Tudo sobre espécies de madeira
Todas as informações sobre as espécies de madeira estão à disposição apenas de um especialista do setor, já que a visualização e as propriedades de uma mesma espécie podem ser determinadas não só pela espécie, mas também pela idade, local em que a árvore teve que crescer. . A taxa de crescimento decorre naturalmente deste último. As condições naturais determinam o nível de concentração de várias substâncias contidas na madeira cortada. A intensidade da cor da madeira, assim como suas demais propriedades físicas, dependem de sua quantidade e qualidade.
A demanda por madeira serrada pode ser facilmente explicada. Afinal, eles possuem uma variedade de qualidades valiosas. A finalidade de seu uso depende muito do tipo de madeira. Algumas raças são adequadas para a construção de casas, e algumas são adequadas apenas para decoração ou decoração.
Quais são as madeiras nobres?
O tipo de madeira é chamado um tipo de madeira obtida de uma árvore específica com um nome dado por cientistas ao descrever vários tipos de plantas lenhosas... Por seu número em seu território, a Rússia é a líder indiscutível, seguida por Canadá e Brasil entre os três primeiros. Toda essa enorme floresta é convencionalmente dividida em três grandes categorias principais - decíduas, coníferas e exóticas. A classificação das árvores é realizada de acordo com vários critérios - elas são divididas em espécies de folhas largas e coníferas, caducas e perenes.
Eles também são diferenciados de acordo com a finalidade da madeira - valiosa, embarcada, ou de acordo com a área de distribuição - tropical, do norte.
Uma distinção separada existe em espécies decíduas e coníferas. Os primeiros são mais variáveis na composição e tipo dos elementos principais.
- Duro e de folhas moles. As madeiras nobres são carvalhos valiosos, faia, acácia, pêra e freixo. Árvores de folhas macias incluem choupo, tília e choupo.
- Linden - um representante de espécies que exigem solo, mas a bétula não. Ela pertence aos amantes da luz e está crescendo rapidamente. Linden percebe a sombra com calma, mas cresce muito mais lentamente.
- As várias características da madeira fibrosa implicam uma divisão em áreas de aplicação. - desde o plantio anti-erosão, obtenção de frutas e especiarias, até matérias-primas medicinais e tecnológicas. As colheres são feitas de bétula, álamo e bordo, para uso na vida cotidiana ou como lembrança. O choupo e a bétula usados para fazer madeira compensada diferem não apenas na qualidade do produto, mas também no preço (árvores de tronco branco e coníferas são muito mais caras e valiosas).
- Para trabalhos de carpintaria, a partir de árvores de folha caduca, geralmente se usam faia, carvalho e nogueira, embora qualquer árvore vá brincar com um bom artesão. No negócio da construção, as espécies duras de plantas lenhosas decíduas são avaliadas, mas são escolhidas não pela complexidade do processamento, mas por sua resistência à decomposição. Existe um GOST especial, que os divide em árvores resistentes (carvalho e freixo); semidura - principalmente alburno e núcleo de madeira (freixo, bordo, sicômoro, nogueira e maçã); instável (choupo, tília, bétula e tília).
Iniciando a construção de um edifício de madeira, os artesãos têm em consideração a relativa facilidade da sua impregnação com compostos antibacterianos, ignífugos e outros enobrecedores, o âmbito de aplicação (construção, mobiliário, souvenirs e produtos práticos).
Ao finalizar o trabalho, os proprietários, que não estão limitados em recursos, se concentram na cor, textura, padrão, que são determinados pela idade, espécie e condições de crescimento das árvores. Às vezes, é possível apresentar verdadeiras obras-primas de arte a partir dessa madeira - pinturas e mosaicos.
Que espécies são coníferas?
Na Rússia, líder indiscutível em número de árvores no planeta, existem diferentes espécies - coníferas, caducas e até exóticas... É difícil determinar o líder em coníferas e árvores decíduas, mas, neste caso, são as coníferas as mais usadas na construção. Existem 7 famílias e 67 espécies no planeta. Com um estudo detalhado da questão da classificação, você pode descobrir que essas famílias estão divididas em mais de seiscentas espécies.
Eles são encontrados na Eurásia, nas Américas e (embora na forma de espécies endêmicas) nos trópicos e na África. As coníferas são facilmente identificadas por seus traços característicos: resinosas, quase sempre perenes (ao contrário das árvores decíduas, nas quais a massa vegetativa cai na estação fria). Em vez de folhas, possuem agulhas, e os frutos sempre têm a forma de cones - densos, lembrando bagas ou semelhantes a frutos. Uma floresta de coníferas é um aglomerado de árvores com agulhas, em que podem haver espécies diferentes, mas certamente da mesma família. Na região da Eurásia, há um grande número dessas árvores nas cadeias de montanhas. Taiga também é principalmente uma floresta de coníferas, localizada apenas nas regiões do norte.
Na Rússia, a raça mais comum é o abeto, mas existem outras variedades que não são menos populares.
- Pinho... Isso inclui ophir (pinheiro anão), amarelo e cedro, de pêlo branco (árvore baixa ou planta arbustiva com cones ligeiramente diferentes dos coníferos). Edel é um pinheiro com agulhas verde-azuladas. Pinho americano, atingindo na natureza até 35 m de altura (em projeto paisagístico - não superior a 25 m, com uma copa enorme). Manteiga, conhecida como "pequenos cachos"
- Spruce... Abeto comum, que pode viver até mil anos e chegar a 40 metros na natureza. O abeto siberiano, que conserva todas as propriedades inerentes à primeira variedade, cresce até 30 me tem uma copa cónica (a natureza providenciou para que a neve pesada não quebre os ramos). O abeto sérvio é curto e não muito largo, tem agulhas escuras e os cones são claros no início da maturação, mas de cor cobre quando maduros. Abeto espinhoso ou prateado, pode crescer até um metro de circunferência.
Outro representante do abeto é o abeto, com agulhas planas, flexíveis e não pontiagudas, com pontas brancas e cones em pé.
- Larício - endêmica, raça dominante na Rússia e Canadá, característica das florestas boreais, embora também seja encontrada no sul, nas terras altas. Pode crescer até 45 metros. Ela floresce lindamente e, ao contrário de outras coníferas, desprende agulhas finas como agulhas para o inverno.
- Plantas lenhosas menos conhecidas - cicuta, capaz de atingir uma altura de 60 metros, com agulhas individuais dispostas em espiral em ramos. Keteleeria, (cresce em estado selvagem até 35 m), crescendo em algumas regiões asiáticas e à beira da extinção.
- Cipreste - conhecido por suas propriedades decorativas de thuja, um convidado frequente do design de parques urbanos. Zimbros - comum, Virgínia, escamosa, criptometria e cipreste - uma decoração invariável e bela das paisagens da costa do Mar Negro.
- Teixo - de teixo de baga, capaz de crescer até 40 metros de altura com uma coroa irregular piramidal e tronco, em alguns casos, até 4 metros de circunferência. Torea, que é um arbusto pequeno e bonito.
- Araucariaceae - agathis, sequoia araucaria, que não cresce em território russo. Cada planta é incrivelmente única, interessante, com suas próprias características visuais.
Apesar da variedade de espécies e formas que surgiram na natureza sob a influência das condições climáticas e objetivaram uma melhor adaptação às condições externas, os classificadores tinham todos os motivos para classificá-los. para 7 famílias: presença de cones substituíveis, folhas estreitas em forma de agulha, geralmente chamadas de agulhas, retidão e ramos crescentes no plano horizontal... Ao contrário das árvores de lariço e decíduas, eles não perdem suas agulhas anualmente e não permanecem completamente nus. Nelas ocorre um intenso processo de fotossíntese, que requer muito líquido.
Para não perder água, as agulhas são recobertas por cutículas cerosas e dotadas de estomas bem ajustados. Geralmente, leva mais de 2 anos para que as sementes amadureçam em cones e o pólen de outra árvore as fertilize. Isso, assim como o grande número de árvores derrubadas e mortas por incêndios florestais todos os anos, acabará por levar a uma posição ameaçadora para os pulmões verdes do planeta.
Douglas
Um único membro da família das coníferas também conhecido como Douglas Fir... Pertence à família dos pinheiros, um representante do gênero Pseudotsuga, cresce na costa do Pacífico, atinge uma altura de 100 metros, e às vezes até 4 metros de circunferência. Douglas tissolistnaya é um dos nomes russos, há outras opções - pinheiro de Oregon, abeto de Douglas ou besouro falso de Menzies.
Em condições ideais, pode viver até mil anos, hoje o mais alto não chega a 60 cm a 100 m, e o mais largo - 15 cm a 5 metros na base do caule. Existem costeiros, montanhosos e cinza-acinzentados (alguns pesquisadores os consideram uma espécie separada).
Spruce
Existem cerca de 40 espécies. É popular por sua capacidade de sobreviver e pelas valiosas propriedades da madeira extraída. O abeto europeu vive na Suécia, cuja idade aproximada é de mais de 9,5 mil anos. Várias espécies crescem na Rússia e, além da europeia, há raças siberiana e finlandesa (uma espécie híbrida derivada das duas anteriores). Você pode se lembrar:
- Abeto oriental crescendo no Cáucaso;
- abeto cinza, freqüentemente encontrado nas zonas de estepe;
- abeto ayan, comum no Extremo Oriente;
- Spruce Glen, que fica apenas na costa sul de Sakhalin e nas Ilhas Curilas.
Outros representantes da grande família são a vegetação característica dos países asiáticos, das vastas regiões montanhosas da RPC, das florestas da América do Norte.
Larício
Apesar do nome, em vez de folhas, tem agulhas, que caem anualmente. O nome latino para a árvore foi dado por Linnaeus, que chamou a atenção para a abundância de resina emitida. Uma raiz celta ou latina (de acordo com vários estudiosos) indica uma característica distinta de uma planta lenhosa. De acordo com especialistas, é o larício a espécie mais abundante, ocupando até 38% da área total de floresta na Federação Russa e até 8% de todo o mundo. Ela cresce em outros países da Europa e Ásia, é encontrada no Canadá e no Alasca.
Espécimes de até 900 anos foram registrados, embora a vida útil padrão de uma árvore seja de três a quatro séculos. A altura máxima conhecida do larício é de 80 m, mas o diâmetro do tronco raramente ultrapassa a marca de 2 metros.
Abeto
Somente em cedros e abetos, os cones com futuras sementes não crescem para baixo, mas para cima e espalham as sementes antes mesmo de atingirem o solo. O nome provavelmente vem da palavra alemã "ficht", que significa abeto, mas existem versões sobre a etimologia do empréstimo de dialetos finlandeses ou dialetos Olonets. Freqüentemente encontrado no México, Guatemala, El Salvador e Honduras, especialmente em climas subtropicais e tropicais. Os tipos mais famosos:
- O abeto guatemalteco, encontrado em certos habitats do sul do México e abaixo;
- balsâmico - com uma área de distribuição muito ampla;
- Himalaia ou pinheiro maravilhoso crescendo em áreas montanhosas;
- budscale, Siberian, Nordman, Sakhalin, de folhas inteiras, crescendo em certas regiões da vasta Rússia.
Nem todos os pinheiros são resistentes às condições de baixa temperatura. Alguns deles não toleram bem as geadas, mas quase todas as espécies conhecidas são exigentes na composição do solo. Mas eles toleram bem a sombra e são extremamente resistentes ao vento, ao contrário dos abetos.
Teixo
Pertence à família do teixo, cresce lentamente, atingindo no máximo um metro e meio de circunferência. Nada se sabe sobre a etimologia do nome. Existem apenas suposições. Existem 9 espécies na lista de raças, sendo as mais conhecidas Berry, Pacific, Canadian, Far Eastern e Florida. Há também teixo mexicano, teixo de Sumatra e teixo de Wallich.
A resistência à geada nas plantas é pequena, algumas espécies deram híbridos naturais.
Pinho
Refere-se ao som na descrição dos tipos de madeira usados, embora as árvores, arbustos e árvores duendes pertençam a este gênero. No total, existem mais de 130 espécies neste gênero. Uma área de distribuição muito ampla do equador ao Pólo Norte, nos trópicos e subtrópicos, nas montanhas e nas planícies, no clima subártico, onde se formam florestas inteiras de grande extensão. É usado na construção, construção naval, farmacêutica e muitas outras áreas industriais.
Tipos exóticos
A lista de espécies de árvores é extensa, compilada de acordo com características variáveis. Às vezes - de acordo com as características, áreas remotas de crescimento, cores:
- Árvore vermelha (o mais famoso é o mogno) - em uma paleta avermelhada, decorativa, pode diferir em um padrão em madeira, mas não é usado na construção, uma vez que não é particularmente durável;
- limão - muito difícil de processar e de raça cara, rara e valiosa, mais frequentemente usada na indústria de móveis;
- pau-rosa a natureza deu-lhe um belo padrão, portanto, para clientes com recursos financeiros ilimitados, móveis, instrumentos musicais e até mesmo blocos de parquet são feitos com ele;
- árvore wengé africana escuro, quase preto, usado para pequenos trabalhos manuais, como o cabo de uma faca ou o braço de uma guitarra;
- árvore tigre, usado para mansões de luxo (parquet), móveis ou decoração de quartos, iates de luxo.
Existem outras espécies exóticas - incluem sequóia, carpa, sucupira (originária do Brasil), Iroko, Lapacho (árvore de ferro), bubingo (bela cor com um padrão natural).
Você pode determinar?
Placas obtidas de diferentes tipos de madeira, diferem em vários parâmetros. E o especialista não precisa de nada para distingui-los. Esse processo é um tanto dificultado por defeitos naturais e pela falta de identidade completa dos personagens, mesmo dentro da mesma espécie. Mesmo o especialista mais experiente pode ter dificuldade em distinguir as raças de coníferas no tabuleiro, é preciso fazer um exame - a definição por características macroscópicas de um cedro ou pinheiro não é imediatamente compreendida (têm células homogêneas e estrutura material) .
A qualidade das entregas é indicada não pelos anéis largos, mas pelo número e pela presença de trincas, nós, passagens de resina. As coníferas têm um aroma incomparável. Quando serradas, tanto as árvores frutíferas quanto as exóticas têm seu cheiro específico.
Mas a determinação visual muitas vezes falha até mesmo aos carpinteiros mais habilidosos. Portanto, sem a experiência adequada, você deve ter muito cuidado com seus palpites.
O comentário foi enviado com sucesso.