Conjuntos de brocas para madeira: uma visão geral dos modelos de coroa e pena
Perfurar madeira é o procedimento necessário em quase todos os processos de reparo e construção. O principal é conseguir uma broca de boa qualidade.
Peculiaridades
Ao comprar uma broca moderna, o consumidor também passa a ser dono de um conjunto de brocas para madeira. Normalmente são os mesmos produtos, caracterizados por diferentes comprimentos e diâmetros. O número de itens em um conjunto pode ser diferente, geralmente são 8 peças. O conjunto contém sempre um dispositivo espiral, que se caracteriza por um diâmetro de 3 a 52 milímetros. Uma ferramenta de qualidade tem uma borda afiada. Evita escorregões durante o trabalho.
As brocas com diâmetro de 10 mm são equipadas com haste hexagonal, para que não haja torção durante o procedimento. O usuário também deve estar ciente do número de revoluções durante a perfuração que corresponde ao diâmetro da máquina. Ao trabalhar com material duro, para uma ferramenta que se caracteriza por um diâmetro de 16-25 mm, vale a pena aderir a 500 revoluções. O aumento da velocidade só é possível ao trabalhar com rochas moles.
O comprimento de uma broca na madeira depende diretamente de seu diâmetro. Não existem produtos longos e finos.
Quanto mais fina a broca, mais curta ela é, caso contrário, pode quebrar. Produtos de alta qualidade devem ser perfeitamente afiados, graças a isso, as deformações durante o trabalho podem ser evitadas.
Cada um dos modelos de broca do conjunto tem uma finalidade específica para um determinado tipo de rocha. Ao trabalhar com madeira maciça, por exemplo, carvalho, amieiro, cedro, vale a pena usar uma broca de 20 mm.
Variedades
Para perfurações de alta qualidade em madeira, você precisa escolher a broca certa. Atualmente, o usuário pode escolher entre diversos tipos de produtos.
- Coroado. O objetivo principal desse tipo de broca é o processo de corte de orifícios que podem fornecer uma área de assentamento ideal para o soquete. Os acessórios com diâmetro de até 65 milímetros são geralmente equipados com uma haste com diâmetro de 19 mm. Para amostras grandes, os fixadores têm um diâmetro de 32 mm. O número de segmentos dentados do anel é influenciado pelo tamanho da broca para a ferramenta, geralmente é de 2 a 16 dentes. A broca encontrou seu uso na formação de cortes limpos, que se caracterizam pela lisura da parte interna das ranhuras. No final do fluxo de trabalho, o usuário não precisa fazer melhorias ou remover rebarbas.
O uso de anéis em coroa encurta o fluxo de trabalho e aumenta sua qualidade. A perfuração é realizada sem poeira, ruído e o processo de trabalho é confortável.
- Penas. Esse tipo de dispositivo pode ser chamado de compromisso, pois se caracteriza pelo peso ideal e ao mesmo tempo faz um furo com grande diâmetro. O procedimento de furação, neste caso, é realizado por meio de uma “pena”, que tem o diâmetro desejado na ponta da haste. O mercado moderno oferece luminárias com diâmetros de 10-55 mm. A desvantagem de tal produto é a falta de saídas para cavacos, o que dificulta o fluxo de trabalho para a produção de furos profundos. As perfuratrizes têm sua aplicação em placas de perfuração de pequena espessura, painéis de fibra e aglomerados. Para tanto, é realizada a liberação de dispositivos, que possuem comprimento de 15 a 20 cm.
Para que esses dispositivos se assentem firmemente no mandril, os produtos são equipados com hastes hexagonais. Essa broca é considerada uma opção adequada para fazer um furo para uma fechadura em portas.
- Forstner. Este tipo de broca destina-se à perfuração precisa de furos cegos com diâmetros diferentes em uma profundidade rasa. Esses acessórios são feitos de aço e também são equipados com pastilhas de metal duro para aumentar a vida útil da ferramenta e a produtividade. A ponta corta as fibras na borda do orifício antes que a lâmina principal afunde na madeira. O lascamento não ocorre neste procedimento. O orifício resultante tem paredes lisas e fundo plano.
Esses dispositivos são úteis para fazer orifícios para imergir castiçais, instalar dobradiças para móveis.
Como escolher?
A regra principal na escolha de uma broca para madeira baseia-se no fato de que ela deve ter uma estrutura mais dura que a superfície a ser usinada. Para furar madeira, você pode usar o acessório mais simples, que é feito de aço durável. Na hora de comprar um produto, também vale a pena levar em consideração o tipo de trabalho realizado. As dimensões da ferramenta também são influenciadas pela massa do material no qual o trabalho é executado. Quanto mais este último pesa, mais longa e mais potente deve ser a broca.
Em casa, as brocas encontraram o seu uso, que se caracterizam por um diâmetro não superior a 12 mm. E também vale lembrar que a especificidade do trabalho executado afeta o diâmetro da broca. Ao comprar brocas, não negligencie sua funcionalidade. Isso pode ser verificado fazendo um pequeno furo na madeira. Ao escolher um conjunto de brocas para madeira, preste atenção à aparência das luminárias.
A boa qualidade do produto é evidenciada pela ausência de arranhões, lascas e defeitos.
A cor dos produtos indica certas impurezas no metal. Por exemplo, se as brocas são amarelas, isso indica a presença de dióxido de titânio, o que contribui para a longa vida útil dos acessórios. Brocas de superfície cinza contêm ligas de alumínio, geralmente são descartáveis e são utilizadas para madeira fina. As brocas mais fortes têm a face preta e podem ser usadas com madeira de coníferas.
Uma análise detalhada das brocas para madeira no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.