Eliminação de resíduos de madeira

Contente
  1. O que é desperdício?
  2. Métodos de descarte
  3. Equipamento de processamento
  4. O que eles estão fazendo?

Graças às possibilidades do mundo moderno, os resíduos do processamento da madeira não apodrecem em aterro ou a céu aberto, mas são encaminhados para a fabricação de novos produtos que são muito procurados pelos consumidores. Além disso, a produção de madeira hoje ocupa uma posição de liderança, e se cada empreendimento deixar aparas e serragem, não haverá lugar para a vida no mundo.

O que é desperdício?

A madeira foi, é e será o material natural mais procurado pelo homem nos mais diversos ramos de atividade. No entanto, durante o seu processamento e posterior fabricação de diversos produtos, permanecem resíduos de madeira, que devem ser reciclados ou descartados. Para isso, foram construídas fábricas de beneficiamento que têm como principal objetivo o cuidado com o meio ambiente e as pessoas.

Certamente muitos homens se lembram de como, nas aulas de trabalho, serravam e aplainavam pedaços de madeira, criando um certo produto a partir deles. E em todas as etapas do trabalho, principalmente após o corte da madeira, o lixo era recolhido na forma de aparas, serragem e aparas. Quase o mesmo, mas em grande escala, os resíduos aparecem nas indústrias de processamento de madeira em grande escala. E devemos nos livrar deles.

Os resíduos gerados no processo de beneficiamento da madeira são divididos em vários tipos:

  • agulhas e folhagens;
  • latido;
  • coto com rizoma;
  • serragem;
  • aparas e chips.

Ao derrubar madeira, todos os tipos de resíduos apresentados são muitas vezes deixados no local, embora isso não possa ser feito. A madeira em decomposição é o melhor ambiente para o desenvolvimento de pragas. Alguns lenhadores ainda amontoam os resíduos em uma pilha e colocam fogo. No entanto, esse método de descarte também não pode ser considerado eficaz.... Primeiro, a fumaça da combustão polui a atmosfera. Em segundo lugar, em tempo de vento, até mesmo um pequeno incêndio pode se transformar em um grande incêndio florestal.

Para maior comodidade do trabalho, as usinas de reciclagem dividiram os resíduos de madeira em grupos, facilitando a determinação do método de reciclagem ou descarte.

Descrição

Produtos relacionados ao grupo

1º grupo

Tábuas após serragem inicial

Jubarte

2º grupo

Produto defeituoso

Toras cortadas em qualquer direção

3º grupo

Materiais de construção

Aglomerado, papelão, folheado, madeira compensada

4º grupo

Base secundária de materiais de construção

Lascas, casca, serragem

Métodos de descarte

Muitos têm certeza de que o descarte é necessariamente a destruição de um item.... Em termos de considerar os resíduos de madeira, a reciclagem significa a reciclagem e posterior utilização como elemento de base para vários materiais, objetos e coisas.

Até o momento, foram desenvolvidos 3 grupos de métodos de processamento de resíduos de madeira, a escolha de uma opção específica depende das características da matéria-prima:

  • biológico;
  • mecânico;
  • químico.

Os métodos biológicos envolvem o processamento de matérias-primas de baixa qualidade. Os resíduos são colocados em um recipiente especial, onde são adicionados os elementos que promovem a fermentação. Como resultado da síntese, um fertilizante de alta qualidade é obtido.

Os métodos mecânicos de processamento da madeira envolvem o uso de várias máquinas capazes de quebrar as fibras da madeira. Os restos de madeira são transformados em aparas e serragem, que depois são usados ​​para criar materiais de construção.

Os métodos químicos são os mais difíceis. Este grupo inclui áreas como pirólise, hidrólise e gaseificação. A escolha de uma determinada opção depende do estado dos resíduos e do resultado final desejado.

  • Pirólise envolve a colocação de pedaços individuais de resíduos de madeira em um compartimento de secagem onde não há ar. Quando expostas a altas temperaturas, as matérias-primas são separadas nos estados líquido, sólido e gasoso. O carvão será difícil neste caso. Este produto é removido do compartimento de secagem porque pode pegar fogo. O estado gasoso, separado dos resíduos, passará pelas unidades condensadoras. E o derivado líquido terá como objetivo a criação de produtos resinosos.
  • Hidrólise, ao contrário da pirólise, é realizada a uma temperatura mais baixa. Os resíduos são colocados em uma caldeira, aquecida a vapor, diluída em ácido sulfúrico, após o qual a matéria-prima gradualmente se torna sólida e líquida. O sólido é a lignina e o líquido são monossacarídeos e furfural.
  • Se os resíduos de madeira não forem adequados para a criação de outros produtos, eles são enviados para gaseificação... Este processo ajuda a extrair energia da combustão da madeira. A matéria-prima é disposta em um compartimento onde o ar entra apenas por um lado. Os resíduos queimam e o gás desenvolvido escapa do outro lado em relação à passagem de ar.

Equipamento de processamento

Muitas unidades e máquinas são instaladas nas plantas de beneficiamento, entre as quais a mais comum é o moedor. Este dispositivo está disponível em todas as empresas de reciclagem de resíduos de madeira. Transforma pedaços e cortes de madeira em serragem, aparas ou pó.

Deve-se observar que, para qualquer método de descarte e processamento, a trituração é a etapa principal. E então a fração recebida é redirecionada para outros dispositivos.

  • Moedor de faca.

Com o auxílio de uma trituradora, presente no projeto deste dispositivo, são obtidos chips do tamanho desejado. As facas giram, respectivamente, a matéria-prima da madeira é triturada. Na produção industrial, são instalados trituradores com diferentes potências e rendimentos. Com a ajuda deles, é possível processar matérias-primas contendo metais.

  • Britador de martelo.

Essa unidade processa resíduos de madeira por meio de martelos reforçados, que são acionados pela ação de um disco giratório. Este picador esmaga troncos de árvores sólidos com facilidade. Mas o mais importante é que este equipamento não deixe resíduos de madeira.

  • Assar.

Uma maneira bastante antiga de destruir resíduos de madeira. E o calor obtido após o processamento é utilizado como aquecimento e aquecimento de água. O design de tais fornos tem uma forma cônica. Na parte superior existe um dissipador de calor que transfere calor para a câmara de armazenamento, no interior existe um compartimento com grelha, onde são colocadas as matérias-primas da madeira.

  • Ferramentas de maquinas.

Nas salas de produção das fábricas de processamento, várias máquinas estão localizadas, cada uma delas permitindo que você transforme os resíduos do processamento primário da madeira em um novo produto.

Nome da maquina

A essência do trabalho

Produto usado

popa

Cortar a camada superior de madeira para obter aparas

Folheado

Moagem

Slotting

Madeira lisa

Descamação

Processamento de madeira sem receber aparas

Folheado

Latidos

Removendo a casca

Tronco e casca

O que eles estão fazendo?

Os resíduos do processamento primário da madeira são usados ​​na agricultura, construção e outras áreas de atividade. Até cozinheiros autodidatas fumam carne em resíduos de madeira. Mas isso é apenas uma pequena parte do que pode ser feito com aparas e serragem comuns.

Em países com climas frescos e frios, o primeiro lugar é o processamento de resíduos de madeira em combustível. A melhor solução para aquecer uma casa é o carvão e a lenha. Mas os briquetes de combustível são feitos de serragem prensada, que pode ser usada para aquecer uma lareira, uma casa de banhos e até uma churrasqueira!

Os enchimentos de madeira orgânica também são a base de muitos materiais de construção, como blocos de madeira, concreto de madeira e placas de fibra. Pequenos edifícios de tipo econômico, garagens estão sendo erguidas a partir deles.

A serragem e as aparas são a base do cartão, do aglomerado, da madeira compensada. Para a sua fabricação, os resíduos são combinados com componentes de ligação, após os quais são prensados ​​em equipamentos especiais.

Além disso, os fabricantes de móveis encontraram uso para resíduos de madeira. As aparas, a serragem e a sujidade estão devidamente ligadas aos constituintes químicos conferem ao produto final a aparência de madeira natural. Esses produtos não explodem, não racham, não apodrecem. É possível distinguir um produto feito de um pedaço de madeira natural de produtos processados ​​apenas pelo custo.

Resíduos de madeira reciclada são amplamente utilizados na agricultura... Eles fazem composto e fertilizantes, usam-nos como cobertura morta do solo. A serragem e as aparas são camas de qualidade para o gado. Esses resíduos absorvem a umidade e evitam a propagação de odores desagradáveis ​​no ambiente. Essa característica também agradou aos donos de gatos e roedores.

Para obter mais informações sobre como os resíduos de madeira são descartados, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário