Escovas para escovar madeira

Contente
  1. Visualizações
  2. Peculiaridades
  3. Como escolher?

Hoje, a escovação é um dos métodos mais populares de processamento de madeira decorativa. Esta tendência é especialmente relevante na fabricação de móveis, elementos decorativos (vigas de teto, prateleiras diversas, painéis de parede). Ambos os tipos de madeira macia - nogueira ou pinho, e os tipos duros - carvalho, freixo - se prestam bem à escovagem.

Espécies como bordo, faia, amieiro, teca, pera e espécies de árvores tropicais não são recomendadas para processamento decorativo.

A essência da escovagem é o processamento da madeira com dispositivos especiais., como resultado a superfície adquire o efeito do envelhecimento, que parece caro e muito impressionante.

Além disso, o processo permite que a madeira adquira uma alta resistência ao apodrecimento e aos efeitos de diversos insetos.

Não é difícil, mesmo para artesãos inexperientes, realizar esse processamento decorativo em casa, basta comprar uma série de ferramentas e acessórios, incluindo uma escova para escovar madeira. Para comprar uma ferramenta segura, conveniente e de alta qualidade, você deve se familiarizar com seus recursos e variedade de tipos.

Visualizações

Existem muitos tipos de pincéis especiais para envelhecimento em madeira disponíveis no mercado. Alguns são usados ​​para madeiras macias e outros para madeiras duras.

Existem modelos mecânicos - escovas com cabo confortável, bem como em forma de fixações. Pode ser um acessório de perfuração, uma retificadora convencional ou outras máquinas.

Dependendo do formato do pincel para madeira, existem várias opções.

  • Em forma de taça. São ferramentas ideais para lixar superfícies de madeira.
  • Cilíndrico. Esta é uma ferramenta em forma de cilindro que faz um ótimo trabalho na remoção de tintas ou vernizes antigos de superfícies. Eles acentuam perfeitamente a estrutura de madeira.
  • Fim. São modelos com estrutura de vilosidade perfeita e são utilizados por profissionais. Esta é uma ferramenta muito útil e confiável.

O processo de envelhecimento da madeira compreende várias etapas - desbaste, intermediário, polimento, que envolvem a utilização de diferentes tipos de escovas.

De acordo com a funcionalidade, existem vários tipos de escovas para escovar.

  • Metálico. É um pincel que realiza o tratamento inicial de uma superfície de madeira. Escovas mecânicas / manuais com filamentos de fio de aço são populares. Para madeiras macias, pincéis com cerdas de latão são ideais. Às vezes você pode encontrar uma ferramenta com fibras de cobre à venda, mas não é adequada para a fase de desbaste.
  • Nylon (sintético). São ferramentas utilizadas no estágio intermediário de envelhecimento de uma superfície de madeira. As cerdas de nylon realizam um excelente trabalho de nivelamento do relevo e remoção da aspereza após o desbaste. As escovas de nylon variam em comprimento, densidade, quantidade, presença de elementos abrasivos e estrutura de cerdas. A partícula micro-abrasiva contribui para um acabamento superficial mais completo. A rigidez de tais produtos é determinada por números de 120 a 600. As fibras de nylon são fixadas em uma base de metal ou plástico, porém, como mostra a prática, é a base de plástico que é considerada a mais confiável.
  • Sisal. Essas são as escovas usadas na etapa final de escovação. Esta é uma ferramenta de polimento.As vilosidades dessas escovas são feitas de fibras naturais (lã, sisal), as quais são totalmente impregnadas com compostos especiais, o que aumenta a resistência ao desgaste.

Independentemente da ferramenta escolhida pelo fabricante, ela possui uma série de características e vantagens, graças às quais uma tela de madeira comum pode se transformar em uma verdadeira obra de arte.

Peculiaridades

O envelhecimento artificial de superfícies de madeira é elegante e relevante, especialmente apreciado pelos designers. Isso é feito graças a escovas e acessórios especiais. Se falamos de ferramentas manuais, então as escovas para escovar madeira são caracterizadas por:

  • mão de obra de alta qualidade;
  • a presença de uma alça confortável e forte;
  • excelente durabilidade dos materiais;
  • alta eficiência.

Se estamos falando de acessórios para uma furadeira, uma rebarbadora, uma esmerilhadeira ou uma máquina especial, então, como regra, eles são inerentes a:

  • excelente funcionalidade;
  • fácil de usar;
  • bons detalhes;
  • alto grau de produtividade.

Os acessórios para automatizar o processo de envelhecimento da madeira são um pouco mais caros do que as escovas de mão, mas isso é um conforto, economizando tempo e esforço. Bicos e ferramentas elétricas são indispensáveis ​​ao escovar grandes peças de madeira, como pisos, escadas e móveis externos.

Para realizar o processo do início ao fim, também será necessária uma lixa com granulometria diferente (se a escovação for feita de maneira totalmente mecânica), óculos de segurança, luvas e pigmentação.

Tendo estudado todos os tipos de pincéis e bicos, tendo se familiarizado com suas propriedades e características, você também precisa conhecer algumas das nuances da escolha desta ferramenta.

Como escolher?

No processo de seleção de uma escova para escovar superfícies de madeira, é necessário atentar para uma série de critérios.

  • Forma de pincel. Se for uma ferramenta manual, é preciso prestar atenção ao cabo para que seja confiável, confortável e com uma almofada antiderrapante. Se este for um acessório de escova para uma ferramenta elétrica, a área, o formato e a estrutura da lâmina são importantes.
  • Material e tipo de pilha. É levado em consideração para qual etapa do envelhecimento da madeira o produto é adquirido. Para um tratamento áspero, é necessária uma escova com cerdas duras e, para um procedimento delicado, uma escova mais macia (náilon, sisal, lã). Cerdas retas lidam melhor com fibras de madeira soltas e macias, o que não pode ser dito sobre cerdas arredondadas.
  • Diâmetro do produto (se estamos falando de um acessório de escova para um aparelho elétrico). O diâmetro deve corresponder aos parâmetros da ferramenta existente.
  • A presença de grãos abrasivos (encontrado em escovas de náilon). A densidade, rigidez e granulometria da ferramenta devem corresponder à estrutura da madeira.
  • A espessura das cerdas. Para o processamento de panos danificados e escovação áspera, os produtos com indicador P36 são adequados, para remoção de um revestimento antigo - P46, para polimento perfeito - P120.
  • Presença de impregnação (com a compra de uma escova de sisal). Quando é utilizada uma ferramenta manual com alta velocidade de rotação, a impregnação tem uma função protetora para as cerdas.
  • Fabricanteque deve ser confiável e comprovado.

A compra de uma escova de alta qualidade para escovar é a chave para concluir com sucesso o processo de processamento decorativo de uma superfície de madeira, seja no chão, na porta do armário ou no corrimão da escada.

Instruções detalhadas de escovação no vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário