Suporte de perfuração: o que é, tipos e escolhas
Respondendo à pergunta sobre o que é um suporte para uma furadeira, furadeira ou chave de fenda, deve-se notar que estamos falando de um dispositivo estacionário ao qual essas ferramentas são fixadas. Existem vários tipos de tais dispositivos que simplificam muito a perfuração. Devido à gama bastante ampla de dispositivos no mercado, a escolha de modelos específicos deve ser feita levando-se em consideração uma série de critérios.
O que é isso?
Fazer um furo reto em um material duro e grosso não é fácil. Perfurar em ângulo é tão difícil quanto a broca ou fresa pode deslizar, aumentando o diâmetro do furo. Em tais situações, a solução mais racional seria usar um suporte de perfuração de qualidade. Este dispositivo, em combinação com a própria ferramenta de perfuração, transforma-se em uma pequena máquina.
Agora o mercado oferece produtos de diversos fabricantes (para todos os gostos e carteiras). Porém, a escolha dos suportes, suportes e trilhos deve ser feita com o máximo cuidado. Não exclua a possibilidade de fazer dispositivos com suas próprias mãos.
Suportes para equipamentos de perfuração podem expandir significativamente sua funcionalidade. Ao mesmo tempo, uma das principais vantagens do equipamento é sua compactação e versatilidade. Os modelos adquiridos podem ter diferentes configurações (dependendo da marca e do custo do produto). Em particular, o kit às vezes inclui um torno para fixação rígida da peça a ser processada e outros elementos adicionais.
A grande maioria dos suportes são compactos. Com base nisso, eles podem ser operados com sucesso em pequenas oficinas, garagens e até apartamentos. As dimensões médias da cama são 15x20 cm, e a altura do rack é de 50 cm, ao mesmo tempo, a massa dos aparelhos varia na faixa de 2 a 6 kg.
Vantagens e desvantagens
Independentemente da marca e categoria de preço, todos os racks são projetados para simplificar o processo de perfuração, portanto algumas características específicas são suas principais vantagens.
- Expansão significativa da gama de recursos da ferramenta operada. Um suporte de alta qualidade, por exemplo, permite o fresamento de superfície.
- Melhorar a precisão das operações realizadas posicionando a broca e o cortador estritamente perpendicular ou em um ângulo fixo em relação ao material sendo processado.
- Capacidade de trabalhar com materiais duros, em que um dos pontos importantes é a exclusão da broca de deslizar na superfície de trabalho na fase inicial.
- A capacidade de fazer furos não apenas perpendicularmente, mas também em diferentes ângulos. Os modelos modernos permitem a perfuração em um ângulo de até 70 graus.
Considerando tudo isso, podemos dizer que um suporte de alta qualidade não é apenas um complemento eficaz para a ferramenta, mas também permite transformá-la em uma máquina completa de dimensões compactas. Infelizmente, isso não acontece sem desvantagens óbvias. A maioria das desvantagens deve-se a falhas de fabricantes específicos.
Freqüentemente, até mesmo dispositivos caros não atendem aos requisitos. Isso se aplica tanto à qualidade dos materiais usados quanto à montagem.Muitos usuários em suas análises chamam a atenção para a falta de dispositivos de fixação universal que permitiriam o uso de várias marcas de ferramentas de perfuração. No entanto, a unificação de tais elementos é impossível na prática.
Visualizações
Todos os dispositivos de perfuração no mercado diferem uns dos outros, em primeiro lugar, nas características de design e funcionalidade. Além disso, podem ser equipados com diversos equipamentos, cuja lista inclui, por exemplo, tornos e coletores de pó. Elementos adicionais permitem simplificar ao máximo o funcionamento das ferramentas.
Pelo princípio de uso, duas categorias de dispositivos podem ser distinguidas.
- Suportes fixos que transformam uma furadeira, furadeira de martelo ou chave de fenda em um análogo compacto da máquina. Esses produtos, devido ao seu peso e estrutura rígida, garantem alta precisão em todas as operações. As principais desvantagens incluem falta de mobilidade e alto custo.
- Acessórios ou guias de perfuração móveis, que são dispositivos que fornecem uma precisão de perfuração aceitável em um tamanho mínimo.
Outro critério importante é a funcionalidade dos dispositivos em questão.
- Suportes de perfuração verticais com suportes universais e máxima estabilidade. Freqüentemente, eles se tornam um elemento indispensável em mini-oficinas e assistentes de artesãos domésticos.
- Dispositivos rotativos, que são equipamentos mais complexos e funcionais. Além de mover o suporte com a ferramenta de perfuração fixa em um plano vertical para definir a distância necessária do material sendo processado até o curso de trabalho da broca, esses suportes permitem definir o ângulo de perfuração. Com isso, o equipamento também pode ser utilizado como fresadora ou polidora.
Um papel igualmente importante é desempenhado pelos recursos de fixação do próprio rack. Como a prática mostra e as avaliações testificam, os modelos magnéticos são a opção mais confiável. A maioria dos acessórios profissionais tem esse método de montagem. A estabilidade máxima neste caso é fornecida por um poderoso campo eletromagnético. Suportes de perfuração magnética podem ser fixados com segurança em planos verticais, horizontais e inclinados. Isso permite que você execute o trabalho em condições operacionais difíceis. Como regra, esse equipamento tem várias opções adicionais. Por exemplo, o instrumento não pode ser ligado se nenhum impulso for emitido do ímã.
Outro método de fixação é a vácuo. Ele também provou sua confiabilidade na prática. Comparando esses racks com os magnéticos, os especialistas se concentram no custo mais alto deste último.
Marcas
O equipamento descrito é um complemento confortável e útil que fornece uma fixação rápida e confiável de ferramentas de perfuração para realizar trabalhos estacionários com alta precisão. Levando em conta a demanda, muitas empresas manufatureiras lançaram a produção de tais dispositivos. Todos os modelos apresentados neste segmento de mercado diferem uns dos outros em design, funções, equipamento e custo.
Uma das marcas populares é "Âncora"... A empresa oferece ao consumidor aparelhos de alta qualidade para trabalhar com ferramentas com diversas características (potência, peso e diâmetro do colo do corpo).
Os produtos da marca não têm menos procura Sparky... Nos comentários, os proprietários desta técnica prestam atenção ao aumento da estabilidade proporcionado pela presença de uma placa de base de alta qualidade fundida em ferro fundido.
Também hoje na classificação de popularidade existem outros modelos de racks.
- "Calibre" - um design robusto e versátil que transforma ferramentas de perfuração portáteis em uma máquina compacta e estacionária.
- Dremel - um dispositivo caracterizado pela funcionalidade, longa vida útil e custo acessível. Esses modelos permitem perfuração vertical, perfuração angular, polimento e retificação horizontal de materiais.
- Esparta - cremalheiras que transformam brocas e chaves de fenda em dispositivos fixos. As principais vantagens incluem a presença de um mecanismo de alta qualidade responsável pela suavidade e uniformidade do fornecimento da ferramenta fixa.
- Skrab - uma modificação rotativa, que se tornou uma opção racional para uso em pequenas oficinas, garagens e condições de casa. O design combina resistência, durabilidade e custo acessível.
Além de tudo isso, os usuários destacam os modelos Diolod e Artu... Os primeiros são usados com igual eficiência em condições domésticas e industriais. Dependendo da modificação, o diâmetro do pescoço do corpo da ferramenta, que pode ser fixado no suporte, varia.
No segundo caso, estamos falando de dispositivos rotativos de alumínio. A presença de uma braçadeira permite instalar rapidamente a estrutura em qualquer mesa.
Como escolher?
Dada a ampla gama de modelos oferecidos por várias empresas de manufatura, a seleção do modelo mais adequado deve ser abordada com o devido cuidado e responsabilidade. Em primeiro lugar, é necessário inspecionar cuidadosamente a própria broca para a presença de um pescoço de aterrissagem, uma vez que alguns equipamentos podem não tê-lo. Este elemento é um cilindro com vários centímetros de comprimento. A maioria das brocas e chaves de fenda tem um diâmetro padrão de 4,3 cm. Além dos recursos de design da ferramenta de perfuração em si, você precisa prestar atenção a alguns outros pontos.
- Parâmetros, material de fabricação e qualidade da placa base. Como mostra a prática, os produtos de ferro fundido são mais práticos e eficazes. Outro detalhe importante será a disponibilidade de dispositivos de montagem e orifícios para fixação da estrutura na mesa e instalação de um torno.
- A distância entre o próprio suporte e o eixo da broca, que determina o tamanho máximo da peça de trabalho.
- Características do suporte, que determinam a lista de modelos de ferramentas adequados para montagem em um suporte.
- Profundidade de perfuração ajustável. Esta opção é relevante em situações em que você precisa fazer um grande número de furos idênticos.
- O princípio do mecanismo de movimento.
O último ponto merece atenção especial. Alguns modelos de suportes estão equipados com molas especiais, devido às quais é possível conseguir um movimento suave da broca. Outra vantagem de tais designs é o retorno automático do suporte à sua posição original quando a pressão na alavanca é reduzida.
Detalhes exigidos
Qualquer suporte para uma broca, independentemente de seu tamanho e levando em consideração a finalidade de tais dispositivos, tem elementos estruturais básicos, cada um dos quais desempenha suas próprias funções e deve atender a certos requisitos.
- Stanina - um dos principais componentes do equipamento descrito, que é a sua base (estande) e garante a estabilidade de toda a estrutura. Além disso, um torno está localizado na base para fixar as peças a serem processadas. O peso e as dimensões deste elemento dependem da potência da ferramenta utilizada e da lista de tarefas a serem realizadas.
- Indicação, que está localizado estritamente vertical em relação à base. Mesmo um pequeno desvio pode danificar a peça de trabalho e quebrar a broca ou fresa. Dependendo das características de design de um modelo específico, esta peça pode ser feita de diferentes materiais.
- Mecanismo de viagem. Não há requisitos estritos para o dispositivo deste nó, nenhum modelo é aplicado.Sua principal tarefa é proporcionar movimentos suaves, fixados por suportes ou grampos da ferramenta de perfuração ao longo do tripé. Existem muitas variações desses mecanismos.
- Suporte de equipamento (furadeira, furadeira, chave de fenda). Grampos, almofadas e outros elementos de montagem são usados como uma fixação eficaz.
Além dos componentes listados, que são obrigatórios, o dispositivo de perfuração para trabalho estacionário pode ser equipado com vários dispositivos secundários (auxiliares). Eles permitem expandir a funcionalidade do equipamento e simplificar a execução das operações. Estamos falando, em particular, sobre paradas adicionais, vários acessórios e acessórios de iluminação.
Como fazer isso sozinho?
Obviamente, a maneira mais fácil de expandir os recursos de uma ferramenta existente é comprar uma estrutura pronta. No entanto, muitos estão interessados na possibilidade de fazer suportes de perfuração feitos à mão. Analisando as avaliações, podemos concluir que este é um processo relativamente simples. No entanto, sua implementação exigirá certos conhecimentos, bem como habilidades práticas, materiais e ferramentas adequadas.
Tendo em conta as particularidades das estruturas que permitem transformar uma furadeira normal em furadeira, podem até ser feitas a partir de um ampliador fotográfico, cujo dispositivo inclui inicialmente alguns dos elementos-chave necessários. Existem várias opções para fazer um rack caseiro. A lista de materiais, equipamentos e ferramentas necessários dependerá da escolha de um acessório de madeira ou metal.
A cama pode ser constituída por uma placa (metal ou madeira), cujas dimensões são determinadas pela capacidade do equipamento e pelas dimensões das peças. Outro fator determinante é a funcionalidade do projeto futuro. Se para uma furadeira for suficiente fazer um leito com dimensões na faixa de 600x600 mm, então, no caso de uma unidade multifuncional, esses indicadores devem ser aumentados.
Diretamente o próprio estande e os suportes podem ser feitos de tubos de metal, inclusive perfis, e de barras de madeira. Deve-se lembrar que o rack, que atua como guia, deve ser o mais plano possível. Não se esqueça da durabilidade.
O próximo componente importante é o mecanismo para mover a furadeira e outros equipamentos ao longo da guia. A base desta unidade será uma alça e molas, e o próprio mecanismo pode ser feito em diversas variações.
- Retrátil e montado diretamente ao lado da alça, que é então colocada entre duas placas montadas no rack. Quando a alça se move para baixo, a mola e o próprio carro retornam à sua posição original.
- Na forma de duas molas instaladas em ranhuras especiais do carro em um ângulo de 90 graus, às quais o pino e as placas laterais são fixados. Quando você pressiona a alavanca, as molas são comprimidas e a broca desce. Assim que o impacto na alça parar, todo o conjunto retornará à sua posição original.
É necessário listar as vantagens claras dos gadgets caseiros:
- fazer essas estruturas com suas próprias mãos é mais barato do que comprar estruturas prontas;
- a ausência de quaisquer restrições permite que você use quase todos os materiais e peças sobressalentes de equipamentos desatualizados ou desatualizados;
- desenhos de acessórios e instruções detalhadas, incluindo vídeos relacionados, estão disponíveis gratuitamente em grande número;
- quem desejar, com os conhecimentos e competências necessários, pode criar uma estante de acordo com os seus desenhos e tendo em conta todas as necessidades.
Falando sobre as desvantagens mais significativas de se fazer estruturas para furar com as próprias mãos, você deve prestar atenção ao fato de que:
- em certos estágios, pode ser necessário o acesso a um torno, máquina de solda e outro equipamento profissional;
- devido a erros, mesmo pequenos, aparecem reações que afetam negativamente a qualidade da perfuração e outros trabalhos;
- na maioria das vezes, os modelos artesanais têm funcionalidade limitada.
No entanto, com uma abordagem competente e fabricação de alta qualidade de todos os elementos, você mesmo pode montar um modelo rotativo. Freqüentemente, os produtos caseiros não são inferiores (e em alguns aspectos superiores) aos modelos de fábrica. Tudo depende da escolha correta dos materiais e da qualidade de construção.
Instalação
Qualquer máquina compacta deve ser montada e instalada corretamente, fixada com segurança a uma mesa, bancada ou gabinete separado. Caso contrário, a qualidade do trabalho executado nele e sua vida útil diminuirão significativamente. Os modelos adquiridos são montados estritamente de acordo com a documentação do desenho e as instruções anexas.
Em situações com designs caseiros, regras e recomendações gerais devem ser seguidas. A instalação correta será a chave para um trabalho de longo prazo e máxima precisão na execução de todo o trabalho fornecido pela funcionalidade do rack. A montagem da mini-máquina é realizada de acordo com o seguinte algoritmo:
- instalação da cama;
- instalação de guia e suportes;
- instalação do trem de rodagem;
- fixação diretamente na ferramenta de perfuração (furadeira, chave de fenda, furadeira).
Um ponto importante é verificar a presença de folgas e a qualidade das juntas em todas as etapas de montagem e instalação da estrutura. Além disso, é necessário prestar atenção especial à confiabilidade do acessório de perfuração. Deve ser lembrado que a broca ou fresa deve ser posicionada estritamente verticalmente. Caso contrário, a qualidade da perfuração diminui e o risco de quebra da ferramenta aumenta.
Para obter informações sobre como fazer um suporte de furadeira artesanal com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.