Como fazer um suporte de furadeira com as próprias mãos?
A presença de um suporte para uma furadeira permite aumentar significativamente a gama de aplicações para este dispositivo. Colocando a furadeira em um suporte especial, o que, aliás, é fácil de fazer com as próprias mãos, você poderá obter uma verdadeira máquina multifuncional.
Peculiaridades
Um suporte de perfuração multifuncional que permite fazer vários trabalhos, em regra, é composto por determinados componentes. Em primeiro lugar, é necessária uma estrutura de suporte - é nela que serão fixados todos os elementos. Em segundo lugar, deve haver um suporte - um guia para a broca usada para fixá-lo. Este elemento permite que você mova a própria broca usando uma alça e outros elementos. Em terceiro lugar, a alça acima é importante, coordenando o movimento vertical da peça de perfuração. Finalmente, existem também unidades adicionais, com a criação das quais a máquina se torna ainda mais funcional.
O tamanho da cama depende da direção do trabalho a ser realizado com o dispositivo.
Por exemplo, ao realizar perfuração vertical apenas, uma folha com lados de 500 milímetros é suficiente. No caso de operações muito mais complexas serem esperadas, o comprimento deve ser aumentado para 1000 milímetros e a largura deve ser mantida a mesma. Um pedestal é colocado verticalmente na cama, que é fixado com um suporte especial. Normalmente, essas duas partes são unidas por conexões de parafuso.
Prós e contras de racks caseiros
Um suporte de perfuração DIY tem vantagens e desvantagens. Se falamos de prós, vale a pena começar pelo baratinho - é muito mais econômico fazer você mesmo a estrutura do que comprá-la pronta na loja. Além disso, você pode até montar um rack com coisas que já estão na casa: várias peças sobressalentes para equipamentos obsoletos ou não utilizados. Desenhos são facilmente encontrados na internet em acesso gratuito, além disso, você também encontra vídeos educativos fáceis de repetir. Finalmente, não é proibido criar um design exclusivo que atenda às necessidades específicas do mestre e não tenha análogos existentes.
Quanto aos contras, o primeiro é a relativa complexidade da manufatura. Acontece que algumas peças são impossíveis de fazer sem equipamentos especiais, por exemplo, para solda ou torno. Neste caso, terá que contactar um especialista, o que sem dúvida aumentará o valor gasto. A próxima desvantagem dos racks feitos pelo próprio é chamada de ocorrência frequente de folga devido ao fato de que partes da estrutura foram corrigidas incorretamente. A reação, por sua vez, afeta negativamente o desempenho posterior do trabalho.
Além disso, um suporte caseiro não é adequado para todas as operações exigidas.
Por exemplo, não será capaz de fazer furos em ângulo.
Como escolher um material?
A escolha do material para o rack é determinada dependendo das funções adicionais da máquina resultante. Se você planeja perfurar apenas com ele, é permitido montar a estrutura com blocos de madeira comuns. Se o suporte for mais móvel e funcional, vale a pena fazer algumas peças de aço. O suporte de perfuração é tradicionalmente feito de um pedaço de madeira com espessura superior a vinte milímetros ou de uma placa de metal com pelo menos dez milímetros de espessura. A escolha específica do material e sua espessura deve depender da potência da broca utilizada. Além disso, pode ser reforçado com uma camada adicional de madeira compensada do tamanho necessário - para que a superfície fique perfeitamente plana e mais conveniente para o uso.
O suporte no qual a broca será colocada também é feito de uma placa de metal ou madeira. Além das guias, deve ser criada uma pinça para fixar a ferramenta de perfuração. A carruagem, novamente, pode ser feita de madeira ou metal.
À parte, vale mencionar a possibilidade de fazer uma máquina a partir de um antigo ampliador de fotos.
Esse sistema é geralmente equipado com uma cama e um suporte adequados e até mesmo um mecanismo de controle equipado com uma alça. Neste caso, a broca será movida usando a alça ampliadora, que deve ser girada. Antes do uso, bastará apenas retirar o tanque com lâmpada e lentes e instalar uma braçadeira de broca no espaço vago.
Além disso, será possível criar uma máquina a partir da cremalheira da direção. Neste caso, a parte é retirada na maioria das vezes de carros da indústria automobilística nacional, por exemplo, VAZ, Tavria ou Moskvich, e serve como mecanismo de cremalheira e levantamento. A base terá de ser feita por você. As vantagens de um design feito à mão são chamadas de baixo preço e disponibilidade de materiais que podem ser adquiridos nas empresas ou mesmo encontrados por conta própria no lixo - peças usadas anteriormente não são problema. Entre as desvantagens de tal máquina específica está a sua aparência não apresentável, bem como a precisão não muito notável.
Aliás, para a fabricação de uma máquina caseira, aplica-se uma regra importante: quanto mais potente for a furadeira que se destina a ser utilizada, mais forte deve ser toda a estrutura auxiliar. Numa situação em que o suporte é de madeira, deve-se ter em atenção que este material é bastante fraco, podendo deteriorar-se com a alteração da humidade da divisão, estando também muitas vezes sujeito a retrocessos.
Preparação
Existem duas etapas principais a serem realizadas durante a fase de preparação. A primeira é encontrar desenhos do projeto mais adequado na Internet. A segunda é preparar as ferramentas e materiais necessários.
Por exemplo, para criar o suporte de perfuração mais simples, você precisará:
- pranchas de madeira, cuja espessura chega a vinte milímetros;
- caixa de madeira de tamanho médio;
- guias de móveis;
- uma haste roscada, responsável pela possibilidade de movimentação na estrutura;
- cerca de vinte parafusos e trinta parafusos auto-roscantes;
- cola de marceneiro.
Além disso, vale a pena preparar uma serra, uma pinça, chaves de fenda, lixa e, claro, a própria furadeira.
Instrução de manufatura
Em princípio, a montagem de quase todos os suportes para uma furadeira segue o mesmo esquema. Após a seleção da moldura e os cantos serem fixados nela, se necessário, um suporte para o rack é fixado nela. Na próxima etapa, o próprio poste é conectado à base por meio de conexões de parafuso. Em seguida, cada trilho deve ser montado em um rack, o que é conveniente para prendedores de móveis. É importante ressaltar que as guias devem estar livres de folgas laterais.
Na etapa seguinte, é instalado um carro no elemento móvel, no qual ficará colocado o suporte da própria broca.
As dimensões do carro dependem das dimensões da broca. É possível fixar o dispositivo de perfuração de duas maneiras. Em primeiro lugar, podem ser grampos que passarão por orifícios especialmente perfurados no carro. Eles terão que ser bem apertados para um encaixe seguro.
Em segundo lugar, o dispositivo é fixado usando um bloco especial - um suporte.
Geralmente é feito de uma placa de madeira, presa ao carrinho da base em um ângulo de noventa graus e reforçada com cantos de metal. No próprio bloco, você precisará fazer um recorte circular para a broca, cujo diâmetro é meio milímetro menor que o diâmetro da broca, bem como uma fenda para fixar a broca no furo. O orifício é criado por um bico cilíndrico ou por uma instrução simples. Primeiro, o diâmetro da broca é medido e um círculo é desenhado em uma placa de madeira. Vários orifícios são feitos ao longo da circunferência do lado de dentro. Com uma lima ou ferramenta especial, as lacunas entre os pequenos orifícios são cortadas e o orifício resultante é processado com uma lima.
Para que a furadeira se mova silenciosamente para cima e para baixo, você terá que criar outro nó importante a partir da alça que inicia o movimento do carro, bem como uma mola que o retorna ao seu estado original.
Este último pode ser encaixado com a alça ou colocado separadamente na parte inferior do carro usando ranhuras especiais. No segundo caso, quando o manípulo é pressionado, o carro com o dispositivo fixo desce e a peça de trabalho é perfurada em conformidade. Nesse momento, as molas armazenam energia e, quando a alça é liberada, o carro volta ao topo.
Nós adicionais
Unidades adicionais permitem que você torne a máquina mais funcional, por exemplo, ser capaz de fazer furos em ângulo, executar algumas operações de torneamento ou mesmo fresamento. Por exemplo, para garantir o último, você precisará de um anexo que permitirá que você mova a peça horizontalmente. Para isso, é dada mobilidade à mesa horizontal, e é montado um torno especial que irá prender a peça. Por exemplo, pode ser uma engrenagem helicoidal, que é ativada com uma alavanca, ou uma alavanca convencional, que é ativada com uma alavanca. Ou seja, um segundo suporte é instalado na máquina, mas já na horizontal, e será colocado um torno em vez de uma furadeira.
Você pode perfurar em ângulo se usar uma placa rotativa adicional com orifícios localizados em um arco. Neste eixo de rotação, o carro se moverá junto com a broca, e o próprio eixo será fixado na base. Os orifícios com os quais resultará para fixar a posição da cabeça de trabalho, em geral, são cortados em um ângulo de sessenta, quarenta e cinco e trinta graus. Tal máquina equipada com um mecanismo de rotação também pode ser usada para operações de rotação se a placa adicional for girada horizontalmente.
O mecanismo rotativo é feito da seguinte forma: é feito um orifício no pedestal e na placa rotativa, adequado para o eixo.
Seguindo em círculo no painel adicional, é necessário fazer furos em ângulos, que são medidos com um transferidor. No estágio seguinte, os orifícios para os eixos de ambas as partes são alinhados e fixados com uma finta. Em seguida, através do painel adicional da estante, você precisará fazer três furos e fixar o primeiro no ângulo desejado com pinos ou uma combinação de parafusos e porcas.
Como fazer o suporte para uma furadeira com as próprias mãos, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.