Como inserir a broca na broca corretamente e como removê-la?
Em qualquer espaço de vida, mais cedo ou mais tarde, surge uma situação em que algo precisa ser refeito: pendurar um quadro, aparafusar em prateleiras ou fazer fios. Mas a maioria das paredes de concreto e tijolo não pode ser facilmente perfurada com um prego e um parafuso não pode ser aparafusado nelas. Portanto, você deve recorrer ao uso de uma furadeira elétrica. Este é um dispositivo prático que permite fazer um furo na parede com o diâmetro necessário graças a uma variedade de brocas: para concreto, metal, vidro, plástico, ladrilhos ou madeira. Mas, para o uso bem-sucedido de uma furadeira elétrica, você deve conhecer as regras básicas de uso desta ferramenta.
Sutilezas de operação
As furadeiras elétricas começaram a aparecer no final do século 19 quase imediatamente após a invenção dos motores elétricos. A principal tarefa da ferramenta de percussão introduzida era a perfuração de vários orifícios em materiais usando eletricidade e brocas girando em alta velocidade.
Já pela descrição fica claro: para usar tal ferramenta, você precisa seguir certas regras de segurança.
- Antes de iniciar o trabalho, é imperativo inspecionar: uma furadeira, para que não haja peças eletrônicas (vivas) abertas; o fio que vai para a rede para que não seja danificado; um plugue para que fique sólido e funcionando; a saída para que seja funcional e se encaixe perfeitamente na parede. Nesse caso, o plugue deve se encaixar perfeitamente na tomada e não deve haver faíscas.
- Insira a broca na broca o mais firmemente possível.
- Selecione o modo desejado: perfuração (girando a broca em alta velocidade) ou perfuração (perfuração usando um mecanismo de percussão).
- A velocidade máxima da broca é selecionada.
- Depois de fazer um furo com o diâmetro e comprimento necessários, pressione o botão desligar e, em seguida, remova o plugue do soquete, para não ligar acidentalmente a ferramenta quando não for necessária.
Vale ressaltar que existem brocas funcionais que reconhecem o diâmetro da broca, possuem limitadores para fixação da profundidade de furação desejada, possuem cabos para maior fixação da ferramenta na mão e alteram automaticamente a velocidade de furação. Esses exercícios funcionais requerem configurações adicionais para que a automação não falhe no momento mais inoportuno.
Os exercícios são selecionados de acordo com os requisitos do trabalho a ser executado. Mas deve ser lembrado que eles são diferentes, e algumas brocas não se encaixam em uma broca em particular.
Aqui, o papel principal é desempenhado pelo porta-ferramenta, que é:
- chave;
- aperto rápido.
A primeira opção pressupõe que o usuário tenha uma chave especial que pode ser usada para soltar o cartucho. Para fazer isso, você precisa usar o orifício da furadeira e girar a chave no sentido anti-horário ou girá-la no sentido horário e, assim, fixá-la. Freqüentemente, essa chave está presa à furadeira, o que reduz a probabilidade de perdê-la e permite que você remova a chave do suporte e use-a a qualquer momento.
A segunda opção é algo diferente, pois a liberação rápida pode ser:
- assento único;
- duas embreagens.
Se você usa um mandril de manga única, você só precisa de uma mão para prender, e a segunda opção é um pouco mais complicada: você tem que prender uma manga e com a outra mão girar a outra manga. Ambas as opções economizam tempo, mas a retenção é muito pior do que usar um mandril de chave.
Como inserir uma broca em uma broca?
Esta operação é simples e rápida, porém algumas regras devem ser seguidas. As instruções passo a passo irão mantê-lo seguro enquanto posiciona a furadeira na furadeira.
- Desconecte o instrumento da rede elétrica.
- Em seguida, selecione uma broca adequada, levando em consideração a natureza do trabalho, o material no qual o furo será feito e a compatibilidade da broca com a broca.
- Coloque a broca no mandril com a haste para dentro.
- Em seguida, deve-se consertar o cartucho, levando em consideração sua aparência. Se for uma chave, fixe-a com uma chave especial com dentes, se for de aperto rápido, depois fixe com as mãos.
- Assim que a broca estiver presa, certifique-se de que ela não balança no mandril e que não há jogo.
- Então você pode começar a trabalhar.
Deve-se observar que a escolha das brocas depende da sua furadeira elétrica. Existem vários modelos com uma variedade de recursos e equipamentos técnicos. Algumas brocas não podem, por exemplo, ser usadas para trabalhos em metal. Outros - permitem a instalação de brocas com diâmetro de 0,8 a 10 mm ou 1,5 a 13 mm. Não é recomendável comprar brocas baratas feitas de metal de baixa qualidade, é melhor pagar a mais, mas certifique-se de que a ferramenta funciona bem e por muito tempo.
Como remover a broca da broca?
Se você precisar trocar uma broca que se tornou inutilizável, ou devido a uma mudança na natureza do trabalho, você precisa instalar outra, então o processo é ainda mais simples do que na configuração da broca.
Existem também instruções passo a passo para este caso.
- Desligue e desconecte a furadeira.
- Dependendo do mandril, use uma chave inglesa ou gire a luva com a mão, girando no sentido anti-horário, soltando o mandril. Evite tocar na furadeira, pois ela pode permanecer quente por um tempo após o uso.
- Após retirar a broca anterior do mandril, troque por outra e continue trabalhando ou guarde a ferramenta para armazenamento.
Se você não consegue virar o mandril na primeira vez, não deve correr para as oficinas, na maioria das vezes é o suficiente apenas para se esforçar mais.
Solução de problemas
Em situações em que a furadeira é usada apenas para fins específicos e de vez em quando, os usuários tendem a enviá-la para reparo nos primeiros problemas que surgem. No entanto, na maioria dos casos, é suficiente ser capaz de contornar as situações não padronizadas que surgiram. Para consertar pequenos problemas, você precisa saber como trocar a furadeira, se isso pode ser feito sem chave e como agir caso ela fique presa.
Substituindo a broca
Para realizar este procedimento, primeiro você precisa obter a broca antiga de acordo com o esquema descrito acima e, em seguida, colocar uma nova. As furadeiras elétricas com mandris sem chave costumam ter problemas devido ao fato de que a broca está firmemente assentada e não é possível desparafusar o acoplamento. Nesse caso, pode-se usar um pedaço de pano que vai dar mais aderência na embreagem e tentar desparafusá-la. Se este método não ajudar, então você precisa fixar firmemente a broca com sua mão e bater o mandril tangencialmente na direção de desenrolar com a palma da sua outra mão, continuando a fixar a ferramenta.
Remoção de broca sem chave
Os mandris de chave têm uma vantagem definitiva - a fixação da broca é muito poderosa, mas também há uma desvantagem - é necessário ter uma chave à mão. Se a chave não estiver no lugar, é muito fácil compensar essa deficiência. Você precisará encontrar um objeto que possa fixar o cartucho de um lado. Pode ser um prego, chave de fenda Phillips, parafuso ou hexágono de tamanho adequado. Para o segundo tempo, é preciso fazer um esforço com as mãos e tentar destorcê-la - assim é possível puxar a furadeira sem chave. Mas se você não conseguir manusear com as mãos, pode usar um torno ou uma chave de boca grande de tamanho adequado.
A broca está presa
Existem situações em que após a conclusão do trabalho não é possível retirar a broca. Nem desenrolar os acoplamentos manualmente, se o mandril não tiver chave, nem a chave, se o mandril for chave, ajuda.Você tentou ligar a furadeira e, ao contrário, tentou alcançar o objeto, mas não funcionou. Fixamos a broca com firmeza e tentamos afrouxar o cartucho com golpes tangenciais, mas não deu o resultado desejado. Portanto, é hora de recorrer a equipamentos mais massivos.
Não existem tantas maneiras de remover a broca da broca:
- Torno e chave de gás. O método envolve o uso de duas chaves de gás ou uma chave e um torno. É necessário fixar firmemente uma metade e tentar deslocar a outra com uma chave.
- Torno e martelo. Metade é fixada em um torno, e a outra - com golpes tangenciais de um martelo, move-se de um ponto morto. Com a ajuda das vibrações geradas e efeitos de ponta afiada, é possível resolver o problema.
Se os métodos acima não funcionaram, você pode desparafusar completamente o mandril junto com a broca, fixá-lo em um torno e, pegando uma chave de fenda ou alguma haste de metal do diâmetro necessário, tirar a broca do mandril.
Para obter informações sobre como consertar corretamente a broca na broca, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.