Cores de madeira para móveis

Contente
  1. Visão geral das cores naturais da madeira
  2. Paleta de cores de aglomerado
  3. As nuances de escolha

Todos, pelo menos uma vez na vida, se sentiram desconfortáveis ​​ao escolher um tom de madeira. Parece haver muitos deles, mas a maioria é muito semelhante. No entanto, na verdade, todos os tons naturais de madeira são divididos em três tipos, e não é tão difícil reconhecê-los se você se preparar. A cor dos móveis deve ser escolhida levando-se em consideração a paleta interior, para que todo o design fique harmonioso e atraente.

Visão geral das cores naturais da madeira

Assim, todos os tons da madeira natural podem ser divididos em três grandes grupos: escuro, claro e neutro. Isso torna mais fácil escolher e compreender o tópico como um todo.

A madeira escura é boa para interiores clássicos. Este grupo inclui tais sombras.

  • Porca. Cor do cinza-esverdeado ao marrom com tons avermelhados. É o último que é muito popular. A cor é caracterizada pela saturação e profundidade.
  • Wenge. Preto com listras azuis ou matiz marrom escuro. Parece caro e lacônico, que conquistou seus fãs.
  • Árvore vermelha. O nome fala por si. Com polimento de alta qualidade, parece que as luzes estão saltando sobre a superfície.
  • Ébano. O ébano africano tem exatamente essa cor, a textura é nervurada. A presença de um brilho fosco é característica.

As cores claras de madeira são usadas com freqüência para móveis. Normalmente usado para estruturas de casco. As cortinas permitem ampliar visualmente o ambiente. Esta técnica é usada por designers.

Cores claras de madeira natural.

  • Bétula. Há uma leve tonalidade amarela e a própria estrutura lembra o mármore.
  • Cinza leve. Tonalidade cremosa, lembra um pouco café com muito leite.
  • Pinho. A cor é rica, dourada.
  • Faia clara. Um tom de bege, diluído com manchas rosa.

A madeira neutra é usada se o móvel não for a figura mais importante do interior. Uma boa solução para não sobrecarregar o espaço. Além disso, essas inserções em móveis estofados permitem que você não distraia a atenção dos tecidos.

Tons neutros populares de madeira natural.

  • Cereja. Possui uma tonalidade rica que combina vermelho e marrom.
  • Amieiro. A cor é avermelhada ou vermelha, a textura é muito fraca.
  • Carvalho. Pode apresentar tonalidade dourada em seu estado natural. No entanto, às vezes é usado carvalho branqueado.

Paleta de cores de aglomerado

As telas são utilizadas para diversos fins e decoradas com folhas decorativas. Portanto, não há restrições aqui, a cor e o padrão podem ser absolutamente qualquer. Muitas vezes, os fabricantes recorrem à imitação da superfície da madeira natural. Ao mesmo tempo, as cores podem ser claras e escuras, quentes e frias.

A variedade de cores permite combinar aglomerado com madeira natural. Isso é bastante conveniente se houver necessidade de economizar parte do orçamento. As placas são muito mais baratas, mas os modelos de alta qualidade são difíceis de distinguir da madeira natural. Normalmente compram-se wengué, carvalho e pinho claro.

As nuances de escolha

Os sortudos proprietários de salas espaçosas e iluminadas podem usar qualquer cor da paleta de madeira natural ou lajes. Se a sala tiver menos de 17 m², você deve pensar sobre a escolha com mais cuidado. Aqui você precisa usar mais tons claros para expandir o espaço. Em geral, os quartos pequenos são recomendados para serem decorados com cores suaves e pastel. Assim, contra o fundo de paredes claras, um cinzeiro será quase invisível, independentemente do tamanho.

As cores claras são fáceis de trabalhar. A sala pode ser "revivida" com elementos decorativos brilhantes. Se você usar outras cores como base, terá que agir com o máximo cuidado.

As cores frias são usadas para criar um interior rígido. No entanto, os aquecidos são mais relevantes se pouca luz natural entrar na sala.

Todo o interior da sala pode ser condicionalmente dividido em duas partes. Um incluirá o piso, o teto e as paredes - esta é, por assim dizer, a base. Mas a mobília e a decoração são elementos secundários. O fundo e a mobília devem ter cor e estilo iguais.

As regras para equilibrar as cortinas.

  • Se os elementos principais forem decorados de forma neutra, o mobiliário deve ser o mais maciço possível, cativante. A mesma regra funciona na direção oposta.
  • Para não sobrecarregar o interior, você deve escolher texturas simples. Padrões complexos são relevantes apenas em salas grandes com tetos altos. Se você realmente quiser, poderá organizar apenas uma coisa dessa maneira.
  • A madeira escura dentro de casa não deve ser superior a 40%. O resto do espaço deve ser deixado leve. Caso contrário, o interior de uma pequena sala ficará sombrio e muito sombrio.

Faia, carvalho de leite e bétula são igualmente bons em fundos claros e escuros. Um pouco de café, tons de azul ou vermelho nesta composição irá adicionar aconchego. Cinza funciona bem ao organizar uma sala fria com um design rigoroso.

Tons neutros de madeira funcionam bem com fundos claros e pastéis.

Recomendações de correspondência de cores:

  • Branco. Combina com tudo, universal. Normalmente o carvalho é branqueado - uma madeira bastante nobre com uma textura pronunciada.
  • Preto. Na versão clássica, é combinado com o branco contrastante. Você pode usar um fundo cinza, azul ou bege para criar um salto mais suave. Em alguns casos, as paredes pretas e os mesmos móveis são combinados. No entanto, você definitivamente deve renovar o interior com tecidos leves. Não combine madeira preta com padrões variados nas paredes e no piso.
  • Wenge. Tonalidade nobre. Combina com fundos turquesa, pêssego, cremoso, baunilha e laranja. Se a madeira tiver um excesso de roxo, ela pode ser combinada com sucesso com o rosa. Além disso, esses móveis ficam muito bem com papel de parede verde-oliva ou verde.
  • Porca. Na versão clássica, é combinado com areia e fundo branco. Se a mobília tiver um tom quente, você pode usar marrom, vermelho, amarelo e azul, verde escuro e bordô. Madeira fria fica melhor em combinação com azul, verde claro.
  • Árvore vermelha. Os designers costumam usar esses móveis para criar interiores aconchegantes e aconchegantes. Normalmente combinado com cores pastel e quentes. A combinação com roxo e verde parece original e ousada. O mogno fica bem em um fundo marrom, mas um pouco de bege deve ser adicionado para refrescar o interior.
  • Cinza. O fundo deve ser amarelo ou verde, e é melhor usar tons claros. Esses móveis ficam bem em combinação com vermelho, branco, roxo e azul.

Ao escolher uma cor, também vale a pena considerar as características do interior. Portanto, a madeira escura é relevante para estilos clássicos. Em um interior moderno, móveis de cores claras são mais usados.

Os tons neutros são relevantes na decoração no estilo provençal, campestre e semelhantes. O principal é que tudo pareça harmonioso e o espaço não fique sobrecarregado.

Para mais informações sobre as cores da madeira, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário