Madeira para aplainar: tipos e ferramentas
A madeira é um dos materiais mais procurados pelo homem desde a antiguidade. Casas, várias estruturas são construídas a partir dele e extensões são erguidas. A madeira é utilizada como base para diversos produtos e objetos. UMA para que o "ofício" seja de alta qualidade, é necessário processar adequadamente o material. Até o momento, vários métodos de aplainamento de madeira foram desenvolvidos e cada um deles tem certas características e algumas desvantagens.
O que é isso?
Aplainamento de madeira - processamento de madeira removendo aparas. O processo de trabalho é acompanhado pelos movimentos alternativos de ferramentas especiais com cortadores de aplainar, que são coloquialmente chamados de facas. Cada movimento da ferramenta envolve a remoção de uma camada de madeira enrolada em cavacos. O curso de retorno da fresa é caracterizado como uma minipreparação para o próximo curso de trabalho. Este ciclo dura até que a superfície da madeira adquira a forma e a lisura desejadas.
O material recebe uma superfície de qualidade somente se uma plaina ajustada com uma ou mais facas afiadas for usada para o trabalho.
Outro fator que afeta a qualidade do aplainamento é a direção da remoção dos cavacos em relação à fibra da madeira. Neste caso, são consideradas 3 opções, a saber: planar ao longo, na transversal e no final.
O método de processamento ao longo do grão é freqüentemente usado. Neste caso, a superfície da madeira é o mais plana e lisa possível, o que atende aos requisitos de alta qualidade. O método de processamento do aplainamento transversal é em muitos aspectos inferior à opção de remover uma camada de madeira ao longo da fibra, uma vez que a superfície acabada apresenta alguma rugosidade. Na maioria das vezes, o método de aplainamento cruzado é usado para desbaste de madeira.
O mais difícil é o aplainamento de uma árvore no final. Este método envolve o corte da camada de madeira perpendicularmente usando pressão aumentada. Porém, sem destreza, não será possível obter um corte perfeito.
E ainda, se houver necessidade de fazer um corte final, você precisará estocar facas finas recém-afiadas para o cortador.
Os caminhos
Até à data, foram desenvolvidos dois métodos principais de processamento da madeira: manual e automático. O segundo tipo de processamento também é denominado mecânico. O método manual é totalmente usado em casa, enquanto a versão automática é usada em escala de produção. E para entender completamente os tipos existentes, propõe-se aprender mais sobre cada método de aplainamento.
Manual
Este método de processamento de madeira envolve o uso de trabalho manual. A placa de madeira é examinada cuidadosamente, a direção das fibras, camadas e o nível de aspereza são determinados.
O método manual é projetado para aplainamento por camada. Em termos simples, para a saída das camadas cortadas e das fibras oblíquas. Tendo determinado a direção corretamente, o processo de trabalho torna-se mais simples, e a superfície recebe uma rugosidade mínima.
É muito importante que o material a ser processado esteja firmemente fixado e firmemente preso à base da bancada. E só depois disso você pode prosseguir para o estágio principal de trabalho.
O principal é seguir as regras de segurança.
Auto
Este método de processamento de madeira é freqüentemente usado na produção. Para isso, foi desenvolvido um equipamento especial - um avião elétrico. A principal condição é que a madeira processada esteja seca e livre de poeira. No próprio equipamento, certos parâmetros devem ser ajustados para que, ao entrar em contato com uma árvore, o dispositivo não produza solavancos bruscos que possam estragar o material que está sendo processado.
Instrumentos
O equipamento projetado para aplainamento de madeira se enquadra em 2 categorias:
- ferramentas de mão;
- ferramentas automatizadas ou mecanizadas.
Em primeiro lugar, é necessário esclarecer que o grau de pureza da superfície final é dividido manualmente em vários tipos. O desbaste é feito sob uma scherhebel, um avião permite obter qualidade média e um desbaste limpo é feito sob uma jointer.
Modelos de ferramentas manuais podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens. Além disso, eles estão necessariamente presentes no inventário da dacha.
Essas ferramentas são consideradas versáteis, pois possuem um amplo espectro de ações.
Quando se trata de ferramentas manuais, a primeira coisa que vem à mente é o avião. Ele é usado para processar uma amostra áspera de madeira para dar-lhe uma superfície uniforme e lisa. Porém, se as lâminas da plaina estiverem cegas, será impossível obter uma base de qualidade.
Outro instrumento significativo é o scherhebel. Destina-se ao processamento primário de material "preto". Sua faca tem formato arredondado, o que facilita muito o processo de retirada de camadas de uma superfície de madeira.
Nos locais onde o scherhebel é processado, surgem buracos, graças aos quais a base fica decorativa.
A lista de ferramentas mecânicas para aplainar madeira inclui uma plaina elétrica. É usado para obter uma superfície mais plana e lisa. Este dispositivo é capaz de processar amostras de madeira bruta.
Os dispositivos mecânicos têm vários aspectos positivos. E antes de mais nada, é a velocidade do aplainamento das peças em sua forma final. Com um avião, o processo de trabalho levará muito tempo, especialmente se o número de peças exceder sua capacidade.
Hoje, vários modelos de plainas elétricas são muito procurados.
IE-5707A-1
Este modelo é usado principalmente em oficinas de carpintaria. É constituído por um motor elétrico, cortadores com facas substituíveis, esquis do tipo móvel e fixo, bem como a cabeça e o cabo. A essência da operação tecnológica ocorre de acordo com o seguinte princípio:
- o rotor do motor elétrico começa a girar;
- o torque é fornecido ao cortador;
- o planejamento começa.
Esta máquina está equipada com uma função de ajuste de profundidade de aplainamento. Para definir este parâmetro, você terá que aumentar ou, ao contrário, diminuir o esqui.
Vale ressaltar que essa máquina foi projetada tanto para o processamento de uma amostra bruta de madeira, quanto para o ajuste final do produto. Você só precisa trocar a fresa ranhurada por uma plana.
IE-5701A
Este modelo de plaina elétrica possui praticamente o mesmo “recheio”. A única diferença é que ao invés de um cortador, há um eixo de faca no desenho, que permite aplainar de qualquer complexidade.
O cinzel é considerado uma ferramenta importante para aplainar madeira. Com sua ajuda, é possível modificar os elementos da peça, onde o avião e os equipamentos mecanizados não podem alcançar.
Etapas de trabalho
A principal essência do aplainamento da madeira é criar uma superfície lisa do material, eliminando os defeitos que surgem após o corte. Serrar é denominado corte de madeira, onde a direção da linha reta corresponde à direção dos movimentos translacionais. Disto se conclui que serrar e aplainar são os principais processos de processamento de madeira
Serrar envolve dividir tábuas largas em tiras. Ao serrar, é importante posicionar corretamente o material, caso contrário, o processamento adicional exigirá muito mais tempo e esforço.
O aplainamento da madeira é um processo que permite alterar sua forma e tamanho. A madeira é geralmente considerada uma base muito exigente. É por isso que seu processamento ocorre em várias etapas. O primeiro envolve a secagem da madeira. Se a madeira estiver úmida, em um futuro próximo o produto resultante perderá sua aparência. Em seguida, é feito o corte, a retificação e, em seguida, o processamento mecânico ou manual.
Esta sequência de ações pode variar, tudo depende das propriedades das matérias-primas utilizadas.
A tecnologia de aplainamento da madeira processada depende da forma das superfícies. O aplainamento plano envolve o trabalho com partes de uma seção quadrada e retangular, e o aplainamento figurado é caracterizado pela criação de contornos curvilíneos.
O lixo, aliás, não é jogado fora. Eles são enviados para processamento, depois são transformados em materiais de construção e muito mais.
Quem não tem experiência em aplainamento de madeira deve se familiarizar com a teoria e cursar diversos masterclasses. Estas lições mostrarão como artesãos planejam formas complexas. Os especialistas dirão de que depende a espessura da camada de corte e explicarão como moer o produto.
Para a prática primária, é recomendável escolher madeira de pinho.
Preparação
O trabalho preparatório divide-se em carpintaria e acabamento. As primeiras incluem a selagem de fissuras, limpeza de toda a superfície e lixamento. Porém, deve-se lembrar que a embutidura na madeira é realizada somente quando o produto acabado deve ser pintado em outras cores. Mas com a preparação final, tudo fica muito mais complicado. Este processo consiste em várias etapas:
- nivelar a superfície da madeira;
- obtenção de textura expressiva do material por meio de branqueamento, tingimento ou remoção de resina;
- fortalecimento do parâmetro de dureza da madeira.
Em seguida, você precisa limpar a madeira de sujeira e poeira. Só depois disso você pode prosseguir para a próxima etapa do trabalho.
Markup
É impossível fazer qualquer coisa sem marcação. Esta etapa envolve a transferência de dimensões, volumes e formas de um desenho de papel para um material, neste caso a madeira.
Sem uma marcação, mas contando apenas com seus instintos, não será possível fazer um produto bonito e de alta qualidade. Os elementos acabados podem ter formas diferentes, não se conectam e, em geral, não correspondem ao projeto pretendido.
Para aplicar a marcação, você precisará de várias ferramentas, a saber: lápis, régua, esquadro e fita métrica. Detalhes complexos podem exigir o uso de uma bússola.
Planing
Utilizando o método manual de aplainamento de madeira, será possível obter uma superfície plana, onde não haverá amassados, lascas e outros defeitos. Para o trabalho, você precisará levar um scherhebel, um avião e uma jointer. Todos sabem que os parâmetros externos e o princípio de funcionamento desses instrumentos têm muito em comum. Eles removem lascas finas da superfície da base de madeira.
Ao trabalhar com ferramentas manuais, você deve seguir as regras de uso. Por conveniência e segurança, o dispositivo deve ser segurado com as duas mãos e pressionado contra a superfície a ser tratada com força total. O material deve ser fixado firmemente em uma bancada de trabalho ou similar.
A área em frente à madeira deve ser aplainada. Uma vez que a seção inicial tenha passado pelo procedimento de processamento, o mestre deve dar um passo para trás e começar a planejar a parte posterior do material, ajustando-o à base acabada.
Ao trabalhar com madeiras duras, aplique um ligeiro ângulo em relação ao grão. Com esta abordagem, a superfície não obterá uma lisura perfeita, mas o material não será danificado.
Para evitar que a remoção da camada da madeira fique muito grossa, a parte frontal da plaina deve ser pressionada firmemente contra a superfície a ser tratada e a parte traseira da ferramenta deve ser ligeiramente levantada.
Esmerilhamento
Graças ao processo de lixamento, a base de madeira obtém uma lisura perfeita. Mesmo pequenas rugosidades, quase imperceptíveis ao toque, são removidas de sua superfície.
O método manual de lixamento envolve o uso de lixa com diferentes valores de grão. Você pode segurar um pedaço na mão, mas durante o trabalho há uma grande probabilidade de sofrer escoriações. É melhor usar um suporte de madeira.
O processo de lixamento da madeira ocorre em várias etapas.
- Lixamento em desbaste. Para o trabalho, utiliza-se uma lixa de grão grosso. Com sua ajuda, é possível nivelar a superfície do produto.
- Trabalho de polimento. Neste caso, você deve usar uma lixa com um índice de grão médio - 100 será o suficiente. Isso permitirá que você remova a pilha formada após o desbaste da superfície.
- O toque final. Para o trabalho, leva-se lixa de grão fino. Remove defeitos imperceptíveis e leva o produto à fase de envernizamento.
Para lixar madeiras nobres, utiliza-se lixamento. Esta é uma das variedades de trabalho de trituração. O método manual de raspagem envolve o uso de um raspador - um inserto com uma lâmina de 1,5 mm de espessura e uma ponta de trabalho afiada. A tecnologia de loop é realmente muito simples.
A ferramenta é segurada com os dedos de uma mão, é colocada em ângulo reto, e a camada de madeira é removida pelo tipo de raspagem.
Engenharia segura
Para algumas pessoas, aplainar madeira é um elemento de seu trabalho principal, para outras é um hobby ou hobby. Mas, em um caso ou outro, é importante observar as precauções de segurança.
A regra básica da carpintaria é o uso de ferramentas afiadas. Mas são precisamente as facas e lâminas afiadas que são especialmente perigosas para os humanos. É por isso que é importante acompanhar suas ações e o andamento do trabalho. A sola das ferramentas manuais deve ser plana, sem lascas, rasgos e defeitos semelhantes.
Ao usar um avião, é importante seguir as regras de segurança no trabalho. Ao desmontar a ferramenta, é necessário segurar a ponta com o dedo da mão esquerda, e a palma e o resto dos dedos devem ser colocados na sola do aparelho atrás do local da faca. Golpear a rolha da plaina só deve ser feito com um martelo. Um martelo de metal pode danificar a ferramenta e, se explodir, há uma grande chance de ferimento com a lâmina. Ao montar o avião, a lâmina deve ser inserida junto com a cunha. Ao final da montagem, é necessário verificar a instalação da faca.
Se estiver inclinado, você pode se ferir.
O processo de planejamento com um plano que não tenha ênfase no projeto deve ser realizado com extrema cautela. Em nenhum caso você deve pressionar sua mão direita contra a lâmina, caso contrário, escoriações dolorosas aparecerão. Durante o descanso, o avião deve ser colocado de lado com a sola afastada de você. Isso não estraga o fio da faca, enquanto não há chance de se cortar, agarrando a ferramenta novamente.
Quanto ao material a ser processado, a madeira deve ser pressionada firmemente contra a bancada. Não deve dobrar e deslizar na mesa de trabalho.
Os regulamentos de segurança também devem ser seguidos com equipamentos mecânicos.
Deixar de tomar precauções pode levar a consequências desastrosas.
Você pode aprender como planejar madeira congelada no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.