Tudo sobre mandris de perfuração
Sem um mandril, a broca não adere bem ao design da ferramenta e não executa a tarefa em questão. Este elemento difere em design e características e, para escolhê-lo corretamente, você precisa entender um e outro.
Para que é necessário?
O mandril para a furadeira é uma parte importante responsável pela fixação confiável do equipamento. Seu design é projetado para segurar a broca firmemente sem soltá-la, mesmo com alto torque. O mandril pode ser usado para girar uma chave de fenda ou qualquer outro dispositivo.
Um item com chave pressupõe que um componente opcional está sendo usado para substituição. A chave é feita em forma de T e está localizada ao lado do mandril. Quando girada, movimenta a engrenagem, o que faz com que o colar gire em torno da trava, responsável pela abertura ou fechamento.
Ocasionalmente, no projeto do mandril, o usuário gira a luva no final da broca para abrir e fechar os cames de bloqueio. Esse fixador segura melhor a ferramenta de trabalho, é fácil apertá-la manualmente com menos força.
Em algumas travas no projeto do mandril, o número de cames chega a seis e, quanto mais houver, mais apertada a broca fica em seu lugar. Destes, 4 são necessários para segurar a broca quadrada. Se a ferramenta for usada para tarefas domésticas, os cames são 3 e autocentrados.
Especificações
Um usuário que usa uma furadeira com frequência deve conhecer e compreender os tamanhos de mandril no mercado. Além do fato de diferirem no diâmetro da haste, alguns requerem um adaptador ou adaptador adquirido separadamente.
O diâmetro máximo da haste mostra a largura das abas de fixação.
Nesse caso, são:
- 0,6 cm;
- 0,635 cm;
- 0,65 cm;
- 0,1 cm;
- 0,13 cm;
- 0,16 cm.
Os primeiros tamanhos são raros, os demais são muito mais comuns. Com base na potência e no tamanho da broca, o fabricante seleciona o melhor diâmetro de haste disponível. Se for uma ferramenta pequena, cuja potência é de apenas 300 W, não faz sentido colocar um cartucho a 0,16 cm nela. Se o usuário não conseguir prender o bico necessário com o cartucho existente, porque as dimensões não coincidem, então torna-se necessário escolher outro diâmetro maior.
Vale a pena levar em consideração o valor mínimo permitido para o diâmetro da haste, que pode ser 0,5, 0,8, 1, 1,5, 2, 3 milímetros. É importante notar que o valor de 0,5 mm é encontrado em cartuchos com valor máximo de 6,5 mm e assim por diante - em ordem crescente.
Uma das outras características que deve ser prestada atenção ao escolher um cartucho adequado é o assento. Pode ser de dois tipos: rosqueado e cônico.
Os fabricantes modernos preferem usar a primeira opção no projeto da ferramenta, a segunda é usada nas brocas em que o diâmetro máximo da haste é de 16 mm.
A conexão encadeada desempenha um papel igualmente importante. Pode ser:
- métrica;
- polegadas (1 * 4, 3 * 8, 5 * 8, 1 * 2).
Os tamanhos mais populares são 3 * 8 e 1 * 2. Eles são usados em diâmetros de haste de 0,10 e 0,13 cm.
Existe apenas um tipo de rosca métrica - M12, ela é usada para cartuchos com um diâmetro de haste de 0,1, 0,13, 0,16 cm.
Para cartuchos, a partir das características, também é possível distinguir um assento, que é designado como:
- AT 12;
- B16;
- B18.
Nesse caso, os números são o diâmetro, que está escrito em milímetros.
A cabeça de brunimento também desempenha um papel importante, cujo desenho depende do comprimento e do diâmetro do furo.
Eles são para buracos:
- baixo;
- médio;
- profundo;
- surdo.
Por último, mas não menos importante, está o eixo, que pode ser estacionário ou flexível. A primeira está localizada no corpo da broca, a segunda é aparafusada, possui uma mangueira flexível em seu desenho, permite a utilização da ferramenta em locais de difícil acesso.
Características de design
O dispositivo do mandril é baseado no uso de um mecanismo de came ou pinça em seu design. Graças ao elemento da ferramenta, bicos de diferentes formas e diâmetros podem ser facilmente fixados.
O cartucho consiste em várias partes:
- corpo cilíndrico;
- manga girando para fora;
- 3 terminais de aperto.
O último elemento desempenha um papel muito importante no design do cartucho, pois é feito de aço de alta qualidade e alta resistência. Todas as pétalas do mesmo tamanho e formato, quando a manga gira, elas se fecham, fixando o bico usado.
Esse mecanismo é simplesmente insubstituível na utilização de brocas redondas, pois as impede de girar dentro do mandril.
Visualizações
Existem vários tipos de mandris de pinça com mandíbulas dentro:
- aperto rápido;
- chave (coroa da engrenagem);
- mini-cartuchos.
Os dispositivos de fixação rápida são usados sem uma chave adicional, que é a sua principal vantagem. O usuário tem a oportunidade de trocar o mandril rapidamente e sem ferramentas adicionais. A fixação é feita automaticamente, o que permite reduzir significativamente o tempo de troca do bico.
A desvantagem do mandril é a instabilidade com o uso prolongado. Com o tempo, o mecanismo afrouxa e não consegue mais fornecer o nível de fixação necessário, fazendo com que as hastes redondas girem.
Os artesãos mais experientes preferem os cartuchos-chave porque são mais confiáveis e devem ser apertados à mão. No entanto, não é difícil perder a chave durante a operação.
Mini-mandris, que são instalados em uma pequena furadeira ou máquina de perfuração, não são menos procurados hoje. Na maioria das vezes, os joalheiros usam cartuchos pequenos.
Esses tipos principais têm subespécies:
- auto-aperto;
- girando;
- angular;
- com cone Morse;
- com uma catraca.
Pelo tipo de fixação, o cartucho pode ser:
- cônico;
- rosqueado.
O travamento automático, assim como o travamento rápido, tem suas vantagens: você não precisa de uma chave para usá-lo. Ao contrário do segundo, onde a fixação ocorre automaticamente, com um mandril de autotravamento, você precisa usar sua mão. Com a mão, o usuário empurra o elemento em sua direção, afrouxando assim a fixação, e você pode remover o bico. Essa posição é mantida até que outra broca seja colocada e, em seguida, solta, e o mandril fixe novamente o bico, segurando-o com firmeza. No design, um bloqueador desempenha o papel de uma embreagem.
O mandril cônico é colocado sem o uso de rosca, respectivamente, o mandril roscado é aparafusado na haste. Essa é a principal diferença.
O mandril de torno pode ser manual de três ou quatro mandíbulas, bem como mecânico de duas ou três mandíbulas. Alguns modelos são autocentrados. Eles são instalados no flange do fuso frontal ou no flange do adaptador.
O canto é usado quando é necessário fazer um furo em um ângulo de exatamente 90 graus ou em um local de difícil acesso. Parece um bico especializado com um cartucho chave no design.
O elemento cone Morse é usado para equipamentos com um acessório apropriado. O equipamento deve necessariamente cumprir os requisitos do GOST. O objetivo principal é reduzir o desvio radial da broca e a distância na qual a broca é fixada no mandril. É um requisito obrigatório que as dimensões do cone na ferramenta e no interior do mandril coincidam.
Poucos usuários sabem o que é um mandril de catraca e qual sua peculiaridade. A catraca no design é usada para ajustar o torque. É graças a ela que o usuário tem a oportunidade de ajustar a profundidade em que a broca entra ou o parafuso é aparafusado, o que é muito importante no trabalho com drywall, quando é fácil passar o parafuso.
Para obter informações sobre o tipo de mandril de perfuração, consulte o próximo vídeo.
Escolha
A maioria das brocas portáteis tem os mandris aparafusados em um fuso roscado que é conectado à broca e então mantido no lugar com um parafuso de fixação. Para entender qual elemento você precisa comprar para substituir o antigo, você precisa abrir as pétalas até o ponto mais largo e olhar para a base com uma lanterna. Se você puder ver o parafuso na parte inferior do mandril, preste atenção ao tipo de cabeça. Se estiver faltando, provavelmente é um fuso cônico.
No momento da compra, vale considerar também que o elemento deve garantir a devida rigidez de fixação, levando em consideração o número de voltas. Modelos mais caros reduzem o desvio radial.
Por último, mas não menos importante, a usabilidade do cartucho, neste caso de liberação rápida na primeira posição, mas quando se trata de durabilidade, é melhor comprar com chave.
Se forem usadas brocas de carboneto, o mandril deve centralizar-se automaticamente, pois essa ferramenta tem baixa resistência à flambagem. É importante saber que a rigidez da fixação é sempre comparada com o comprimento do bico e o material de que é feito.
Dicas operacionais
Durante a operação, quebras freqüentemente ocorrem, por exemplo, em espécies cônicas, peças podem cair. Se o elemento voou para fora do instrumento, a situação pode ser facilmente corrigida. Para fazer isso, ele precisará ser aquecido em óleo a uma temperatura de 110 ° C. Em seguida, coloque um cone.
Se as abas de fixação ficarem presas, o usuário precisará remover o mandril, desmontar, limpar e lubrificar bem.
Porém, em caso de falha, é melhor substituir a peça por uma nova do que procurar a causa da avaria, pois muitas vezes não é possível restaurar a funcionalidade anterior.
Vale lembrar que depende do usuário quanto tempo o cartucho vai durar.
Além disso, ele desempenha um papel:
- qualidade;
- características de operação;
- como o usuário trabalha com a ferramenta.
O comentário foi enviado com sucesso.