto de ferramentas de trabalho, é possível estruturar pequenas áreas de material, por exemplo, na fabricação de itens decorativos em miniatura e pequenos elementos de estruturas de móveis. Ao envelhecer artificialmente a madeira em volumes significativos (tábuas de chão e painéis de parede), é preferível usar esmerilhadeiras profissionais ou máquinas especializadas para escovar.
Alternativamente, você pode usar uma furadeira ou acessório de trituração. O uso de uma ferramenta elétrica irá facilitar muito o processo de estruturação, economizando o tempo e esforço do mestre.
Como escovar?
A tecnologia de estruturação e envelhecimento artificial da madeira é amplamente utilizada por designers na criação de projetos exclusivos. Esta exigência explica-se de forma bastante simples: o material adquire um aspecto bastante original e elegante, mas ao mesmo tempo mantém totalmente todas as suas propriedades técnicas e operacionais. Ao mesmo tempo, você pode fazer todo o trabalho com suas próprias mãos.
Escova de metal
Na maioria das vezes, a escovação é feita manualmente. Nesse caso, a madeira é processada com uma escova de cerdas metálicas - ela remove a camada superior macia, com isso, a textura adquire um relevo. Para estruturação, são utilizadas escovas com cerdas de ferro ou latão. São utilizadas escovas do tipo disco, é desejável que se assemelhem a rolos com uma forma lateral de extremidade estendida.Essa estrutura permitirá que você obtenha um processamento uniforme.
A espessura dos cabelos é selecionada levando-se em consideração as características das espécies arbóreas. É importante que as cerdas sejam pelo menos 7 a 10 vezes mais finas do que as veias mais macias. É melhor dar preferência a pincéis com cabelos lisos, os ondulados não dão a limpeza necessária ao resultado. Se as cerdas forem muito rígidas ou largas, isso danificará a textura natural do material e, como resultado, o produto acabado se revelará inestético. A escova deve ser guiada ao longo da linha do grão.
Durante o trabalho, os movimentos devem ser extremamente leves, sem muita pressão.
Uma escova de metal realiza uma estruturação grosseira, após o processamento mecânico com escovas, a superfície da placa fica rugosa. Para melhorar o resultado, eles são passados novamente no material, mas desta vez com uma escova de náilon com pó abrasivo. Como resultado, a superfície fica mais limpa e lisa, a pilosidade é neutralizada. Durante o processamento, de vez em quando, é necessário bater na peça de trabalho na parte de trás para remover toda a poeira. Para obter alta qualidade, é adicionado um polidor de acabamento.
Nesse caso, você precisará de um pincel com cerdas naturais, mas duras (por exemplo, lã ou sisal). Como alternativa, você pode usar o lado áspero da esponja de lavar louça. Nesta fase, a madeira ganha um ligeiro brilho brilhante e suavidade. Se você direcionar o pincel pelas linhas de grão, poderá obter padrões de riscos interessantes.
No entanto, essa técnica não deve ser abusada; em um grande volume, essa decoração dá à árvore acabada uma aparência desarrumada. É melhor recorrer a ele em pequenas inserções, isso dará ao quadro uma decoração adicional.
Discos de perfuração e trituração
A alta qualidade da estruturação da madeira e a economia de tempo são proporcionadas pelo uso de uma ferramenta elétrica. Ao fazer a escolha entre uma retificadora e uma broca, é melhor dar preferência à segunda opção, pois a broca permite controlar a direção do processamento do material e o número de rotações.
Para realizar a escovação profunda com ferramentas elétricas, são necessários acessórios especializados, que devem corresponder aos mesmos tipos de escovas da escovação manual. Além disso, é importante cuidar com antecedência da resistência de fixação das peças de trabalho com grampos.
Importante: ao trabalhar com furadeira ou MMC, muito pó de madeira é gerado, portanto todo trabalho deve ser realizado com EPI (óculos, respirador e luvas). Toda a poeira após o processamento é coletada com um aspirador de pó convencional.
Método de pré-queima
Para aumentar a eficiência da escovação, a pré-queima do material é freqüentemente usada. Isso facilita a remoção grosseira de fibras macias e dá aos produtos tonalidades incomuns. Existem dois tipos de queima de madeira para envelhecer o material.
- Químico - uma solução especial é aplicada à superfície, incluindo amônia ou álcali. Os compostos corrosivos alteram a tonalidade das camadas superiores da madeira decídua.
- Térmico - o uso de queima fraca de todos os tipos de madeira com fogo e posterior desbaste com escova de aço. O uso combinado de pré-queima e escovação mecânica produz padrões inusitados e confere ao material um visual exclusivo. Para fazer isso, eles passam pela placa de madeira com um maçarico ou um maçarico a gás. Ajustando a potência do fogo e o número de passadas, você pode obter uma grande variedade de cores: do amarelo claro ao preto carvão. Após a queima, a escovação manual ou eletromecânica é realizada com pincel. Como resultado, os anéis anuais densos permanecem escuros após o disparo, e faixas de sombras claras se formam no lugar dos pêlos macios removidos.
Você também pode usar a técnica de queima de areia. Para isso, é aquecido a 200 graus e as peças são cobertas até a madeira escurecer. Em seguida, todas as fibras macias são removidas com uma escova comum. A etapa final de qualquer envelhecimento artificial é a tonificação do material processado. Na maioria das vezes, a madeira é coberta com uma tinta à base de água - essa superfície é mais gofrada e texturizada. A composição é aplicada com pincel ou esponja e, em seguida, a cor é cuidadosamente esfregada ao longo da linha das fibras.
É necessário pintar a superfície escovada de forma a duplicar o padrão de recorte das irregularidades. Para fazer isso, primeiro a superfície é coberta com uma mancha de tons escuros ou coloridos, trabalhando com cuidado as depressões. Então, sem esperar que a composição endureça e solidifique, seus resíduos são removidos para que não haja tempo de ser absorvido pelas fibras sólidas. A seguir, a superfície deve ser recoberta com uma cor clara, prestando atenção especial aos sulcos.
Ao pintar uma grande área, como uma tábua de chão ou madeira compensada, a camada de cor escura é seca. Em seguida, eles são atravessados sobre a superfície com um disco de pétalas com parâmetros de tamanho de grão P400–800. No final do tratamento, é aplicado um verniz claro. À primeira vista, pode parecer que a técnica de escovação não é particularmente difícil. E de fato: se uma pequena superfície é estruturada, os problemas, via de regra, não surgem. Mas se grandes superfícies são processadas, muitas armadilhas são encontradas.
Então, ao trabalhar com volumes impressionantes de madeira, o desempenho padrão de uma furadeira ou lixadeira pode não ser suficiente. A ferramenta está gasta e, portanto, pode falhar. A redução do número de revoluções pode resolver parcialmente esse problema, mas reduz a produtividade geral do trabalho. Segurar uma ferramenta elétrica em alta velocidade requer grande esforço físico. Além disso, a escovação é um processo bastante longo associado ao controle vigilante sobre a operação da máquina, caso contrário, o relevo pode acabar sendo heterogêneo.
Apenas uma pessoa fisicamente desenvolvida que tenha as habilidades para trabalhar com o instrumento pode lidar com esse trabalho.
Dica: para iniciantes, é melhor primeiro se familiarizar com as master classes - contêm instruções passo a passo para realizar os trabalhos de envelhecimento artificial de uma árvore. Você pode encontrá-los na Internet. A escovagem de pinho ou outra madeira resinosa tem características próprias. Devido ao alto atrito, a escova aquece a madeira a ser tratada. Como resultado, as resinas aparecem na superfície, o que cria muitas dificuldades no decorrer do acabamento posterior.
No entanto, Apesar de toda a complexidade do envelhecimento artificial da madeira, hoje a tecnologia continua sendo uma das opções mais comuns para o acabamento de superfícies decorativas. Tem se difundido na fabricação de parquets, folhas de portas, degraus, painéis de teto e parede, bem como aberturas de janelas, em estilo antigo. Este tipo de acabamento é popular em estúdios, lojas, galerias de arte e cafeterias. O material escovado é frequentemente utilizado na decoração de instalações residenciais. A madeira estruturada confere a qualquer interior uma grande expressividade e parece sugerir a "historicidade" do local.
No próximo vídeo, você se verá escovando uma barra com as próprias mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.