Descrição do mogno e uma visão geral de suas espécies

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Raças
  3. Onde a madeira é usada?

Marceneiros e carpinteiros usam tábuas de mogno natural para criar móveis e itens de interior. Uma tonalidade incomum geralmente é acompanhada por outras vantagens - resistência, durabilidade, resistência à deterioração. Vale a pena aprender mais detalhadamente sobre as razões pelas quais o mogno sul-africano e suas outras espécies são famosos.

Peculiaridades

O mogno é todo um grupo de espécies, unidas por um tom comum incomum de tronco. Tons carmesim prevalecem em sua cor externa e interna. Pode ser uma tonalidade laranja, vermelho-púrpura ou bordô brilhante. As raças pertencentes a este grupo crescem principalmente na Ásia, América do Norte e do Sul, África.

O mogno tem algumas peculiaridades.

  • Crescimento muito lento, não mais do que 2-3 cm por ano. Além disso, a vida útil de uma árvore pode ser calculada em séculos.
  • Facilidade de processamento. É fácil de serrar, escovar, polir e lixar. O entalhe artístico é frequentemente executado na superfície dos produtos.
  • Alta velocidade de secagem.
  • Resistência à erosão. O material não sofre destruição com a influência do tempo, algumas rochas só ganham força com o passar dos anos.
  • Longa vida útil. Os produtos mantiveram seu apelo por mais de 100 anos.
  • Força. O mogno não sofre deformação sob cargas de choque, é resistente à umidade e produtos químicos.
  • Resistência biológica. O material raramente é afetado por pragas de insetos, a alta densidade das fibras o torna praticamente invulnerável a fungos e mofo.
  • A originalidade da textura. É sempre único, por isso procuram selecionar materiais de um mesmo lote para acabamento.

Essas características conferem ao mogno o apelo pelo qual é tão valorizado por artesãos e amantes de móveis de luxo.

Raças

A lista de raças de mogno praticamente não contém as encontradas na Rússia. É dominado por espécies sul-americanas, asiáticas, africanas. O mogno possui cor característica, textura expressiva. Na Eurásia, existem variedades classificadas apenas condicionalmente como mogno.

  • Yew berry. Espécies de árvores de crescimento lento, na idade adulta atingem 20 m de altura. Conhecido como material para os sarcófagos dos faraós egípcios. Na Rússia, esta espécie é encontrada em certas regiões do Cáucaso, a população de plantas tem sofrido muito com o desmatamento de bosques e florestas. A madeira do teixo da baga é marrom-avermelhada, às vezes com um tom amarelado, quando imersa em água torna-se púrpura-escarlate.
  • Teixo pontudo. Pertence a uma espécie de árvore perene, na Rússia é encontrada no Extremo Oriente. Tem uma altura de 6 a 20 m, a circunferência do tronco chega a 30-100 cm, a madeira tem um coração castanho-avermelhado brilhante e alburno amarelo. Esta espécie está listada no Livro Vermelho, seu uso é limitado.
  • Amieiro europeu. Árvore de casca preta e alburno branco, que após ser serrada fica com uma tonalidade avermelhada. Difere em suavidade, fragilidade e facilidade de processamento. A madeira é muito procurada na área de fabricação de móveis, construção, madeira compensada e produção de fósforos.
  • Dogwood é branco. Ocorre na Sibéria, relacionado ao rolo de seda norte-americano. Este arbusto tem pouca utilidade para o uso prático. É usado principalmente em projetos paisagísticos.

Todas essas espécies, embora tenham madeira avermelhada, não estão diretamente relacionadas a variedades particularmente valiosas. Existe outro grupo - aquele que corresponde totalmente às características listadas acima. Vale a pena falar sobre as melhores espécies de mogno real com mais detalhes.

Balanço de mogno

Em latim, o nome botânico da árvore soa como Swietenia Mahagoni e, na linguagem comum, a variante da árvore de mogno é mais comum. Tem uma área de cultivo muito estreita - é cultivada apenas no Ceilão e nas Filipinas em plantações especiais. A planta pertence à categoria de árvores tropicais de folha larga.

Os seguintes sinais são característicos do acúmulo de mogno:

  • altura do tronco até 50 m;
  • diâmetro de até 2 m;
  • tonalidade marrom-avermelhada da madeira;
  • textura reta;
  • falta de inclusões e vazios.

Este gênero também inclui o mogno americano, também conhecido como Swietenia macrophylla. A árvore é encontrada em território sul-americano, até a fronteira com o México, principalmente nos trópicos. A madeira desta espécie também pertence a uma das variedades de mogno. Swietenia macrophylla é uma espécie frutífera que se distingue por um comprimento significativo de folhas, pelo que recebeu o seu nome latino.

Todas as espécies de madeira de mogno estão incluídas na lista de espécies ameaçadas de extinção, seu uso e venda são limitados. No entanto, isso não interfere na obtenção de material valioso de híbridos que herdam as propriedades das plantas-mãe.

Durante o processamento, a madeira de mogno adquire um leve brilho e pode escurecer com o tempo. Este material é muito valorizado pelos fabricantes de instrumentos musicais - bateria, guitarras, aos quais confere um som rico e profundo.

Amaranto

A raça de mogno chamada amaranto tem um tamanho muito mais modesto do que o mogno. Seu habitat são os trópicos da América do Sul. A árvore cresce até 25 m de altura, o diâmetro do tronco pode chegar a 80 cm. O amaranto se distingue por uma trama muito incomum e complexa de fibras, localizadas aleatoriamente, cada vez formando um padrão único no corte.

A madeira fresca apresenta tonalidade marrom acinzentada, com o tempo vai se transformando, adquirindo uma das seguintes tonalidades:

  • Preto;
  • Vermelho;
  • roxa;
  • roxo profundo.

O amaranto é altamente considerado por sua textura incomum, mas também possui outras virtudes. O material restaura facilmente sua tonalidade original quando a camada superior oxidada é removida.

Além do mais, é fácil de processar e tem uma longa vida útil. O amaranto é usado na confecção de móveis e decoração de interiores.

Keruing

Uma raça gigantesca de mogno encontrada nos países do Sudeste Asiático. Keruing cresce até 60 m, o diâmetro máximo do tronco chega a 2 metros. No corte a serra, a madeira apresenta todos os tons de bege com tonalidade avermelhada e intercalados com tons de carmesim e escarlate. Keruing é muito conceituada pelos marceneiros especializados na fabricação de móveis exclusivos. O material contém resinas de borracha, que lhe conferem resistência especial à umidade.

A árvore de keruing tem cerca de 75 variedades botânicas. A madeira obtida com ela é muito durável, 30% mais dura do que o carvalho, elástica e adequada para fazer elementos curvos.

Cortes planos (lajes) são usados ​​para criar bancadas emendadas de uma única peça. O grão da madeira original parece bom sem tratamento adicional, mas uma camada protetora ainda é recomendada para proteger contra o acúmulo excessivo de resina.

Teca

Este nome é o nome da madeira encontrada nas florestas úmidas do sudeste da Ásia. O corte da serra tem uma tonalidade laranja-dourada uniforme sem mudanças de cor perceptíveis. A teca é durável, é muito usada na fabricação de navios, não tem medo do contato com a umidade, a luz solar.A teca, também conhecida como tektona greata, pertence às árvores decíduas, atinge até 40 m de altura, enquanto o próprio tronco tem menos de 1 m de diâmetro.

Hoje, essa madeira é obtida por meio do cultivo em condições de plantio, principalmente na Indonésia. É aqui que a maior parte do material para exportação é produzida. Em seu ambiente natural, ainda é encontrada em Mianmar, novas plantações estão se desenvolvendo ativamente na América do Sul, que é climaticamente semelhante ao sudeste da Ásia.

A teca distingue-se pela sua elevada resistência à humidade, razão pela qual é altamente valorizada na construção naval, bem como na produção de mobiliário de jardim.

O material contém silicone, que pode embotar as ferramentas durante o processamento e, devido à alta concentração de óleos essenciais, não requer tratamento protetor adicional. Curiosamente, uma árvore selvagem é mais resistente ao desbotamento da cor devido à luz do sol do que uma árvore cultivada.

Paduc

A madeira conhecida por este nome é obtida de várias espécies de plantas do gênero pterocarpus ao mesmo tempo. O sândalo vermelho também está incluído aqui, mas o paduk africano, birmanês ou de Andaman é usado com muito mais frequência para obter matérias-primas valiosas. Eles estão todos relacionados entre si, encontrados no Zaire, Nigéria, Camarões, onde existem florestas tropicais.

Paduk cresce de 20 a 40 m de altura, o tronco tem uma forma cilíndrica pronunciada, coberto por casca descascada de tonalidade marrom-avermelhada.

Paduk secreta suco, que contém látex, por isso sua madeira é altamente resistente à umidade. A tonalidade do alburno varia do branco ao bege, escurece quando oxidado, o núcleo é escarlate brilhante, coral, menos frequentemente marrom-avermelhado.

A madeira Paduk possui uma série de características que devem ser levadas em consideração durante o processamento.

  1. Sensibilidade à luz. Ao sol, o material se queima, perde seu brilho original.
  2. Sensibilidade ao tratamento do álcool. O material contém corantes naturais, que se dissolvem com essa exposição.
  3. Dificuldade na fabricação de peças dobradas. A estrutura torcida complica significativamente o aplainamento da madeira, podendo quebrar ao dobrar.
  4. Porosidade aumentada. Reduz o efeito decorativo do material.

Paduk é frequentemente comparado a outra espécie valiosa - pau-rosa, mas é muito inferior a esta árvore em originalidade e expressividade.

Merbau

Uma valiosa espécie de mogno, que cresce apenas na Austrália e em algumas regiões do Sudeste Asiático. Merbau se distingue por uma cor uniforme do corte da serra. A madeira colhida pode ter as seguintes tonalidades:

  • castanho avermelhado;
  • bege;
  • chocolate;
  • Marrom.

A estrutura contém estrias contrastantes pronunciadas de um tom dourado.

A madeira é resistente à umidade, não está sujeita à decomposição, ao desenvolvimento de mofo e bolor, e supera o carvalho em dureza. Uma planta adulta pode atingir 45 m de altura e o tronco com espessura de no máximo 100 cm.

Este tipo de mogno é considerado um dos mais comuns, é amplamente utilizado na produção de móveis, decoração de interiores, tipos de materiais menos valiosos são revestidos com folheado.

Sândalo vermelho

Representante do gênero Pterocarpus, é encontrado na ilha do Ceilão, bem como nas partes tropicais do Leste Asiático. Com uma altura relativamente baixa de 7 a 8 m, o diâmetro do tronco chega a 150 cm, sendo a árvore caracterizada por um crescimento muito lento. O sândalo vermelho pertence às leguminosas, mas tem pouca semelhança com elas e se distingue do sândalo comum pela ausência de um aroma característico proveniente do conteúdo de resina.

Esta raça é uma das mais valiosas do mundo. A madeira possui uma cor carmesim brilhante característica, a mais intensa e suculenta entre todos os tipos de mogno.

Pterocarpus com sândalo é mencionado em antigos manuscritos chineses. A tinta natural contida em seus troncos às vezes é isolada para dar um tom escarlate aos tecidos e outros materiais.

Onde a madeira é usada?

O mogno é encontrado em vários continentes, é colhido na forma de troncos maciços, assim como suas fatias radiais - lajes. Fora dos locais de crescimento, o material é enviado já processado. Normalmente, os troncos são serrados em madeira e tábuas afiadas, mas entre os artesãos as lajes são especialmente valorizadas, que, mesmo em sua forma bruta, apresentam uma rara beleza do padrão. Eles são usados ​​para fazer tampos de mesa, bem como itens de interior luxuosos e exclusivos.

Serrada longitudinalmente, no sentido de crescimento do tronco, a madeira também apresenta um belo desenho. Cada raça tem sua própria, podendo estar presentes:

  • padrões;
  • nós;
  • listras;
  • manchas.

Itens de móveis de valor especial são feitos de mogno.

É utilizado na fabricação de móveis no estilo clássico, da direção do Império ou Barroco. O material durável não perde suas propriedades com o passar dos anos.

A superfície da madeira presta-se bem ao acabamento. É recoberto de talha, envernizado, polido, sujeito a outras influências que permitem dar ainda maior decoratividade, para evidenciar com mais clareza a invulgaridade do ornamento.

Além da produção de móveis, existem outras áreas onde é utilizado o mogno.

  • Fazendo instrumentos musicais. Valiosas espécies de madeira conferem-lhes um som especial. É por isso que são usados ​​para criar decks de violino, pianos e harpas.
  • Construção naval. Os salões de iates e barcos são enfeitados com mogno, revestimentos de convés e pele externa são feitos com ele.
  • Decoração de interior. Revestimento de uma parte da parede com painéis de mogno, formando painéis inusitados em estilo étnico, embutidos e parquete artístico. Em qualquer uma dessas áreas, o mogno é incomparável.
  • Elementos de arquitetura. Na construção, colunas, balaustradas e escadas são feitas de mogno.

O material exclusivo é mais caro do que a madeira comum. Mas o mogno tem muitas vantagens que o tornam uma compra desejável para a maioria dos artesãos.

Neste vídeo, você verá de perto a exótica árvore paduk.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário