Tudo sobre madeira delta
Pode parecer a muitos que não é muito importante saber tudo sobre a madeira delta e o que ela é. No entanto, essa opinião está fundamentalmente errada. As peculiaridades do lignofol de aviação o tornam muito valioso, e não é apenas um material puramente de aviação: ele também tem outros usos.
O que é isso?
A história de um material como a madeira delta remonta à primeira metade do século XX. Naquele momento, o rápido desenvolvimento das aeronaves absorvia um grande número de ligas de alumínio, que eram escassas, principalmente em nosso país. Portanto, o uso de estruturas de aeronaves totalmente em madeira acabou sendo uma medida necessária. E a madeira delta era claramente mais adequada para esse propósito do que os tipos mais avançados de madeira convencional. Foi muito usado especialmente durante os anos de guerra, quando o número necessário de aeronaves aumentou dramaticamente.
Madeira Delta também tem uma série de sinônimos:
- lignofol;
- “Madeira refinada” (na terminologia dos anos 1930-1940);
- plástico laminado de madeira (mais precisamente, um dos tipos nesta categoria de materiais);
- balinite;
- ДСП-10 (designação em uma série de padrões modernos e normas tecnológicas).
Tecnologia de produção
A produção de madeira Delta foi regulamentada pelo GOST já em 1941. Costuma-se distinguir duas categorias de grau: A e B, de acordo com os parâmetros físicos e mecânicos. Desde o início, a madeira delta foi obtida a partir de um folheado de 0,05 cm de espessura, saturada com verniz de baquelite, aquecida a 145-150 graus e enviada à prensa. A pressão por mm2 variou de 1 a 1,1 kg.
Como resultado, a resistência à tração final atingiu 27 kg por 1 mm2. É pior do que a liga "D-16", obtida com base no alumínio, mas claramente melhor do que a do pinho.
A madeira Delta é agora produzida a partir de folheado de bétula, também por prensagem a quente. O folheado deve ser impregnado com resina.
Resinas alcoólicas "SBS-1" ou "SKS-1" são necessárias, resinas compostas hidroalcoólicas também podem ser usadas: são designadas "SBS-2" ou "SKS-2".
A prensagem do folheado ocorre sob uma pressão de 90-100 kg por 1 cm2. A temperatura de processamento é de aproximadamente 150 graus. A espessura normal do folheado varia de 0,05 a 0,07 cm Os requisitos da GOST 1941 para folheado de aviação devem ser cumpridos de forma impecável.
Tendo colocado 10 folhas de acordo com o padrão "ao longo do grão", você precisa colocar 1 cópia no sentido oposto.
A madeira Delta contém 80 a 88% de folheado. As substâncias resinosas representam 12-20% da massa do produto acabado. A gravidade específica será de 1,25 a 1,4 gramas por 1 cm2. A umidade operacional padrão é de 5 a 7%. Um bom material deve ser saturado com água em no máximo 3% ao dia.
Também é caracterizado por:
- resistência absoluta ao aparecimento de colônias de fungos;
- conveniência de usinagem de várias maneiras;
- facilidade de colagem com cola a base de resina ou uréia.
Formulários
No passado, a madeira delta era usada na produção de LaGG-3. Em sua base, seções individuais das fuselagens e asas foram feitas na aeronave projetada por Ilyushin e Yakovlev. Por razões de economia de metal, este material também foi usado para obter peças individuais de máquinas.
Há informações de que os lemes de ar são feitos de madeira delta e são colocados no primeiro estágio dos foguetes P7. Mas esta informação não é confirmada por nada.
No entanto, podemos afirmar com certeza que alguns móveis são feitos na base de madeira delta. São estruturas sujeitas a cargas pesadas. Outro material semelhante é adequado para a obtenção de isoladores de suporte.Eles são colocados no trólebus e às vezes na rede de bonde. A madeira Delta das categorias A, B e Aj pode ser utilizada para a fabricação de peças de potência de aeronaves, utilizada como material estrutural para a produção de matrizes para processamento de chapas de metais não ferrosos.
Um teste de prova é realizado em 10% das placas em qualquer lote de encaixe por pressão. Você precisa descobrir:
- o grau de resistência à tensão longitudinal e compressão;
- a portabilidade de dobrar em um plano paralelo à estrutura da peça de trabalho;
- resistência à flexão dinâmica;
- conformidade com os requisitos regulamentares de umidade e densidade aparente.
O teor de umidade da madeira delta é determinado após um teste de compressão. Este indicador é determinado em amostras de 150x150x150 mm. Eles são triturados e colocados em recipientes com a tampa aberta. A exposição em um forno de secagem a 100-105 graus é de 12 horas, e as medições de controle devem ser realizadas em uma balança com um erro de no máximo 0,01 grama. O cálculo da precisão deve ser realizado com um erro de 0,1%.
Tudo está perfeitamente descrito, curto, detalhado, profissional!
O comentário foi enviado com sucesso.