Brocas para concreto para uma broca: características estruturais e aplicação
Um dos equívocos mais comuns entre os artesãos não profissionais é o fato de que, em sua opinião, as superfícies feitas de um material como o concreto podem ser facilmente perfuradas com os cortadores mais comuns para metal ou mesmo madeira. Eles acreditam seriamente que a mesma broca pode ser facilmente aplicada a qualquer superfície.
Na verdade, ao trabalhar com paredes de concreto, você precisará de uma broca especial. Escolher o produto errado, você vai estragá-lo para sempre, e você pode facilmente quebrar um dispositivo de perfuração caro.
Características da estrutura da broca
Uma broca é um tipo de ferramenta de corte projetada para fazer vários orifícios. Uma broca de concreto é uma ferramenta especial necessária para perfurar tijolos, concreto totalmente curado e qualquer um de seus derivados, bem como pedra e materiais semelhantes a pedra. As brocas para concreto diferenciam-se de outros tipos pela soldagem especial em toda a sua superfície, são elas que permitem que a broca se torne o mais resistente possível. Eles também permitem que ele retenha todas as suas características de qualidade por muito mais tempo.
As brocas para concreto possuem certas diferenças visuais, o que permitirá que você não cometa erros ao escolhê-las na loja.
- As pontas dos produtos para perfuração de concreto têm uma extremidade ligeiramente cega e uma soldagem bastante forte da Pobedit.
- Moinhos para trabalhos de concreto geralmente têm uma cor esbranquiçada específica, brocas para revestimentos de metal são diferenciadas por uma cor preta, para madeira - uma cor clara.
- A ponta, quando comparada à haste, ficará um pouco maior.
Uma fresa de concreto consiste nas seguintes peças e é feita dos seguintes materiais:
- corpo (haste) - mais frequentemente feito de aço rápido;
- elemento de corte - é produzido em aço carboneto;
- tungstênio e cobalto (VK);
- titânio e tungstênio, bem como cobalto (TC);
- titânio e tântalo e tungstênio e cobalto (TTK).
- solda dura - combina o corpo e o próprio carboneto.
O elemento de corte (a chamada solda) é produzido a partir da liga mais comumente usada de tungstênio e cobalto. Esta solda é marcada como VK8. O nome mais comum para todas as ligas duras para esse tipo de solda é win. É por esta razão que muitas vezes você pode encontrar o nome "perfure com uma vitória".
Quais escolher?
Tudo depende do tipo de dispositivo com o qual você usará as brocas existentes.
- Cortadores para brocas convencionais. A haste terá a forma de um cilindro simples ou poliedro. As brocas são adequadas para trabalhar com tijolos ou blocos de espuma. Para o processo de perfuração, uma furadeira de alta potência é selecionada.
- Os cortadores de martelo rotativo geralmente têm dimensões mais sólidas. Definitivamente, você encontrará a marca SDS max no corpo da broca. Esses produtos são necessários para perfurar as superfícies mais duráveis - concreto armado, por exemplo.
Você pode não conseguir perfurar uma parede de concreto com uma furadeira doméstica comum. Caso não consiga fazer isso, basta levar outra ferramenta, por exemplo, uma furadeira de percussão, pois ela tem potência significativa e excelente força de impacto em qualquer furação. A broca de martelo é freqüentemente chamada de broca de concreto por muitos artesãos. Existem 3 tipos desta ferramenta popular:
- trado - usado para criar os furos mais profundos e mais largos possíveis sem problemas;
- em forma de espiral - ideal para a realização de furos de tamanho médio;
- raso - usado para obter pequenos orifícios.
O uso qualitativo desse tipo de broca para uma furadeira de percussão ou furadeira de percussão profissional exigirá que elas sejam firmemente fixadas no dispositivo. Para simplificar essa tarefa, no próprio design do dispositivo há um certo espessamento no final.
Usando uma boa ferramenta, você pode facilmente fazer furos de 0,4 a 3 cm de largura. Se você precisar fazer um furo maior, pode usar uma broca de carotagem especial. Com ele, você fará um furo de até 12 cm de largura nas paredes mais duráveis.
O produto da coroa pode ser de dois tipos.
- Diamante. A broca é semelhante a um tubo ou broca, que é fixada na haste e possui pó de diamante nas bordas.
- Pobeditovoe. O anexo é muito semelhante ao descrito acima. A diferença é que não há crepitação, ela é substituída por pequenos dentes vitoriosos.
Ao escolher uma boa broca para trabalhar em concreto, você deve examiná-la cuidadosamente de todos os lados.
- O produto deve estar livre de defeitos, arranhões, lascas ou hematomas.
- A cor do produto deve ser uniforme, por este critério pode-se determinar a qualidade do acabamento. Por exemplo, a cor do aço significará que tal processamento não foi executado, a cor preta indicará que o produto foi endurecido com vapor superaquecido. O tom amarelo indicará a excelente qualidade do produto, já que foi claramente submetido a um tratamento especial para diminuir o estresse do aço. Mas ainda é melhor comprar brocas que sejam cuidadosamente cobertas com a mais fina camada de proteção feita de nitreto de titânio, então elas terão uma cor dourada.
- Uma grande variedade de brocas é representada tanto por marcas estrangeiras quanto por nossas empresas, seu preço dependerá diretamente da "promoção" de uma determinada marca. A diferença de custo entre os produtos de uso único e uma ferramenta para profissionais é bastante significativa, isso vale tanto para a qualidade do produto quanto para suas características.
- Não é muito lucrativo comprar kits prontos, o melhor é escolher 1 boa broca com parâmetros adequados. O custo vai depender do diâmetro, mas não significativamente. Às vezes, uma haste de 0,8 cm que passou por processamento de alta qualidade custará mais do que uma broca de perfuração de 1,2 cm, mas de uma empresa chinesa.
- Entre os melhores fabricantes estrangeiros, destacam-se as marcas Bosh e Metabo, bem como Stayer e Makita. Seus cortadores são bem conhecidos por sua maior confiabilidade e longa vida útil. Entre os nossos fabricantes, os produtos das marcas Zubr, Enkor e Interskol têm se mostrado da melhor forma.
Preparação da superfície
Se precisar fazer um furo profundo na parede rapidamente, primeiro certifique-se de que não haja fiação no local onde você inicia a perfuração, não haja tubos embutidos (por exemplo, aquecimento) ou um cabo elétrico. A maneira mais fácil de detectar rapidamente esses elementos nas paredes é usar um detector de metais convencional (chame um especialista com este dispositivo em casa). Quase sempre há encaixes nas paredes de edifícios residenciais, portanto, você precisará instalar o dispositivo para pesquisar metais não ferrosos (fiação) e, em seguida, aço. Se você não levar em conta esta condição, você corre o risco de tropeçar no reforço ao furar e danificar a broca da vitória.
Antes de começar a furar, é colocada uma ponta na parede. Para evitar que a ferramenta escorregue, uma pequena depressão é feita com qualquer objeto de metal durável ou a própria broca em baixas velocidades. Após este procedimento, a broca entrará facilmente na parede. Deve-se ter em mente que um material de revestimento é geralmente instalado em cima do cimento, é muito mais macio que as próprias paredes e, portanto, a princípio a broca irá facilmente e, de repente, ela irá encostar em um material mais duro.
Como furar corretamente?
Para perfurar uma parede de concreto com rapidez e eficiência, vale a pena seguir algumas recomendações.
- Fase de preparação. Antes de começar a trabalhar, você precisa certificar-se 100% de que possui brocas para diversos fins. Uma situação pode surgir quando o mestre repentinamente tropeça em um obstáculo de metal na parede. Em seguida, você precisará mudar a broca de concreto para um cortador de metal, fazer um pequeno furo neste material e, em seguida, continuar perfurando calmamente com um bico de concreto.
- Pausa. Se você trabalha com uma furadeira de martelo pesada ou uma furadeira doméstica em modo constante, precisará fazer pequenos intervalos no trabalho, isso é necessário para que a furadeira esfrie por alguns minutos. A rotação contínua pode fazer com que o produto fique muito quente, o que reduz sua resistência e pode causar sua quebra. O processo de resfriamento da broca deve ser natural, ou seja, sem o uso de água fria ou outros refrigerantes.
- Modo de operação. Se você precisa perfurar concreto com uma broca, é necessário ativar o modo especial de martelo. Isso pode ser feito simplesmente girando uma determinada alavanca no corpo da broca.
- Perfurando uma superfície de cerâmica. Para perfuração de alta qualidade de um material tão frágil, as perfuratrizes de concreto são frequentemente escolhidas. Para evitar que a cerâmica rache no final, é necessário trabalhar não com um simples furador, mas com uma furadeira profissional sem modo de percussão.
Aconselhamento profissional
- Se a broca ficar um pouco cega durante a perfuração, então, para devolvê-la à sua condição de trabalho, você pode pegar uma esmerilhadeira e afiar o dispositivo. Você pode evitar tal situação se preparar seu instrumento com mais cuidado para um trabalho completo.
- Para perfurar concreto, você precisa ter com você as brocas familiares, com as quais você pode rapidamente penetrar nas profundezas de muitos materiais, e alguns bicos caso apareça um obstáculo significativo no caminho da broca.
Não se esqueça da segurança ao trabalhar com a ferramenta. O uso de óculos de segurança ajudará a evitar o contato acidental dos olhos com a poeira da construção.
Para obter informações sobre qual broca perfurar com concreto, tijolo, pedra, ladrilhos de banheiro, vidro, madeira, drywall ou espuma de concreto, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.