Tipos de secagem de madeira

Tipos de secagem de madeira
  1. A necessidade de secar
  2. Métodos básicos
  3. Armazenamento subsequente
  4. Que vícios podem se formar?

Madeira natural amiga do ambiente está sempre em alta demanda e é popular, o que é explicado pelo alto grau de durabilidade, aparência apresentável e preço razoável dos produtos de madeira. Existem opções de orçamento para madeira serrada, mas entre elas pode haver opções caras, feitas de espécies de elite de árvores decíduas ou coníferas. Além da construção, a madeira pode ser usada para fazer móveis, utensílios domésticos ou instrumentos musicais.

A qualidade dos pedaços de madeira depende não apenas das características da espécie de madeira, mas também do grau de secagem. Se uma peça em bruto de madeira não seca for usada para o trabalho, com o tempo o produto acabado começará a rachar e deformar, perdendo sua aparência original e propriedades úteis. Para preparar material de madeira não tratada para uso posterior, várias opções de tecnologia de secagem de madeira são obrigatórias.

A necessidade de secar

As pré-formas de madeira na forma de toras têm um alto grau de umidade, por isso precisam passar por um ciclo chamado de secagem da madeira.... A umidade contida nas peças pode diminuir gradualmente de forma natural, mas isso levará muito tempo e levará a um fenômeno caótico de compressão e expansão dentro das fibras da madeira. Por este motivo, a secagem das peças de trabalho é realizada sob estrito controle e sob certas condições.

Estrutura lenhosa úmida e não seca tende a apodrecer, rachar e deformar. Para evitar esses fenômenos desfavoráveis, vários métodos são usados ​​para condicionar a madeira, com os parâmetros dados do nível de umidade. As condições de secagem e os tempos de ciclo estão diretamente relacionados à forma como o excesso de umidade é removido.

Cada método de secagem de madeira tem suas próprias propriedades, com vantagens e desvantagens.

Métodos básicos

A moderna indústria da madeira aborda a solução do problema de secagem da madeira com diferentes métodos, estes métodos são usados ​​para secar qualquer tipo de madeira. A descrição do processo tecnológico em cada método de secagem é diferente, mas, via de regra, a tecnologia é composta por várias etapas. Hoje são usados ​​os seguintes tipos de secagem de madeira.

Instalações de micro-ondas

Graças a esta técnica, a placa seca sob a influência de pulsos de alta frequência. O princípio de funcionamento das instalações de micro-ondas é semelhante ao que funciona em micro-ondas. Os pulsos permitem aquecer uniformemente a madeira, da qual sai a humidade em forma de vapor. O vapor quente permite não só secar o corte da serra com alta qualidade, mas também nivelar a tábua, que começou a se deformar sob a influência do alto teor de umidade. O equipamento das câmaras de secagem por micro-ondas é projetado de forma que o excesso de umidade possa ser removido do espaço fechado por meio de ventilação forçada.

Este é o método de secagem mais comum usado para preparar cortes finos ou pequenos pedaços de madeira de espécies de madeira de alto valor.

Rápido

Quando houver necessidade de secar a madeira bruta colhida em pouco tempo, uma câmara especial é usada na qual ventilação artificial e aquecimento do ar para os parâmetros de temperatura especificados são realizados. A desvantagem do método de secagem rápida é o perigo de queima de pedaços de madeira, portanto, secar a madeira dessa forma é considerado um processo bastante difícil. Se o processo de secagem for feito em casa, os pedaços de madeira são embrulhados primeiro com uma camada de papel e depois com filme plástico. Nesse enrolamento, são feitos orifícios para o vapor escapar e o papel de embrulho deve ser substituído por um secador a cada 8 horas.

Raios infravermelhos

O método permite secar a peça original úmida em pouco tempo, mas o custo do produto acabado aumenta, pois o processo de secagem com raios infravermelhos consome muita energia e, portanto, caro. A câmara de secagem infravermelha, na qual as peças de trabalho grandes são empilhadas, é grande e requer certas áreas livres com a capacidade de conectar a câmera a uma fonte de alimentação. Os raios infravermelhos, passando pela madeira molhada, aquecem a madeira e através de suas microfissuras naturais saem livremente de volta.

O método de secagem com radiação infravermelha permite secar a peça de forma eficiente e uniforme, mantendo uma certa umidade na camada de madeira, o que garante a elasticidade da madeira serrada.

Vácuo

Essa opção é conhecida como um tipo caro de secagem de madeira serrada, uma vez que a organização desse processo requer grandes áreas livres e equipamentos especiais caros. Na maioria das vezes, a técnica de secagem a vácuo é usada para secar espécies de árvores nobres - cedro, carvalho, freixo, faia. A qualidade da secagem com o método a vácuo é considerada a melhor, mas altos custos de energia aumentam significativamente o custo final de produção.

Com a evaporação da umidade, o material de madeira não tem tendência a rachar, pois todo o processo ocorre de maneira uniforme.

Atmosférico

A opção de secagem natural mais duradoura para peças de madeira, o que não garante resultados perfeitos. Nesse caso, a madeira seca em pilhas localizadas ao ar livre sob uma cobertura. A evaporação da umidade ocorre quando o material é soprado com ar, bem como quando exposto a temperaturas naturais. A opção de secagem atmosférica permite manter o equilíbrio natural da umidade nas peças, mas para que a madeira não torça é necessário fixá-la com segurança em suportes especiais.

Apesar dos benefícios econômicos, esse método demanda muito tempo e alguns esforços para organizar adequadamente o processo.

Condutor

O método de secagem condutiva baseia-se no uso de chapas quentes, entre as quais as peças originais de madeira são colocadas sob a prensa. A alta temperatura permite secar rapidamente a madeira úmida e manter um equilíbrio de umidade ideal, de acordo com os parâmetros definidos. Além disso, a secagem condutiva também ocorre sob uma prensa, o que elimina a possibilidade de defeitos na forma de dobramento das peças de trabalho e sua posterior trinca. A força da prensa é selecionada de acordo com a espessura da peça, o nível de umidade e o tipo de madeira.

Câmara

A secagem da madeira serrada em uma câmara de secagem especial de grande porte é considerada a opção mais acessível e difundida, que proporciona um processamento rápido dos pedaços originais. Na câmara, você pode ajustar o nível de temperatura, a velocidade dos fluxos de ar de ventilação e também definir o nível de umidade... Na maioria das vezes, a madeira ou as tábuas do assoalho são secas nessas câmaras de secagem. A duração do processamento da madeira depende de seu teor de umidade inicial e é em média de 7 a 10 dias, enquanto o nível de umidade do material diminui para 18 a 20%.

A desvantagem do método de secagem em câmara é considerada uma secagem desigual e a possibilidade de defeitos na madeira.

Em meio líquido

A técnica é baseada no uso de formulações especiais de líquidos que não entram em reação química com a água. Ceresina, várias gorduras, parafinas e outros componentes impermeáveis ​​podem ser usados ​​como tais componentes, que, de acordo com a tecnologia do processo, devem ser aquecidos a mais de 100 ° C. Uma placa de madeira é colocada na composição aquecida, enquanto a umidade evapora da madeira, à medida que é aquecida. A técnica é bastante trabalhosa e não é amplamente utilizada.

As opções de tecnologia de secagem de madeira são selecionadas de acordo com seu teor de umidade inicial, o tamanho dos blanks, bem como sua quantidade e requisitos de qualidade do material após a secagem.

Armazenamento subsequente

Após o término do processo de secagem, apenas os pedaços de madeira completamente resfriados são removidos da câmara de secagem. É impossível acelerar artificialmente esse processo, ele deve passar naturalmente. Em seguida, é necessário tomar as medidas necessárias para preservar a madeira serrada, o que lhe proporcionará um certo nível de umidade. Bons resultados podem ser alcançados se uma série de requisitos forem observados ao armazenar madeira.

Por exemplo, no caso em que seja necessário guardar uma madeira ou uma tábua padrão, então devem ser feitos pequenos espaços entre as fiadas dessas tábuas, o que facilitará a livre circulação do ar e evitará o aparecimento de fungos ou esporos de mofo na madeira. . Para o armazenamento a longo prazo de madeira serrada seca, é necessário remover a casca das peças de trabalho. Isso é feito porque as pragas podem estar na casca que se alimentam de madeira e prejudicar sua aparência.

Além disso, durante o armazenamento, a madeira serrada deve ser protegida dos efeitos da precipitação e mudanças repentinas nas condições de temperatura.

Que vícios podem se formar?

No processo de execução dos trabalhos de secagem de madeira serrada, podem surgir nas peças os defeitos da madeira, que geralmente se subdividem em ocultos e óbvios, ou seja, visíveis a olho nu. Se a tensão natural das fibras de madeira exceder os limites permitidos, então defeitos visíveis são formados, que costumam incluir quaisquer rachaduras, danos por fungos ou mofo, nós caindo, uma descoloração da madeira para escurecimento, bem como empenamento dos espaços em branco .

O aparecimento de defeitos ocultos ocorre após a formação de tensões nas fibras da madeira, o que é facilitado pela distribuição desigual da umidade em relação à seção da peça.... Além disso, a secagem irregular do material também é considerada um defeito oculto, geralmente observado ao empilhar as peças em branco durante a secagem. Rachaduras, enrugamento e empenamento na madeira são geralmente causados ​​por secagem irregular. Tais defeitos podem ser observados nos recortes das extremidades das peças, além disso, também podem aparecer na forma de fissuras internas ou superficiais localizadas no plano da placa.

O aparecimento de fissuras nas extremidades das peças é o tipo de defeito mais comum que se manifesta mais cedo do que outros tipos de defeitos de secagem.... Isso é explicado pelo fato de que a evaporação de umidade nas partes finais da placa ou madeira ocorre devido à alta condutividade de umidade das fibras de madeira localizadas na direção compartilhada. A perda de umidade causa encolhimento e tensão nas fibras. Quanto maior o grau de tal tensão, maior a probabilidade de fissuras, que mais frequentemente aparecem na direção radial. Um modo de secagem adequadamente selecionado ajuda a evitar esse tipo de defeito, que não fará com que a resistência à tração das fibras de madeira seja excedida.

A quebra do material de madeira ocorre em etapas. No início deste processo, aparecem rachaduras rasas e pequenas, cuja direção é orientada para a profundidade do material por 4-5 mm. Se nesta fase o processo de secagem for continuado com os mesmos parâmetros, então pequenas fissuras começarão a se expandir, elas podem ir ainda mais fundo na estrutura da madeira e penetrar em toda a seção da peça.

É possível excluir o aparecimento de fissuras na madeira serrada apenas se a taxa de intensidade da evaporação da umidade das extremidades da peça de trabalho for reduzida.

Quanto a um defeito como empenamento, na madeira pode ser helicoidal, bem como longitudinal e transversal... Todos os tipos de empenamento podem estar presentes até mesmo em uma peça de trabalho, mas apenas um deles será pronunciado. Na maioria das vezes, a madeira serrada com uma área de superfície ampla de 20 cm ou mais está sujeita à deformação transversal. Este defeito é especialmente observado ao serrar um tipo misto ou tangencial.

Ao serrar radialmente, as peças raramente ficam empenadas. A qualidade da madeira também afeta a torção da madeira serrada ou seu empenamento longitudinal. Por exemplo, esse defeito ocorre mais frequentemente se a peça original tiver um rolo ou uma camada oblíqua de fibras de madeira, mas é aconselhável descartar essas peças antes mesmo de iniciar o processo de secagem. O empenamento é consequência de uma violação da tecnologia do processo de secagem da madeira que está sendo executado. Durante o armazenamento, um número insuficiente de espaçadores entre as placas, bem como diferentes alturas de tais espaçadores, pode levar à formação deste defeito.

Se os materiais não resfriados forem descarregados da câmara de secagem imediatamente após o final do ciclo de secagem, existe o risco de que as peças de madeira sejam submetidas a empenamento após o resfriamento. Para evitar o surgimento de tal defeito, será necessário observar não apenas a tecnologia de secagem do material, mas também as regras para seu armazenamento.Eu sou. Para este propósito, em uma pilha de madeira serrada, 2-3 fileiras superiores de blanks são fixados em grampos pneumáticos especiais, e às vezes uma carga que os pressiona é colocada uniformemente no topo das placas secas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário