Tipos de madeira para móveis

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Raças
  3. Projeto
  4. Critério de seleção

Escolher um mobiliário que o irá servir durante muitos anos e ao mesmo tempo que irá cumprir todos os requisitos estéticos não é tão fácil. É muito importante levar em consideração a resistência mecânica do material, a resistência à umidade, a cor, a textura e, claro, as possibilidades orçamentárias. Em nossa análise, tentaremos falar mais sobre os meandros da escolha da madeira natural para a criação de móveis.

Peculiaridades

Ao escolher madeira serrada para a fabricação de móveis, a maioria dos usuários comete um erro comum - eles se concentram apenas no componente decorativo, esquecendo que esse material tem dureza, porosidade e resistência à umidade.

Você precisa saber que a madeira pode ser dura e densa - eles se distinguem por altas características operacionais, mas é muito difícil processar essa madeira.

Por exemplo, peças de espécies exóticas podem ser processadas apenas em equipamentos especiais que permitirão fazer cortes lisos, chanfros, cantos lisos e acabamento de alta qualidade. Ao mesmo tempo, a escolha de espécies de madeira fáceis de manusear não pode ser considerada bem-sucedida. Com essas matérias-primas saem apenas móveis de um dia, que depois de várias temporadas adquirem um aspecto surrado.

Além da força, atenção especial deve ser dada à resistência à água, uma vez que madeira dura e durável não precisa necessariamente ser resistente à água. Por exemplo, a faia densa se comporta de maneira muito temperamental em condições úmidas, enquanto a teca resistente à água é considerada uma árvore macia.

O chamado thermowood, que apareceu recentemente no mercado, será o compromisso ideal. É obtido expondo a perfilagem a uma alta temperatura de 200-300 graus, esses produtos se tornam à prova d'água e duráveis ​​ao mesmo tempo.

A escolha da madeira para a confecção de móveis é sempre individual. Não há uma resposta inequívoca para a questão de qual madeira é melhor - cada espécie é ótima em certas condições. Por isso, vale a pena considerar com mais detalhes as características do uso de diferentes tipos de madeira.

Raças

Entre a variedade de espécies de madeira, as mais populares são o pinheiro, o carvalho, o freixo, assim como a faia, o larício e a bétula.

Esses materiais se destacam pelas propriedades físicas e estéticas, o que os torna muito utilizados na fabricação de móveis.

Cada um deles tem seus próprios parâmetros de força, rigidez, resistência à umidade e radiação ultravioleta.

Pinho

Esta madeira tem uma estrutura clara com um padrão contrastante de camadas anuais, razão pela qual o material é popular na decoração de quartos no campo, Provença, Etno e até designs de loft modernos.

Essa madeira será a melhor escolha para a produção de fachadas de cozinha.

A raça tem o miolo marrom, o alburno é mais claro, os anéis anuais estão localizados no centro. Com o amadurecimento da madeira, a intensidade dos tons aumenta e, portanto, o custo das matérias-primas em geral aumenta. O pinho reage bem a manchas. Madeira tingida em tons de chocolate quente e outras cores nobres de marrom parecem especialmente impressionantes. Mas não vale a pena cobrir o pinho com tintas leves, pois com o tempo, manchas de óleo começam a aparecer nele.

A raça pode ser facilmente usinada, e o aumento da resinose a torna resistente à umidade, tem efeito antimicrobiano e antiparasitário. A densidade do pinho é baixa - apenas 0,52 g / cm3. É por isso para mesas de trabalho, corte e jantar, além de poltronas e sofás, é melhor usar outra madeira.

Rachaduras, lascas e outras deformações costumam aparecer no pinho com freqüentes tensões mecânicas.

bétula

Esta é uma árvore de madeira clara, em que a linha entre o cerne e o alburno é quase invisível. O valor desta espécie aumenta à medida que a árvore amadurece, quando os contornos das camadas anuais ficam mais claros. Devido à sua cor amarelo pálido, esta árvore pode ser revestida com cores de vários tons.

Ao criar peças de mobiliário, a bétula é frequentemente usada em combinação com materiais mais texturizados, por exemplo, carvalho.

A densidade média da madeira de bétula é de 0,65 g / cm3. O material suporta altas cargas cêntricas, portanto, a raça pode ser usada em áreas onde a alta pressão constante é exercida sobre os móveis. Ao mesmo tempo, a bétula se presta à escultura e modelagem.

As desvantagens da madeira serrada incluem a exposição a pragas. Além do mais, ele absorve bem a umidade e precisa de revestimento adicional com compostos de proteção. Móveis de bétula são pintáveis.

Geralmente é pintado em cores claras para fornecer quartos com decoração clássica, dominada por designs monótonos.

Cinza

A textura é muito eficaz - as camadas variadas são decorativamente emolduradas por fibras de seda. Dependendo do habitat da árvore, a variação da sombra varia de amarelo claro a rosado. Essas soluções são muito procuradas na produção de móveis modernos.

A densidade da cinza é comparável à da bétula e é de 0,64-0,68 g / cm3.

O material tem alta resistência ao impacto e boa flexibilidade - permite a utilização de madeira na fabricação de móveis curvos, além de cestas de frutas e vasos de flores. A madeira de freixo conduz bem o calor, por isso são freqüentemente usadas para fazer móveis para arrumar os quartos das crianças e de dormir.

Entre as deficiências do material, destacam-se a suscetibilidade à ação de insetos e a complexidade do polimento.

Carvalho

Esta madeira é famosa por sua textura expressiva, ornamentos lisos e anéis anuais curvos. A paleta de tonalidade inclui cores claras e escuras. O material se adapta bem à pintura e usinagem. A densidade do material é muito alta - 0,69 g / cm3.

A madeira é resistente a temperaturas, água e insetos-praga, portanto, com os devidos cuidados, esses móveis resistirão por séculos.

Esse material é muito difundido na criação de móveis para exteriores, sendo também utilizado na construção civil. No entanto, o custo de tais produtos foi e continua sendo um dos mais caros do mercado.

Faia

Assim como o carvalho, a faia tem camadas anuais bem traçadas, o que torna o material muito decorativo. A madeira é geralmente clara, à medida que envelhece adquire uma tonalidade castanha clara com uma ligeira tonalidade avermelhada.... A resistência da faia é de 0,68 g / cm3.

É um material versátil com desempenho excepcional e maior resistência ao estresse externo. Beech tem apenas uma desvantagem - baixa resistência à umidade.

Esses móveis não são recomendados para uso em cozinhas, saunas, piscinas e outros ambientes com alta umidade.

Larício

A raça mais difundida do mundo, sua madeira se distingue por um padrão requintado, onde camadas anuais de forma compacta e uniforme realçam uma base de textura leve. O larício é especialmente valorizado por sua cor vermelho-amarelado com um tom âmbar.

Força do lariço - 0,67 g / cm3. Dentre as desvantagens, pode-se notar um alto teor de resina, o que complica significativamente o processamento dos materiais e causa danos às ferramentas.Mas a flexibilidade do material permite que você faça os elementos mais curvados e esculpidos dele.

O larício é resistente à umidade e às flutuações de temperatura.

O material quase não está sujeito à deformação, pois os móveis de lariço mantêm sua aparência original por várias décadas.

Noz

É normalmente utilizado para a produção de folheado, que posteriormente vai para o acabamento de espécies de madeira mais macia. Tem uma cor castanha escura penetrante que se encaixa perfeitamente em interiores clássicos. É madeira maciça, mas é fácil e simples de trabalhar. Elementos encaracolados podem ser cortados de madeira serrada e a tinta nessa base dura muito tempo sem descascar ou rachar.

Móveis de nogueira são relevantes na sala de estar e na sala de jantar. É a partir desse material que as fontes são criadas, que são então passadas para seus descendentes por herança.

Amieiro

Madeira com altos parâmetros de resistência à umidade, o material é bem processado e polido. No entanto, quando entra em contato com concreto e metal, escurece, então na maioria das vezes o amieiro é pintado. Amieiro difundiu-se na fabricação de fachadas de móveis.

Projeto

Textura

Cada tipo de madeira tem sua própria textura:

  • com uma imagem fraca;
  • com uma imagem em forma de anéis;
  • com uma imagem na forma de faixas de várias larguras e comprimentos.

Os dados externos do material dependem diretamente da técnica de aquisição. Assim, com um corte tangencial, todas as listras e curvas são claramente visíveis, com um corte radial, o padrão quase não é proeminente na superfície.

Para a disposição de interiores clássicos, é preferível dar preferência a materiais com textura homogênea.

Em quartos modernos, os enfeites de madeira ficarão bem no fundo de paredes neutras monocromáticas.

Cor

Ao escolher um material para a criação de móveis, o esquema de cores não é de pouca importância. Deve-se ter em mente que cores escuras reduzem visualmente o espaço - tais móveis podem ser usados ​​exclusivamente em salas grandes, para os mais pequenos, deve-se dar preferência às cores claras.

Os tons de vermelho escuro e chocolate combinam harmoniosamente com as paredes brancas, enchendo o ambiente de aconchego, criando um ambiente acolhedor.

A madeira de wengé, cereja, kempas, assim como amaranto e nogueira tem uma rica cor escura.

Os tons suaves criam um contraste harmonioso com a decoração luminosa da sala simulada. Essas espécies incluem freixo, pinho, carvalho, bétula, bordo, faia e amieiro.

Se o espaço não tiver iluminação suficiente, então móveis em tons pastéis serão uma boa solução - eles trazem o efeito da presença dos raios de sol para o ambiente. Nesse caso, é melhor pegar itens de cedro, amieiro e teca.

Critério de seleção

Ao escolher os móveis, você deve levar em consideração a resistência ao desgaste do material, a resistência, a resistência, a elasticidade e a resistência à umidade. Portanto, móveis feitos de variedades densas têm uma vida útil mais longa, e móveis macios são mais suscetíveis a influências mecânicas externas. Móveis resistentes são mais bem usados ​​na cozinha - bordo, acácia, teixo, bem como madeira de buxo, dogwood e merbau são apropriados aqui.

A sala tem material suficiente de dureza moderada - carvalho, faia, nogueira ou cereja. No quarto e no quarto das crianças aconselha-se equipar uma zona de lazer de pinhal. Os móveis de jardim são geralmente feitos de acácia, carvalho e teca resistentes à umidade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário