Perfuradora: tipos, vantagens, desvantagens e dicas para a escolha
Um misturador de perfuração é um grande ajudante para qualquer construtor. Tais dispositivos possuem um motor bastante potente e dois cabos ergonômicos, necessários para segurar a ferramenta enquanto se mistura argamassas e misturas. Este é um mecanismo conveniente que combina várias funções importantes ao mesmo tempo.
Propósito
O setor da construção civil não pára - todos os anos surgem novos compostos que são utilizados para a construção de estruturas, pequenas e grandes reparações. Tanto a cola como o gesso e muitos outros materiais são colocados à venda na forma de pó, que deve ser diluído em água para fazer dele uma composição completa.
Para que os componentes da mistura se misturem o melhor possível e formem uma massa de trabalho homogênea, é necessário escolher a ferramenta certa. Por exemplo, se você pode misturar cola de papel de parede com um bastão comum, qual método será ineficaz para argamassas e massas de cimento, especialmente se você precisar de uma solução em grandes volumes.
A mistura de misturas de construção com meios improvisados, via de regra, não dá a qualidade desejada da composição de trabalho: nela se formam muitos grumos e permanece uma grande porcentagem de matéria seca, que não poderia se molhar adequadamente.
Muitos usuários recorrem a uma furadeira em tais situações., que tem a capacidade de rotação necessária; no entanto especialistas não recomendam o uso deste método, uma vez que o martelo perfurador é inicialmente focado em cargas em um plano diferente sem qualquer influência das forças radiais. Claro, é possível misturar um pequeno volume de solução com sua ajuda, mas em grandes quantidades você corre o risco de simplesmente desativar seu instrumento, o que, aliás, é bastante caro.
Uma excelente solução nesta situação pode ser a compra de um misturador perfurador, ideal para misturar composições em um volume de até 15 litros de uma só vez.
Esses dispositivos são ideais tanto na vida cotidiana quanto durante reparos profissionais. Ao contrário da broca de percussão e da broca normal, possuem um rolamento mais resistente, além disso, o mecanismo está equipado com uma potente caixa de câmbio, que é protegida por uma caixa de metal particularmente durável. Graças a esta configuração o dispositivo pode funcionar mesmo na rotação mais baixa.
Uma vantagem importante é o fato de que tal o misturador de construção pode executar simultaneamente a função de perfuração de superfície, ou seja, na verdade, é um dispositivo 2 em 1.
Tipos de estruturas e suas características
O misturador de perfuração é usado para trabalhos de reparo em grande escala; o usuário geralmente o segura nas mãos ao misturar a solução, pois o aparelho possui cabos ergonômicos que tornam a operação da ferramenta menos demorada. Se o motor do dispositivo tem uma potência de mais de 1 kW, então uma caixa de mudanças especial é incorporada: ela é adequada para uso não apenas na primeira velocidade, mas também na mudança da primeira para a segunda.
O primeiro é usado para compor misturas densas e espessas, por exemplo, mástique, e o segundo - para gesso e cimento. Também é permitido agitar tintas e vernizes e outras substâncias líquidas com um torque mínimo na segunda velocidade.
Para tornar o trabalho mais confortável, é melhor usar ferramentas que são complementadas com um estabilizador de velocidade ou limitadores de corrente de inrush.
São opções muito importantes: graças a elas, ao retirar o dispositivo da composição resultante, o torque permanece em sua posição original e não ocorre respingos da mistura acabada, como é o caso de muitos outros misturadores.
Esses exercícios, via de regra, têm configurações diferentes. Normalmente, eles vêm com vários tipos de anexos, que podem ter vários formatos.
- Bocal de mistura espiral direito - usado para soluções de estrutura muito viscosa. Isso inclui cimento, concreto e vários tipos de gesso e cola. Esse bico mistura a solução, como se a empurrasse para cima, mistura a composição no topo e depois cai de volta.
- Bocal espiral esquerdo ideal para misturar tintas e vernizes. Aqui o princípio de operação é invertido: a mistura é empurrada de cima para baixo, onde é mexida e sobe de volta.
- Bicos de parafuso permitem misturar composições leves.
- Crosspiece - bico mais especializado, é utilizado nos casos em que é muito importante evitar que o ar entre no recipiente com a mistura.
Vantagens e desvantagens
A principal vantagem do misturador de perfuração é seu uso multifuncional. Por outro lado, a ferramenta é classificada como uma broca, portanto, além de misturar argamassas, pode ser utilizada para fazer furos em superfícies de vários tipos, mesmo as mais duras e densas. Por outro lado, uma broca deste tipo pertence à categoria das de baixa velocidade, portanto, não pode substituir uma broca em 100%, mas ao mesmo tempo, são precisamente as velocidades baixas que permitem misturar ainda mais composições densas.
É obvio que tal estrutura não pode ser usada em volumes industriais, sua potência e características de design não serão suficientes para lidar com o uso intensivo. Mas com a solução de pequenas tarefas domésticas para pequenos reparos e decoração de um apartamento ou uma casa privada, ela vai lidar com tudo.
Essa broca pesa muito mais do que uma normal: seu peso é superior a 3 kg, portanto, a perfuração frequente com tal unidade está associada a esforços físicos significativos.
Princípio de operação e recursos de uso
Dependendo do princípio de operação, existem três tipos de ferramentas:
- misturador de perfuração;
- misturador de perfuração com um batedor;
- dispositivo com dois aros.
Um misturador elétrico de perfuração convencional é do tipo de baixa velocidade e livre de impacto. A potência desta ferramenta varia de 500 a 2000 W, existem 2 cabos confortáveis, um cartucho bastante grande com um diâmetro de até 16 mm.
Os modelos de duas mãos dividem-se em opções com um único batedor ou com dois, a diferença decorre do nome: mecanismos com dois batedores misturam até a mistura mais viscosa, estão equipados com uma caixa de velocidades bastante potente e lidam facilmente com soluções de amplo variedade de consistências - de leve a concreto.
Avaliação do modelo
Os misturadores das seguintes marcas são os mais populares entre os consumidores.
- Fiolent É um produto de fabricação russa ideal para misturar as composições mais espessas e viscosas. A potência do dispositivo é 1100 W e a velocidade é 600 rpm.
- Rebir - as brocas de baixa velocidade mais populares são produzidas sob esta marca. Modelos selecionados deste fabricante têm características de desempenho excepcionais: potência de até 2.000 W e velocidade de rotação de até 500 rpm.
- Interskol - oferece uma ampla gama de misturadores de perfuração, cuja potência chega a 1050 watts. Essa ferramenta é ideal para misturar qualquer mistura de construção, até mesmo concreto, e também para furar: por exemplo, se você colocar uma broca especial para madeira nela, você pode fazer um buraco de até 1 m de comprimento em questão de segundos.
- ZUBR É uma das marcas mais procuradas do mercado nacional. Os modelos apresentados no sortimento deste fabricante possuem parâmetros de potência excepcionais - até 1200 W - e velocidade de rotação (até 850 rpm).
- Makita É uma marca japonesa reconhecida e muito procurada em todo o mundo pela sua qualidade e fiabilidade. Vale ressaltar que todos os modelos dessa marca, além das excelentes características técnicas, também se diferenciam pela praticidade, pois consomem muito menos energia do que os concorrentes.
Como escolher?
Os especialistas recomendam aderir aos seguintes parâmetros técnicos e operacionais ao comprar um misturador de perfuração:
- peso do produto - na faixa de 2,7-4,5 kg;
- potência - 620-110 W;
- velocidade de rotação - até 1050 rpm;
- torque - 70 N / m.
Além disso, ao escolher um modelo adequado, preste atenção às funções adicionais que podem ser úteis para você: partida suave, modo de ativação automática, isolamento adicional da caixa, proteção contra superaquecimento e outras.
Como fazer isso sozinho?
Se desejar, você pode fazer uma batedeira com suas próprias mãos. Para isso, você precisa usar a broca mais comum como acionador, e qualquer produto com haste hexagonal é adequado como bico. Tal dispositivo é facilmente fixado no mandril de perfuração, o principal é que as dimensões deste hexágono correspondem ao tamanho mínimo da câmara que pode ser colocada no mandril.
No entanto, lembre-se que os motores e a caixa de engrenagens de um misturador padrão são projetados exclusivamente para uma superfície longitudinal, portanto, usando uma ferramenta artesanal, você só pode misturar pequenas porções da argamassa.
No próximo vídeo, você encontrará os recursos básicos dos misturadores de broca.
O comentário foi enviado com sucesso.