Recursos, tipos e dicas para usar brocas

Recursos, tipos e dicas para usar brocas
  1. Peculiaridades
  2. Visualizações
  3. Vantagens e desvantagens
  4. Características de escolha
  5. Dicas operacionais

Cada proprietário, que está acostumado a fazer reparos com as próprias mãos, possui muitas ferramentas diferentes. São serras, esmeris e conjuntos inteiros de chaves ou chaves de fenda necessários para a montagem e desmontagem de móveis. No entanto, às vezes há situações em que, de toda a variedade de equipamentos de construção, apenas uma furadeira está disponível.

Bicos especiais podem transformá-lo em um dispositivo multifuncional que pode não apenas perfurar, mas também moer, misturar e até mesmo bombear líquidos, que podem ser adquiridos em hipermercados de construção especiais ou encomendados em uma loja online.

Peculiaridades

Na verdade, qualquer broca convencional já é considerada um acessório de ferramenta, pois pode ser facilmente separada de seu corpo e trocada por outro. Junto com as brocas universais convencionais, que diferem em tamanho, material e rosca, também existem bicos especiais que são usados ​​para certos materiais. Existem acessórios especiais para trabalhar metal, madeira, vidro, cerâmica e outros. No entanto, todos eles estão unidos por um único propósito - fazer orifícios no material.

Os acessórios adicionais permitem que você transforme sua broca de uma ferramenta de perfuração em um dispositivo completamente diferente. Ao usá-los, você pode cortar, dobrar, moer e bombear material. Essa variedade de funções permite que uma furadeira seja usada para muitas operações diferentes, com a compra apenas de brocas baratas. Existem conjuntos inteiros, que são uma pequena caixa ou mala, que contém os acessórios mais populares. Eles contêm os elementos que são usados ​​com mais frequência para resolver pequenos problemas do dia-a-dia.

Visualizações

Todos os acessórios que são anexados à furadeira juntos ou em vez da furadeira, pode ser dividido em várias categorias principais de acordo com sua finalidade:

  • a primeira categoria inclui dispositivos que permitem fixar a broca em uma determinada posição ou limitar a profundidade de penetração da broca;
  • a segunda categoria inclui aquelas dicas que permitem chegar aos locais mais inacessíveis e realizar a operação em ângulo reto, obtuso ou agudo;
  • a terceira categoria inclui os bicos que permitem realizar trabalho de fresagem ou corte de material - com a ajuda de tais bicos de fresagem, você pode processar não apenas metal ou madeira, mas também um material tão frágil como o vidro;
  • a quarta categoria são os bicos abrasivos macios e duros que permitem lixar, limpar e polir a superfície a ser tratada;
  • a quinta categoria inclui misturadores e batedeiras especiais que permitem misturar de maneira uniforme e rápida soluções de qualquer densidade;
  • a sexta categoria são acessórios que transformam uma furadeira comum em uma verdadeira minibomba que bombeia água, óleo ou outras substâncias líquidas;
  • a sétima categoria inclui todos os outros dispositivos que não se enquadram na descrição de nenhum grupo e são usados, na maioria das vezes, por especialistas restritos.

Cada grupo pode incluir não um ou dois, mas muitos tamanhos, aparência e design de anexos diferentes.Claro, nem todos eles serão usados ​​regularmente e alguns dispositivos nunca serão necessários. Ao mesmo tempo, para entender se vale a pena comprar um determinado complemento, é necessário entender claramente para que fins ele será usado.

Parada de perfuração

Na maioria das vezes, o conjunto de brocas adicionais é equipado com um batente paralelo convencional, que permite ajustar a profundidade do furo, limitando a imersão da broca no material. Também é comum encontrar uma broca especial chamada "Forstner", com a qual são feitos orifícios cegos na superfície, necessários para a instalação de dobradiças em portas de armários e gavetas. Essa broca também pode ser atribuída a brocas de grande diâmetro, já que o furo não é apenas raso, mas também largo o suficiente. Além disso, o grupo de paradas inclui vários guias e instalações que transformam uma furadeira comum em uma pequena instalação de furação focada na realização de tarefas muito específicas que mesmo os reparadores profissionais raramente enfrentam.

Outro uso incomum é o bico rebitador, com o qual você pode fazer a conexão com rebites roscados ou cegos. Claro, em uma casa, esse dispositivo provavelmente não é útil. Mas aqueles que trabalham na área de aeronaves ou construção naval simplesmente não podem ficar sem essa ferramenta.

Para fazer furos grandes

Além da Forstner, várias brocas para trabalhar com metal, madeira e concreto podem ser atribuídas às brocas para fazer furos grandes e cegos. Vários cortadores também são capazes de fazer furos, o que, além disso, permitirá que você execute padrões planos e volumétricos e gravações mesmo em metais duros em casa com uma certa habilidade. Além disso, este grupo inclui brocas de penas para madeira e metal, que possuem um afiamento especial da parte cortante, semelhante à ponta de uma flecha. Todos eles diferem na marcação de aço, comprimento, preço e outros parâmetros.

Para perfurar em ângulo

Essas brocas são chamadas de adaptadores de ângulo e são um pequeno elemento adicional que muda a direção da broca. A broca inserida na braçadeira de tal adaptador será girada em relação à própria ferramenta em um ângulo de 90 graus. Além disso, existem variedades desses bicos com cabeça móvel, o que permite fixar a broca em um ângulo arbitrário. Esses dispositivos são muito mais caros e requerem um uso mais cuidadoso e cálculos precisos. Na maioria das vezes, a primeira opção é suficiente para as necessidades domésticas comuns.

Para cortar

Acessórios adicionais podem ser usados ​​para transformar uma ferramenta que pode perfurar em um material que pode cortá-la. Existem vários desses elementos, cada um dos quais adequado para um propósito específico. O primeiro é denominado cortador ou turbo tesoura. Com a ajuda deles, você pode cortar não apenas folhas planas de metal ou plástico, mas também superfícies onduladas perfiladas. Ao contrário de um quebra-cabeças convencional, este adaptador funciona segundo o princípio de uma pequena guilhotina, que corta o material sem vincos nas bordas e pequenos cavacos perigosos. No entanto, a espessura do corte só pode ser de até 3 mm.

O segundo acessório é um mordedor ou, como também são chamados, "grilo". Este acessório é útil para cortar folhas finas de metal ou plástico ao longo de linhas curvas. O críquete é indispensável na colocação de papelão ondulado ou telhas metálicas no telhado de uma casa, pois não deforma esse material fino. Os cortes são tão suaves e precisos quanto possível, e os furos correspondem a um milímetro. É conveniente controlar o processo com uma alça especial e é fácil mudar a direção da broca.

Para polir

Esses acessórios permitem nivelar perfeitamente qualquer superfície, trazendo-a quase à perfeição.É possível obter um brilho espelhado de metal ou uma superfície lisa de madeira usando uma lixa comum de abrasividade fina, mas esse processo é extremamente demorado e demorado. Uma alta velocidade de rotação da broca encurtará essa operação para alguns minutos. Todos os bicos podem ser divididos em grupos separados de acordo com vários parâmetros:

  • dependendo do material: feltro, feltro, espuma, borracha;
  • dependendo da dureza: pontas duras, semiduras, moles e supermacias;
  • dependendo de como o material do bico está preso ao seu corpo: nas pinças, na haste, no velcro.

Para moer

Antes de começar a polir a superfície, é necessário lixá-la para remover todas as irregularidades e lascas. O mesmo processo longo e complicado do polimento será muito facilitado e simplificado por acessórios de retificação especiais. São várias ferramentas, cada uma com suas características e finalidade. As adições mais comuns a uma broca são pedras de amolar ou rodas regulares. Com a ajuda deles, é possível remover rebarbas e irregularidades tanto em uma superfície plana regular quanto no local de juntas e costuras. Com este acessório, você pode afiar facas e tesouras sem comprar um dispositivo de cozinha especial para isso. Também é conveniente usar esses discos para remover tinta a óleo velha da superfície do material.

Os cortadores especiais feitos de ligas de metal duro, chamados "cortadores", são excelentes para usinar furos. Sua forma pode ser redonda, oval, cônica e helicoidal (dependendo do que exatamente precisa ser lixado). Este bico é muito conveniente de usar para polir válvulas e unir seções de tubos de metal ou polipropileno.

As cabeças das pétalas, que parecem uma escova redonda feita de pedaços de lixa, trabalham delicadamente em superfícies difíceis. Quanto mais áspera for a lixa, mais rápido você pode obter uma superfície plana. No entanto, quanto mais fino for o abrasivo de tal bico, melhor será o polimento da superfície. No caso de, em vez de lixa, existirem fios de nylon macios no bico, esse dispositivo é perfeito para limpar a superfície de várias sujidades ou depósitos.

Mixers

Esses bicos são semelhantes a uma parte de um misturador de construção convencional e são extremamente convenientes para trabalhos de construção ou reforma. Dependendo de seu tamanho e forma, alguns deles são adequados para misturar uma solução de concreto espesso, enquanto outros são adequados para amassar cola de papel de parede comum ou primer.

Bombas

Bicos especiais, que são um mecanismo de bomba movido por um movimento rotacional. Essas bombas permitem que você transforme uma furadeira comum em uma pequena bomba capaz de bombear cerca de 2.000 litros de fluido por hora. O acessório é ideal para uso com água, óleo de motor ou fluidos orgânicos. O principal é não usar este dispositivo para bombear misturas ou compostos combustíveis que secam rapidamente e cobrem o mecanismo com uma crosta.

Vantagens e desvantagens

Além do fato de que vários acessórios permitem que você converta uma broca convencional em muitas outras ferramentas, eles também têm muitas outras vantagens.

  • Uma ferramenta familiar. Basta se acostumar a trabalhar com a broca em si, depois disso será muito mais fácil trabalhar com qualquer acessório. Não há necessidade de se acostumar com o novo cabo, peso e recursos da ferramenta independente.
  • Salvando. Mesmo se você comprar absolutamente todos os tipos de acessórios em todos os tamanhos e materiais, essa compra ainda será muito mais barata do que comprar várias ferramentas separadas para cada tipo de trabalho.
  • Facilidade de substituição. Todos os acessórios são muito fáceis de remover e apertar, embora em termos de confiabilidade eles não sejam inferiores a uma serra de vaivém convencional, triturador ou dispositivo de moagem.
  • Armazenamento conveniente. Para colocar todas as ferramentas individuais necessárias para construção e reparos, será necessário mais de uma sala, mas talvez um hangar inteiro. Você pode armazenar brocas em uma gaveta normal ou em uma mala especial. Assim, estarão sempre à mão e ao mesmo tempo cabem mesmo numa gaveta normal debaixo do lava-loiça ou numa prateleira da despensa.

Infelizmente, como qualquer equipamento adicional, junto com as vantagens, os acessórios têm suas desvantagens.

  • Baixa eficiencia. Em comparação com ferramentas profissionais caras, os acessórios não são capazes de lidar com tanto volume de trabalho e manter uma produtividade tão elevada.
  • A complexidade do trabalho. É muito mais conveniente trabalhar com uma ferramenta especial para cortar ou retificar do que com uma broca convencional, que está equipada com um acessório adicional. Para que os cortes sejam uniformes, mais de uma folha de metal terá que ser danificada enquanto a habilidade é adquirida.
  • Você tem que usar as duas mãos. Freqüentemente, isso pode levar não à simplificação, mas à complicação da operação (e até mesmo ao perigo). Por exemplo, durante o trabalho de telhado, mãos ocupadas significam que você não pode se segurar em uma cerca ou corda.

Em geral, essa ferramenta é perfeita para uso doméstico não profissional e pequenas quantidades de trabalho. Neste caso, os gastos com equipamento profissional não serão razoáveis ​​e os acessórios baratos ajudarão no caso de uma avaria inesperada ou de um trabalho planeado.

Características de escolha

Antes de comprar um conjunto grande e caro de brocas, você precisa pensar sobre a conveniência de tal compra. Primeiro, você precisa saber a finalidade e a operação de cada bico. Em segundo lugar, você deve ter um mínimo de experiência com essa ferramenta. E em terceiro lugar, você precisa saber a frequência estimada de uso de cada um dos acessórios. Se tal compra for considerada apropriada, você deve prestar atenção aos seguintes recursos.

  • Preço. Ferramentas de qualidade não podem ser muito baratas. No entanto, o preço mais alto no balcão não é garantia de uma longa vida útil. É melhor ficar no segmento de preço médio.
  • Fabricante. É melhor escolher produtos de fabricantes confiáveis ​​do que marcas novas e não verificadas. Nesse caso, você deve estudar cuidadosamente a documentação e tomar cuidado com falsificações.
  • Local de compra. O risco de se deparar com um defeito de fabricação e uma falsificação é muito menor ao comprar ferramentas de construção em uma loja especializada, e não em um mercado regular ou supermercado.
  • Pacote. Uma ferramenta de qualidade está sempre bem embalada. A caixa contém todas as informações necessárias sobre o produto em si e sobre o fabricante. Toda a documentação que o acompanha, incluindo as instruções, deve estar dentro da caixa.
  • Garantia. O fabricante, confiante em seu produto, sempre dará garantia para qualquer acessório. Caso a loja não emita no ato da venda, a compra deverá ser realizada em outro local.

Dicas operacionais

Para aqueles que usam uma furadeira com acessórios pela primeira vez, há uma pequena instrução de segurança:

  • ao furar uma parede, você deve ter cuidado especial para que não haja fiação ou que esteja desenergizada;
  • tanto a broca em si quanto a peça de trabalho na qual está planejada a execução do trabalho devem ser fixadas com segurança e verificadas quanto a sua confiabilidade;
  • não importa quão leves sejam a broca e o bico, você precisa segurar a ferramenta com as duas mãos (elas também precisam ajustar a pressão da broca, cortador ou disco de esmerilhamento);
  • não use o modo reverso (reverso) antes que a ferramenta convencional tenha parado completamente;
  • é aconselhável utilizar todos os equipamentos de proteção individual disponíveis: máscaras, óculos, luvas e jaqueta grossa;
  • por algum tempo após o término do trabalho, não toque no bico ou broca com áreas abertas da pele - a alta velocidade de rotação aquece o elemento e pode deixar uma queimadura bastante severa na pele.

Se você estudar cuidadosamente todas essas regras e segui-las, o risco de ferimentos e danos materiais ao trabalhar com tal ferramenta será mínimo. Para se sentir confiante com o instrumento em suas mãos, você precisará de vários treinamentos sobre os restos de vários materiais. E um grande número de vários dispositivos tornará fácil transformar uma furadeira comum em um conjunto real de um proprietário experiente e zeloso.

No próximo vídeo, as brocas mais necessárias estão esperando por você.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário