Tecnologias de queima de madeira

Contente
  1. Para que serve?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Requisitos de madeira
  4. Tipos
  5. O que é necessario?
  6. Etapas de trabalho
  7. Como processar?

Queimar madeira é um método antigo que é totalmente sustentável, mas talvez um pouco esquecido injustamente. Era uma vez, as pessoas notaram que a madeira queimada retém suas qualidades naturais por mais tempo, e essa técnica era natural e inofensiva e, portanto, muito procurada. Hoje, a madeira pode ser tratada com uma variedade de impregnações, envernizada ou pintada. Suas características mudarão, o material será mais durável e confiável, mas esse processamento tem suas desvantagens. Isso significa que uma alternativa como disparar também deve ser considerada.

Para que serve?

Claro, ir a um mercado de construção, comprar verniz e cobrir um produto de madeira com ele é a maneira mais fácil. Mas a composição química do verniz libera constantemente gases no meio ambiente, embora pequenos, mas prejudiciais à saúde humana. Isso é facilitado pelos efeitos da temperatura, luz solar e até mesmo pelo funcionamento dos radiadores de aquecimento. Finalmente, nem todos os materiais são fáceis de processar; uma abordagem diferente é necessária. É aqui que a queima de lenha vem em socorro.

Funciona assim: durante o aquecimento, que fica constantemente sob controle do mestre, são iniciados processos na camada externa da madeira que estimulam o estreitamento das fibras. E os poros externos estão cobertos de fuligem e alcatrão.

Portanto, a camada lenhosa superior não mais sucumbirá aos efeitos das bactérias, do mesmo fogo, da radiação ultravioleta e da decomposição. E a madeira queimada fica muito bonita, por isso a queima também é usada para decoração.

Essa forma decorativa de alterar as características da madeira ainda não é muito difícil. E embora você tenha que lidar com o fogo, a técnica em si é elementar. Normalmente, queimadores de gás são usados ​​para acender. Deve haver equipamentos de segurança nas proximidades: um extintor de incêndio e um balde de areia. Nos tempos antigos, os artesãos manejavam com tochas, a tora foi gradualmente virada sobre tiras de couro. Isso poderia ser chamado de torrar e langor. Cedro, freixo, faia e bordo foram capturados com mais freqüência do que outras espécies.

É muito importante que o próprio material não queime durante o processo de queima, ou seja, que esteja chamuscado... Isso acrescentou uma beleza especial a ele, protegendo-o da umidade e da decomposição, de organismos patogênicos. Após a queima, foi necessário remover os depósitos de carbono, enxaguar as peças e mergulhá-las em óleo. Além da proteção, a árvore adquiriu uma sombra especial. Hoje, desta forma, os produtos de madeira ganham um efeito "antigo". A vida útil de tal produto aumenta consideravelmente.

Vantagens e desvantagens

Na construção e em outras áreas, o fogo é freqüentemente usado. Além de dar uma textura especial à madeira, esse método é bom por outros motivos.

As vantagens óbvias de queimar madeira:

  • produtos químicos complexos não podem ser usados ​​- tudo será natural;
  • se você seguir a tecnologia, o método não será complicado e não será necessária uma oficina especial de queima;
  • o material se torna resistente ao fogo, resistente ao desgaste e deixa de ser vulnerável a microorganismos.

As altas temperaturas levam à decomposição das formações de hemicelulose na madeira sob sua influência. Durante a combustão, formam gases de pirólise, cuja principal característica é a fácil ignição. Ou seja, a árvore ficará resistente ao fogo. Acontece que o problema do fogo é resolvido pelo método "cunha a cunha".

Há apenas um sinal negativo significativo - processo laborioso.

Além da queima, a superfície deverá ser limpa e retrabalhada.

Requisitos de madeira

O cedro era originalmente o mais suscetível à torrefação.A faia e a carpa também podem ser consideradas árvores com a mesma textura do cedro flexível. As árvores têm camadas de alta densidade, então é a camada superior que queima. Este é o principal requisito para o material a ser queimado.

O choupo e o bordo habituais, após o tratamento a fogo, adquirem um padrão muito interessante de estrutura lenhosa. O desenho das coníferas é especialmente bonito. Esta estrutura é inimitável, única, e sua decoratividade é especialmente apreciada.

Se você tratar a bétula com fogo, a árvore reduz a capacidade de calor e quase não queima a pele - isso significa que essa bétula pode ser usada para aparar as paredes de uma casa de banho ou sauna.

Tipos

Existem pelo menos 3 opções de tratamento térmico. O tipo de processamento depende não só da tonalidade, mas também das propriedades da madeira.

Superfície

Esta opção é usada com mais freqüência do que outras. Você não terá que gastar muito tempo, não é necessário treinamento especial, assim como grandes despesas. Essa queima é feita em casa: eles levam um maçarico ou um bico de gás. A madeira é queimada a uma profundidade de no máximo 5 mm.

Profundo

Este método é popular entre aqueles que desejam envelhecer madeira artificialmente. Este tipo de queima geralmente é usado para decorar a madeira. A tonalidade da madeira dependerá mais do tempo de exposição. A madeira pode se tornar grafite, ou pode se tornar preta como carvão, ou seja, as mudanças serão dramáticas. Essa árvore escura é usada para decorar painéis, caminhos de jardim. A profundidade de queima pode ser de até 20 mm.

Cheio

E este método de processamento é menos procurado, mas apenas devido ao fato de que não está disponível para todos. O fato é que queimar madeira funcionará assim. apenas a uma temperatura de cerca de 400 graus... E isso requer fornos a vácuo. Portanto, esse tipo de processamento não será massivo. E não adianta usá-lo para grandes volumes de madeira: eles serão reduzidos à metade após o processamento.

Mas para vários elementos decorativos, a queima completa é usada por especialistas de forma mais ativa.

O que é necessario?

Em escala industrial, grandes volumes de madeira são queimados em fornos a vácuo. Camadas de madeira de até 20 mm de espessura podem queimar. É difícil conseguir tal efeito em casa, mas outros resultados, mais modestos, também são impressionantes. E o mais importante, eles podem ser alcançados com a ajuda de ferramentas mais acessíveis.

Uma fonte de chama para disparar pode ser:

  • maçarico de alta potência;
  • queimador de gás;
  • secador de cabelo de construção;
  • cilindro de gás com bico, etc.

Você também precisará de uma ferramenta para limpar as camadas queimadas. Se pequenas tábuas devem ser queimadas, a quantidade de trabalho não é muito significativa, você pode sobreviver com uma simples escova de metal. Mas é conveniente assumir estruturas maciças, por exemplo, móveis, escadas, pisos e até edifícios, usando uma retificadora, uma serra retificadora ou mesmo uma furadeira com bico.

Os restos da queimada também terão de ser varridos, e uma flauta, um pincel de cerdas macias, lida bem com isso. Naturalmente, todos os trabalhos devem ser realizados respeitando todas as medidas de segurança. É imprescindível proteger os olhos, roupas e mãos para que faíscas e vapores não os ameacem. Um balde de areia, água e um extintor de incêndio devem ser facilmente acessíveis.

Etapas de trabalho

Como fazer a queima em casa pode ser visto usando um queimador padrão como exemplo. Consideremos passo a passo o processamento de uma peça de madeira com um queimador a gás.

  1. A chama do aparelho deve ser mantida calma, uniforme, azulada. Mas eles não queimam com fogo amarelo.
  2. Para processar a árvore uniformemente, é necessário passar a ferramenta sobre a superfície várias vezes... Os movimentos devem ser os mesmos de uma pintura com pincel. É mais conveniente começar pela parte superior. A placa queimada deve ter 4 mm de profundidade.
  3. Use uma escova ou lixadeira para caminhar ao longo da fibra da árvore, tomando cuidado para não danificar a estrutura do material. Ao mesmo tempo, as flautas também são usadas.
  4. O processo de limpeza (você precisa estar preparado para isso) é muito meticuloso e trabalhoso. A fuligem destacada deve ser removida completamente.Se você ignorar este momento, a peça de trabalho não ficará bonita.
  5. Você pode verificar a qualidade do trabalho realizado por você mesmo da seguinte forma: a madeira é limpa com um guardanapo e um pano macio. Para realçar o relevo, pode-se usar a queima novamente, seguida da escovação.

O resultado desse trabalho é uma superfície em relevo, cuja tonalidade pode ir do delicado dourado ao rico chocolate. Às vezes, uma camada de corante de anilina é colocada próximo à superfície.

Como processar madeira usando a tecnologia japonesa de pirólise.

  1. A camada de cinza superior deve ser removida da madeira. As tábuas devem ser enxaguadas com água e, em seguida, completamente embebidas em óleo vegetal. Isso ajudará a árvore a se tornar repelente de umidade e anti-séptica.
  2. O material acabado ficará prateado escuro e brilhante. Antigamente, esse efeito era conseguido pelo fato de a árvore ser simplesmente mandada para o fogão ou para o fogo, hoje giram para o queimador.

Os artesãos japoneses, que queimavam superfícies de madeira dessa forma, protegiam as casas de incêndios. Uma camada de cinzas não tem medo de fogo, portanto, para objetos e objetos localizados na rua, o método japonês de disparo é o ideal.

Processamento de produtos de madeira maçarico realizado com um instrumento extremamente quente. O fogo é direcionado apenas perpendicularmente à superfície. Quanto tempo vai durar depende da peça de trabalho e do uso final da queima. Todas as manipulações devem ser realizadas com moderação, sem pressa. A superfície deve gradualmente adquirir contraste. Em seguida, o produto é lixado, tratado com óleo de linhaça ou com o mesmo verniz.

Como processar?

Em princípio, o material pode ser deixado na mesma forma, sem mudar nada, sem recorrer a quaisquer impregnações. Mas muitos mestres têm certeza de que todos iguais verniz saturar com óleo uma árvore bonita e atualizada não será supérflua. Especialmente considerando que isso aumentará o nível de segurança do material.

O óleo também enfatiza melhor as características decorativas da árvore. E ele será usado dessa forma por ainda mais tempo. E então você também pode aplicar verniz por cima dessa superfície tratada, de preferência nitrocelulose. Uma mistura de verniz e cera artificial também é adequada. Mas se for a madeira da frente que precisa ser processada, uma solução de cera de terebintina será uma excelente composição.

A melhor forma de impregnar a madeira queimada é com óleo. Tung, linhaça e cânhamo são ideais. É mais conveniente aplicar o líquido com um pincel, embora funcione com uma pistola de pulverização. E esta é a opção de processamento mais ecológica (em conjunto com a queima).

Também são utilizadas composições de óleos sintéticos coloridos, que podem transformar visualmente espécies de madeira simples em nobres. Eles acentuam a estrutura de madeira de forma muito favorável, protegendo-a de influências agressivas externas.

Lindos caixões, grandes painéis de parede e baguetes são feitos de material cozido. A partir dele resultará na fabricação de mesas, cadeiras, armários e cômodas extravagantes. Decorar as paredes com essa madeira texturizada também é atraente, especialmente em interiores que favorecem isso - de um chalé a um loft.

Para obter informações sobre como queimar uma árvore com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário