Tudo sobre madeira manchada

Contente
  1. O que é isso?
  2. Vantagens e desvantagens
  3. Como é feito?
  4. Formulários

Existem muitos tipos de madeira, cada uma com suas propriedades e características próprias. Algumas raças são consideradas mais valiosas. No entanto, existe um material especial, cujo valor, beleza e resistência excedem significativamente esses indicadores de todos os outros tipos. Isso é madeira manchada.

O que é isso?

Este material é bastante raro. O fato é que uma árvore que está no fundo de um reservatório por muitos anos é chamada de árvore manchada (portanto, também é freqüentemente chamada de madeira flutuante). Pode haver uma árvore que cresceu nas margens de um rio, lago, próximo ao mar ou um pântano e por algum motivo caiu na água.

E também as árvores caem no fundo de grandes rios durante o rafting durante a colheita do material.

Embora diferentes tipos de madeira sejam colhidos, nem todas as árvores podem ficar manchadas. Alguns simplesmente apodrecem quando entram na água.

Para adquirir propriedades especiais, a árvore deve estar sob uma camada de silte e areia para que o oxigênio não flua para ela. Nessas condições, pode haver pedras pesadas que rapidamente afundam e acabam no fundo do reservatório.

Existem bétulas manchadas, abetos, pinheiros, álamos. No entanto, as espécies mais valiosas são o carvalho e o larício.

Tratada pela própria natureza, a madeira não só se torna muito durável, mas também adquire uma bela textura. Leva muito tempo para que isso aconteça. Especialistas afirmam que o período mínimo é de 40 anos, quanto mais tempo durar o processo, melhor. Por exemplo, um carvalho que ficou debaixo d'água por pelo menos 300 anos torna-se amarelo claro e, depois de 1000 anos, preto.

Uma prancha de carvalho pantanoso vai durar quase para sempre.

O melhor local onde o processo pode ocorrer é o fundo de um pântano ou lago, uma vez que nesses reservatórios há água estagnada. No entanto, as propriedades que uma árvore irá adquirir na água do mar não serão piores.

Vantagens e desvantagens

A madeira manchada tem muitas vantagens muito sérias.

  • Uma das principais vantagens é a extrema dureza e resistência, que podem ser comparadas às da pedra. Os produtos toleram facilmente o estresse mecânico, é impossível deixar arranhões neles.
  • Uma textura invulgarmente bonita que é difícil de obter usando métodos artificiais. Além disso, também é único. A cor e outras características são influenciadas pelas condições em que a árvore se encontra: relações minerais do solo e da água, temperatura e outros aspectos.
  • Resistência a fatores externos adversos. A madeira manchada é resistente à alta umidade, não está sujeita a deterioração.
  • Os produtos não são atacados por pragas.
  • Durabilidade excepcional.

Como acontece com qualquer fenômeno, a madeira manchada pode ter desvantagens. Em algumas situações, os méritos do material se transformam neles.

  • Devido às propriedades adquiridas (resistência, singularidade, beleza), o material torna-se extremamente caro: o preço é expresso em dezenas e centenas de milhares de rublos e pode chegar a até um milhão por metro cúbico.
  • Devido à maior resistência e dureza, o material é difícil de processar; equipamentos e ferramentas especiais são necessários.
  • Certos requisitos são impostos na preparação do material para processamento. A madeira retirada da água deve ser devidamente seca. Isso é feito sem falhas em condições naturais, o processo leva cerca de um ano.
  • Remover madeira da água é um procedimento difícil e demorado.Equipamentos especiais e o envolvimento de mergulhadores tornam-se necessários. Esses fatores também afetam o custo final do produto.

Como é feito?

Devido à natureza de longo prazo dos processos naturais, não podemos falar sobre a produção de madeira tingida natural.

No entanto, a coloração artificial pode ser aplicada para proteger o material de fatores ambientais prejudiciais e melhorar suas características decorativas e qualidades de consumo.

Para isso, são utilizados compostos químicos especiais: manchas. As indústrias de móveis e construção usam esse método extensivamente. Como resultado, o material adquire boas propriedades, mas seu custo permanece bastante aceitável.

Você mesmo pode usar o método em casa. O uso de formulações especiais evitará o desenvolvimento de fungos podres. E também as composições vão estender a vida operacional do produto, protegendo contra insetos.

Para escolher o método apropriado, você deve primeiro se familiarizar com os tipos e propriedades dos pigmentos para madeira e a tecnologia de sua aplicação.

As manchas são:

  • a base de água;
  • álcool;
  • óleo;
  • cera;
  • acrílico.

Cada tipo de substância tem suas próprias características e nuances de aplicação. A inscrição é feita das seguintes maneiras:

  • trituração;
  • pulverização;
  • com um pincel ou rolo.

A escolha do método depende do tipo de madeira. A impregnação com óleo é considerada a menos exigente e fácil de usar. Mesmo um trabalhador inexperiente pode usá-lo.

As impregnações à base de cera e acrílico são mais ecológicas e também à prova de fogo.

Peças pequenas podem ser imersas em recipientes com substâncias. Independentemente do método escolhido, certas recomendações devem ser seguidas.

  • Antes de aplicar a composição, a superfície deve ser preparada. O procedimento inclui a limpeza de sujeira e poeira, a camada anterior de verniz e pintura, lixamento. Para coníferas, a remoção da resina é necessária. Antes de moer, limpe a superfície com uma esponja embebida em água.
  • A mancha deve ser aplicada em uma camada densa e uniforme e esperar até que seque.
  • Em seguida, uma segunda camada é aplicada. Se uma certa quantidade da substância não for absorvida pela madeira, ela será removida da superfície.
  • Quando a mancha estiver completamente seca, o verniz é aplicado. O verniz seco e lixado é coberto com uma segunda camada.
  • Após a secagem da camada de acabamento de verniz, a superfície deve ser polida.

Formulários

A madeira tingida pode ser utilizada em vários ramos de atividade.

  • Na construção, é utilizado para fazer artigos de interior e decoração de interiores: peitoris, portas, painéis de parede, revestimentos de pisos. É perfeito para instalar uma escada.
  • O material é igualmente amplamente utilizado na fabricação de móveis. Freqüentemente, itens antigos chiques podem ser vistos em museus.
  • Muitas vezes, o material exclusivo é usado para fazer lembranças e artesanato decorativo. E também pode ser visto na decoração de interiores de carros caros.
  • Resíduos abaixo do padrão são usados ​​para produzir carvão de alta qualidade.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário