Como fazer preservativos de madeira faça você mesmo?

Contente
  1. Como fazer com sulfato de cobre?
  2. Receita anti-séptica de iodo
  3. Outras opções culinárias

O tratamento de estruturas de madeira com medicamentos anti-sépticos prolongará a vida útil dos edifícios. Um anti-séptico indelével é uma boa escolha para estruturas de madeira. Existem muitas opções para esses produtos à venda que permitem alcançar um resultado positivo. Considerando que às vezes uma grande superfície é tratada com substâncias especiais, o que é bastante caro, é melhor fazer você mesmo a impregnação para a madeira.

Como fazer com sulfato de cobre?

A madeira é um excelente material utilizado na construção. Essas matérias-primas naturais e ecológicas têm muitas vantagens. No entanto, a madeira também tem desvantagens. Eles são expressos na presença de inimigos na forma de insetos, fungos e mofo. A madeira também tem medo de fogo e umidade. É por isso que o material precisa de proteção especial para repelir pragas e resistir a fatores climáticos negativos. Neste caso, estamos falando de impregnações anti-sépticas.

Desde os tempos antigos, as pessoas lutam com problemas semelhantes de maneiras diferentes. Normalmente, para salas com muita umidade, foram escolhidos certos tipos de árvores que eram mais resistentes às lesões: carvalho, amieiro, larício. Era comum queimar lenha com uma chama aberta. Além disso, foram utilizadas composições de impregnação especiais, que são os protótipos dos anti-sépticos atuais. As superfícies foram tratadas com alcatrão de bétula, óleo de linhaça e óleo de girassol, resina de coníferas.

As impregnações para superfícies de madeira são misturas repelentes de umidade especiais que protegem e protegem o material de pragas.

Os especialistas recomendam a impregnação da superfície com antecedência, antes das obras. Porém, mesmo após a conclusão do reparo, o efeito da aplicação do produto será positivo.

Usar preservativos de madeira ajuda:

  • proteger as superfícies dos raios ultravioleta, bem como da chuva e da neve (uso externo);
  • espantar besouros de casca de árvore e outros insetos;
  • para reduzir danos ao material durante o transporte ou ficar por muito tempo em condições climáticas adversas ao ar livre;
  • proteger contra mofo e bolor em locais úmidos.

De acordo com sua composição, os anti-sépticos para madeira podem ser divididos em certos grupos, que diferem na base.

  • Produtos à base de água. Eles são usados ​​para proteger a superfície de móveis e outros objetos de madeira em ambientes internos, onde geralmente não são expostos a alta umidade.
  • Preparações à base de óleo. É habitual utilizá-los para o processamento de materiais fora das instalações, ou seja, na rua. As formulações de óleo geralmente não são usadas em salas de estar devido ao odor pungente.
  • Organossolúvel. O principal componente dessas misturas são os produtos petrolíferos. Eles são usados ​​dentro e fora dos aposentos. Após a aplicação, permanece um filme denso à prova de umidade.
  • Composições sobre cera.
  • Drogas combinadas.

O uso de anti-sépticos ajuda a criar uma camada fina que impede a entrada de oxigênio e umidade, proporcionando um ambiente anaeróbico que suprime as pragas.

Os agentes anti-sépticos que não apresentam odor pungente são populares. O revestimento requer a aplicação de 2-3 camadas da preparação. O anti-séptico não deve ser aplicado em superfície úmida, pois o produto não terá boa absorção.Esses fundos podem ser tóxicos, portanto, sua escolha deve ser abordada com responsabilidade.

Você pode preparar uma composição com um revestimento externo em sua própria casa. A adição de tinta ou verniz proporcionará decoratividade aos produtos de madeira.

Os mais populares são fundos à base de sal de água, porque são absolutamente seguros para as pessoas. A solução pode ter qualquer concentração e depende da área de aplicação.

Ao fazer misturas, prepare recipientes adequados e pás de mistura. Normalmente, as soluções líquidas são aplicadas com pistolas de pulverização, as formulações espessas são aplicadas com rolos, esponjas ou pincéis. A ventilação é um pré-requisito para a realização desse trabalho nas instalações.

Um dos produtos populares usados ​​para o processamento de madeira é o sulfato de cobre. Pode ser aplicado de diferentes maneiras, que possuem certas características, bem como diferenças.

O método menos demorado é a aplicação na superfície. Normalmente já é usado quando a madeira está danificada por fungos ou podridão. O prazo de proteção, neste caso, não será longo. Se o material for fresco ou mal seco, o anti-séptico será lavado ainda mais rápido.

Para aplicação de superfície:

  • pegue 10 gramas de vitríolo e passe por uma peneira;
  • diluído em 1 litro de água;
  • umedeça um pincel ou esponja na solução resultante, você também pode usar um spray;
  • aplique a mistura na superfície a ser tratada.

Este tratamento permite proteger a camada de madeira até 2 mm. Quando rachaduras profundas aparecem após o procedimento, insetos podem se instalar nelas e um fungo pode aparecer.

Para proteger as toras que serão enterradas no solo, use tratamento, mantendo-as em solução a 20% do agente. A tora inteira ou apenas parte dela é imersa na solução por 48 horas, depois seca naturalmente por um mês.

As toras serradas são processadas por impregnação interna. Para isso, o sulfato de cobre é misturado à seiva da árvore. Considerando que a movimentação do suco dura apenas alguns dias, é aconselhável fazer este trabalho o mais cedo possível.

Para preparar um anti-séptico mais poderoso de sulfato de cobre, você precisará dos seguintes componentes:

  • sulfato de cobre - 1 kg;
  • dicromato de sódio - 1 kg;
  • água - 18 l;
  • vinagre de mesa 9% - 100 ml.

Você pode obter a composição misturando esses componentes. Para melhorar sua solubilidade, é aconselhável aquecer a água a 50 graus. A massa resultante é completamente misturada e usada para processar superfícies de madeira.

Este produto é tóxico, portanto, ao trabalhar com ele, deve-se seguir as normas de segurança.

Ao aplicar alguns preparados, é necessário que você disponha de equipamentos de proteção na forma de traje, óculos, luvas de borracha e respirador. É aconselhável escolher componentes inofensivos e acessíveis, tendo aprendido com antecedência quão tóxicos eles são.

Não armazene a solução de sulfato de cobre. Além disso, os recipientes de metal não são usados ​​para diluir a composição, uma vez que o agente corrói o metal. Não é recomendado processar produtos de madeira com elementos de metal, pregos ou parafusos com ele.

Receita anti-séptica de iodo

Para o processamento de estruturas de madeira, uma preparação caseira à base de iodo é adequada. Sua composição é muito simples. Você precisa pegar um recipiente e colocar 4 litros de água nele. Em seguida, adicione 2 frascos de iodo farmacêutico. Mexa bem a mistura. Agora a ferramenta pode ser usada no trabalho.

A composição à base de iodo é adequada quando aplicada nas partes visíveis dos produtos.uma vez que não mancha a superfície.

Além do iodo, outros produtos da farmácia domiciliar também são utilizados no processamento da madeira. De maneira semelhante, você pode fazer uma solução de verdura e fucorcina.

Outras opções culinárias

Existem diferentes tipos de preservativos de madeira. Os produtos à base de óleo dão bons resultados. Pode ser óleo de linhaça ou de cânhamo. Essa impregnação não só protegerá a madeira de danos e apodrecimento, ataques de insetos, mas também atuará como um revestimento decorativo. TComo resultado, o óleo de linhaça dará aos produtos uma bela cor dourada. Para fixá-lo no óleo de linhaça, é melhor adicionar extratos de bardana, elecampane, angélica ou galanga.

Após esse processamento, pode-se fazer um enceramento para dar uma aparência estética aos produtos. Para o trabalho, você precisará de:

  • 100 g de cera;
  • 25 g de colofónia;
  • 50 g de terebintina.

A aguarrás pode ser substituída por óleo de linhaça se o produto for preparado para uso doméstico.

Para preparar a mistura, é necessário derreter a cera em banho-maria, adicionar a colofónia e misturar, despejar o óleo no recipiente. Após a fervura, a composição é vertida para um recipiente previamente preparado. A massa solidificada resultante é tratada com um pano até que o brilho apareça.

Os anti-sépticos "faça você mesmo" ajudam a proteger as superfícies de madeira contra danos e doenças.

Para mais detalhes sobre como fazer preservativos de madeira faça você mesmo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário