Como e com que branquear a madeira?
Com o tempo ou como resultado de transporte impróprio, a madeira pode escurecer ou tornar-se mofada. A única maneira de lidar com isso sem danificar o material é alvejá-lo com meios tradicionais ou industriais.
Para que serve?
O branqueamento da madeira ajuda a lidar com vários problemas importantes.
- Os efeitos dos fungos na madeira. O molde afeta negativamente a textura da madeira. Portanto, após a remoção do fungo, é necessário restaurar a textura e a cor da madeira danificada pelo mofo.
- Envelhecimento natural. Com o tempo, a árvore perde seu luxo externo e, ao torná-la mais leve, você pode devolver as coisas à sua atratividade anterior. Mas aqui é importante lembrar que ao trabalhar com uma árvore que escurece de vez em quando, você pode clarear apenas as camadas superiores, e um tom mais escuro brilhará através da camada.
- Influência da luz solar intensa, mudanças de temperatura e precipitação. Isso é mais verdadeiro para estruturas que estão fora de casa.
- Vestígios de exposição a tintas e outros produtos químicos. Se a madeira foi pintada e depois limpa de tinta, sua aparência natural pode ser restaurada desta forma.
A madeira também é branqueada para aumentar sua durabilidade e protegê-la do aparecimento de mofo no futuro.
Como você pode clarear?
Para clareamento, você pode usar instalações industriais, Mas você consegue fazer isso uma solução preparada em casa.
Remédios populares
Para clarear superfícies enegrecidas e atualizar sua aparência, você pode usar leite de lima. Esta é a opção mais popular e é adequada para os iniciantes em madeira.
Para prepará-lo, 10 g de bicarbonato de sódio são misturados com 80 g de água sanitária. Tudo isso está cheio de água. Você precisa levar 350 ml de água morna. O produto de clareamento resultante deve fermentar bem. Para fazer isso, ele deve ser enviado para um lugar escuro por dois dias. Depois disso, deve ser usado imediatamente, pois se ficar mais um pouco perde a eficácia.
Você também pode usar um produto à base de peróxido de hidrogênio. Aqui é necessário observar as seguintes proporções: solução de peróxido a 40% mais solução de amônia a 30% na proporção de 9 para 1. Quanto mais saturada a solução, mais perceptível será o resultado. O alvejante deve ser infundido. Isso leva cerca de 12 horas. Depois disso, você pode começar a trabalhar.
Vale lembrar que o peróxido não é adequado para todos os materiais. Por exemplo, não branqueia a faia, mas a tinge. Vale a pena usar uma solução de peróxido ao branquear nozes ou bétulas.
Compostos industriais
Se não houver confiança nos remédios populares, você pode comprar um produto acabado. Existem vários tipos de alvejantes industriais.
- Cloro livre... Eles são totalmente seguros e não têm um efeito agressivo na madeira. Depois de totalmente saturados, são muito fáceis de lavar. Os alvejantes sem cloro podem ser usados várias vezes na mesma superfície. Eles não têm impacto negativo no material. Eles são mais usados para branquear madeira que adquiriu uma cor ligeiramente amarelada ou escureceu com o tempo.
- Produtos de cloro... Esses produtos são mais agressivos e são usados para solucionar problemas graves. Por exemplo, para restaurar a madeira após a exposição ao mofo. A desvantagem de tais produtos é que eles apresentam um odor pungente e desagradável. Além disso, são muito mais difíceis de lavar.Também é importante seguir as instruções para não danificar a árvore.
- Produtos de ácido oxálico. Eles são usados para remover marcas de ferrugem da madeira. Esses produtos funcionam com eficácia, mas ao mesmo tempo não "matam" a cor natural da árvore.
Se falamos sobre marcas específicas, você deve prestar atenção a algumas das mais populares.
- "Branco"... Periodicamente, "Whiteness" é usado para branquear a madeira. Esta é uma das maneiras mais econômicas de lidar com madeira escura. É importante trabalhar com luvas e não permitir que o produto entre em contato com a pele ou olhos.
- Neomid 500. Este produto é utilizado para limpar a madeira de várias manchas e vestígios de mofo ou para branquear o material. Remove perfeitamente os depósitos cinzentos desagradáveis e ajuda a devolver a cor natural da madeira. Não destrói sua estrutura. Você pode usar o líquido para tratar móveis antigos, paletes, que são usados para armazenar alimentos e outros produtos de madeira.
- "Sagus". Os alvejantes desta marca são usados para uma coloração rápida e, mais importante, profunda. A madeira adquire um aspecto natural, mesmo se for muito velha ou tiver sido exposta a bolor. O produto também tem efeito protetor sobre o material. Após o processamento, bolor, fungos e musgo não aparecem na madeira.
- Fongifluid. Este produto popular é mais profissional. A ferramenta permite que você lide com os problemas mais difíceis. O produto é bom porque não contém substâncias tóxicas e é totalmente seguro tanto para a árvore quanto para a saúde de quem trabalha com ele. Também atua como anti-séptico, protegendo a madeira.
Etapas de trabalho
Para devolver a árvore à sua cor natural ou dar-lhe a brancura, deve-se fazer tudo certo, sem pular nenhuma das etapas do trabalho.
Antes de começar a trabalhar, você tem que escolher o momento perfeito. É melhor branquear a madeira em casa a uma temperatura de cerca de 20 graus. A umidade neste momento também não deve ser muito alta. É nesta situação que o produto penetrará com mais eficácia na estrutura do material, e o mestre obterá o efeito desejado.
É melhor trabalhar com madeira durante os meses mais quentes. Se os edifícios ao ar livre são pintados, no inverno e no outono isso não faz muito sentido. O fato é que na estação fria, o bolor deixa de estar ativo. Ele para de crescer. Os micélios são ativados já no final de abril.
No interior, a madeira está em risco em qualquer época do ano. Especialmente em ambientes de alta umidade e alta temperatura. Portanto, as superfícies podem ser processadas em qualquer momento adequado.
Tendo escolhido o tempo, você precisa preparar todos os materiais e ferramentas necessárias.
- Preparação do produto... Se for utilizado um produto industrial, basta seguir as instruções de uso. No caso de soluções caseiras, geralmente são preparadas com antecedência e, em seguida, deixadas para fermentar.
- Tratamento da superfície... Antes de livrar as tábuas ou qualquer outro material de madeira da escuridão, você deve primeiro limpar a superfície de fungos, rugosidade e secar bem. Se o produto não for inteiramente feito de madeira, as superfícies de alumínio e vidro devem ser protegidas da entrada mesmo da menor quantidade de água sanitária. Em seguida, uma fina camada do produto é aplicada na árvore. Para não se machucar, execute todos os trabalhos com luvas de proteção.
A primeira camada deve secar bem. Depois disso, você precisa avaliar o resultado. Se não for bom o suficiente, você precisará repetir o procedimento novamente. Em seguida, o excesso de alvejante deve ser removido e a madeira deve ser deixada sozinha durante a noite.
Aqui estão algumas diretrizes adicionais para aqueles que planejam pintar uma tora com as próprias mãos.
- Se um produto à base de ácido foi usado, lave-o com uma solução de refrigerante de alta qualidade. Outros alvejantes são facilmente lavados com água.
- Para clarear madeira, você pode usar apenas um produto e não misturar vários alvejantes.
- Caso o material tenha sido afetado por mofo, a composição clareadora deve ser mais concentrada.
- Se um produto colado está sendo processado, então tentar clarear com qualquer branqueador não vale a pena, pois a madeira pode descolar.
- Ao processar madeira dentro de casa, é muito importante que o cômodo onde o trabalho é executado seja bem ventilado.
- Freqüentemente, as paredes e outros móveis da sauna são de madeira. Devido à alta umidade e altas temperaturas, mofo e bolor freqüentemente se desenvolvem ali. Ao clarear a madeira dessas salas, após o beneficiamento do material, é necessário aquecer o banho para consolidar o resultado.
Qualquer madeira pode ser processada desta forma. O principal é levar em consideração suas características. Assim, tábuas de carvalho e faia devem ser tratadas com um produto com menor concentração do elemento ativo principal.
Medidas preventivas
Para que a árvore retenha sua atratividade por mais tempo, é muito importante realizar ações preventivas... Eles ajudam a proteger a madeira de microorganismos. A madeira seca deve ser coberta com anti-sépticos. Portanto, definitivamente não apodrecerá e ficará manchado. Após o tratamento com anti-séptico, o material deve ser enxugado.
Seja qual for o motivo da mudança na cor da madeira, você pode lidar com este problema, além disso, de várias maneiras ao mesmo tempo. O principal é seguir todas as regras especificadas nas instruções.
Para informações sobre como branquear madeira, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.