Furadeiras: o que existem e como podem ser feitas?
Uma furadeira elétrica é uma ferramenta versátil. Além do uso a que se destina (fazer furos), pode ser utilizado para diversos tipos de trabalho. Afinal, o mandril de perfuração permite fixar não apenas brocas, mas também fresas, elementos de retificação e até mesmo blanks de madeira para torneamento. Portanto, a partir desta ferramenta, você pode fazer vários tipos de máquinas domésticas completas para processar e fabricar diversos materiais e peças.
Características do uso de máquinas
Trabalhar com uma furadeira segurando a ferramenta apenas com as mãos limita significativamente suas capacidades. O peso da ferramenta e a vibração não permitem que a broca seja fixada rigidamente na posição desejada. Mas se você pensar bem e projetar uma cama especial, onde será fixada de forma estável, uma furadeira manual comum se tornará um equipamento profissional, quase industrial.
Você pode fazer independentemente os seguintes tipos de máquinas a partir de uma furadeira:
- perfuração;
- girando;
- moagem;
- esmerilhamento.
Além disso, após a substituição do elemento de trabalho ou corte, as máquinas tornam-se intercambiáveis. Fornece função dois em um, como furadeira e fresadora, torno e retífica. Tudo depende das condições de instalação e das necessidades do proprietário.
A potência das máquinas e as suas capacidades dependerá do tipo de furadeira (a potência do seu motor elétrico), do método de fixação, pois é neste caso que ela atua como a principal peça de trabalho do equipamento.
Tipos de máquinas
Apesar da montagem self-made, cada máquina permite a produção de uma ampla gama de peças de complexidade e configuração variada. Com a instalação correta da unidade, ela praticamente não será inferior às contrapartes profissionais de fábrica em termos de precisão e velocidade de operação.
Se você usar uma furadeira de alta potência, projetada para uma operação de longo prazo sem problemas, então, em tal máquina, é possível estabelecer a produção em série ou o processamento de vários elementos.
Em casa, essas máquinas são capazes de satisfazer plenamente as necessidades domésticas de conserto de móveis, carros, bicicletas e muitas outras coisas de uso diário. Eles o ajudarão a implementar muitas soluções de design sem a necessidade de ir a workshops especializados.
Cada tipo de máquina oferece um trabalho diferente e possui características próprias.
Chato
Uma máquina de perfuração é necessária para fazer orifícios em várias superfícies - tanto elementos planos como multifacetados feitos de madeira, metal, plástico, vidro. O diâmetro do furo e o material da peça são determinados pelo tipo de elemento de corte usado - a broca.
O princípio de funcionamento da unidade é baseado no fato de que o mecanismo que fornece o torque do elemento de corte (no nosso caso, a broca) está localizado diretamente perpendicular à superfície a ser tratada em um leito especial - um fuso fixado a O rack. Quando o fuso é abaixado, a broca entra na superfície e faz um furo nela.
A principal vantagem de trabalhar em uma máquina sobre o processamento manual é o buraco é mais preciso... Uma broca fixa pode ser focada com precisão e direcionada para o local desejado.
Você pode fixar a broca em uma barra longitudinal adicional localizada perpendicular ao fuso de abaixamento / levantamento em seu corpo - isso permitirá que você mova a ferramenta fixa não apenas na vertical, mas também na direção horizontal.
Girando
O processamento das peças em um torno ocorre devido às rápidas rotações da peça em torno de seu eixo, que são fornecidas por um fuso girando de um motor elétrico, neste caso é um mandril de perfuração. O elemento de corte é alimentado manualmente pela lateral, perpendicularmente à peça rotativa, ou penetra para dentro, dependendo do tipo de trabalho que está sendo executado.
O torno é usado para usinagem interna e externa de peças de metal, madeira ou plástico:
- threading;
- trabalhos de aparafusar;
- corte e processamento de pontas;
- escareamento;
- desdobramento, desenvolvimento;
- chato.
A peça de trabalho é fixada na máquina entre o elemento de fornecimento de torque (mandril de perfuração) e a bucha de guia de fixação. A luva de fixação é colocada em guias especiais e fixada na posição desejada com uma porca. O comprimento dos corredores determinará o tamanho da peça de trabalho que pode ser instalada na unidade..
Neste caso, com a fabricação independente da máquina, o comprimento dos corredores é determinado individualmente de acordo com os desejos e necessidades do proprietário.
A broca é fixada "firmemente" na estrutura.
Moagem
Uma fresadora é usada para processar peças em bruto de metal e madeira usando uma fresa - uma ferramenta com fresas especiais, dentes. Durante a operação, a fresa, girando em torno de seu eixo, remove uma parte da camada externa da peça de trabalho, dando-lhe a forma desejada.
A retificação e outros trabalhos são realizados com a ajuda de um cortador:
- corte;
- afiação;
- voltado para;
- escareamento;
- Varredura;
- threading;
- fabricação de rodas dentadas.
No caso de uma mini-unidade caseira, o bico de fresagem é preso a um mandril de perfuração preso à base. A peça é alimentada manualmente ou também fixada em um dispositivo de fixação especial.
Esmerilhamento
Com a ajuda de uma retificadora, várias superfícies são limpas, tornando-as lisas. Além disso, o esmerilhamento ajuda a mudar a forma da peça, para dar-lhe a aparência estrutural desejada, por exemplo, na versão para marcenaria do equipamento.
Como regra, a lixa é usada como elemento de amolar.... Um bico especial é preso ao mandril de perfuração, que tem uma superfície áspera - um bloco de moagem.
Existem bicos que proporcionam a reposição do material de moagem - uma folha de lixa é fixada em sua superfície plana de trabalho com o auxílio de um “velcro” especial localizado na parte posterior.
O processo de retificação é realizado processando a peça de trabalho com um bico com revestimento de retificação girando no mandril de perfuração. Graças à pulverização abrasiva em lixa, remove parte de sua superfície da peça de trabalho.
Durante a fabricação da máquina, a broca é presa e fixada na base em uma posição, e a peça de trabalho é alimentada manualmente.
Um suporte adicional pode ser usado como um batente para a peça de trabalho - por conveniência, ele pode ser colocado em corredores, como no caso de um torno.
Materiais e ferramentas necessários
O elemento gerador de torque e, portanto, a principal peça de trabalho em cada tipo de máquina é uma broca. O tipo de processamento dependerá muito do bico instalado em seu mandril. Portanto, eles precisarão de materiais idênticos para montá-los.
Para montar um torno, moedor:
- metal retangular ou base de madeira, cama;
- manga de aperto;
- um cabeçote de pressão, que será conectado ao mandril de perfuração;
- corrediças para a manga de aperto;
- assento para fixação da broca.
Materiais para a montagem de uma máquina de perfuração e fresagem:
- cama quadrada;
- um suporte de metal sobre o qual o fuso com uma broca fixa se moverá;
- mola correspondente ao diâmetro da cremalheira;
- mesa de peças;
- pino para fixar a mesa.
Das ferramentas de que você precisará:
- Chave de fenda;
- alicate;
- Serrote para madeira ou metal;
- fechos - cavilhas, parafusos, porcas;
- máquina de solda.
Se você planeja fabricar uma máquina de metal, um pré-requisito será a presença de uma máquina de solda. Uma vez que a máquina se destina mais ao uso doméstico, seus desenhos e dimensões dos elementos constituintes são definidos individualmente.
Algoritmo de manufatura
Considerando que pelo tipo de processamento as máquinas caseiras serão intercambiáveis e o bico instalado na furadeira terá um papel decisivo, consideraremos duas opções principais para unidades caseiras - horizontal e vertical.
O procedimento de montagem para uma máquina vertical é o seguinte.
- Corte uma base quadrada de 50 x 50 cm de um pedaço de metal ou madeira, com 10 a 20 mm de espessura.
- Exatamente no centro, a uma distância de 1-2 cm da borda, faça um orifício para montar o rack. O diâmetro do rack deve ser de pelo menos 5 cm.
- Instale o suporte, centralize-o com um nível e solde com um eletrodo de soldagem. Se for feita uma máquina de madeira e o rack for de madeira, fixe-o rigidamente com parafusos auto-roscantes.
- Fixe a broca com grampos metálicos no elemento móvel, que será colocado na cremalheira, formando um fuso de abaixamento / levantamento.
- Coloque a mola no rack. Seu comprimento deve ser de pelo menos 2/3 do rack.
- Após colocar a broca no suporte, marque o local onde a broca cairá ao baixar o fuso.
- De acordo com este local, corte dois buracos na cama transversalmente.
- Uma mesa é instalada na cavidade em um pino roscado, no qual a peça de trabalho será fixada. Uma porca é aparafusada no pino pelo lado inferior, ela fixará a mesa na posição desejada. Do lado de fora, você também pode prender a mesa ao pino com uma porca, afundando-a na superfície da mesa para que não interfira no empilhamento das peças.
- É importante que após o travamento com a porca, o comprimento da parte externa do pino fique nivelado com o topo da platina.
A peça é colocada na mesa (se necessário, é fixada com grampos) e se move ao longo das ranhuras na direção desejada. A broca é baixada manualmente e levantada por uma mola. Para converter a máquina em uma fresadora ou retificadora, basta substituir a broca pelo acessório adequado - uma fresa ou um bloco de retificação.
O algoritmo de montagem para uma máquina horizontal se parece com isso.
- Cama retangular cortada - as dimensões são determinadas individualmente.
- Em uma das bordas, fixe o assento para a broca com uma cavidade na parte superior correspondente ao tamanho da ferramenta.
- Fixe a broca com uma braçadeira.
- Corte uma ranhura para o pino ao longo da base e instale dois cantos de metal ao longo das bordas, ao longo dos quais a luva de pressão se moverá.
- A largura da bucha de fixação deve corresponder exatamente à distância entre os ângulos de guia (corrediças). Por baixo, um pino roscado é aparafusado nele, que se moverá na cavidade.
- Depois de mover a luva para perto do mandril de perfuração, determine o local onde um cabeçote especial será instalado para fixar as peças de trabalho.
- Anexe um cabeçote com um pino cônico de metal posicionado centralmente à bucha.
- A bucha é fixada na posição desejada (para fixação da peça) com uma porca aparafusada no pino por baixo.
Assim como a anterior, esta máquina pode ser utilizada não só como torno, mas também como fresadora ou retificadora. Você só precisa prender o elemento de trabalho necessário no mandril de perfuração - um cortador, um bloco de moagem, uma broca.
Em ambas as versões, é necessário fornecer pernas ajustáveis especiais para a cama.
Se a cama estiver apoiada em uma bancada de trabalho ou mesa, será impossível ajustar e fixar a luva de fixação em uma máquina horizontal ou uma mesa para peças de trabalho em uma vertical.
Dicas dos mestres da operação
Recomenda-se fazer essas máquinas apenas com elementos de metal - uma cama, uma luva de fixação, um suporte. A estrutura de madeira é mais fácil de montar, mas tem uma vida útil mais curta. Ele pode falhar até mesmo devido a danos mecânicos insignificantes - golpes acidentais.
Além disso, o poste de madeira resiste a menos pressão, tornando mais difícil fazer um furo em um material duro em tal máquina.
Recomenda-se escolher um modelo de broca apenas a partir de uma série de ferramentas profissionais projetadas para uso frequente e de longo prazo.
Você deve pensar com antecedência sobre o fato de que pode ter que processar materiais particularmente duráveis, por isso é melhor ter uma furadeira com função de impacto.
É importante entender que a potência de uma furadeira manual e sua velocidade são muito menores que os motores elétricos em máquinas industriais. Portanto, não sobrecarregue a ferramenta para não queimar o motor.
Para obter informações sobre como fazer uma máquina com uma furadeira com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.