Qual é a aparência do abash e onde ele é aplicado?
Abash é uma árvore cuja madeira se tornou bastante popular no mercado russo nos anos 90. Descreveremos abaixo que tipo de árvore ela é e quais propriedades ela possui.
O que é isso?
Abash, abachi ou bordo africano - é um carvalho da família Malvov, nativo da África ocidental e equatorial... Na maioria das vezes, este carvalho africano pode ser encontrado em países como Gana e Congo.
Uma árvore adulta parece bastante impressionante. Assim, atinge uma altura de cerca de 40 metros, e sua circunferência pode chegar a 3 metros. Esta planta é caracterizada por uma copa exuberante e densa, porém, localiza-se mais próximo ao topo, o restante do tronco, via de regra, é nu e sem folhagem ou nós.
Abash é uma árvore amante da luz que adora uma área espaçosa e, portanto, na maioria das vezes cresce sozinha, longe de outras árvores e arbustos.
A madeira Abash é altamente valorizada. Foi mais ativamente usado no início do século 20 para criar móveis, instrumentos musicais e muito mais. No mercado russo, a madeira de carvalho africano apareceu apenas mais perto dos anos 90. As qualidades e características deste material foram apreciadas e, portanto, a demanda por ele aumentou rapidamente.
No momento, eles estão tentando manter e restaurar este tipo de árvore.
Visão geral da propriedade
Fisica
A textura da madeira desta espécie costuma ser fina e uniforme, e a estrutura e a cor são uniformes. Além disso, essa madeira não emite resina de árvore, o que às vezes acontece com madeiras de outras espécies, e é altamente resistente ao estresse mecânico.
Sua principal propriedade física é a redução da condutividade térmica e da capacidade de calor.... De acordo com esses dois critérios, o carvalho africano está na liderança. Esta propriedade do material desempenha um papel especialmente importante na construção de banhos e saunas. Devido à baixa condutividade térmica, as pranchas da sala não queimam a pele de uma pessoa durante os procedimentos de banho. Devido à sua estrutura porosa, a madeira, ao entrar em contato com a pele, simplesmente adquire uma temperatura característica do corpo humano, que evita a possibilidade de queimaduras.
Além do mais, devido à condutividade térmica desse material nas salas que são revestidas com ele, no verão costuma ser frio e no inverno é bastante quente.
Vale ressaltar a resistência à umidade desta madeira. Saltos e quedas bruscas na umidade e na temperatura não afetam de forma alguma sua condição. Não se quebra, o que às vezes acontece com outras espécies de madeira, e não se deforma. Além disso, a absorção de líquido ativo é incomum para este material. Portanto, mesmo que o teor de umidade seja de cerca de 12%, a madeira permanecerá seca.
Além disso, mesmo que molhe, esse material não fica escorregadio, o que também é uma propriedade importante para banhos e saunas.
Mecânico
Se falamos sobre as características mecânicas da madeira de carvalho africano, então a primeira coisa a que você deve prestar atenção é a plasticidade. Mesmo sob carga pesada, o material não desmorona nem deforma. Depois de remover a carga, ela mantém sua forma original.
É impossível não mencionar a alta resistência deste material com sua densidade bastante baixa. É muito difícil causar danos graves à madeira de carvalho africano. Ela não tem medo do estresse e, para separá-la, é preciso fazer um grande esforço.É por esta razão que quando os pregos são martelados neste material, não se formam fendas nem lascas. Porém, em geral, o processamento desse material não é muito complexo. A estrutura desta madeira é porosa e para muitos assemelha-se à espuma, o que torna muito mais fácil trabalhar com ela.
Além disso, deve-se dizer que a madeira de carvalho africano é bastante durável. Com uma longa vida útil, sua cor permanece a mesma.
No entanto, a madeira desta espécie também tem suas desvantagens. Assim, por exemplo, antes de secar uma árvore recém-cortada, ela deve ser guardada por alguns dias, caso contrário, há o risco de o material perder sua cor natural ou começar a escurecer. Também vale a pena dizer que tal madeira requer cuidados adequados e tratamento com anti-sépticoscaso contrário, pode ser atacado por um fungo, que pode causar o apodrecimento. Além disso, a madeira de carvalho africano tem um cheiro especial e bastante específico, que para algumas pessoas pode causar alergias.
No entanto, o cheiro geralmente deve desaparecer após a secagem.
Processando recursos
A madeira de carvalho africano, apesar da sua resistência, é fácil de trabalhar. Possui uma série de qualidades únicas, incluindo não apenas densidade, mas também a capacidade de suportar altas cargas, bem como a retenção de propriedades após o tratamento térmico.
No entanto, como mencionado acima, a árvore requer um envelhecimento preliminar, que dura pelo menos dois dias. Só então é seco. Ele também tem certos requisitos. Portanto, se for realizado sem circulação de ar de alta qualidade, existe o risco de o pedaço de madeira ser afetado por bactérias patogênicas.
Após a secagem, o material adquire novas características: aumenta sua resistência ao vapor e à umidade e diminui seu peso.
Depois de segurar e secar, a árvore pode ser processada de qualquer maneira. Eles também descascam, serram, moem, cortam. Além disso, essa madeira também pode ser facilmente colada, polida e pintada com agentes de tingimento especiais.
Devido à facilidade de processamento, a madeira abasha é utilizada em muitas áreas.
Onde a madeira é usada?
A madeira de carvalho africano distingue-se pelo seu alto custo, mas, apesar disso, ainda é muito ativamente utilizada em uma ampla variedade de indústrias.
Assim, corpos de instrumentos musicais, móveis e diversos itens de interior são criados a partir desse material. Além disso, essa madeira também é usada em áreas como construção, construção de navios, automóveis e aeronaves.
Este material é especialmente usado na preparação de banheiras e saunas. É aí que este material consegue mostrar em toda a sua glória todas as suas propriedades principais.
O comentário foi enviado com sucesso.