Tudo sobre madeira de pinho

Contente
  1. Características e propriedades
  2. Tratamento
  3. Comparação com outros tipos de madeira
  4. Formulários

A madeira de pinho é um material de construção muito procurado. É utilizado na construção de casas, banhos, e encontrou a sua aplicação na produção de móveis e na construção naval. Existem várias variedades desta árvore na natureza, cada uma com suas próprias características de desempenho distintas. O pinheiro silvestre é muito difundido na Rússia.

Características e propriedades

Pinho - uma árvore conífera alta com um tronco ereto, atingindo uma altura de 30-50 m e um diâmetro de 70-100 cm, algumas árvores crescem até 70 m. O crescimento anual é de 1 m. O pinheiro vive 300-400 anos . A cor da madeira varia do amarelo claro ao marrom-alaranjado, o alburno é mais claro que o caroço. O teor de umidade no kernel corresponde a 33%, no alburno - 100–120%. A madeira de pinho possui passagens de resina.

Devido à sua alta permeabilidade à umidade, o pinheiro pode ser facilmente tratado com anti-sépticos, retardantes de fogo e outras impregnações protetoras. Uma característica importante da madeira é sua resistência a rachaduras e empenamento durante a operação. As principais características técnicas e operacionais do pinho são o módulo de elasticidade, gravidade específica de 1 metro cúbico. m, o nível de umidade natural, densidade aparente, resistência e densidade - dependem do tipo de madeira e do local de seu crescimento.

Composição e estrutura

As espécies de pinheiros cultivadas no norte são um pouco diferentes de suas contrapartes do sul - foi sua madeira que se espalhou durante a construção. A descrição das características físicas e mecânicas das matérias-primas atende a todos os requisitos básicos dos materiais de construção: possuem alta resistência e resistência à ação de pragas.

No meio do tronco existe um miolo fino que, ao ser cortado, parece um círculo de forma irregular. Esta camada consiste em células parenquimatosas com paredes lignificadas. A madeira é composta por fibras uniformes, inclui traqueídeos, dutos de resina e raios centrais. Todo o tronco é perfurado verticalmente com traqueídeos finos, que fornecem água da raiz para a copa. A madeira de pinho é desprovida de vasos de paredes grossas.

O cerne de uma árvore recém-cortada tem menor teor de umidade do que o alburno. A sua função é principalmente mecânica - é responsável pela estabilidade do cano. No corte, os anéis anuais são bem visíveis, enquanto as camadas posteriores são mais escuras que as jovens.

Variedades

Dependendo da qualidade da madeira, várias variedades principais são distinguidas.

  • Pinho selecionado - material de alta categoria. Não apresenta nós enrugados e apodrecidos, sinais de fungos e danos por mofo, empenamento e visível não paralelismo das bordas. A presença de nós intergrown saudáveis ​​é permitida.
  • Primeira série - madeira com a forma geométrica correta. Em comparação com a variedade selecionada, a presença permitida de nós saudáveis ​​é ligeiramente aumentada, pode haver um número insignificante de fissuras e rolos nas extremidades em 20% de toda a área do material.
  • Segunda série - material bastante barato, que se diferencia pela maior inclinação da fibra do que o material de primeiro grau, e pela presença de bolsas simples de resina. Pode haver pequenas manchas azuladas e uma leve descoloração devido à infecção fúngica. Essa placa é usada na fabricação de andaimes, torneamento e cofragem.
  • Terceira série. Um leve rolo é possível, um núcleo duplo é permitido e o número de bolsas de resina é aumentado para 4 unidades por metro linear. É permitida a presença de buracos de minhoca e uma certa quantidade de nós de tabaco podre - seu volume não deve ultrapassar 50% do número dos saudáveis. Podem estar presentes rachaduras através e no reservatório. Esta madeira é de má qualidade, tem uso limitado: para a fabricação de contêineres, paletes e galpões provisórios.
  • Quarta série... O número de buracos de minhoca aumenta para 6 unidades por metro linear, a proporção de podridão - até 10%. A diminuição acentuada e opaca, bem como empenamento ao longo da borda, são permitidos.
  • Quinto ano - madeira de qualidade inferior com grande número de defeitos. Usado principalmente como combustível.

Densidade

O pinho é classificado como uma espécie de madeira de dureza média e média densa, embora se destaque pela alta resistência - quando o material é comprimido ao longo da linha da fibra, a resistência máxima à tração corresponde a 440 g / cm 2. O material praticamente não se presta à flexão, tem uma baixa resistência à rachadura.

A densidade da madeira de pinho é baixa, com um teor de umidade natural de até 12%, variando na faixa de 500 a 520 kg / m3. O limite de densidade corresponde a 350–800 kg / m3. A densidade relativa do material, calculada por meio de fórmulas especiais, depende diretamente do local onde a árvore cresce. Assim, o parâmetro máximo é calculado para o cultivo de pinheiro em áreas pantanosas como parte de plantações individuais.

O material tem altos níveis de permeabilidade à água e ao ar... Para pinheiros de diferentes espécies, esses indicadores diferem. A árvore do norte tem as melhores características. Seus anéis anuais estão localizados a uma distância não superior a 2 mm entre si, a madeira é menos solta e mais densa, seu encolhimento é mínimo.

No que diz respeito à condutividade térmica, neste indicador, o pinho está em muitos aspectos à frente dos metais, incluindo o alumínio, e está próximo do cloreto de polivinila. É por isso que as janelas em madeira de pinho, na sua capacidade de reter o calor da divisão, superam significativamente os blocos em perfis metálicos.

O peso

A massa de um metro cúbico de pinho bruto é de aproximadamente 890 kg, seco - 470 kg... Este parâmetro depende diretamente do nível de umidade natural. Deve-se ter em mente que em diferentes momentos da colheita da madeira este indicador pode ser diferente: nas horas da manhã é 20-30% superior à média, e durante o dia aproxima-se da marca mínima.

Textura e cor

O caroço do pinheiro recém-serrado apresenta uma tonalidade rosa pronunciada. A cor principal depende da espécie de pinheiro, local de crescimento e idade. A estrutura de uma árvore adulta é monótona, é caracterizada por alta resistência e baixa elasticidade... Fibras retas. Os especialistas classificam os pinheiros de todos os tipos como espécies de madeira de médio-grosso.

No processo de secagem, a madeira passa a ter uma tonalidade marrom-avermelhada, o miolo fica mais escuro. A madeira de uma árvore adulta é sempre mais escura do que a de uma jovem.

Tratamento

Graças às resinas, a madeira do pinheiro não tem medo de fungos, mofo e pragas de insetos. De acordo com o teor de resina, o material de 2 tipos é distinto:

  • alcatrão - com alto teor de resina;
  • cavaco seco (carvalho) - com quantidade reduzida de resinas.

Pinheiros resinosos não são recomendados para uso em marcenaria, já que a resina viscosa adere à ferramenta e dificulta o aplainamento e serragem. Ao processar essa madeira, deve-se primeiro degoma, para isso use soluções de álcool, compostos alcalinos, gasolina ou acetona.

Um cavaco seco, por outro lado, é facilmente cortado, serrado e aplainado e pode ser pintado. Para o processamento desse material, são utilizadas ferramentas mecânicas e manuais: uma junta, uma plaina e outras. Tal árvore é facilmente aplainada ao longo da linha de direção das fibras, mas transversalmente - com dificuldade, neste caso é melhor recorrer à serragem. O cavaco seco pode ser lixado e colado, todos os fixadores nele são mantidos com segurança.

O alto teor de resina torna o material sujeito a queimaduras, portanto, antes de utilizá-lo em obras de construção e acabamento, o pinho deve ser tratado com retardantes de fogo.

Manchas podem aparecer na superfície quando pintadas. Para evitar esse efeito, a placa deve ser bem seca de antemão, e as tintas e vernizes da mais alta qualidade devem ser usados ​​para o trabalho.

Comparação com outros tipos de madeira

A madeira de pinho é semelhante ao abeto, mas tem muito menos nós. Além disso, o pinho distingue-se por uma estrutura listrada, os anéis anuais são bem visíveis no local do corte a serra e os raios do núcleo, pelo contrário, são quase invisíveis. A madeira de pinho é tão forte e densa como o lariço, mas leve e bastante macia. O alto teor de resina o torna resistente a sedimentos, parasitas e fungos.

A madeira de pinho é mais clara do que outras madeiras. É mais fácil de processar do que o cedro.

Uma vantagem importante do pinho é o seu baixo custo. Pelo fato dessa árvore crescer em todos os lugares, os custos de transporte são minimizados e, portanto, o custo total da obra é reduzido. As vantagens também incluem um aroma acentuado de coníferas, que tem um efeito benéfico nos sistemas nervoso, respiratório e cardiovascular.

Formulários

Entre todos os tipos de madeira serrada, o pinheiro é o que tem maior procura na economia nacional. As razões para esta popularidade são óbvias: confiabilidade e baixo preço, em comparação com a madeira dura.

Como material

O pinho é um material valioso, frequentemente utilizado na construção de edifícios residenciais, anexos e banhos. Seu tronco alto e reto com poucos nós é adequado para a produção de troncos e troncos redondos. A resistência à decomposição e à ação de parasitas distingue o material favoravelmente do abeto. Porém, para decoração de interiores, é melhor dar preferência a este último, pois seu teor de resina é menor.

A densidade e resistência da madeira de pinho permitem que seja utilizada para o fabrico de vigas, caibros, estacas, suportes de madeira e outras estruturas de caixilharia. A baixa condutividade térmica do pinho garante que um fundo de temperatura favorável seja mantido no ambiente. Além disso, as casas feitas com este material possuem um alto nível de isolamento acústico. O material de pinho também é usado para a instalação de contrapisos e para revestimento interno de instalações residenciais.

Como combustível

O parâmetro de combustão térmica da madeira corresponde a 4,4 kW • h / kg ou 1700 kW • h / m 3. Isso possibilita seu uso como combustível - na forma de lenha para fogões domésticos e briquetes de combustível. Os resíduos florestais da colheita do pinus são amplamente utilizados em usinas termelétricas e de geração de energia.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário