Proteção retardante de fogo para madeira
A madeira é um material prático, durável e ecológico de origem natural, normalmente utilizado em construções baixas, decoração e reformas. Os especialistas atribuem alta inflamabilidade e vulnerabilidade aos efeitos biológicos (atividade de microorganismos destruidores de madeira e pragas de insetos) como suas desvantagens significativas. Para aumentar a resistência ao fogo e biológica da madeira, os especialistas usam compostos e concentrados especiais em seu processamento. Como funcionam essas ferramentas? Como escolher uma proteção contra incêndio adequada e como usá-la?
O que é isso?
A proteção retardante de fogo para madeira é um grupo de produtos especiais à base de água, óleo ou álcool, utilizados no processamento de estruturas de madeira. O principal objetivo dessas drogas é aumentar a resistência ao fogo da madeira e protegê-la de várias fontes de efeitos biológicos: microrganismos, pragas de insetos.
Os produtos retardadores de fogo incluem retardadores de fogo e anti-sépticos. Os retardadores de fogo contendo retardadores de chama (boro e fosfatos de amônio, cloreto de amônio) diminuem a taxa de ignição e a propagação do fogo. Os anti-sépticos, por sua vez, protegem a árvore de fontes de danos biológicos: microorganismos patogênicos (fungos e bactérias) e pragas de insetos (besouros trituradores).
O prazo de validade da proteção fogo-biológica, dependendo das características de sua composição, pode variar de 5 a 25 anos. Decorrido o prazo de validade da proteção biológica contra o fogo, o processamento da árvore é repetido. Deve-se notar que o período de validade dos agentes bioprotetores pode reduzir significativamente os seguintes fatores:
- danos mecânicos à madeira (rachaduras, lascas, arranhões profundos);
- exposição prolongada a baixas temperaturas (congelamento da madeira);
- alta umidade do ar, causando umidade da árvore.
A proteção contra incêndio é recomendada para o processamento de objetos de madeira de qualquer configuração - desde cabines comuns e galpões feitos de tábuas até edifícios residenciais e não residenciais baixos (banhos, saunas, gazebos, varandas).
Como funciona?
No decorrer do processamento, agentes retardadores de fogo são aplicados às superfícies de todos os elementos da estrutura de madeira, ou são impregnados com os compostos usados. Produtos complexos contendo retardadores de fogo, fungicidas e anti-sépticos são aplicados uma vez. Se os retardadores de chama e os anti-sépticos forem usados separadamente, eles serão aplicados sequencialmente, um após o outro.
Deve-se notar que os retardadores de fogo não tornam a madeira completamente incombustível. Seu principal objetivo é desacelerar o processo de ignição e a propagação do fogo.
O mecanismo de ação dos retardadores de fogo é o seguinte:
- sob a influência de uma chama, os componentes ativos dos retardadores de fogo passam a emitir gases sulfurosos ou amônia, que reduzem a concentração de oxigênio no ar, evitando a combustão;
- uma série de componentes não combustíveis na composição dos retardadores de fogo após o processamento preenche micro-vazios na estrutura da madeira, reduzindo a área potencial de incêndio;
- uma série de componentes com baixa condutividade térmica, após a aplicação de retardadores de fogo, formam uma película na superfície da madeira que impede a ignição e a propagação do fogo.
Além do mais, após o tratamento com retardadores de fogo, uma camada protetora especial se forma na superfície da madeira. Sob a influência de uma chama, ela incha, impedindo que o fogo entre em contato direto com a madeira. Assim, devido a todas as propriedades acima dos retardadores de fogo, a velocidade de propagação da chama em caso de incêndio é significativamente reduzida, o que dá a uma pessoa a oportunidade de tomar urgentemente todas as medidas necessárias para prevenir um incêndio.
Os antissépticos e fungicidas são outro componente importante da proteção contra incêndios biológicos. Esses componentes fornecem bio-proteção das estruturas de madeira, suprimindo a atividade de microorganismos patogênicos (fungos e bactérias) que destroem a estrutura da árvore. Além disso, após o tratamento com antissépticos e fungicidas, a madeira deixa de atrair a atenção das pragas (escaravelhos).
Visualizações
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de agentes retardadores de fogo que diferem em composição, método de uso e grau de eficácia. Dependendo do local de aplicação, os produtos oferecidos são divididos:
- para proteção contra incêndio para processamento externo de objetos;
- proteção contra fogo para o processamento de objetos internos (para decoração de interiores).
Dependendo da composição, os fundos considerados são divididos em salinos e não salinos. Os sais são baseados em sais de vários ácidos. Meios desta categoria são facilmente lavados com água, pois fornecem resistência ao fogo dos objetos por um curto período - apenas até 3-5 anos, após o qual o processamento das estruturas é repetido. Ao mesmo tempo, a demanda estável por esse tipo de proteção contra incêndio biológico se deve ao seu baixo custo. O principal objetivo dos fundos deste grupo é o processamento interno de estruturas de madeira.
A base dos produtos sem sal é o organofosforado. Fundos desta categoria não são lavados pela água, fornecem proteção retardadora de fogo confiável e durável de estruturas por um período de 10-15 anos.
Dependendo do grau de eficiência do retardador de fogo (EE), as composições retardantes de fogo são divididas em 2 grupos. Os meios pertencentes ao grupo 1 tornam a madeira difícil de queimar, capaz de resistir ao fogo aberto por muito tempo com o mínimo de danos. Os meios do 2º grupo tornam a árvore dificilmente inflamável.
Dependendo do método de uso, as preparações retardantes de fogo são divididas em impregnações e revestimentos. Esses e outros meios têm suas próprias vantagens e desvantagens.
Impregnações
Os meios desta categoria destinam-se ao processamento profundo (impregnação) da madeira. Eles retêm a aparência e cor originais da árvore, fornecem sua proteção retardadora de fogo confiável, não requerem o uso de equipamentos especiais. Dependendo da base, é comum distinguir entre impregnações de água, álcool e óleo.
Deve-se notar que as impregnações são geralmente mais caras do que os revestimentos.
Tintas e vernizes
Projetado para tratamento de superfície de madeira. São fáceis de aplicar e secam rapidamente. Ao mesmo tempo, eles não oferecem uma alta resistência ao fogo da madeira, eles têm um odor específico pungente. Além do mais, os revestimentos opacos mudam radicalmente a aparência e a cor da madeira, tingem sua superfície.
Principais fabricantes
No moderno mercado de materiais para construção, reparação e decoração, são apresentados vários tipos de composições ignífugas, nacionais e estrangeiras. Os produtos oferecidos diferem tanto no preço quanto nas características de desempenho. Abaixo está uma classificação dos fabricantes cujos produtos são mais populares entre os consumidores.
- NEOMID ("Neomid") - uma conhecida marca pertencente ao Grupo de Empresas EXPERTECOLOGIA-NEOCHEM, fabricante nacional, sob a qual são produzidos produtos de alta qualidade para a construção, reparação e acabamento. A gama de produtos inclui uma ampla seleção de agentes retardadores de fogo na forma de impregnações e tintas de 1ª e 2ª categorias de eficácia retardante de fogo.Alguns dos melhores agentes retardadores de fogo, de acordo com os usuários, são NEOMID 450 (impregnação) e NEOMID 040 Professional (tinta).
- "Preparações Senezh" - um dos principais fabricantes nacionais, especializado na fabricação de diversos equipamentos de proteção para estruturas e estruturas de madeira. A linha de produtos de preparações Senezh inclui uma linha de concentrados anti-sépticos e agentes retardadores de fogo para processamento de madeira. A proteção Firebio desta marca é representada por dois produtos - "Senezh Ognebio" e "Senezh Ognebio Prof". O primeiro agente é uma impregnação transparente que protege a madeira do fogo e da propagação das chamas (validade - 3 anos). O segundo agente é uma composição retardante de fogo impregnante de vermelho, que tem um período de validade de 5 anos. Ambos os produtos protegem de forma confiável a madeira contra decomposição, mofo e danos causados por trituradores de besouros.
- "Norte" É outro conhecido fabricante nacional de composições retardadoras de fogo, anti-sépticas e protetoras decorativas e revestimentos de tintas e vernizes. A empresa produz uma gama de produtos bio-protetores retardadores de fogo denominados "Biopiren" e "Biopiren Pirilax" destinados ao processamento externo e interno de estruturas e estruturas de madeira. Esses fundos, de acordo com o fabricante, fornecem biossegurança da madeira por 20-25 anos, proteção contra incêndio por 3-5 anos.
- "Rogneda" - uma grande empresa nacional especializada na produção de diversos materiais para construção e reparação. A empresa produz uma série de produtos Woodstock que fornecem proteção confiável contra incêndio e bioproteção de estruturas de madeira. A série inclui soluções de impregnação e tintas e vernizes. Vale ressaltar que este fabricante possui um complexo produtivo próprio, que produz produtos ignífugos e os verifica quanto ao cumprimento dos padrões estabelecidos.
Como escolher?
Na escolha da proteção fogo-biológica, é necessário levar em consideração as características do projeto que requer processamento, as condições de seu funcionamento, bem como as características do produto adquirido. Os mais significativos são:
- disponibilidade de um certificado
- grupo de eficiência retardante de fogo;
- composição;
- consumo de recursos por 1 m2 de área;
- profundidade de absorção;
- método de aplicação;
- validade.
Um agente retardador de fogo de alta qualidade tem necessariamente um certificado que atesta sua conformidade com os padrões estabelecidos. O mais alto grau de proteção biológica do fogo é fornecido por meios pertencentes ao primeiro grupo de eficiência retardante de fogo. Eles devem ser usados para processar edifícios residenciais de madeira.
Para o processamento externo e interno de edifícios, os especialistas recomendam a compra de produtos sem sal à base de organofosforados. Produtos de sal devem ser adquiridos apenas para processamento interno de estruturas de madeira.
Ao comprar proteção contra incêndio biológico, deve-se prestar atenção aos indicadores de consumo, que podem variar de 100 g / m2 a 600 g / m2. Deve-se ter em mente que quanto maior o consumo de recursos, mais caro será o processamento da estrutura.
Dependendo da profundidade de absorção, é comum distinguir entre agentes de superfície (a profundidade de penetração na madeira é de 5-6 mm) e agentes de penetração profunda (mais de 10 mm). A segunda categoria de medicamentos fornece proteção retardante de fogo de longo prazo para estruturas de madeira, portanto, é recomendado comprá-los para processamento de capital de elementos de edifícios residenciais. Ao mesmo tempo, de acordo com a maioria dos consumidores, o tratamento da madeira com agentes de superfície é muito mais barato e rápido.
Além disso, ao escolher a proteção biológica contra o fogo, você deve prestar atenção ao método de sua aplicação. A maioria dos produtos oferecidos pelos fabricantes modernos é aplicada na madeira com rolo ou pincel. No entanto, alguns tipos de ferramentas podem exigir o uso de equipamentos especiais.Outro grupo de agentes retardadores de fogo é utilizado na forma de soluções, em que se prevê a imersão de estruturas de madeira (quando estão completamente imersas em uma solução) por um certo tempo.
Outra nuance importante que deve ser considerada na escolha da proteção contra incêndio é a sua cor. A proteção incolor contra o fogo permite preservar a cor natural da madeira. Os produtos coloridos, por sua vez, modificam a madeira, dando-lhe uma certa tonalidade.
Como usar?
Antes de aplicar proteção contra incêndio com suas próprias mãos, você deve ler atentamente as instruções anexas. Todos os meios deste tipo devem ser usados apenas em relação à madeira seca (o limite de umidade admissível não é superior a 30%).
É permitido aplicar proteção retardante de fogo somente em clima quente e seco. Em temperaturas de ar abaixo de zero e alta umidade, esses produtos não podem ser usados para os fins a que se destinam.
A sequência de processamento de estruturas de madeira em condições climáticas e de temperatura favoráveis é a seguinte:
- após aplainar e lixar, a superfície da madeira é limpa de detritos, serragem, poeira e outros contaminantes;
- seque bem a estrutura;
- preparar a lista necessária de ferramentas e recipientes (rolos, escovas ou escovas, um recipiente para uma solução retardadora de fogo);
- aplicar verniz ou impregnação com pincel ou rolo em várias camadas (o número é determinado de acordo com as instruções).
É importante ressaltar que nos intervalos entre as aplicações das camadas, é necessário manter uma pausa temporária, aguardando a secagem do produto. Cada camada subsequente deve ser aplicada somente em uma superfície seca. Ao final da obra, uma espécie de filme deverá se formar na superfície da árvore, que protegerá ainda mais a estrutura do fogo, da formação de mofo e da atividade de pragas.
O comentário foi enviado com sucesso.