Tudo sobre madeira estabilizada

Tudo sobre madeira estabilizada
  1. O que é isso?
  2. Para que serve?
  3. Visualizações
  4. Métodos de estabilização
  5. O que é necessario?
  6. Como fazer em casa?

Não há necessidade de falar sobre o valor e a demanda da madeira para reparos e construção - quase todo mundo já encontrou isso. Existem áreas onde a madeira, um material natural e excelente em muitos aspectos, necessita de uma ligeira modernização. Ou melhor, para aprimorar suas propriedades operacionais. Uma dessas tecnologias de transformação é a estabilização da madeira.

O que é isso?

A estabilização é um tipo especial de processamento de material no qual seus poros são preenchidos com compostos de proteção especiais. Em primeiro lugar, essas ações visam aumentar as propriedades decorativas da árvore - para que essas propriedades permaneçam inalteradas pelo maior tempo possível. Mas, ao mesmo tempo, os indicadores de dureza do material aumentam, bem como a resistência à influência de fatores externos.

O processo em si é bastante trabalhoso e não muito rápido. Requer uma atitude responsável e certos conhecimentos. Em escala industrial, não é muito racional usar este método, mas para pequenos trabalhos individuais ele é amplamente indispensável. A estabilização é adequada para alterar as características de móveis, artesanato em madeira e brinquedos, vários itens de interior, cabos de facas.

Inicialmente, a estabilização foi feita para manter a árvore seca. Mas, gradualmente, os objetivos decorativos foram se tornando mais importantes. Assim que ficou claro que de uma só vez era possível mudar a aparência da árvore e seu perfil operacional, o processamento passou a ser usado de forma mais ativa.

Para que serve?

Este procedimento muda o material em várias direções ao mesmo tempo. E muitas vezes economiza dinheiro e esforços de um mestre que poderia atingir os mesmos objetivos usando várias tecnologias caras ao mesmo tempo. A estabilização de madeira é usada para os seguintes fins:

  • a árvore fica dura e densa;
  • a resistência do material à umidade aumenta, assim como a resistência às quedas térmicas e à exposição à luz solar;
  • a árvore deixa de ser tão vulnerável à ignição, a estabilização torna-se uma barreira para tintas e vernizes;
  • os efeitos químicos e biológicos sobre o material também são neutralizados, as deformações e o apodrecimento deixam de ser ameaças óbvias para a madeira;
  • o material se torna mais estético e decorativo;
  • a madeira está mais pronta para o processamento manual e mecânico após a estabilização.

Obviamente, as qualidades de consumo do material mudam significativamente. Isso não é apenas uma impregnação de superfície, um primer, está preenchendo o volume máximo dos poros. Tal procedimento é valioso para o cabo de uma faca, por exemplo, que não apenas interage constantemente com a água, mas também está em contato com o vapor, objetos e substâncias quentes. A madeira se estabiliza termicamente, o que significa que sua vida útil aumenta.

A propósito, após o procedimento, o material parece mais uma pedra natural do que madeira. O padrão de corte dessa madeira é muito semelhante ao padrão do mármore. E é realmente lindo.

Visualizações

Na maioria das vezes, a árvore é estabilizada em duas cores. Isso é mais comum e o resultado é previsível. Mas se a estabilização de duas cores parece algo simples, as tecnologias também são aplicadas. estabilização multicolor... Eles são mais complexos e será difícil para os iniciantes lidar com essa tarefa. Além disso, esse tipo é mais utilizado para fins decorativos, ou seja, não estamos falando sobre a resistência e aumentar as propriedades operacionais da árvore (elas não são prioritárias). Mas como exatamente conseguir uma mudança no material é uma questão com muitas alternativas.

Métodos de estabilização

Existem muitos meios eficazes para esse fim: da resina epóxi à seiva de bétula.

Impregnação fria

Este método pode ser considerado o mais acessível, é usado para lidar com pequenas peças de madeira... É na composição fria que a madeira ficará encharcada. E esse processo leva no mínimo 3 dias (e em geral pode chegar a 2 semanas). O tempo de imersão depende da matéria-prima selecionada. Um exemplo notável de tal remédio é o óleo de linhaça.

As características do processo de impregnação com óleo de linhaça são as seguintes.

  • A composição penetra fundo nos poros, seca, formando um polímero que não tem medo de se decompor. Tecnicamente, a impregnação pode ser superficial, por imersão e por instalação a vácuo.
  • A árvore é impregnada em várias camadas (a primeira geralmente é óleo diluído em aguarrás), cada nova camada é aplicada estritamente após a secagem da anterior.
  • O óleo vai secar por cerca de uma semana, mas o processo pode ser acelerado.

A mesma composição pode ser usada de maneiras diferentes. Assim, para o próximo tipo de impregnação (quente), o óleo pode ser fervido.

Impregnação a quente

Esta opção é mais complicada, pois é mais usada para alterar as propriedades de produtos de madeira a granel. O processo leva de 2 a 3 dias, a penetração será mais profunda. Isso é exatamente envelhecimento ou mesmo digestão em formulações quentes, pois é nesta forma que ficam mais fluidas.

Como resultado, a polimerização é mais eficiente.

Tratamento a vácuo

Para implementar este método, uma câmara de vácuo é necessária. Bombear o ar para fora remove o líquido da madeira. Mais tarde o mestre alimenta a solução de estabilização na câmara, e ela preenche os poros abertos da madeira.

Tratamento de pressão

Este método é muito semelhante ao descrito acima, mas há uma diferença significativa. A preservação da madeira, neste caso, pode ser obtida por meio de alta pressão. O blank de madeira é enviado para um recipiente com uma composição especial, instalado na câmara. A alta pressão ajuda a expelir o ar dos poros e uma composição pré-selecionada para a polimerização penetra nos vazios.

O que é necessario?

Existem tantas opções para qual composição usar. Considere as ferramentas mais populares para polimerização.

Solução salina

O sal é o estabilizador de madeira mais barato e mais facilmente disponível. Pegue uma colher de sopa do sal de mesa mais comum de absolutamente qualquer moagem, dilua em 1 litro de água, ferva um pedaço de madeira nesta composição por cerca de 3 horas.

Não quer dizer que essa opção seja especialmente prática, mas às vezes também é usada.

Óleo de secagem

Boa composição para estabilizar artesanato em madeira. Por conter óleos vegetais já tratados termicamente, confere à madeira resistência à umidade e destemor aos raios solares.

E para tornar a viscosidade do verniz suficiente para o trabalho, um solvente é adicionado a ele.

Suco de bétula

Este estabilizador amigo do ambiente não possui componentes nocivos na sua composição, pelos quais muitos artesãos são apreciados. Ele se manifesta mais claramente em uma câmara de vácuo, posteriormente, o produto processado requer uma boa secagem em altas temperaturas.

Resina epóxi

É utilizado para diferentes tipos de madeira, exceto coníferas. Mesmo antes da impregnação, o mestre deve se certificar de que a fluidez da composição é satisfatória. Uma solução alcoólica de resina é usada com mais freqüência, no entanto, não é nada fácil prepará-la você mesmo.

Vidro líquido

Esta é uma solução doméstica bastante popular que, após ser aplicada a uma árvore, forma uma espécie de película protetora sobre esta. Normalmente, vários produtos decorativos de madeira são tratados com esta ferramenta.

A solução ao longo do caminho protege o objeto de fungos, decomposição.

Líquidos de polímero

Esses produtos possuem alto poder de penetração e a polimerização natural ocorre rapidamente. Entre as formulações mais populares está o Anakrol-90. Ele só é usado em uma câmara de vácuo. É uma impregnação de poliéster que se transforma em um polímero termoendurecível. Após esse tratamento, a árvore perde sua vulnerabilidade a fortes impactos e diversos fatores externos agressivos.

Outro produto da mesma série é o “100therm”. É um líquido límpido de média viscosidade.

"Buravid"

O produto de polímero é retirado separadamente devido à sua alta popularidade. É um produto com pigmentos ópticos, responsáveis ​​pela polimerização da madeira. A viscosidade do produto não é muito alta, por isso penetra mesmo em locais de difícil acesso. A composição evita a contaminação biológica de produtos de madeira. Eles também adoram porque enfatiza favoravelmente o padrão natural da madeira, mostrando toda a beleza natural das fibras.

"Pentacryl"

Outro polímero. Corantes e pigmentos em uma base solúvel em gordura são adicionados a ele. É por isso os produtos tratados com essa solução ficam mais expressivos, mais ricos.

A composição é conveniente para uso doméstico.

A impregnação de óleo já foi discutida. Além de linhaça, óleos de nozes, cedro e tungue são usados. Qual método preferir é uma questão de escolha individual: alguém decide processar material natural apenas com os mesmos produtos naturais, alguém pensa que um polímero industrial cumpre sua tarefa perfeitamente. Mas é importante não apenas escolher a composição certa, mas também usá-la corretamente.

Como fazer em casa?

As instruções a seguir mostrarão exatamente como transformar uma árvore comum em outra mais bonita e estável com suas próprias mãos.

Processamento de madeira com polímero Anakrol.

  • Primeiro você precisa preparar um recipiente no qual a peça de trabalho será colocada. O recipiente é preenchido com a composição selecionada para que o produto possa afundar nele.
  • Em seguida, é necessário criar tais condições para um vácuo, de modo que as bolhas de ar deixem de se destacar e não sejam visíveis no líquido. A peça de trabalho é deixada nesta base por literalmente 20 minutos, após os quais o mestre define o excesso de pressão (2-4 atmosferas). Aqui você precisa de uma bomba ou unidade de compressor.
  • Após a conclusão da primeira parte do procedimento, é necessário aguardar 30 minutos. Então tudo se repete. Se a peça de trabalho afundar na água, significa que não há poros vazios nela. Se aparecer, um novo tratamento é feito.
  • A secagem termina. Aqui não pode ficar sem aquecimento, mas não é necessário equipamento especial, pode secar o produto no forno. Temperatura - 90 graus.

Se você quiser deixar a madeira mais espetacular, pode adicionar um corante (pigmento de cor) ao Anacrol-90. O processo de tratamento da madeira com epóxi é semelhante ao anterior, mas há uma correção significativa para a fluidez. Como a viscosidade do epóxi é alta, ele geralmente é diluído com álcool - esse estabilizador funciona. Mesmo assim, a polimerização levará tempo. Quando um vácuo é criado, deve-se tomar cuidado para não ferver a resina. Se ferver, a fabricação de um novo tipo de produto pode dar em nada - o efeito é quase imprevisível.

Pequenas dicas:

  • para acelerar a polimerização, a peça de madeira deve ser bem seca - isso removerá o excesso de umidade e será mais fácil para os poros abertos absorverem a composição de impregnação;
  • faz sentido filtrar a solução de polimerização, porque se houver pequenos detritos nela, também aparecerão no produto acabado - gaze multicamadas comum é adequada para filtração;
  • a coloração no processo de estabilização não é incomum, pigmentos podem ser adicionados à composição, que serão interessantes e incomumente distribuídos pela árvore.

O resultado final é madeira marmorizada, como se tivesse sido envernizada. As melhores qualidades do material são preservadas, mas as novas tornam-se um bom bônus para a transformação externa do produto. Você precisa seguir as instruções, assistir as master classes se tiver alguma dúvida, e não tentar simplificar o processo para economizar tempo. Por exemplo, escovar o estabilizador não vai funcionar bem: não vai penetrar nos poros da maneira que você deseja. Ainda assim, o melhor aprendizado é com os erros - se eles forem estranhos.

Você pode aprender como estabilizar pequenos pedaços de madeira em casa no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário