Escolhendo brocas para madeira

Escolhendo brocas para madeira
  1. Características dos bicos
  2. Visualizações
  3. Características de escolha
  4. Dicas operacionais

Apesar do fato de que as brocas são mais freqüentemente usadas para fazer furos na madeira, elas podem lidar com sucesso com outras tarefas igualmente importantes. A solução deste último envolve o uso de acessórios para trabalhar com este material - dispositivos especiais que expandem significativamente as capacidades do mestre. Para obter o melhor resultado, basta conhecer as regras básicas para o funcionamento desses produtos e escolher aquelas que mais se adaptam às especificidades da situação.

Características dos bicos

Devido ao número impressionante de variedades dos acessórios descritos para a furadeira, esta pode ser considerada uma das ferramentas mais versáteis. Em particular, por meio de acessórios, é realizada a retificação de alta qualidade de várias áreas de superfície - mesmo aquelas que são muito difíceis de alcançar. Além disso, por meio de tais produtos é muito conveniente limpar peças em miniatura que requeiram o máximo cuidado do executor.

Outra razão para a popularidade dos acessórios de marcenaria é a economia tangível de custos. A prática mostra que esses dispositivos permitem resolver a esmagadora maioria das tarefas atribuídas, substituindo efetivamente uma ferramenta especializada e muito cara. Outra característica notável das brocas é a possibilidade de confeccioná-las você mesmo (desde que o mestre preste a devida atenção ao equilíbrio dos acessórios e à qualidade dos materiais utilizados).

Quanto aos motivos que podem impedir a utilização dos produtos descritos, incluem-se a baixa produtividade em comparação com uma ferramenta profissional e a necessidade do intérprete possuir determinadas competências. Além disso, muitos artesãos consideram os acessórios menos convenientes do que o equipamento especializado para trabalhar madeira.

Visualizações

Para que o bico adquirido corresponda às expectativas de seu proprietário, este deve familiarizar-se detalhadamente com a classificação de tais produtos - tanto pelo tipo de trabalho executado com o auxílio deles, quanto pelas especificidades do projeto.

Por nomeação

Dependendo das características das operações realizadas, os seguintes tipos de produtos descritos são diferenciados.

Para moer

Este tipo de acessório permite dar a aparência desejada às superfícies tratadas e envolve o uso de materiais abrasivos altamente eficazes. Os últimos são mais frequentemente carboneto de silício, óxido de alumínio e diamante sintético. O material responsável pelo processamento da madeira pode ser colado na superfície de trabalho do acessório e aplicado a uma base de papel ou tecido.

Para moagem

Esses dispositivos são projetados para resolver uma ampla gama de tarefas - em particular, alinhamento de alta qualidade de ranhuras e trabalho com bordas de peças de trabalho. Se o mestre tiver suportes e acessórios auxiliares, ele pode transformar a broca em um equipamento completo para fresar madeira.

Para polir

O tipo de fixação considerado em muitos aspectos se assemelha ao de retificação, diferindo dele na especificidade do enchimento usado.O material deste último é macio (em regra, é espuma de borracha ou feltro fino e denso), devido ao qual tais dispositivos são usados ​​com sucesso para o processamento fino de superfícies de madeira.

Para decapagem

A solução para esse problema envolve o uso de bicos chamados escovas. Esses produtos são geralmente feitos de arame rígido e são usados ​​para eliminar os restos de tintas e vernizes e em outras situações que exigem que a superfície seja colocada em condições adequadas. Eles são adequados para operações de desbaste antes do desbaste e outras operações “finas”.

Para cortar

O tipo de fixação descrito é complexo e caro, e trabalhar com ele se assemelha ao uso de uma serra elétrica. Esses acessórios fazem um bom trabalho no corte de madeira, cuja espessura chega a 2 cm, bem como aglomerado e compensado. Atenção especial deve ser dada à versatilidade dos produtos em questão, o que permite sua utilização no corte de outros materiais - em primeiro lugar, compostos poliméricos artificiais e algumas ligas.

Para trabalhar com parafusos auto-roscantes

Para trabalhar com parafusos auto-roscantes Este é o tipo de fixação mais simples usado com brocas que podem trabalhar em velocidades reduzidas. Os fabricantes costumam oferecer kits que incluem brocas com diâmetros diferentes, o que permite que sejam usados ​​com a maioria dos parafusos auto-roscantes.

Você também pode comprar brocas que são usadas para criar grandes orifícios e brocas flexíveis que permitem chegar a qualquer lugar de difícil acesso. Esses dispositivos são usados ​​relativamente raramente e, portanto, nem todas as lojas especializadas estão envolvidas em sua implementação.

Por design

Até o momento, existem muitos bicos para processamento de madeira, que diferem acentuadamente na forma e em outras características de sua estrutura. O mais popular deles pode ser encontrado abaixo.

Placa

São apresentados em diversas variações, realizadas com a utilização de diversos materiais abrasivos. Para lixar madeira, os acessórios de borracha e plástico são os mais adequados, e para o polimento justifica-se a utilização de produtos com superfície de lixa de grão fino. Existem também dispositivos que permitem alterar o ângulo da haste de fixação do abrasivo.

Tambor

Na maioria das situações, eles são usados ​​para usinagem de alta qualidade de furos e seções finais de peças de trabalho. Esses acessórios parecem barris de formato cilíndrico regular, à superfície dos quais uma fita de esmeril é fixada. Os produtos do tipo tambor permitem lixar madeira sem qualquer dificuldade, o que é especialmente importante para furos redondos ou ovais.

xícara

Essas ferramentas são adequadas para remover tinta velha e outros procedimentos que envolvem o desbaste de superfícies de madeira. Os acessórios em questão são uma tigela com uma escova bem fixada feita de arame ou náilon abrasivo. Para escolher a opção certa, o mestre deve levar em consideração o grau de tratamento de superfície que precisa ser alcançado.

    Disco

    Eles são uma variedade de produtos discutidos no parágrafo anterior. A principal diferença entre os bicos de disco e os bicos copo é a disposição diametral das vilosidades, que possibilita o processamento da madeira nos locais mais inacessíveis.

    Pétala

    O desenho desses bicos, também chamados de leque, pressupõe a presença de uma haste à qual são fixadas várias lâminas de esmeril. Esses acessórios são ideais para aplicações de retificação radial e acabamento. Além disso, justifica-se o uso de dispositivos de aba para o processamento preciso de peças de trabalho com uma superfície complexa.

    Fim

    Os produtos pertencentes a esta variedade podem ter diferenças externas significativas e ser feitos de materiais diferentes.Na maioria das vezes, eles são usados ​​para executar o estágio inicial ou final de usinagem de furos e a superfície interna de peças com formas complexas.

    Suave

    Esses acessórios têm resistência mínima ao desgaste e, portanto, são adequados apenas para polimento de superfície. Os mais populares são os dispositivos feitos de espuma de borracha, feltro e couro, que têm um formato redondo e são fixados com segurança no eixo.

    Já a fresagem com broca é realizada com o uso de cones - bocais especiais feitos de ligas duras. A escolha de um tipo específico desses dispositivos é determinada pelas especificações do problema para o qual eles são usados. Portanto, para obter ranhuras perfeitas na peça de trabalho, é racional usar fresas de disco, e é aconselhável "confiar" a execução de cortes complexos a fresas de formato. Também vale a pena considerar a forma dos dentes do produto que está sendo adquirido, com base nos quais ele pode ser cortado ou pontiagudo. A experiência mostra que ambas as variedades cumprem bem as suas funções, no entanto, as primeiras permitem mais afiação do que as últimas.

    Também vale a pena mencionar os acessórios projetados para o corte de grandes orifícios. Isso inclui as canetas-brocas que têm uma parte de corte plana e são perfeitamente adequadas para resolver o problema acima. Com esses dispositivos, é possível trabalhar madeira, compensado, aglomerado e placas de fibra orientada, fazendo furos redondos com diâmetro de 35, 50 e até 60 mm. Além disso, as brocas Forstner com um ponto de centralização e brocas com vários dentes de corte e que permitem furos de até 100 mm de diâmetro são adequadas para essa tarefa.

    Características de escolha

    Considerando o número impressionante de acessórios para processamento de madeira no mercado, atenção especial deve ser dada às regras básicas para sua seleção.

    • Dependendo da origem, os produtos adquiridos podem variar significativamente em qualidade, o que afeta a eficácia e a duração de seu uso. Os profissionais desaconselham a compra de acessórios de baixo grau em favor de produtos de fabricantes confiáveis, que justificam totalmente seu custo.
    • Ao escolher um dispositivo adequado, o executor deve levar em consideração as principais características da furadeira que usa - potência, recursos do cartucho e a capacidade de alterar a velocidade de rotação. Se o acessório adquirido não corresponder totalmente ao instrumento usado, será muito mais difícil obter o resultado desejado.
    • Para encontrar o acessório certo para a furadeira, é razoável que um novato peça a ajuda de um funcionário competente de uma loja especializada. Esta etapa permite que você economize tempo e tenha à sua disposição um produto que melhor se adapte às condições da tarefa em questão.

    Também deve ser tido em consideração que os acessórios individuais permitem trabalhar não só com madeira, mas também com outros materiais de procura - por exemplo, vidro ou cerâmica.

    Dicas operacionais

    Ao processar madeira com bicos usando uma broca, o contratante deve cumprir os seguintes requisitos.

    • O dispositivo usado deve ser preso com segurança ao mandril. Na presença de qualquer reação, mesmo mínima, o trabalho não pode ser iniciado.
    • Uma das principais condições, levando em consideração que permite evitar lesões e outros problemas, é a fixação obrigatória da peça que está sendo processada.
    • Durante o trabalho, é aconselhável segurar a furadeira com as duas mãos, o que é especialmente importante para equipamentos potentes.
    • Se o intérprete quiser ligar o reverso, ele precisa esperar até que o instrumento em uso pare completamente.
    • Ao processar madeira, atenção especial deve ser dada à pressão. Deve ser muito forte, mas não opressor.

    Ao final do trabalho, deve-se aguardar alguns minutos do resfriamento do bico. Você não deve tocá-lo durante o período de tempo especificado (você pode queimar os dedos).

    Além disso, o artista não deve sentir desconforto devido a pequenas partículas que preenchem o espaço da sala ao trabalhar com madeira. Inalá-los é fortemente desencorajado, o que justifica o uso de respirador - um equipamento de proteção individual barato e altamente eficaz. Além disso, não negligencie os óculos, que negam a probabilidade de objetos estranhos entrarem em contato com os olhos. Este conselho é especialmente relevante em situações onde o processamento é feito com escovas de arame.

    Em conclusão, podemos afirmar com segurança que o uso de brocas para trabalhar madeira vale a pena todos que apreciam sua força e tempo. Esses produtos têm muitas vantagens óbvias com um número mínimo de desvantagens e, portanto, são adequados para a grande maioria dos artistas.

    Para um dos acessórios de carpintaria, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário