Visão geral das propriedades físicas da madeira
Todos estão bem cientes do fato de que a madeira é um dos materiais de construção da mais alta qualidade, confiável, durável, resistente ao desgaste, bonito, ecologicamente correto e seguro. Hoje, vários tipos de árvores, assim como há muitos anos, são usados para fazer todos os tipos de estruturas, móveis, pequenos detalhes de interiores e muito mais.
Neste artigo, vamos falar em detalhes sobre as propriedades físicas da madeira - de quais fatores eles dependem e como eles mudam com o tempo sob várias influências.
Características de aparência
O tipo de madeira é uma das propriedades físicas de um material, que é determinada pelo brilho, textura, cor e macroestrutura.
Uma das características mais importantes é a cor. São muitas as opções de cor da madeira, tudo depende da espécie. Alguns deles têm uma cor tão distinta que são reconhecidos precisamente por ela.
Além disso, não se esqueça de que até mesmo a cor da madeira serrada pode mudar. Tudo depende se o material foi exposto à água, neve, vento, luz e vários microorganismos.
A superfície da madeira pode exibir o fluxo luminoso. Essa propriedade é chamada de brilho. Os tipos de madeira mais brilhantes são a faia, o carvalho, a acácia.
Se você corta uma árvore, corta seus raios em forma de coração, vasos e camadas anuais, então um belo e único padrão pode ser observado na superfície, que é chamado de textura e macrotextura da madeira. Esta propriedade da madeira é muito apreciada. Por exemplo, ao escolher um material para a fabricação de móveis caros e exclusivos, eles primeiro olham para a textura da madeira. Ao mesmo tempo, é determinada a largura das camadas anuais, o que permite entender sua idade.
Cada uma das propriedades acima da aparência da madeira, dependendo da espécie, é certamente muito importante., mas, como já mencionado, sob a influência de vários fatores ambientais, eles podem mudar.
Tudo sobre umidade
A umidade é um dos fatores mais importantes, características do material, com o qual você pode determinar a quantidade de água contida na madeira. Existe água em absolutamente todas as árvores, pois ela é necessária para o seu funcionamento e crescimento. Mas quando se trata de madeira derrubada, cujo uso é planejado na produção, a quantidade de umidade no material deve ser mínima.
O teor de umidade da madeira é medido como uma porcentagem e é determinado pela razão entre a massa de água que está no material e a massa de madeira seca. Atualmente está sendo determinado em condições de laboratório.
Na prática, dois métodos são usados para calcular o índice de umidade.
- Direto. Este é um processo bastante demorado. O método envolve uma secagem de longo prazo, durante a qual toda a água é liberada do material.
- Indireto. Este método é mais utilizado na prática para determinar o índice de umidade, por ser mais simples e demorado. No processo de determinação da quantidade de umidade de forma indireta, é utilizado um dispositivo especial - um medidor elétrico de umidade condutométrico. Usando este dispositivo, você pode determinar o valor da condutividade elétrica do material.
Deve-se notar que o método direto, embora demorado, dá resultados mais precisos, mas o método indireto tem um erro que pode chegar a 30%. Verificou-se experimentalmente que a madeira que pode ser utilizada no processo de produção deve ter um teor de umidade de no máximo 12%.
Existe uma certa classificação da madeira em função do grau de seu teor de umidade.
- Molhado. Esse material é caracterizado por 100% de umidade. Na maioria das vezes, é madeira que está submersa há muito tempo.
- Recém-cortado. O teor de umidade de tal material varia de 50% a 100%.
- Ar seco. Esta é uma árvore abatida que está secando ao ar livre há algum tempo. A porcentagem de umidade é de 15-20%.
- Secar no quarto. O teor de umidade desse material não excede 12%.
- Completamente seco. Material que já foi processado e seco em câmara especial à temperatura de 103 ° C.
Que outras propriedades são físicas?
Hoje a madeira é um dos materiais mais procurados. É por isso que as propriedades físicas da madeira como material estrutural são, obviamente, significativas. Isso ocorre porque eles afetam o desempenho e o desempenho de estruturas de madeira pré-fabricadas. Além das qualidades acima, como aparência e umidade, existem outras.
Encolhimento
No processo, quando a água coesiva é removida do material, o volume diminui e as dimensões lineares da madeira mudam. O resultado do encolhimento máximo, quando toda a água foi removida, resulta em uma mudança visual e no aparecimento de fissuras tanto interna quanto externamente.
Warping
Quando o material durante o processamento (pode ser serrado, aplainado, divisão de nervura) muda sua forma original, ocorre o processo de empenamento. Ela se manifesta no processo de encolhimento, é longitudinal e transversal.
Inchaço
O volume e as dimensões lineares da madeira não são indicadores constantes, podendo mudar ao longo do tempo sob a influência de vários fatores ambientais. Um desses fatores é o aumento do volume de água coesiva no material. Ao ar livre, que contém umidade, aumenta a quantidade de água coesiva.
Esta propriedade é considerada negativa quando se trata de projetar, por exemplo, móveis. Mas se você precisa construir um navio ou projetar um barril para armazenar vinho, uma propriedade como o inchaço é muito apropriada. Ele fornece uma conexão firme de todos os elementos estruturais.
Absorção de umidade
Uma das características negativas da madeira, independentemente do tipo e espécie, é a absorção de umidade. Esta propriedade é típica para todas as espécies de árvores. É por isso que absolutamente todas as estruturas de madeira são processadas com meios especiais antes de entrarem no mercado consumidor. Sua superfície é recoberta por filme e material de pintura e verniz, o que evita a absorção de umidade pelo material.
Densidade
A densidade é a massa por unidade de volume de um material. O indicador é medido em kg / m³ ou g / cm. No processo de produção, a densidade básica é tida como o principal indicador. Para determiná-lo, duas quantidades são usadas - a massa de uma amostra seca e seu volume no estado úmido. A razão desses dois valores é derivada e a densidade básica da madeira é obtida.
A densidade da madeira é baixa - índice de umidade de 540 kg / m³, densidade média de 550 kg / m³ a 740 kg / m³ e alta.
A madeira de alta densidade tem um valor superior a 740 kg / m³.
Permeabilidade
A permeabilidade de um material é sua permeabilidade. Em condições de laboratório, é determinado como e em que quantidade o material passa o gás e o líquido fornecidos sob alta pressão.
Térmico
As propriedades térmicas de um material incluem indicadores como calor específico, condutividade térmica e expansão térmica.O primeiro indicador determina a capacidade das matérias-primas de armazenar calor. Usando métodos especiais, defina a quantidade de calor necessária para aquecer 1 kg de material em 1 ° C.
Com a ajuda do segundo indicador, você pode determinar a taxa na qual o calor é transferido no material. Mas no processo de expansão térmica, pode-se observar uma mudança no volume e nas dimensões lineares.
Condutividade elétrica
Esta propriedade determina quanto o material conduz corrente. Quanto maior o teor de umidade do material, o nível de água coesiva, menor a resistência à corrente.
Força elétrica
Esta propriedade é determinada caso a matéria-prima seja posteriormente utilizada como isolante elétrico. Este indicador é influenciado pelas espécies de madeira, umidade, temperatura.
Quanto mais alta a temperatura e a umidade, menor a rigidez dielétrica do material e vice-versa.
Condutividade sonora
A madeira é um material capaz de transmitir sons. Existem três níveis de transmissão de som na madeira serrada. O nível mais baixo é encontrado nas fibras tangenciais, médio - nas fibras radiais, e a condutividade sonora mais alta está localizada ao longo das fibras. É por isso que esse material é tão frequentemente usado para fazer instrumentos musicais.
Dielétrico
Um campo elétrico alternado é usado para determinar esta propriedade. Verificou-se que quando uma força mecânica atua sobre a madeira, cargas elétricas aparecem em sua superfície.
O comentário foi enviado com sucesso.