Como envelhecer uma árvore?
A madeira é conhecida por ser um dos materiais mais estéticos amplamente utilizados para decorar as nossas casas. Ao mesmo tempo, na sua forma pura e não processada, não parece tão pretensioso, o que significa que necessita de um tratamento especial para adquirir notas estéticas. O envelhecimento é um dos métodos mais populares de trabalho em madeira e merece consideração especial.
Para que serve?
Alguns estilos de decoração de interiores requerem, literalmente, móveis e acabamentos decorativos de madeira antiga. Este requisito é relevante para a maioria das tendências clássicas, incluindo barroco e rococó, bem como para estilos rústicos, onde pode não haver muita decoração como tal, mas as mesmas vigas de mesa, piso e teto devem parecer antigas.
Simplesmente não há antiguidades reais suficientes para todos no mundo moderno, e esses móveis podem ser muito caros - você teria que pagar uma boa quantia para cada moldura de foto.
Quando não há originais, a imitação entra em jogo - a árvore só precisa ser envelhecida. Hoje, isso pode ser feito até com as próprias mãos e em casa, que é usado por muitos proprietários qualificados que querem ver uma decoração antiga em sua casa. A variedade de opções de como exatamente processar a superfície permite a transferência não só de cor, mas também de textura, até mesmo transformando uma nova placa ou parede em um século.
O que é necessario?
Cada método de envelhecimento da madeira envolve suas próprias ferramentas e materiais, mas em todos os casos a primeira coisa a fazer para aumentar artificialmente a idade das superfícies de madeira é limpá-las completamente. Independentemente de a árvore ter sido pintada, envernizada ou desprotegida com qualquer coisa, a camada superior deve ser removida - ela já funcionou do seu jeito.
Dependendo do tamanho da peça e da finura de suas peças, vamos retirar a camada superior com formões ou machado, uma plaina ou rebarbadora (esmerilhadeira) com bicos tipo escova, ou mesmo apenas uma escova de aço manual. Você pode usar um método muito "antiquado", armado com uma lixa comum, mas idealmente deve ser feito com vários tamanhos de grãos: com grande para primário e pequeno para limpeza final.
Na maioria dos casos, o envelhecimento envolve a aplicação de formulações líquidas na superfície da peça ou mesmo sua impregnação total com a substância utilizada. Consequentemente, no processo de criação do efeito desejado, pincéis e pincéis de cerdas macias, bem como uma esponja densa para borrar a superfície, serão úteis.
Dependendo do método de processamento, um anti-séptico de coloração ou azul-celeste branco também pode ser útil.
Os caminhos
A variedade de métodos de envelhecimento disponíveis não só dá uma grande margem de manobra, mas também indica que métodos diferentes dão resultados diferentes. Para entender claramente como será o resultado final, você precisa navegar com segurança pelas técnicas, portanto, agora consideraremos cada uma delas separadamente.
Escovagem
O nome do método vem da palavra inglesa brush, e seria muito mais difundido se fosse adequado para todos os tipos de madeira. O método é bom para carvalho grosso, larício e abeto. Não é adequado para árvores com uma estrutura mais fina. O resultado, neste caso, é obtido gravando as fibras macias com uma escova de metal rígido.
Antes disso, a madeira deve ser umedecida para evitar a formação de poeira pungente que penetre no nariz e nos olhos. Como resultado desse tratamento, a superfície ficará muito texturizada, após o que é necessário remover rebarbas e possíveis lascas com lixa.
Quanto mais profundas as ranhuras, mais velha será a aparência da superfície.
É hora de cobrir a superfície tratada com uma camada protetora, mas não com uma tinta lisa - não permite que você aproveite o resultado. Em vez disso, óleo, verniz ou cera são aplicados ao produto e aguardam a solidificação. Pintar para realçar o efeito é possível, mas será difícil - as ranhuras devem ser mais claras do que as saliências.
Patinação
Este método é um pouco semelhante ao anterior graças ao uso de tintas de dois tons, mas já difere pelo menos por não ser exigente quanto ao tipo de madeira - até mesmo pinho ou cereja pode ser processado. Para começar, o produto é levemente alisado com lixa e pintado em uma espécie de tom "tradicional" para móveis de madeira, sem tons vivos e modernos. Quando a camada estiver seca, você precisa pintar o acessório por cima novamente, mas agora com uma tinta um pouco mais clara.
Depois de seco, também, passam a processar o produto com lixa de grão fino ou mesmo uma esponja dura para criar arranhões que imitam a velha história e repetidas repinturas da coisa. No final, é aplicado verniz.
Cera
Outra maneira, completamente não exigente quanto ao material original, seja carvalho, pinho ou placa de aspen. Essa opção de envelhecimento também é boa porque não requer o uso de nenhuma ferramenta complexa - na verdade, faremos com coisas improvisadas.
Para começar, a madeira é lixada para obter uma superfície plana. Além disso, o produto é pintado em uma cor - não dá para tentar trazer o tom ao ideal, aplicando a tinta de forma abrangente e desigual. Em seguida, você precisa esperar que a camada inferior seque e esfregue-a com cera - até mesmo uma vela comum é adequada para esse propósito, que deve ser pressionada com força. Não é necessário cobrir todo o produto com cera, mas apenas aplicar linhas separadas que imitarão a abrasão - se a camada inferior for escura, as marcas de cera ficarão bem visíveis.
Em seguida, o produto é pintado novamente, desta vez em uma cor diferente e logo em cima da cera.
Quando a segunda camada de tinta secar, você deve limpar cuidadosamente o artesanato com um pano - a cera vai sair e com ela a camada superior de tinta, revelando um tom diferente. Se o produto “surrado” tiver a aparência que deveria, você pode aplicar verniz por cima, mas os artesãos mais diligentes consideram necessário adicionar uma terceira camada para estética máxima.
Mancha
Para completar a tarefa, precisamos de dois tipos de mancha ao mesmo tempo - uma à base de água e aguarrás. O método nem envolve o lixamento preliminar, embora, se quiser, você pode combiná-lo com a mesma escovagem preliminar. Primeiro, a superfície é tratada com impregnação de água, que depois é lavada com uma esponja macia, pulando deliberadamente cantos e arestas. Quando o produto estiver seco, aplique uma segunda camada de tinta, já sobre aguarrás, deixando repousar por uma noite inteira.
O artesanato seco é preparado com um primer especial, preenchendo as ranhuras da textura com um pincel ou até mesmo uma esponja macia. Depois que o primer endurecer com o mesmo pincel, esfregue com cera antiga - uma mistura de mineral, cera de abelha e cera vegetal. Este revestimento oferece efeito estético e protetor.
Escova seca
O método a seguir parecerá muito simples à primeira vista, mas exigirá uma mão limpa e habilidosa. É utilizado apenas para móveis envelhecidos que não difiram em relevo, e para o trabalho basta uma escova velha e muito dura, bem como uma tinta à base de água.
Na versão mais simples, o pincel é mergulhado na tinta e mantido ao longo das fibras sem prensar. Por isso, deixa uma marca intermitente, muito semelhante às marcas características de móveis antigos usados por muitos anos.Nesse caso, os tons são geralmente escolhidos semelhantes ou, pelo menos, não muito diferentes. Você pode ir ainda mais longe, primeiro pintando o produto com o tom básico e só depois fazendo o descrito acima.
Lavagem
Um dos métodos mais "preguiçosos", mas não menos eficazes, é o enxágue. A essência do método é extremamente simples. - para começar pegamos no produto envelhecido e pintamos em qualquer cor que queremos ver como principal. Depois disso, a tinta deve secar, mas não de forma que seja confiável e definitiva - a camada de tinta ainda deve permanecer vulnerável.
A seguir, o mestre deve armar-se com um pano e, de maneira abstrata, fazer tentativas arrumadas para apagar a tinta. Atenção: não estamos tentando limpar completamente a pintura no local escolhido, mas apenas imitar o desgaste.... Quando você decidir que é o suficiente, pode deixar a superfície em paz e deixar a tinta secar.
O método descrito acima é muito semelhante, conhecido na literatura especializada como "Provença".
A essência é quase a mesma - pinte, mas não deixe secar até o fim, só que aqui a retirada da tinta seca é feita não com pano úmido, mas com espátula ou raspador. Especialistas aconselham ande a ferramenta ao longo das costuras - então os "arranhões" serão plausíveis e explicáveis logicamente.
Com refrigerante
Esta abordagem permite clareamento desigual de madeiras duras e escuras, o que é percebido como queimado e desbotado. O refrigerante comum, que se tornará a nossa principal ferramenta, deve ser aplicado justamente na árvore, pois tintas ou vernizes velhos devem ser removidos com lixa ou de qualquer outra forma.
Em seguida, você precisa misturar a solução em um balde - refrigerante misturado com água para torná-lo muito espesso... A massa resultante deve ser aplicada em uma superfície horizontal e deixada para secar, de preferência ao sol. Seis horas depois, quando a solução secar, deve-se raspar minuciosamente com uma escova de metal, tomando cuidado para que nenhum refrigerante fique na madeira. Não se preocupe com os riscos - eles apenas realçam a cor e o efeito da velhice. Em seguida, limpe a superfície com um pano úmido e, se desejar, repita o procedimento.
Com vinagre
Com este método de processamento, as luvas não podem ser dispensadas e, em alguns casos, uma máscara para proteger o trato respiratório não fará mal. Primeiro, vamos preparar uma solução para o envelhecimento - para isso, você precisa pegar lã de aço ou uma esponja de metal comum, triturá-los em uma jarra de vidro e despejar vinagre. O vinagre começará a corroer o metal e escurecerá com isso. - quanto mais tempo a reação ocorrer, mais escura será a tonalidade. Em média, o líquido chegará ao seu estado em poucas horas, mas guie-se pelo seu paladar.
Enquanto o ácido está comendo o metal, faça um chá preto forte e sature a madeira com ele - em breve, isso contribuirá muito para a consolidação da cor rica.
Depois que o chá secar, aplique a solução de vinagre resultante e deixe-a secar agora - não levará muito tempo. Finalmente, a madeira é envernizada ou encerada.
Queimando
Este método requer cuidado especial do mestre - até mesmo óculos de proteção serão necessários. O caminho é bom velocidade de execução, mas relativamente perigosa pela ocorrência de um incêndiopor isso tem cuidado. Antes do envelhecimento, a superfície pode ser apenas lisa (sem tinta e verniz), ou pré-tratada com a técnica de escovagem.
Não é difícil descrever a tarefa - em diferentes locais, leve um maçarico ou tocha a gás sobre uma superfície de madeira, provocando o escurecimento do material. Não se empolgue, porque com disparos prolongados em um ponto, a probabilidade de incêndio aumenta significativamente. Trabalhe pontualmente, não com o objetivo de criar um padrão específico - então a madeira "velha" parecerá natural.
Se você deseja uma pigmentação mais brilhante, forneça-a em várias abordagens - isso é mais correto no interesse da segurança contra incêndio. Queime a superfície escovada com ainda mais precisão, com movimentos muito rápidos. Após a conclusão do trabalho, cubra o produto com verniz.
Craquelure
Enfim, uma técnica sutil que envelhece não tanto a madeira quanto a tinta com que é pintada. Neste caso, o produto deve ser pintado duas vezes, e com tintas de cores diferentes, sempre muito espessas. Muitos artesãos aconselham o uso de tinta acrílica para a camada inferior e a camada frontal para a externa. Se uma das duas tonalidades for claramente mais escura do que a outra, a mais escura deve ficar abaixo da parte inferior.
Então, primeiro pintamos o produto com uma camada escura e deixamos secar completamente. Depois disso, usando um pincel, você precisa cobrir o produto pintado com cola PVA comum - certifique-se de mover em uma direção, mas não persiga o objetivo de untar a superfície com cola uniformemente, uma vez que é nos desníveis que reside todo o truque.
Em seguida, vem a etapa mais difícil - secar a cola com um secador de cabelo. A tarefa do mestre não é secá-lo - precisamos apenas de um filme de superfície, não de uma solidificação completa!
Dentro desse filme, uma parte da cola deve permanecer no estado líquido, e uma segunda camada de tinta é aplicada por cima e seca com o mesmo secador. Como resultado de tais manipulações, a crosta da cola começará a rachar e a tinta do produto parecerá muito rachada e pouco confiável. Não se preocupe, ele não cairá com isso - a tinta se fixa bem na cola seca e o próprio PVA não cairá. Você pode fixar o resultado e protegê-lo de influências externas com uma demão de verniz de acabamento.
Belos exemplos
Usando exemplos visuais, você pode ter uma ideia de como são os diferentes métodos de envelhecimento de árvores.
- A primeira foto mostra um exemplo típico de escovação popular, que é muito fácil de identificar pelas suas estrias fibrosas características. Não pode ser afirmado com absoluta exatidão, mas as marcas escuras características dão a impressão de que, além disso, o mestre também queimou a madeira, o que a tornou uma verdadeira quintessência da madeira velha.
- A segunda foto ilustra resultados típicos de manipulação de coloração - "lacunas" características com falta de tinta indicam que o especialista utilizou o método de enxágue ou envelhecimento "a la Provence". Algumas das pranchas mostram que até foram pintadas em duas camadas e, embora tenha demorado muito para conseguir o efeito, ficou ótimo.
- Finalmente, no terceiro exemplo - "craquelure", que ainda não é muito conhecido entre as pessoas comuns, portanto, só precisa ser ilustrado. O efeito de antiguidade é tão cativante que pode ser melhor aplicá-lo a itens menores, como um porta-retratos. No entanto, é difícil não admitir que a decoração era incrível.
Veja abaixo como envelhecer madeira.
O comentário foi enviado com sucesso.