Tudo sobre madeira de carvalho

Contente
  1. Densidade e outras características
  2. Opções de processamento
  3. Comparação com outros tipos de madeira
  4. Visão geral da espécie
  5. Formulários
  6. Como trabalhar madeira?

O carvalho invariavelmente evoca associações com poder, força e saúde. A sua madeira sempre foi valorizada pela sua resistência, densidade e durabilidade. Este material é resistente à umidade, resiste à ação de fungos e mantém seu aspecto impecável por muitas décadas de uso.

Densidade e outras características

O carvalho é uma árvore de longa duração, a sua idade está longe de ser o limite. A altura da planta chega a 30 m, e o diâmetro do tronco é de 1,5-2 m. A madeira de carvalho pode mudar suas características dependendo do local de crescimento, entretanto algumas propriedades comuns se destacam:

  • resistência ao empenamento e deformação;
  • densidade;
  • resistência ao corte;
  • dureza dos tipos tangencial e radial.

Vale a pena listar as características técnicas e físicas médias da madeira de carvalho.

  • Densidade (gravidade específica) - é 550-700 kg / m3 para madeira seca, no estado seco ao ar o valor médio é próximo a 700 kg / m3.
  • Peso volumétrico - com um teor de umidade de 10-15%, um cubo de madeira seca pesa 700-800 kg, a massa de um m3 de madeira recém-cortada excede 1000 kg.
  • Resistência máxima - na compressão ao longo da linha de fibra é de 56 MPa, na dobra estática se aproxima de 87 MPa.
  • Módulo elástico - 12,3 GPa. Este parâmetro é considerado o mais alto entre todos os tipos de madeira no grupo de preços disponíveis. De acordo com este indicador, a madeira de carvalho só perde para o lariço siberiano.
  • A umidade natural chega a 60%. Devido ao aumento da densidade natural da madeira de carvalho, a madeira serrada não seca é caracterizada por um grande peso. Após a secagem, o peso é reduzido - o que facilita muito o transporte e o manuseio da madeira serrada.
  • Composição química - a parte orgânica da madeira de carvalho, que permanece após a queima do material, inclui elementos alcalino-terrosos e alcalinos. Os componentes orgânicos contêm celulose (20-50%), taninos (2-10%), hemicelulose - 15-30%, lignina - 15-30%, bem como uma pequena quantidade de resinas, não ultrapassando 0,5-0,6%. .
  • Dureza - a dureza final da madeira de carvalho é 57,3 N / mm2, radial - 48,2 N / mm2 e tangencial - 52,8 N / mm2.
  • A gama de tonalidades é ampla - de quase branco a quase preto. Os mais comuns são os tons acinzentados, castanhos e dourados, não apresentando vermelhos.
  • A textura é porosa, os raios radiais são claramente visíveis. É essa madeira que é considerada a referência e é imitada na criação de revestimentos decorativos artificiais.

A alta demanda por madeira de carvalho se deve às suas características de desempenho excepcionais:

  • temperatura de combustão - 230 graus na presença de uma fonte de chama e 370 graus com aquecimento sem chama;
  • condutividade térmica - é 200/400 mW (m · K) através e ao longo da linha de fibra, respectivamente;
  • higroscopicidade - reduzida;
  • teor de cinzas - não excede 0,35%.

Outra propriedade do carvalho é de grande interesse - quando entra em ambiente úmido, não apodrece, como outras espécies de árvores, pelo contrário, torna-se mais durável e adquire uma tonalidade quase preta.

Esta árvore é chamada de madeira "manchada".

Opções de processamento

Para aumentar os parâmetros operacionais, a madeira de carvalho é submetida ao processamento primário e de acabamento. O tingimento deste material quase nunca é usado; os principais métodos de processamento incluem:

  • mancha - envelhecimento em água, esta técnica permite dar à madeira uma cor mais escura e realçar a sua textura espectacular;
  • envernizamento - geralmente usado após a coloração para fixar a cor resultante;
  • impregnação de óleo - usado para elementos decorativos individuais.

Comparação com outros tipos de madeira

Entre todas as madeiras nobres, as mais populares são freixo, olmo, faia, carvalho e, entre as coníferas, o larício. Todas as outras variedades têm parâmetros operacionais insuficientemente altos (como pinho) ou são muito caras e, portanto, não podem ser usadas para trabalho em grande escala. Isso inclui ameixas, peras ou cerejas, que são comuns na criação de instrumentos musicais. Carvalho e freixo têm uma densidade mais alta, embora o freixo seja ligeiramente mais duro e mais forte do que o carvalho. Ambas as rochas têm textura semelhante, boa condutividade térmica e flexibilidade.

Têm recebido notas altas pela sua resistência à umidade, o que é especialmente apreciado ao realizar a decoração de interiores e exteriores de instalações. Todas as outras raças disponíveis em nosso país não diferem nesta propriedade, o que restringe significativamente o escopo de seu uso. Ao escolher entre carvalho e lariço, em primeiro lugar, deve-se partir do preço. Se quiser economizar, é melhor dar preferência ao larício, já que a madeira de carvalho é muito mais cara.

Além disso, o larício tende a espalhar um aroma de coníferas no ambiente. Essas madeiras liberam fitoncidas que têm um efeito benéfico para a saúde e criam uma atmosfera agradável.

Visão geral da espécie

Existem vários tipos principais de madeira de carvalho. Deixe-nos dar uma breve descrição deles.

  • pedra Branca (planalto) - cresce em terras secas e arenosas. Possui casca espessa, quase preta, e madeira amarelo-palha com estrutura multicamadas. O material possui alta dureza, sua elasticidade é baixa.
  • Ferro (água) - crescem nas margens de rios e outros corpos d'água, encontrados em pântanos de amieiro. A madeira dessas plantas tem tons de rosa claro. É um material resistente e pesado que pode rachar durante a secagem.
  • Manchado - esta madeira foi envelhecida em água durante vários anos. Distingue-se por uma cor escura, quase preta. Essa árvore está facilmente sujeita ao envelhecimento artificial. Quando queimado, o carvalho pantanoso fornece muito calor, mas isso exigirá a manutenção de uma corrente de ar constante, pois o carvão resultante não retém bem o calor.
  • No território do Cáucaso e da Crimeia cresce sobreiro.

Formulários

A madeira de carvalho é uma espécie valiosa. Seca, não deforma, não perde seu desempenho com o uso. Itens feitos de carvalho podem durar até 150 anos. Detenhamo-nos nas principais áreas de aplicação do carvalho.

  • Manchado o carvalho pode ser distinguido por sua cor preta. É amplamente utilizado na produção de superfícies a partir de cortes de madeira.
  • Branqueado carvalho - reconhecida como referência na produção de parquetes. Pranchas feitas de outros tipos de madeira são frequentemente imitadas sob sua textura.
  • Suberic - Adequado para fazer solas de sapatos e rolhas de garrafas de vinho. Os tapetes de cortiça especiais para a cozinha são feitos deste material.
  • mongol - este carvalho quase nunca é usado na construção, seu uso é limitado por receitas da medicina alternativa.
  • Aparado - essa madeira é representada por tábuas e é utilizada na fabricação de móveis, na execução de obras de construção e acabamento.
  • Escovado - tal material parece envelhecido artificialmente, é obtido removendo todas as fibras macias da superfície do material. Usado para criar superfícies decorativas.
  • Quase todos os tipos de madeira de carvalho são procurados para revestimento interno e externo... É utilizada na confecção de móveis, caixilhos de janelas, painéis de portas, além de barris, cavalos e carroças.
  • Devido à sua alta resistência à umidade peciolado (verão) o carvalho é procurado na produção industrial de barcos e estruturas subaquáticas. A madeira de inverno é mais usada em marcenaria.

Como trabalhar madeira?

Qualquer madeira deve ser completamente seca em condições naturais antes do trabalho. Não vale a pena acelerar esse processo, pois isso pode causar rachaduras. Quanto mais seca a madeira, mais durável e resistente ao apodrecimento ela será. Existem métodos "populares" que permitem descobrir o teor de umidade da madeira oferecida na loja sem dispositivos especiais. Para fazer isso, no lado aplainado da madeira serrada, você deve desenhar uma tira com um lápis químico. Na madeira seca, a cor da linha permanece inalterada; na seca, ela assume uma tonalidade roxa. Você também pode determinar o nível de umidade pelo som de batidas em uma placa de madeira. Em uma árvore crua, é maçante; em uma árvore completamente seca, é melódico e suave.

É quase impossível pregar um prego em um carvalho ou aparafusar um parafuso, por isso é aconselhável fazer pequenos orifícios previamente. Mas as juntas adesivas nos elementos de carvalho são seguras com bastante firmeza.

A superfície da madeira não precisa de coloração, pois o carvalho tem naturalmente uma tonalidade agradável e uma textura elegante. Esta madeira é bastante simples de envernizar, de preferência à base de água.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário